quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

A Importância da Espiritualidade Laica no século XXI - por Roberto Rufo

A IMPORTÂNCIA DA ESPIRITUALIDADE LAICA NO SÉCULO XXI.

" O modelo cristão, assim com o os demais modelos teológicos erraram por irem ao contrário da Lei Natural ". ( Jaci Regis ).

" Uma nova espiritualidade laica nasce da sacralização do ser humano por meio do amor ". ( Luc Ferry ).



                                         Num brilhante artigo no jornal " O Estado de São Paulo " em 15.05.2016, o professor Celso Lafer trata da questão da laicidade no cenário internacional. Ainda existem nos dias de hoje fatos que complicam a geopolítica mundial, ocasionados diz o professor, por interpretações de caráter fundamentalista de religiões estabelecidas.  Hoje temos 75 deputados federais da bancada evangélica, sendo que em 1.962 tínhamos 20 cadeiras do Partido Democrata Cristão de inspiração católica.

                                No mundo ocidental, depois de um domínio acentuado do pensamento religioso, com o Iluminismo e a Revolução Francesa, surgiu um processo de secularização da vida terrena, junto com a laicidade em contraposição ao clero dominante, trazendo então a dessacralização da sociedade.

                               Luc Ferry em seu livro " A Revolução do Amor, por uma Espiritualidade Laica ", o pensador francês Luc Ferry acertadamente nos mostra que alguns princípios ditaram a ética de nossos ancestrais : o Cosmos dos gregos, o Deus dos judeus e dos cristãos, a Razão e os direitos do humanismo moderno e republicano, com seus prolongamentos políticos, o patriotismo, o colonialismo ou a ideia revolucionária. Acontece que com a secularização dos valores, quem nas novas gerações gostaria de morrer por Deus, pela pátria ou pela revolução? 

                               A meu ver a grande contribuição da laicidade foi a obtenção da autonomia dos seres humanos, citando como exemplo a liberdade de pesquisa científica livre do dogmatismo. Outro teor importante trazido pela laicidade foi o crescimento da importância da tolerância com a diminuição do poder ideológico sobre as pessoas.

                              Voltando a Luc Ferry, para quem, nos dias de hoje, o que dá sentido à nossa existência é o amor. O amor, segundo ele, é o novo grande princípio da nossa existência. Para além do humanismo está surgindo uma nova espiritualidade laica que nasce da sacralização do ser humano por meio do amor. Posição semelhante, o da necessidade do surgimento de uma nova visão da espiritualidade humana, é defendida pelo escritor Vargas Llosa. Obviamente não se trata da existência de espíritos ou de vida após a morte, mas de um novo poder que supere o pessimismo reinante nas correntes filosóficas a partir da segunda metade do século XX ou do materialismo sufocante das ciências mundiais.

                              Jaci Regis em seu livro " Novas Ideias " trata do tema ao lembrar que o Espiritismo declara que a Lei Natural é que governa o universo, abandonando-se o modelo judaico-cristão, onde o poder de Deus é arbitrário. Temos que nos posicionar sempre a favor de uma estado laico, pois só assim se cria uma plataforma comum de respeito mútuo em todos os campos da atividade humana. Na política preocupa-me o crescimento do pensamento religioso, pois este tipo de gente é inflexível na maneira de ver o comportamento humano, sempre sonhando com um mundo uniforme com suas ideias religiosas. 

                              A espiritualidade laica, à qual devemos nos ombrear, deseja refletir sobre a vida boa sem passar por um deus ou pela fé, apenas utilizando os meios de lucidez desenvolvidos pela avanço intelectual das pessoas. Fazendo parte desse novo mundo, Jaci Regis aponta que o Espiritismo pode colaborar na construção de uma nova civilização, pois quando se trata de Lei Natural a subsidiar uma espiritualidade laica a doutrina kardecista é precursora.


 NR: Este artigo foi publicado na edição de Julho de 2016 do Jornal Abertura, não deixe de assinar este importante veículo de valorização do espiritismo Livre-pensador.                                                                                                                                       


Nenhum comentário:

Postar um comentário