terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Um ano sem a presença física de Jaci Régis - por Egydio Régis


Em homenagem a esta pessoa que fundou o ICKS, o Jornal Abertura e tantas outras atividades publicamos algumas palavras proferidas por seu irmão Egydio Régis e publicadas no Jornal Abertura na edição especial de Janeiro-Fevereiro de 2011.

Irmão coragem
Ainda me lembro daqueles tempos em que usava calça curta, aos dez anos de idade (imaginem!) quando começava a freqüentar as aulas de evangelho no Centro Espírita Manoel Gonçalves. A Juventude Espírita de Santos acabara de ser fundada (1947) e eu via os jovens como meus ídolos, liderados por personagens inesquecíveis, verdadeiros “monstros” sagrados de minha infância: Alexandre Barbosa e Isaura Perrone. Meus irmãos Ivon e Jaci faziam parte do grupo, juntos com outros inesquecíveis ícones de meus dez anos: Armando, Maria, Maria Nilce, Irene, Antonio Garófalo, Quinzinho e outros de quem não me lembro os nomes. Todos religiosamente entusiasmados pelo grande líder que era o “seo” Barbosa. No meio deles alguém já começava a aparecer, primeiramente pelo tipo físico dos seus quatorze anos e pelos cabelos rebeldes e calças largas. Cheio de idéias e irrequieto logo começava a dar claros sinais de que iria “incomodar” bastante o meio que era coordenado e orientado pelos mais velhos. A primeira atitude foi apoiar e incentivar o desligamento da Juventude (hoje Mocidade Espírita Estudantes da Verdade) e seus orientadores, do Centro Manoel Gonçalves, por incompatibilidade com a direção que desejava impor algumas regras na condução dos trabalhos dos moços. Barbosa e Isaura, assim como os demais Perrones acompanharam a mudança para o então pequeno grupo espírita – Centro Beneficente Evangélico- localizado na rua Rio de Janeiro.

 Aí começa toda a história desse revolucionário, idealizador, criador e apaixonado kardecista. Determinado e acima de tudo de uma coragem jamais vista no meio espírita. Liderou, contra a vontade dos então dirigentes do Centro Beneficente Evangélico,a primeira alteração da denominação dessa entidade, acrescentando o nome Espírita e, posteriormente, para Centro Espírita Allan Kardec.

Assumiu, por volta dos seus 19 ou 20 anos, a presidência do CEAK, iniciando uma verdadeira revolução nos métodos de estudos da doutrina e na filosofia de trabalho desde a infância até às reuniões. Sua incrível capacidade de trabalho e sua forte personalidade marcaram definitivamente uma nova era no movimento espírita de Santos, extrapolando para o resto do país. Assim como Herculano Pires, teve a coragem de criticar os Centros que mais pareciam igrejas evangélicas do que casas de estudo e prática dos princípios da D.E. Ainda me lembro de seu primeiro comentário crítico a um dos grandes centros da cidade que tinha no seu salão de reuniões públicas um nicho com a imagem de Maria e todos que passavam por ali se benziam como fazem os católicos. Essa crítica lhe custou a proibição de entrar no referido Centro. Mas, Jaci não ficava apenas nas palavras e seu coração lhe indicava que era preciso também cuidar das pessoas amenizando suas angústias e suas dificuldades materiais.

Assim, lançou-se corajosamente a dirigir um lar de crianças órfãos ou abandonadas que era mantido por uma associação de trabalhadores- o Lar Veneranda. Pequeno e limitado em seus recursos, essa entidade transformou-se numa das mais expressivas e exemplares da cidade de Santos, graças ao comando agressivo e empreendedor de Jaci. Precisou de muita coragem inclusive para enfrentar e vencer dificuldades criadas até mesmo por pessoas que o cercavam e não acreditavam no sucesso do empreendimento. No campo das idéias no movimento espírita, teve a coragem de quebrar paradigmas como o da evangelização, a supremacia de Emmanuel em detrimento de Kardec, o misticismo religioso, etc. Jaci inscreve seu nome na galeria dos mais importantes nomes na defesa e na divulgação da Doutrina Espírita.

Com seu espírito combativo, ousado, consistente, jamais se deixou abater pelas críticas, pelos despeitos e pelo isolamento do movimento espírita em todo o Brasil. Escritor emérito sobre temas espíritas, Jaci foi original. Médium psicofônico de recursos, abandonou sua mediunidade porque tinha luz própria e não queria ser instrumento de outras mentes. Sua produção literária é inteiramente de sua criação e é um legado importante para quem se interessa pela evolução ou atualização da D.E. Seu último ato de coragem talvez tenha sido o de discordar do próprio mestre Kardec em alguns pontos sem, entretanto, deixar de ser seu maior defensor e admirador. Para ele Espiritismo é kardecismo. Mas seguia a própria orientação do mestre quanto ao progresso da Doutrina. Por tudo isso e pela sua imensa coragem e incansável batalha para estimular os espíritas ao estudo e a abertura das mentes, Jaci merece todas as homenagens sinceras dos seus irmãos e companheiros e, principalmente, deste que escreve estas breves linhas e que embora nunca lhe tenha revelado a viva voz, foi sempre seu aliado e confesso discípulo. Meu irmão coragem, aquele abraço.

2 comentários:

  1. Lindo texto! Impossível não se emocionar ao lembrar deste grande homem que foi o meu avô! Saudades eternas!
    Bruna

    ResponderExcluir
  2. Saudades da sua presença ,das suas ideias inovadoras,saudades de você .......

    ResponderExcluir