quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

BREVES COMENTÁRIOS À CARTA DE POSICIONAMENTO DA CEPABrasil - Abertura Dezembro de 2010. Artigo de Roberto Rufo - Filósofo e Metroviário.

BREVES COMENTÁRIOS À CARTA DE POSICIONAMENTO DA CEPABrasil .

Em seu preâmbulo à Carta de Posicionamentos , elaborada em reunião durante o II Encontro Nacional realizado em Bento Gonçalves-RS , de 3 a 6 de Setembro de 2010 , a CEPABrasil manifesta seu pensamento a respeito do Espiritismo e do papel da CEPA , fazendo questão de reconhecer que todos os espíritas , vinculados ou não à CEPA podem pensar inversamente. Admite também a mutabilidade desses pensamentos dentro do princípio da progressividade . Muito interessante é que logo em seu segundo parágrafo outorga à CEPA a " PRIMAZIA " e a " liderança " mundial de um movimento de ideias que luta pelo resgate da proposta original do fundador do espiritismo . É de se supor então que outras instituições ou indivíduos devem solicitar seu aval caso elaborem propostas de novos conceitos que julgarem interessantes dentro do resgate pretendido .

1. QUANTO À NATUREZA E IDENTIDADE DO ESPIRITISMO .

Nesse tópico são sete as posições assumidas pela CEPA , a primeira ( 1.1) querendo resgatar , baseado no " discurso de abertura " de Allan Kardec ( Revista Espírita - Novembro/1.868 ) , o significado que nos interessaria da palavra religião. Isso talvez para não amedrontar instituições vinculadas à CEPA que possuam muita religiosidade em seu dia-a-dia . A palavra religião , tal como a palavra cristão estão perenemente contaminadas . É inútil esse esforço ,além de desnecessário. Outras posições ( 1.2 , 1.3 ) são inerentes a um dos princípios fundamentais do Espiritismo , ou seja , a Evolução Infinita . O Item 1.4 , perfeito na sua sustentação , deveria ter sido escrito em linguagem bem direta : " Não se admitem mais termos como 3a.Revelação , Consolador Prometido ou Revivescência do Cristianismo " .
Brilhante a posição expressa no item 1.5 , onde outros conhecimentos são apresentados como necessários no subsídio que nos prestam à análise espírita das questões humanas . O muito extenso item 1.6 quer dizer algo bem simples : " O Estado deve ser laico " . No entanto em seu item 1.7 a posição acima parece contraditória ao afirmar-se que " não se coaduna com a verdade ( ? ) pretender identificar laicismo com antirreligiosidade , nem , evidentemente , com ateísmo " . Pelo contrário , o Estado tolera e protege as individualidades na sociedade , mas é antirreligioso em sua estrutura . Uma instituição pública pode e deve ensinar a Teoria Evolucionista de Darwin , mas não pode e não deve ensinar que o homem foi criado por Deus . Aí é questão de foro íntimo .

2. QUANTO ÀS OBRAS BÁSICAS DO ESPIRITISMO .

O Item 2.1 , bem como o item 2.2 e 2.5, podem ser incluídos no que se refere a " Pentateuco Kardequiano " , " Bíblia dos Espíritos " e " Secretário dos Espíritos " na sugestão acima do item 1.4 . Os Itens 2.3 , 2.4 , 2.6 e 2.7 ( que tal excluir essa palavra " codificação " e incluí-la no item 1.4 acima ) são obviedades que não necessitam ser matéria de uma Carta de Posicionamentos da CEPABrasil .

