sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

É Hora da Autonomia Individual


" Quando uma ideologia fica bem velhinha , vem morar no Brasil "  ( Millôr Fernandes )


A professora Mara Chiari, quando esteve no ICKS, nos colocou em contato com um pensador polonês de nome Sygmunt Bauman e sua obra Modernidade Líquida. Desencarnou neste janeiro de 2017 esse grande pensador.  Ele aponta com muita propriedade que "Devido à sua preocupação com a eficácia, a administração da vida, a modernidade deixou recuar cada vez mais a consciência moral".

 A corrosão das crenças, instituições e valores já causou muitos danos, diz ele. Localizar o "objetivamente satisfatório" é muito difícil pois exige o crescimento da emancipação individual e as pessoas gostam de padrões e rotinas.

Uma coisa é certa, o fracasso do socialismo, nas palavras do crítico de literatura, Alfredo Monte (Jornal A Tribuna), não ajudou muito a aspirar um "objetivamente satisfatório" que seja alternativa válida para a sociedade de consumo, onde o capitalismo se apresenta com toda sua força avassaladora. Lembremos que o capitalismo tem pouco apreço, praticamente nenhum, na verdade, na base da pirâmide social.

O melhor caminho é deixar florescer cada vez mais as iniciativas individuais. Com o tempo as pessoas saberão definir melhor suas identidades. Vai doer, pois a ausencia de normas nos angustia na luta do dia a dia.

 Aí sim o Espiritismo é de uma utilidade ímpar, como demonstra Paulo Henrique de Figueiredo na sua obra "Revolução Espírita - A Teoria esquecida de Allan Kardec" (Livro indicado por Jon Aizpurua - vide Jornal Opinião), ao dizer que a doutrina dos Espíritos "defende e fundamenta  uma revolucionária moralidade descoberta na era moderna, a autonomia moral ou o autogoverno". Segundo o autor, o espiritismo nega todas as crenças enraizadas do velho mundo quanto às doutrinas que preconizam uma última revolução sangrenta (própria do marxismo) para uma sociedade igualitária.

                              Enfim, chega de teorias e pensamentos coletivos. Assim como cansa ouvir de pastores evangélicos expressões tais como, "Deus unirá o seu rebanho no dia do juízo final", cansa mais a expressão "o coletivo da sociedade decidiu que...".

Roberto Rufo


Nenhum comentário:

Postar um comentário