segunda-feira, 31 de março de 2014



                                                                           

              Neste mês de abril é comemorado os 150 anos da obra “ O Evangelho segundo o Espiritismo” do Codificador da doutrina Espirita, Allan Kardec. 
             O título do original francês é “L’EVANGILE SELON LE SPIRITlSME” (Paris, abril 1864). A tradução para o português foi feita por GUILLON RIBEIRO da 3ªedição francesa, revista, corrigida e modificada pelo Autor em 1866. Sobre a qual Kardec escreveu, em Revue Spirite de novembro de 1865, o seguinte: "Esta edição foi completamente refundida. Além de algumas adições, as principais modificações consistem numa classificação mais metódica, mais clara e mais cômoda das matérias, tornando a obra de mais fácil leitura e facilitando igualmente as consultas".
        O livro explica o pensamento de Jesus Cristo, nos ensinos interpretados à luz do Espiritismo e desvendando, além da letra, a essência das palavras de Jesus Cristo. O Espiritismo aí refulge, com toda a pujança, como o Consolador Prometido nos Evangelhos, que "viria reviver as imorredouras lições do Cristo e ampliá-las com novas revelações". Esta é a obra que vincula, indissoluvelmente, o Cristianismo ao Espiritismo. 
         Na obra,  as matérias contidas nos Evangelhos,  foi dividida em 5 partes : aos atos comum da vida do Cristo; os milagres; as predições; as palavras que foram tornadas pela Igreja para fundamento de seus dogmas; e o ensino moral. As quatro primeiras tem sido objetos de controvérsias, a última, conservou-se inatacável. Para os homens constitui  aquele código uma regra de proceder que abrange todas as circunstancias da vida privada e pública, o principio básico de todas as relações sociais que se fundam na mais rigorosa justiça. É, finalmente o levantamento de uma ponta do véu que nos oculta a vida futura. 
         O inusitado é o arranjo em moderno estilo literário,  da moral evangélica, que lhe tira a primitiva simplicidade que, ao mesmo tempo, lhe constitui o encanto e a autenticidade. As máximas destacadas e reduzidas a sua mais simples expressão proverbial. Essa razão que ao mesmo tempo que rasga horizontes novos para o futuro, projeta luz nao menos viva sobre os mistérios do passado.
                                                                                             redação

3 comentários:

  1. Hoje tenho certeza que foi totalmente desnecessário Kardec enveredar por esse caminho de querer explicar via Espiritismo as parábolas de Jesus . Ficou sendo a nossa bíblia .


    Roberto Rufo .

    ResponderExcluir
  2. Hoje tenho certeza que foi totalmente desnecessário Kardec enveredar por esse caminho de querer explicar via Espiritismo as parábolas de Jesus . Ficou sendo a nossa bíblia .


    Roberto Rufo .

    ResponderExcluir
  3. O livro O evangelho segundo o espiritismo e um dos livros mais lidos,sendo a bíblia de muitos espíritas .O livro principal e que realmente mostra toda a inteligência e o bom senso do fundador do Espiritismo e O Livro dos Espíritos que contêm os princípios da Doutrina Espírita que precisa ser lido,debatido e até atualizado.Nele encontramos tb.as leis morais que se mantém atuais auxiliando na nossa conduta .

    ResponderExcluir