quinta-feira, 23 de novembro de 2017

18 anos de ICKS - por Alexandre Cardia Machado

18 anos de ICKS

O Instituto Cultural Kardecista de Santos foi fundado no dia 3 de outubro de 1999, não por acaso o dia do nascimento de Hypolite Leon Denizard Rival, o Allan Kardec.

O ICKS é uma instituição cultural criada para divulgar a Doutrina Kardecista. A Doutrina Kardecista é a designação de um segmento que encara o legado do Espiritismo, como um processo dinâmico de compreensão dos problemas humanos, sem conotações místico-religiosas. O pensamento não se cristaliza, se expande, mas permanece ligado ao autor inicial. Por isso, o pensamento de Allan Kardec, seja atualizado, mantido ou refletido estará sempre na base da Doutrina Kardecista.



Pretendemos, com modificações e inovações, manter vivo, contemporâneo e atualizado o pensamento de Allan Kardec. O ICKS mantém em sua sede, cursos periódicos e seqüenciais de formação e expansão do pensamento espírita e, reuniões públicas semanais. Publica naturalmente este jornal o ABERTURA.

O ICKS tem os seguintes princípios que foram construídos a partir de discussão interna dos sócios do Instituto em quatro sessões, em 2012, já após a desencarnação de Jaci Régis, partindo de dois documentos: Modelo Conceitual  a Doutrina Kardecista, de Jaci Régis, e a carta de posicionamento da CEPA Brasil de 2011.

·         O ICKS é, por definição, Kardecista. Portanto, ser Kardecista é entender Kardec através das obras assinadas por ele e interpretar a sua aplicação nos dias de hoje, sem se fechar no passado.
·         Se declara uma instituição laica. 

·         Considera que a Doutrina Espírita foi concebida como ciência, filosofia com consequências morais, resultante de estudos e análises dos planos material e espiritual.

·         Deverá sempre utilizar uma linguagem tipicamente espírita evitando assim viciações de cunho cristão.

·         Deverá manter-se atualizado com a cultura atual e que possua relevância com a Doutrina Espírita.
·         Será um pólo irradiador de ideias, desenvolvendo cursos, pesquisas, fórum de debates e ideias, a fim de propiciar aos interessados em estudos espíritas o maior rol possível de temas, procurando aplicar metodologia de cunho científico e de princípios consagrados pela ciência acadêmica, para obtenção de novos dados, mantendo atualizados os conceitos espíritas e a realidade atual.

·         Entende que os relacionamentos humanos não estão baseados em culpa e castigo.

·         Entende não existir um ser definido como salvador.

·         Entende que a ‘mediunidade’ é uma faculdade natural e foca a sua atenção para o público dos encarnados.

Acreditamos estar cumprindo estes princípios diariamente, através de nossas programações externas, reuniões internas. Ao utilizar este veículo e pela promoção do Simpósio Brasileiro do Pensamento Espírita que por si só já resultou na apresentação durante os mesmos e na distribuição e publicação de 219 trabalhos produzidos por pessoas que deliberaram, pensaram e os criaram livremente e que aqui tieveram garantido um espaço para apresentação.


Teve como presidentes Jaci Régis, Rosana Régis, Alexandre Machado e atualmente Roberto Rufo e Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário