terça-feira, 6 de janeiro de 2015

A Educação e a Medalha Fields

A Educação e a medalha Fields

O matemático Artur Avila de 35 anos recebeu da União Internacional de Matemática a Medalha Fields,  cobiçada premiação que tem correspondencia a um Nobel de Matemática. Esta honra é definida a cada 4 anos e sempre é concedida a uma pessoa com menos de 40 anos de idade.
É a primeira vez que um brasileiro a recebe, nosso país que ainda não consegiu nenhum Nobel, desta forma esta pode ter sido a maior medalha ligada a educação ou melhor à preparação individual de um brasileiro.

Artur Avila segundo a revista Época começou a se dedicar fortemente a matemática na 5ª série, com 12 anos de idade, estudante do Colégio São Bento, no Rio de Janeiro, estimulado pelo casal de professores belgas Georges e Frédérique Papy , despertou a paixão pela matemática e também pelo francês.

“ A medalha Fields é um gol para a educação no Brasil, porque faz de Artur um exemplo para milhões de crianças, jovens e adolescentes de que existe, sim, um mundo de reconhecimento fora da cameras de TV, da fama do Facebook e dos gramados”. Um espírita não escreveria melhor, este texto de Bruno Astuto ex-colega de Artur na escola e também um apaixonado por matemática.

Os Espíritas lutam pela educação moral, intelectual e social da população terrestre pois, esta é a única forma de exercermos plenamente o nosso livre arbítrio. Só a razão permite o exercício da escolha consciente, que nada mais é do que livre pensar.

Alexandre Cardia Machado

Um comentário: