quarta-feira, 2 de abril de 2014

BATALHA RELIGIOSA NOS EUA 


                   

                 Deu no Globo de 30.04.2014 ( Domingo ) : " Enquanto os noivos oficializavam o casamento diante de um rabino e algumas dezenas de convidados, numa casa de eventos em Las Vegas, semana passada, cerca de 30 manifestantes gritavam, cartazes à mão, do lado de fora :  - Bígamo ! Tenha vergonha ! Dê a ela o  get !
                 Meir Kin é separado há mais de sete anos, mas se recusa a conceder à ex-mulher, Lonna Kin, o documento que a lei judaica ortodoxa exige para que um casamento seja encerrado . Lonna, portanto é uma agunah (algo como mulher acorrentada, em hebraico ) , e, sem o get , não pode casar novamente ou ter filhos da sua religião .
                Os homens judeus também são proibidos de ter mais de uma mulher - a não ser com a permissão de cem rabinos , o que os muitos líderes de congregações judaicas que protestavam na porta da festa garantem que não ocorreu com Kin " .
              Percebam meus amigos do blog do ICKS a que ponto pode chegar a ignorância da religião , seja ela qual for . Em pleno século XXI pela lei judaica ortodoxa , só o marido pode conceder o divórcio . Centenas de mulheres encontram-se nessa situação nos EUA . Para dar o get  à mulher ele está pedindo U$$ 500 mil , além da custódia do filho Moshe . 

Comentário : sempre encontraremos em qualquer religião, pessoas maravilhosas e que praticam o bem abnegadamente. Todavia na cúpula do poder dessas religiões, e isso é inerente a qualquer uma, sempre encontraremos pessoas autoritárias exercendo com muito prazer o seu enorme desrespeito ao próximo. Que felicidade o Espiritismo não ser uma religião, com seus gurus desfilando o seu repertório de preconceitos , notadamente contra a mulher .


                                                                                                                                                                                          Roberto Rufo .

2 comentários:

  1. Não podemos tolerar que no século XXI pessoas sofram intolerância ,violência em nome de qq.religião .O progresso deve chegar a todos os cantos do mundo.O espiritismo que ensina que a evolução e continua deve apoiar todas as iniciativas de igualdade

    ResponderExcluir
  2. O problema é seguir normas religiosas criadas há milênios , em outra realidade. Tomar literalmente os preceitos dos livros sagrados é um grande freio ao avanço da humanidade.
    Marcelo Regis

    ResponderExcluir