Fim da primeira parte

3. QUANTO À ESTRUTURA , ORGANIZAÇÃO E OBJETIVOS DA CEPA .

Se a Carta de Posicionamento da CEPABrasil tem por objetivo principal o resgate do Espiritismo , tudo o que nela está escrito é posição firmada da CEPA , não necessitando se justificar tanto em nove itens , pois pode se transformar numa mensagem confusa , como por exemplo ao afirmar no item 3.6 que " uma instituição que adere ou se filia à CEPA não está subordinada a regulamentos de obediência a normas emanadas por aquela". Pode portanto continuar usando " Pentateuco Kardequiano " , " 3a Revelação " , " Consolador Prometido " e outros termos não espíritas ? O item 3.8 então é de uma ambiguidade sem tamanho ao afirmar que a CEPA respeita as diferentes visões , mas não admite dogmatismo ( ! ) . sectarismo ( ! ) , o patrulhamento da pretensa pureza doutrinária ( a quem se dirige especificamente essa advertância ? ) , o academicismo vazio de aplicações ( tem algo de Karl Marx nessa advertência ) e por último o filosofar estéril , sabe-se lá Deus o que isso quer dizer . Parece mais um discurso dirigido a algumas pessoas em particular do que contra instituições federativas , essas sim , que fizeram do Espiritismo uma ideia sem sentido . Mas , sei lá , amanhã talvez seja possível uma aproximação . Convém não fechar as portas . Depois de tantas advertências e avisos , algumas delas que mais parecem dizer " cuidado conosco " , o Item 3.9 ameniza a linguagem e fala em contribuição , colaboração , estímulo ao estudo e à pesquisa , contribuição , enfim " há que endurecer porém sem jamais perder a ternura " .

4. QUANTO À RELAÇÃO DA CEPA COM O MOVIMENTO ESPÍRITA BRASILEIRO .

Ou o projeto da CEPA é de confronto com as demais correntes do movimento espírita , ou qual a razão para se redigir uma " Carta de Posicionamentos "
pensando no resgate da proposta original do fundador do Espiritismo e pela sua permanente atualização ( palavras textuais da Carta ) . Para que foi criada a CEPA senão pelo total antagonismo de ideias e conceitos com o movimento espírita dito oficial ? Fala em seu item 4.2 que " sua visão de movimento espírita não contempla qualquer sentido de poder , de dominação , de imposições de ideias " .
Quando se cria uma instituição e ela cresce , como é o caso da CEPA , o poder é inerente a essa existência . Cultivar a liberdade de pensamento passa a ser então seu maior desafio , não a eximindo no entanto de afirmar-se claramente , sem rodeios . Sem com isso ser um pensamento único , como diz o texto , que é na verdade o sonho de todo espírito totalitário quando pretende exercer o " controle das informações " . O que não é o caso . Em relação ao movimento espírita brasileiro ( MEB , quase MDB ) não há sequer " união " em torno dos princípios fundamantais do Espiritismo , tal a disparidade de interpretação desses princípios , como aliás aponta a Carta de Posicionamentos em vários de seus itens .


Fim da segunda-parte

5. QUANTO À ATUALIZAÇÃO DO ESPIRITISMO .

Para o Item 5.1 a indagação é antiga : Onde está o Plano de Ação ?
Dentro da liberdade de pensamento exponho que não há melhor Plano de Ação do que o Novo Modelo Conceitual do Jaci Regis , bastando apenas transformá-lo num modelo 5W1H para melhor entendimento a todos . É preciso revisar o modelo de aprendizagem espírita . Gostei da frase do item 5.4 : " Não se pode atualizar sem revisar " . Então mãos a obra . E por revisar entenda-se uma nova interpretação de textos que já não traduzem um significado atual depois de tanto conhecimento adquirido em mais de cento e cinquenta anos após o lançamaneto do Livro dos Espíritos . Mesmo que isso signifique rejeitar certas colocações , sem condenações , pois muitas delas são frutos do momento em que foram escritas . È claro que não se pode alterar textos consagrados sob pena de violação de direitos autorais , como queriam fazer com os livros do Monteiro Lobato .

6. QUANTO AOS CONCEITOS DE REENCARNAÇÃO , EVOLUÇÃO E MEDIUNIDADE .

Sem dúvida o melhor da Carta de Posicionamentos . A CEPA discorda , A CEPA aceita , A CEPA busca , A CEPA não estimula . etc . Ainda não inventaram algo melhor do que a forma direta de comunicação . Instituições que não aceitam esses seis itens ( 6.1 a 6.6 ) não podem fazer parte da CEPA . É uma ideia clara e distinta , como falou Descartes .

7. QUANTO À PARTICIPAÇÃO DO ESPÍRITA NA SOCIEDADE .

Outro grande momento da Carta de Posicionamentos , por mostrar claramente que o Espiritismo não é defensor de teorias deterministas , que tentam justificar o injustificável , tal como as desigualdades sociais ,que são fruto da ação humana , como muito bem nos ensimam os espíritos no Livro dos Espíritos .

