quinta-feira, 18 de junho de 2015

Jovens Voluntários - uma experiência nova no Lar Veneranda - por Alexandre Cardia Machado

A Comunidade Assistencial Espírita Lar Veneranda, fundada há 61 anos e desde então totalmente dedicada a promoção social e a educação infantil, amparando crianças que adentram desde o berçario e ficam até a conclusão do Ensino Fundamental . O Lar Veneranda sempre contou com muitos trabalhadores voluntários de diversas idades, mas este ano inovou, recebendo, além de brasileiros como de costume, dois estrangeiros.



Relatamos aqui uma experiência nova, temos dois intercambistas, Kerly peruana e Philip alemão. Fomos conversar com eles, também participou da entrevista Max, um jovem santista que  também é voluntário e que estava junto, morador do bairro Campo Grande, onde se localiza o Lar.



Kerly Rufasto Reyes, 23 formada como Designer, trabalhou por um ano e meio em Lima, sua cidade natal e resolver conhecer o Brasil, através de um programa de intercâmbio.



Philip Michels, 24 graduado em Gerenciamento de Esportes, nascido em Dattemberg, próximo à cidade de Colônia, faz o mesmo intercambio, através da ONG AIESEC.



Conversamos também com Max Garcia Pereira, 24 tecnólogo em logística e Transporte pela FATEC –BS. Fáz seu segundo trabalho voluntário, antes trabalhou com atividades esportivas, especialmente futebol e agora no Lar Veneranda explora jogos lúdicos com as crianças mais velhas da instituição. Comparece ao Lar duas vezes por semana por uma hora.

Perguntamos aos jóvens qual seria o maior ganho pessoal que cada um obtem com esta experiência voluntária. Kerly a Philips ressaltaram a questão da barreira linguística, na comunicação com as crianças e de como elas, as crianças, são maravilhosas corrigindo-lhes o português de forma muito afetiva. Philips disse que na Alemanha as pessoas de uma forma geral são mais frias e que o calor humano é que mais marca os brasileiros, de todas as idades. Pela dificuldade na linguagem ele “ teve que confiar mais nos outros”, o que foi muito bom para ele. Já Kerly tinha uma expectativa de que o Brasil estivesse muito mais desenvolvido que o Perú, mas o que viu, foram sociedades muito parecidas, embora tenha gostado muito daqui e tem planos de trabalhar efetivamente no Brasil. Achou as crianças brasileiras muito curiosas, querendo saber a todo momento, como se dizia alguma coisa em espanhol.

Max tem uma motivação adicional em ser voluntário no Lar Veneranda, ele estudou no colégio Barão de Rio Branco, mesmo local, onde as crianças do Lar estudam. Ele acredita que por ter crescido junto com antigos alunos que frequentávam o Lar, hoje, formado e vindo a ajudar outros jóvens que percorrem o mesmo caminho, acredita que possa ser um bom exemplo de sucesso. Seu enfoque maior está em ensinar Xadrex um jogo que considera fundamental para o desenvolvento do intelecto.
O Lar Veneranda, uma casa Espírita, não faz pregação sobre a DoutrinaEspírita, mas aplica o princípio básico da evolução contínua como fundamento de sua organização e direção. Estes jóvens se encaixam perfeitamente no objetivo da instituição.

Os estrangeiros vieram através desta ONG que tem 3 princípios básicos: Todos seus intercambios visam desenvolver nos estagiários e também nos grupos em que eles se inserem, trabalho em equipe, desenvolver o estado de atenção aos riscos sociais e a liderança. Neste momento Santos recebe 25 jóvens de outros países – e aqui desenvolvem um projeto chamado “ driblando”.
Não fazem intercambio só para aprender linguas, ou conhecer culturas diferentes o grande objetivo é formar líderes com visão global.

Vale conferir o trabalho da ONG no site: http://www.aiesec.org.br/  destacamos de sua página na internet:

“A AIESEC é a maior organização sem fins lucrativos gerida por jovens e é a única que desenvolve liderança responsável e empreendedora por meio de intercâmbios realizados em parceria com organizações, instituições e negócios ao redor do mundo, nos mais de 120 países e territórios onde está presente. Convivendo em um ambiente internacional e desafiador, e movidos pela mudança, trabalhamos para engajar e desenvolver todos os jovens do mundo, proporcionando experiências de alto impacto”.

Que rica combinação de ideais semelhante entre a AIESEC e o Lar Veneranda, entidade à qual o ICKS é vinculado umbilicalmente, pois o Presidente do ICKS, por estatuto tem que ser necessariamente Conselheiro do Lar Veneranda.

Posteriormente adicionaremos à materia no blog o mesmo texto em Inglês.



Nenhum comentário:

Postar um comentário