segunda-feira, 19 de agosto de 2013

De onde viemos? Alexandre Cardia Machado


Abrindo a Mente: Alexandre Machado

De onde viemos? Primeira parte

Uma resposta rápida seria, viemos das estrelas enquanto corpo físico, quanto ao espírito em origem, tudo leva a crer que tenhamos sido criados junto com a matéria no big bang.

“Como meio de elaboração, o Espiritismo procede exatamente da mesma forma que as ciências positivas, aplicando o método experimental. Fatos novos se apresentam, que não podem ser explicados pelas leis conhecidas; ele os observa, compara, analisa e, remontando dos efeitos às causas, chega à lei que os rege; depois, deduz-lhes as consequências e busca as aplicações úteis. Não estabeleceu nenhuma teoria preconcebida;...É, pois, rigorosamente exato dizer-se que o Espiritismo é uma ciência de observação e não produto da imaginação.”

Partindo portanto desta base, cabe-nos verificar em que pontos a concepção Kardecista de evolução dos Espíritos, dos encarnados na Terra, precisa ser aprofundada. Nosso ponto de partida são as obras de Kardec, como também a Revista Espírita, passando por uma crítica racional.

Sabemos que o espírito é criado simples e ignorante (princípio espiritual), devemos portanto admitir que o espírito vá se tornando mais complexo desde a sua criação até um momento qualquer que o analisemos. Algo que evolua, que seja imortal e sede da inteligência, deverá necessariamente desenvolver-se ou seja passar de simples e ignorante a algo complexo e inteligente. Mas para que ele evolua há que o corpo físico se desenvolva da mesma forma.

O corpo físico

Os tijolos da vida - a composição da química da vida em todas a formas de vida que conhecemos, dependem da presença de alguns elementos químicos principais: são eles:  Hidrogênio, Oxigênio, Carbono e Nitrogênio. Todos os outros elementos químicos juntos representam menos de 1% da massa do corpo humano, como exemplo.

Não é a toa que os quatro elementos principais fazem parte dos seis elementos mais comuns do Universo, os demais são Hélio e Neón. Curiosamente, estes 4 elementos básicos para a vida não são tão presentes na Terra, como o são no espaço, ou seja a incidência destes elementos na Terra, onde sabidamente há vida, é menor do que na média dos outros locais do universo, demonstrando que os componentes químicos necessários ao aparecimento da vida, são muito comuns no universo, nos permitindo pensar que, se as condições ambientais favorecerem, a vida pode se originar em qualquer lugar no espaço onde são gerados no interior de estrelas.

O processo de formação de uma estrela até a sua destruição não é muito rápido e está na casa de bilhão de anos. Assim é provável que nos primeiros 2 bilhões de anos pouco ou quase nenhum carbono estivesse disponível. Passado portanto esta primeira etapa órfã de Carbono, começam novos ciclos de vida de estrelas, e neste aspecto é importantíssimo o caos a que se segue a uma explosão de uma nova ou de uma supernova, pois ela espalha nas regiões interestelares, uma nebulosa, repleta destes elementos mais pesados, como Carbono, Silicio, Ferro, Níquel misturados a uma quantidade enorme de gases, como hidrogênio, oxigênio, hélio e neón.

Como toda a vida até hoje detectada, está baseada no Carbono e na química orgânica, podemos pensar que nos primeiros bilhões de anos após o Big Bang, nenhum princípio espiritual  pudesse ter evoluído a espírito.

À partir de uma nebulosa há cerca de 5 bilhões de anos atrás, fez-se surgir o Sol e seu sistema planetário e com o tempo a vida na Terra.

Continuaremos no próximo mês à partir daí. Você poderá acompanhar em nosso blog também.

Para abrir mais a sua mente:  Kardec, Allan -A Gênese – os milagre e as predições segundo o Espiritismo ed. FEB página 20; Kardec, Allan – O Livro dos Espíritos; Tyson, Neil DeGrasse e Goldsmith, Donald – Origins Fourteen Billion Years of Cosmic Evolution – Norton & Company.

 

10 comentários:

  1. ... e Deus existe há 13,7 bilhões de anos, não sendo Este ETERNO como pensávamos!

    Fico imaginando a VIDA INFERNAL DE DEUS antes do BIG BANG... era um inútil, improdutivo, um eremita VAGABUNDO vagando pelo... por onde? se nem o espaço existia!

    Caro autor, por favor, desculpe minha MEDIOCRIDADE, pois meu ORGULHO e minha VAIDADE ainda não me permitem uma visão TÃO MESQUINHA sobre o que chamamos DEUS.

    ResponderExcluir
  2. Este espaço é livre, não entendi bem a relação entre o artigo e o que fazia Deus antes do Big bang!

    Não sabemos que é Deus mas se ele criou o universo, esta criação deve ter consumido energia e muita ação por parte desse ente chamado Deus.
    Alexandre machado

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. A Gênese, cap. VI - ítem 14

    "14. - Existindo, por sua natureza, desde toda a eternidade, Deus criou desde toda eternidade e não poderia ser de outro modo, visto que, por mais longínqua que seja a época a que recuemos, pela imaginação, os supostos limites da criação, haverá sempre, além desse limite, uma eternidade - ponderai bem esta ideia -, uma eternidade durante a qual as divinas hipóstases, as
    volições infinitas teriam permanecido sepultadas em muda letargia inativa e infecunda, uma eternidade de morte aparente para o Pai eterno que dá vida aos seres; de mutismo indiferente para o Verbo que os governa; de esterilidade fria e egoísta para o Espírito de amor e vivificação."

    A questão é: O "UNIVERSO" somente passou a existir após o SUPOSTO "Big Bang", há 13,7 bilhões de anos? Esta teoria parece corroborar a ideia dos ANJOS DECAÍDOS, pois, para alguns, até então, só existia a VIDA ESPIRITUAL(eterna - existia desde sempre) e com a REBELIÃO DOS ANJOS, Deus teria criado a matéria para PUNIR tais rebeldes, fazendo-os, ou melhor, fazendo-nos encarnar na matéria.

    É só uma reflexão.

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  5. Ok Wilton,

    Certamente o texto de A Gênese, escrito por Allan Kardec, considerando as informações por ele disponíveis, é claramente um texto pessoal de Kardec, são as conclusões dele mesmo, no entanto o próprio Kardec no capítulo " Caracter da revelação espírita" propõe que se fatos novos ocorrerem o Espiritismo se modificaria. O Livro A Gênese é claramente um livro que não está atualizado e portanto serve como ponto de reflexão. Quanto aos anjos caídos, claramente sou contra, prefiro ficar com hipóteses que podem ser sustentadas em fatos, como o big bang. Creio que a maior parte de nós nos desenvolvemos como Espíritos aqui no planeta Terra mesmo, mas isto é uma opinião.
    Alexandre Machado

    ResponderExcluir

  6. Obrigado pela atenção!

    Há um GRANDE ERRO por parte dos "atualizadores" dos ensinos de Kardec. Até então, eu achava que isso seriam atitudes apenas dos NECESSITADOS de seguirem uma religião, daí foram inseridas ideias das religiões como se fosse Espiritismo, ex. Céu, Inferno e Purgatório foram RENOMEADOS e passaram a ser ARTIGO DE FÉ(IRRACIONAL) que foi aceito COMO DOGMA.

    Outros a pretexto de "GARANTIREM" a cientifidade do Espiritismo querem, assim como os místicos/"religiosos" , INSERIR qualquer coisa das Ciências como se TODA E QUALQUER CIÊNCIA fosse Ciência espírita.

    A pretexto da "evolutibilidade" do Espiritismo, cfe. Kardec, muitos se arvoram na tarefa de COMPLEMENTARES dos ensinos espíritas.

    O Espiritismo possui 3(três) obras FUNDAMENTAIS, ou seja, obras que contêm os fundamentos espíritas que são: FILOSOFIA em O Livro dos Espíritos; CIÊNCIA em O Livro dos Médiuns; MORAL em O Evangelho Segundo o Espiritismo. As demais obras de Kardec são as verdadeiras Obras COMPLEMENTARES, onde se enquadra A Gênese, citada por você como DESATUALIZADA, entretanto, na COMBATIDA OBRA, consta uma "OPINIÃO PESSOAL DE KARDEC", onde ele deixa bem claro o que alguns atualizadores, por algum motivo, não LÊEM, ou não entendem, e por isso tentam atualizar os FUNDAMENTOS ESPÍRITAS com ideias NÃO ESPÍRITA, no caso em questão tenta-se utilizar de uma TEORIA [que esta mais para teoria SUPERADA, vide teoria dos multiversos, cordas e etc] da COMPETÊNCIA da ASTRONOMIA, ciéncia esta que não tem nada a ver com Ciência Espírita.

    "a Geologia.[...]Tampouco se ocupa com o Sol, com a Lua e com as estrelas, nem com o conjunto do Universo, assuntos esses que pertencem à Astronomia", o mesmo se aplicaria à Ciência Espírita?

    À Ciência Espírita compete O ESTUDO das relações entre os mundos físico e espiritual.

    A Filosofia Espírita, cfe. trecho de A Gênese criticado pelo autor, nos mostra a IMPOSSIBILIDADE da TEORIA do Big Bang, mas... "Este espaço é livre".

    Fique tranquilo, já vi um camarada falando de Direito em palestra que deveria ser ESTUDO espírita e um outro que usou de 3 revistas Scientific American para fazer "palestra" sobre O Livro dos Espíritos, interessante que o estudo seguinte competia a mim e o dito queria que eu falasse de Supernova, como eu não falei - pois era estudo de O Livro dos Espíritos, logo, Filosofia Espírita e não Astronomia- e o tal era o presidente do CE... eu fui "convidado" a não mais apresentar estudos.

    ResponderExcluir
  7. o interessante é que Kardec trata, junto com os Espíritos Superiores em O Livro dos Espíritos de cosmologia, trata da Uranografia Geral na Gênese e diz que o Espiritismo se modificará se uma nova verdade lhe for apresentada, estas são as motivações para continuarmos buscando atualizar o Espiritismo.
    Mas fique tranquilo pois somos aberto ao contraditório, só assim evoluímos! Obrigado por comentar.
    Alexandre Cardia Machado

    ResponderExcluir
  8. Caro Alexandre,

    Agradeço a oportunidade de estudo, pois segundo suas indicações, fiz uma nova leitura e ainda com consegui ver NADA que fosse possível dizer que qualquer uma das Ciência tenha DESMENTIDO tais obras, muito pelo contrário! percebi apenas que as Ciências estão confirmando o que nos foi apresentado por Kardec.

    As obras citadas por você, abordam os referidos temas de forma FILOSÓFICA e nem por isso estão fora do que nos vêm CONFIRMANDO as Ciências.

    Na Introdução de A Gênese, Kardec diz: "O Livro dos Espíritos só teve consolidado o seu crédito, por ser a expressão de um pensamento coletivo, geral. Em abril de 1867, completou o seu primeiro período decenal. Nesse intervalo, os princípios fundamentais, cujas bases ele assentara, foram sucessivamente completados e desenvolvidos, por virtude da progressividade do ensino dos Espíritos. Nenhum, porém, recebeu desmentido da experiência; todos, sem exceção, permaneceram de pé, mais vivazes do que nunca, enquanto que, de todas as idéias contraditórias que alguns tentaram opor-lhe, nenhuma prevaleceu, precisamente porque, de todos os lados, era ensinado o contrário. Este o resultado característico que podemos proclamar sem vaidade, pois que jamais nos atribuímos o mérito de tal fato.

    Os mesmos escrúpulos havendo presidido à redação das nossas outras obras, pudemos, com toda verdade, dizê-las: segundo o Espiritismo, porque estávamos certo da conformidade delas com o ensino geral dos Espíritos. O mesmo sucede com esta, que podemos, por motivos semelhantes, apresentar como complemento das que a precederam, com exceção, todavia, de algumas teorias ainda hipotéticas, que tivemos o cuidado de indicar como tais e que devem ser consideradas simples opiniões pessoais, enquanto não forem confirmadas ou contraditadas, a fim de que não pese sobre a doutrina a responsabilidade delas.1

    Aliás, os leitores assíduos da Revue hão tido ensejo de notar, sem dúvida, em forma de esboços, a maioria das idéias desenvolvidas aqui nesta obra, conforme o fizemos, com relação às anteriores. A Revue, muita vez, representa para nós um terreno de ensaio, destinado a sondar a opinião dos homens e dos Espíritos sobre alguns princípios, antes de os admitir como partes constitutivas da doutrina.

    1 Nota da Editora: Ao leitor cabe, pois, durante a leitura desta obra, distinguir a parte apresentada como complementar da Doutrina, daquela que o próprio Autor considera hipotética e pessoalmente
    dele."

    ResponderExcluir
  9. Prezados,

    Fiz uma colocação ERRADA, O Evangelho Segundo o Espiritismo NÃO É uma obra fundamental do Espiritismo, mas sim uma obra complementar, pois ela apenas apresenta O EXEMPLO DE CONDUTA (MORAL) CORRETA daquele a quem os Espíritos disseram ter sido o espírito mais evoluído a habitar este orbe.

    Com a verdadeira COMPREENSÃO da Filosofia Espírita, somos IMPULSIONADOS pela racionalidade a uma transformação comportamental(moral) que nos transformará em "homens de bem", sem hipocrisias, comportamento este muito comum naqueles que querem "seguir" alguém, sem compreenderem a sua própria natureza.

    Quem quiser AVANÇAR com o Espiritismo, que o faça através da METODOLOGIA APLICADA por Kardec. Evoquem, CRITIQUEM todas as mensagens recebidas, se não tiverem competência para julgar tais mensagens, solicitem ajuda e tomem muito cuidado com os espíritos MISTIFICADORES e PSEUDO-SÁBIOS.

    Como já escrevi outrora... o ICKS bem que poderia evocar o sr. Jaci Regis, que É UM GRANDE PENSADOR e que certamente terá um imenso prazer em ajudar. A não ser que acreditem que ele esteja no "descanso eterno" ou que o pensamento católico de Emmanuel esteja correto, ao AFIRMAR que não devemos evocar os espíritos em hipótese alguma.

    Desenvolvam pensamentos filosóficos ou científicos e INTERROGUEM os espíritos.

    Voltemos aos ensinos e à metodologia de Kardec.

    ResponderExcluir
  10. Caro Wilson, Não temos nenhuma reserva em conversar com os Espíritos, muito menos com Jaci Régis.
    No entanto muitos artigos aqui publicados são de elaboração de encarnados, este em especial elaboração minha.
    No momento, estamos reformando nossa nova sede e não estamos tendo reuniões mediúnicas, mas temos recebido e mesmo nos comunicado com o Jaci Régis algumas vezes. A prática de continuar o método de Kardec é excelente, eu mesmo ( Alexandre ) já fiz isto por muito tempo, no CEAK de Santos quando mantínhamos o Grupo de Pesquisa Espírita Ernesto Bozzano, fazíamos com critério, fazendo estudo do assunto, preparando os questionários e finalmente arguindo e interagindo com os Espíritos - muitos trabalhos apresentados em edições anteriores do SBPE seguiram esta metodologia. Neste próximo Simpósio - veja artigo publicado aqui - teremos um trabalho feito em SP usando esta metodologia - sobre Reencarnação.

    ResponderExcluir