quarta-feira, 7 de março de 2012

Abrindo a Mente - 7 bilhões de humanos – estaríamos ‘raspando’ o umbral? Por Alexandre Machado


Abrindo a mente:
7 bilhões de humanos – estaríamos ‘raspando’ o umbral?
Alexandre Cardia Machado
Como explicar, através da lei de reencarnação, a multiplicação da população da Terra em seis vezes, em apenas 250 anos? Em 1750 éramos, apenas, pouco mais de 1 bilhão de habitantes no planeta; hoje beiramos os 7 bilhões. Mas de onde vieram todos estes Espíritos? Quantas encarnações cada um deles teve como humano? Como referência, no ano Zero da era Cristã, a população mundial era de 250 milhões de habitantes, levamos 1500 anos para dobrar este número e chegar aos 500 milhões em 1500, ano do descobrimento do Brasil. De lá até o referido ano de 1750 – mais 350 anos – e, após a conquista da América e a ocupação da Austrália pelos europeus, a população mundial chegou a 1 bilhão.
Se fosse somente este o salto populacional da humanidade não seria tão complicado de imaginar os ciclos reencarnatórios, pois teríamos a nosso favor cerca de 4 milhões de anos desde que nos diferenciamos de nosso elo perdido, passando pelos diversos hominídeos e chegando ao Homo Sapiens, há cerca de 250 mil anos. Portanto, nesse tempo saímos de um pequeno grupo de cerca de 50 espécimes, que se diferenciaram e, a partir daí, pelo acúmulo de vantagens competitivas. Os novos Espíritos que se agregavam aos humanos iam sendo absorvidos d os outros hominídeos que coexistiam com o Homo Sapiens como os Homo Eréctos e o Homo de Niendertal encarnando na população humana em formação. Mas como chegamos aos 7 bilhões, sem contar um número muito difícil de estimar de desencarnados? A conta não parece fechar
O contraponto aqui é que não existiam 7 bilhões de primatas na Terra, ou seja, durante todo este período, necessariamente, princípios espirituais encarnaram pela primeira vez como hominídeos e, finalmente, como humanos.
Existe, é claro, a hipótese defendida por Emmanuel em A Caminho da Luz de que muitos espíritos tenham emigrado da constelação de Capela (estrela dupla). Não sou favorável a ela, pois não é possível observar saltos na evolução humana que não tenham explicações muito mais simples – a hipótese da emigração traz este componente de missão que não passa pelo meu senso crítico. É perfeitamente defensável a evolução humana através de coisas simples como o domínio do fogo, do artesanato, da agricultura; depois da pecuária, da escrita cuneiforme, da escrita moderna e outros tantos que podem muito bem ser entendidos passo a passo sem intervenções drásticas do ‘Alto’. O desenvolvimento do corpo físico, sem dúvida, é resultado dos mecanismos de adaptação ao meio – mais conhecido como “evolução natural das espécies” – assim, somos o produto de nossa história aqui na Terra.
Esta questão é importante, pois pode explicar porque seguimos convivendo de um lado com um certo progresso social, mas porque pontualmente vemos ações individuais que beiram a barbárie. Acredito que estejamos ‘raspando’ o umbral, dando oportunidade de reencarnação àqueles que possivelmente não puderam reencarnar tanto anteriormente, mas que pela explosão demográfica estão podendo reencarnar neste momento.
A grande vantagem que um avanço social proporciona a esta gente é a oportunidade de reencarnar em patamares de educação melhores, numa sociedade que busca a valorização do homem, ainda que com muitas dificuldades, causadas pelas desigualdades socias. Mas o fato de existirem telecomunicações, educação básica para muitos, o domínio da escrita, da leitura e da tecnologia acelera o crescimento individual. Estamos todos à caminho da luz, de uma forma ou de outra.
Para saber mais : Leia críticamente o Livro A Caminho da Luz de Emmanuel psicografado por Francisco Xavier

Originalmente publicado no Jornal Abertura de Julho de 2011.

Outros artigos relacionados publicados no blog :




Reencarnação e o desenvolvimento do homem

http://www.blogger.com/blogger.g?blogID=8190435979242028935#editor/target=post;postID=4264443337118614361


Abrindo a mente - A pluralidade dos mundos habitados e o critério de falseabilidade por Alexandre Cardia Machado

http://www.blogger.com/blogger.g?blogID=8190435979242028935#editor/target=post;postID=2096406799399550055


Abrindo a mente:60 bilhões de humanos – nossa história. Por Alexandre Cardia Machado

http://www.blogger.com/blogger.g?blogID=8190435979242028935#editor/target=post;postID=1617735720002438799


O Ser Humano e a Evolução- - Uma análise pré-histórica

http://icksantos.blogspot.com/2011/12/o-ser-humano-e-evolucao-uma-analise-pre.html


O Terceiro Chimpanzé - Marcelo Régis

http://www.blogger.com/blogger.g?blogID=8190435979242028935#editor/target=post;postID=9211824297486829196


6 comentários:

  1. Concordo com voce, a evolução do homem traz a possibilidade de ter ocorrido aqui mesmo sem a necessidade de imigrações planetárias. Quanto ao número a sua explicação é bem plausível, não saberia determinar quantas encarnações já podeiramos ter tido mas que alguns ainda se mostram pouco evoluidos, isto sim.Umbral? Pouca chance de encarnar, criações recentes? Espíritos iniciantes vindo de outros planetas? São respostas possíveis.
    é bom pensar no assunto e tentar buscar respostas.
    Claudia

    ResponderExcluir
  2. Uma correção: a espécie homo sapiens tem sua origem a cerca de 250 mil anos e não 250 milhões de anos.

    Algumas estimativas indicam que já nasceram 120 bilhões de humanos na Terra. Alguns dizem que somos em 20 bilhões de espíritos e, então, na média cada um de nós teria reencarnado 6 vezes (120 / 20).

    ResponderExcluir
  3. Vital, bem observado, não há dúvidas que o Homo Sapiens tem 250 mil anos.
    vou corrigir o texto.

    ResponderExcluir
  4. Sou fã incondicional do "abertura" por tratar de assuntos tão polemico como esse.Parabéns ao autor da matéria e ao jornal.Abraços a todos.

    ResponderExcluir
  5. Adorei o assunto da matéria. Essa era uma dúvida recorrente. E suas explicações tem que ser consideradas! Parabéns!
    Gisela

    ResponderExcluir
  6. Obrigado amigos, neste mes de Março publicamos outro artigo complementar a este - logo colocaremos no blog também.

    Alexandre Machado - Editor- Chefe Jornal Abertura

    ResponderExcluir