sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

A Política, uma arte em decadência por Roberto Rufo

A Política, uma arte em decadência

" A política é nossa última garantia de sanidade mental " ( Hannah Arendt )

" O marxismo é totalmente religião, no sentido mais impuro da palavra.Antes de tudo, compartilha com todas as formas inferiores da vida religiosa o fato de ter sido continuamente usado, segundo a observação tão precisa de Marx, como um ópio para o povo ". ( Simone Weil )


 Em seu excelente livro " Reflexões sobre um século esquecido 1901-2000 ", o escritor inglês Tony Judt, falecido em Agosto de 2010, faz uma série de perguntas muito intrigantes no capítulo XXII ( O silêncio dos inocentes: sobre a estranha morte da América Liberal ). Eis duas delas: por que os liberais norte-americanos aceitaram a incompetente política externa do ex-presidente Bush, especialmente em relação à catastrófica invasão do Iraque em 2003, resultando na morte de milhares de civis? Por que a seguida ofensiva contra as liberdades civis e a lei internacional, ainda no governo Bush, causaram tão pouca oposição e revolta entre as pessoas que costumavam se importar tanto com essas questões? 

Tony Judt alerta que nem sempre foi assim, e lembra que em Outubro/1.988 o New York Times publicou um anúncio de página inteira com propaganda do liberalismo onde pensadores liberais atacavam abertamente o presidente Reagan.

Hoje o liberalismo é atacado tanto pelos extremistas da esquerda quanto pelos extremistas da direita. Já vai tarde os tempos dos intelectuais formados pela liberal education do professor Mortimer Adler. 

Citemos alguns exemplos de como as coisas hoje mudam de lado rapidamente, ocasionando o triste fenômeno da pobreza política dos dias atuais: a globalização que já foi a besta-fera da esquerda, hoje é atacada pela plataforma populista de direita do candidato Donald Trump. Ontem Vladimir Putin era um ícone da esquerda pelo simples fato de ser contra os EUA. Hoje ele é elogiado pelos direitistas Trump e Marine Le Pen.

Com tudo isso a matéria " ética na política" passou a conhecer um período de vale tudo, em nome da governabilidade, onde as ilusões perdidas da geração de 1960, foram substituídas pela dedicação integral à acumulação material e de poder a qualquer custo.

A obra " Espiritismo e Política: contribuições para a evolução do ser e da sociedade "  do pensador espírita Aylton Paiva representa segundo ele " mais um esforço para conscientizar o leitor espírita quanto à real oportunidade de influência da Doutrina Espírita sobre a ordem social ". Ele tem razão, pois sob o aspecto filosófico o Espiritismo tem muito a ver com a Política, sendo esta  " a arte de administrar a sociedade de forma justa ".

No Brasil, tivemos agora em Agosto/2016 o impeachment da Sra. Dilma Roussef. O atual presidente Temer inspira pouquíssima confiança para tirar o Brasil do grave atoleiro econômico. Nas últimas semanas foi aberta uma nova frente de investigação policial: os fundos de pensão. De novo milhões de reais desviados, agora desses fundos de pensão  aparelhados pelo governo que caiu. E lá estavam eles, os partidos de sustentação do governo anterior, claramente envolvidos também na maracutaia. Afinal a base de sustentação tem que colaborar.

 Por sua vez em uma das fases da Operação Lava Jato aparece o nome do Sr. Aécio Neves, ex-candidato a Presidente da República, que ontem era  oposição e hoje é situação. Depois essa divulgação passou a ter uma postura bem mais reservada, quietinho  para não despertar maiores suspeitas.

Como membro da sociedade o espírita deve participar ativamente da política, até mesmo de forma partidária, para de alguma forma levar a mensagem poderosa da evolução espiritual, se organizando e trabalhando  com o pensamento alicerçado na verdade, na justiça e no amor ao próximo.  Conheci pessoalmente o senador espírita José de Freitas Nobre, sempre exemplificando na política, a honestidade e retidão de caráter. 

Voltando infelizmente aos tristes fatos da política nacional: calcula-se que o cartel dos trens do Metrô e da CPTM em São Paulo tenham causado milhões de reais de prejuízos aos cofres públicos. Dos R$ 2,5  bilhões  que o BNDES emprestou ao Grupo JBS, este repassou 18,5% da grana em doações partidárias para o governo da época. 
O que não se fez em nome da tal governabilidade; falcatruas sempre tramadas a partir da Casa Civil, a nível federal e estadual . E é com essa mediocridade de políticos  que se pretende fazer a transição até 2018. Oremos!
Como muito bem disse o Teólogo Roberto Miguel, mestre em Ciência da Religião pela PUC, se Jesus resistiu às três tentações, o movimento messiânico do governo anterior e os políticos de todos os matizes sucumbiram a todas elas. Como escreveu sarcasticamente o escritor e humorista Millôr Fernandes " VIVA O BRASIL, ONDE O ANO INTEIRO É PRIMEIRO DE ABRIL "

Nos EUA, a trajetória de Donald Trump nos mostra lá como cá, que ampliou-se a aventura política. Os mágicos de sempre aparecem prometendo soluções fáceis para problemas difíceis. 
Uns à direita falam em construção de muros. Outros à esquerda, fingindo-se agora de vítimas,  prometem a multiplicação dos pães mesmo que se destrua noções elementares da ciência econômica. Até hoje não entendi  porque se escolheu como ministro da economia o neoliberal ( afinal o neo liberalismo era a medusa dos tempos modernos )  Joaquim Levy, se como diziam,  as coisas estavam indo muito bem. Obviamente não estavam. Mentiu-se descaradamente. O Brasil foi enganado por uma falsa renovação ética.  

É claro que sempre existirão os crentes, não sei se ingenuamente ou não,  acreditando na tese de que a ex-presidente Dilma e o atual presidente Temer e seu novo séquito habitam mundos distintos. Não, todos vivem no mesmo mundo da dissimulação, do conluio, dos acordos espúrios. Apequenaram a política. E como dizia um antigo narrador esportivo Fiori Gigliotti quando um time tomava um gol,  " agora não adianta chorar ". Moral é que nem virgindade, perdeu está perdida, diz outra frase espetacular do Millôr.

Espíritas, cidadãos de bem, eu sei que a decepção com a política no Brasil e no mundo é grande, mas é oportuno, neste momento, recordarmos a afirmação de Allan Kardec, item 25, de A Gênese, obra editada em 1.868: " O Espiritismo não cria a renovação social; a maturidade da humanidade é que fará dessa renovação uma necessidade. Pelo seu poder moralizador, por suas tendências progressistas, pela amplitude de suas vistas, pela generalidade das questões que abrange, o Espiritismo é mais apto do que qualquer doutrina, a secundar o movimento de regeneração, por isso, é ele contemporâneo desse movimento ". Que texto maravilhoso e útil para o mundo de hoje.

Roberto Rufo. 

NR - Publicado no jornal Abertura outubro 2016


Nenhum comentário:

Postar um comentário