8. QUANTO A JESUS , AO EVANGELHO E AO CRISTIANISMO .

Assim como Kardec se sentiu premido a " dar explicações " sobre Jesus , o Evangelho e o Cristianismo , escrevendo o " Evangelho Segundo o Espiritismo " , a CEPA tinha que enfrentar esses Leviatãs em sua Carta de Posicionamentos . E se sai muito bem , exceção feita aos itens 8.2 e 8.3 quando quer " livrar a cara " de kardec procurando ligar " Espiritismo Cristão " ao pensamento moral de Jesus de Nazaré . Além de não ser nada disso , o estrago já foi feito . Covém voltar à velha forma afirmativa : " A CEPA REJEITA QUALQUER ASSOCIAÇÃO DO ESPIRITISMO COM OS TERMOS CRISTÃO E CRISTIANISMO " . A princípio pode machucar , mas o tempo é o melhor remédio . Ficou muito bem registrado no item 8.9 que a CEPA corrobora o critério de abordagem exclusivamente no ensino moral de jesus . Realmente é somente isso que nos interessa ao se tratar de Jesus . E é muito justa a crítica feita a Kardec pela tentativa de conciliar conceitos espíritas com a teologia católica buscando dar-lhes sustentação racional através de seus três últimos livros - O Evangelho Segundo o Espiritismo , O Céu e o Inferno e A Gênese , apesar do contexto histórico .
Eis a oportunidade : A CEPA PROPÕE QUE AS INSTITUIÇÕES A ELA ADESAS PROCUREM NÃO MAIS UTILIZAR OS LIVROS " O CÉU E O INFERNO " , " A GÊNESE " E O " EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO " NA ELABORAÇÃO DE SEUS PROGRAMAS DOUTRINÁRIOS . Essa vai doer bastante , mas como falou Emmanuel , " não há evolução sem dor " .

9. QUANTO À DIVULGAÇÃO DO ESPIRITISMO .

São cinco itens muito bem colocados , contribuição importante a quem necessite no seu dia-a-dia em suas instituições expressar de alguma forma a comunicação do Espiritismo . Também aqui é reforçada a necessidade de conhecimentos específicos no auxílio dessa comunicação . A Carta de Posicionamentos da CEPABrasil é antes de tudo uma Carta de Compromissos , que só o tempo dirá se sua aplicação foi eficaz .



Roberto Rufo - Santos-SP

Jornal Abertura - assinaturas através do email ickardecista1@terra.com.br. Assinatura anual R$ 40,00 por 11 edições de fevereiro a dezembro.

2 comentários:

  1. O fato da CEPABrasil reconhecer a CEPA como uma liderança na luta pelo resgate da proposta original do fundador do espiritismo não faz da CEPA uma avalista das propostas feitas por outras instituições (como o autor do artigo supôs). A leitura dos itens 5.8 e 5.10 eliminariam completamente esta suposição.

    Os itens 1.6 e 1.7 foram, a meu ver, mal interpretados. A proposta laica no espiritismo não é de combate às religiões, mas de distanciamento delas. Por isso é arreligiosa e não antirreligiosa.

    A leitura do item 3.8 também foi mal feita, a meu ver. O autor do artigo leu "admite" onde deveria ter lido "apoia". Isto é, a CEPABrasil respeita as diferenças de opinião, mas não apoia o dogmatismo, o sectarismo, etc.

    O autor do artigo gostaria que a CEPA fosse mais combativa, fincasse posições, proibisse expressões, controlasse seus subordinados, censurasse livros, etc... Respeito a ideia, mas ela me parece contrária a proposta livre pensadora da CEPA.

    ResponderExcluir
  2. A Carts da CepaBrasil me pareceu um avanço. Pelo menos algo mais foi definido. a grande questão é, 14 meses após a sua divulgação o que aconteceu à partir deste documento?

    Até onde sei, apenas o ICKS debateu-a, analisou-a e estabeleceu princípios norteadores para 2012, com base na mesma e no Novo Modelo Conceitual Kardecista de Jaci Régis. Que pode ser encontrado neste blog.

    A interpretação de Roberto Rufo é claramente pessoal, mas se presta à reflexão - e daí? o que mudou após a divulgação da mesma?

    Alexandre Machado
    Editor-Chefe do Jornal Abertura
    Santos -SP

    ResponderExcluir