quinta-feira, 5 de maio de 2016

Revisitando o Caderno Cultural Espírita - Outubro  de 2002

O PERISPíRITO e a ATUALIDADE  

                                                         Marcelo Coimbra Régis

               Trabalho que tinha o objetivo de estudar a evolução da teoria do Perispírito na Doutrina Espírita. Abordando a evolução do conceito de Perispírito desde Allan Kardec até as teorias modernas. Passamos a apresentar o trabalho, aqui no blog, para o debate atual.

1- O Perispírito na concepção de Allan Kardec

               Analisaremos o conceito de Perispírito na obra de Allan Kardec quanto a Definição, Constituição, Propriedade e seu papel na vida material e na vida espiritual. Tal abordagem será útil na comparação que faremos entre o conceito de Kardec, seus continuadores europeus e os propostos por André Luiz.
               O Perispírito é um corpo semi-material, responsável pela ligação e a comunicação entre matéria e o Espírito, ou seja, é o laço que permite ao Espírito atuar na matéria e vice-versa.
               Aqui podemos notar que Kardec define o Perispírito mais por seu lado filosófico no contexto doutrinário do que cientificamente.

Constituição: O Perispírito é um corpo semi-material que toca tanto a natureza da matéria quanto a do Espírito. Sendo uma particularização do Fluído Cósmico Universal sua matéria é retirada pelo Espírito do fluído constituinte de cada planeta.
               Novamente Kardec usa da prudencia reconhecendo a necessidade de avanço científico para o entendimento de sua constituição.

Propriedades: Moldável segundo a vontade, o Perispírito pode adquirir a forma determinada pelo Espírito. Em seu estado natural e invisível, porém, possui a capacidade de alterar-se passando a visível e até a tangível.
               Kardec ressaltou ainda que o Perispírito é inseparável do Espírito. Tais conclusões foram tornadas a partir de uma série de observações e revelações feitas pelos desencarnados.

Papel Biológico: Instrumento da vontade do Espírito, o Perispírito seria o responsável pela externalização das mesmas. Kardec colocava o Perispírito no papel de condutor das vontades do Espírito, servindo ao mesmo tempo de transmissor e receptor das sensações corpóreas para o Espírito e do Espírito para o corpo. 
               Kardec não especificou maiores funções para o Perispírito na administração corporal rotineira, nem avançou na questão de modelo corporal.

Papel Espiritual: O Perispírito seria o responsável pela individualização do Espírito, no sentido de prover uma forma, um corpo ao mesmo no plano espiritual. Ressaltou ainda que o Espírito e Perispírito são indissociáveis, sendo que este permite ao Espírito expressar-se no meio material.

Papel Fenomenológico: Base de todas as manifestações espíritas, o Perispírito, por sua estrutura alterável explicaria não só os fenomenos físicos quanto os intelectuais.
               Os fenomenos físicos são explicados através das propriedades de condensação e expansão do Perispírito, que poderia tornar-se visivel, movimentar ou alterar a matéria. Já no campo intelectual a mediunidade é explicada como uma comunicação entre dois Perispíritos (médim e comunicante), sendo melhor e mais intensa quanto maior a integração e afinidade entre os dois.

               Concluímos que na teoria espírita formulada por Allan Kardec, o conceito de Perispírito é um grande postulado, pois resolve de uma tacada só, a difícl questão filosófico/científica da ligação entre dois entes tão distintos: Matéria (corpo) e Espírito.
               Bem como, ao individualizar o Espírito, o trás para o ambito do estudável, analisável. Esse conceito resolve também a questão do sobrenatural nos fenomenos espíritas.
               Kardec, partindo de uma base científica (observação, relatos, revelação) infere o papel Filosófico do Perispírito, tornando-o um dos pilares da explicação Espírita da vida.

(continua)....


2 comentários:

  1. Muito bom o trabalho porque foi tanto margem a refletirmos sobre o assunto.Pena que poucos o conheçam daí a boa ideia em publica-lo no blog. Seria interessante que outros também comentassem ou acrescentassem novos pontos de vista sobre o assunto para enriquecer o assunto.
    A redação

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o trabalho porque foi tanto margem a refletirmos sobre o assunto.Pena que poucos o conheçam daí a boa ideia em publica-lo no blog. Seria interessante que outros também comentassem ou acrescentassem novos pontos de vista sobre o assunto para enriquecer o assunto.
    A redação

    ResponderExcluir