segunda-feira, 9 de março de 2015

Ainda precisamos de Deus - por Roberto Rufo

“Se Deus não existe então tudo é permitido“ (Dostoiévsky).


O diretor Woody Allen admitiu não ter razão para existir e que isso causa nele uma profunda tristeza.
Filho de mãe judia, Woody Allen se declara ateu. Durante uma coletiva de imprensa em Paris, na divulgação de seu último filme, ele disse que sua vida foi vazia, triste e sem sentido. “Por ser ateu e não acreditar numa razão para estarmos aqui, tive uma vida muito triste, sem esperança, assustadora’, confessou.

Kardec em comentário à pergunta de número 06 do Livro dos Espíritos afirma que “se o sentimento da existência de Deus não fosse senão o produto de um ensinamento, ele não seria universal, e não existiria, como as noções de ciência, senão naqueles que teriam podido receber esse ensinamento“.
Continuo achando que uma vida sem a existência de Deus, espiritualidade e vida futura, é um excelente caminho para a depressão e a melancolia, fenômeno esse que por coincidência acometeu diversos pensadores ateus do século XX.  Fico com Kardec no comentário à pergunta 09 de que “quaisquer que sejam os prodígios realizados pela inteligência humana, essa inteligência tem, ela mesma, uma causa, e quanto mais o que ela realiza é grande, mais a causa primeira deve ser grande. Esta inteligência é a causa primária de todas as coisas, qualquer que seja o nome sob o qual o homem a designe“.

 O que deixa os intelectuais modernos receosos em acreditar em Deus é a falta de argumentos científicos de sua existência, bem como o risco de serem incluídos entre os crédulos fanáticos. O que eles talvez não tenham entendido até hoje é que acreditar em Deus não precisa de argumentos científicos ou teológicos para existir e trazer resultados.

Tenho repetido que próximo dos 60 anos sinto algumas transformações em meu ser. Volto a afirmar a necessária presença de Deus e dos valores espirituais de forma equilibrada no dia a dia das pessoas. Diante do imenso aumento nos casos de depressão e consumo de entorpecentes no mundo dito civilizado, acho que Deus faz diferença em nossas vidas. É a marca do criador em nossa consciência como nos falam os espíritos.

Diante dos problemas acredito que faz muita diferença esse acreditar num ser superior.  São nos momentos difíceis que uma visão espiritual nos dá o suporte para que o ser humano tenha exatamente o que tem faltado a Woody Allen : felicidade , esperança e um projeto de vida como falava Jaci Regis.


                                                                                                                                                                                                                              Roberto Rufo.
Artigo originalmente publicado no Jornal Abertura - outubro 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário