quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Tolerância Religiosa - postado por Gisela Régis

Tolerância

          

Pierre Bayle, filósofo francês do século XVI, ensinou há mais de trezentos anos que "a tolerância deve ser praticada entre as religiões, e o Estado não pode ser instrumento de perseguição em nome de uma determinada fé."

Cerca de 4 milhões de pessoas foram as ruas contra jihadismo, o fascismo do século XXI, o "islamofascismo", neologismo que descreve com perfeição o fenomeno de intolerância e de imposição pelo terror do totalitarismo em nome da religião criada por Maomé no século VII da era cristã. Provando que o atentado teve efeito inverso ao pretendido. O fundamentalismo e o extremismo pereceram ante a indignação européia. Laços humanos se apertaram em torno de um ideal de liberdade que, naquele solo revolucionário, parece brotar nos momentos mais difícieis. Em suma, não houve vingança do profeta. A satisfação em um plano espiritual, jamais se completaria.

Surgiu, sim, o manto da solidariedade pairando acima da república mais significativa da história, formada contra um regime ainda mais tirânico e conspirador. Apesar do massacre, ainda existe esperança neste mundo. A civilidade venceu!






3 comentários:

  1. A humanidade daria um grande passo se seguisse pelo menos a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Com este instrumento como guia, muitas atrocidades poderiam ser eliminadas.

    Alexandre Machado

    ResponderExcluir
  2. habitamos no planeta Terra com uma gama muito variada de Espíritos em diversos estágios evolutivos. Somando-se a isto fatores culturais, socias e religiosos, transformam nosso ambiente num barril de pólvoras. è muito dificil viver na diversidade, principalmente quando há violência e atrocidades.

    Cláudia Machado

    ResponderExcluir
  3. Felicidade está vinculado à liberdade.Liberdade de pensar,de ação ,de afeto.Uma das coisas importantes da vida e que sejamos capazes de mudar,ter flexibilidade para que nossasa ideias não fiquem dentro de uma única regra,de um único caminho.

    ResponderExcluir