terça-feira, 18 de agosto de 2015

Egoísmo a base da corrupção - por Alexandre Cardia Machado

Egoísmo a base da corrupção

Pensando sobre os últimos acontecimentos que vem ocupando todos os espaços na imprensa, a vasta rede de corrupção que se instalou no seio de uma das maiores companhias petrolíferas do mundo, não vejo como não buscar o entendimento recorrendo ao Livro dos Espíritos.

Na questão 487, Allan Kardec pergunta: “Dentre os nossos males, de que natureza são os de que mais se afligem os Espíritos por nossa causa? Serão os males físicos ou os morais? “.

E assim nos respondem e ensinam os Espíritos que assistiram a Allan Kardec:

“O vosso egoísmo e a dureza dos vossos corações. Daí decorre tudo o mais. Riem-se de todos esses males imaginários que nascem do orgulho e da ambição...”

O egoísmo é a incapacidade de dividir, é a necessidade de possuir mais, não importando por que meios. É uma calamidade de nível mundial, a inveja, a ganância, são parentes próximos do egoísmo.
A alta disponibilidade de artigos de luxo, o fácil acesso apenas passando um cartão de crédito, a propaganda, são alguns dos aceleradores deste processo. Juntando-se dois gananciosos em uma mesa de negociação e potencialmente temos aí, uma oportunidade para a ilegalidade.

Não iremos comentar os casos recentes, que afrontam pelos valores astronômicos envolvidos, creio que a imprensa vem fazendo um grande trabalho divulgando os fatos e a justiça e a Polícia Federal estão se encarregando da questão jurídica.

O que me preocupa é a questão moral, a corrupção moral ocorre em todas as faixas da população, envolvendo não só dinheiro, mas o ‘jeitinho” o empurrãozinho, o parente bem colocado, parece existir uma vontade, dissiminada de levar vantagem.


Falta a muitos o freio moral, interno, construído pela educação, por isto sempre buscamos os bons exemplos, para nos lembrar que é possível viver bem, sem se corromper.

originalmente publicado no Jornal Abertura - Março 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário