quarta-feira, 29 de novembro de 2017

Abrindo a Mente - O que significa Modelo Conceitual – Doutrina Kardecista? por Alexandre Cardia Machado

Abrindo a Mente


O que significa Modelo Conceitual – Doutrina Kardecista?


Recentemente fui surpriendido por esta pergunta, vinda da platéia enquanto eu proferia uma palestra, ainda que em nosso ambiente, miutas vezes não nos damos conta de que nem todos conhecem a história recente do movimento Laico.

Respondi que havia sido uma proposta de atualização de alguns conceitos, claramente ultrapassados e que precisavam de um novo vigor, ar fresco e que havia sido uma proposta para discussão de Jaci Régis.

Extraíndo d capítulo entitulado “explicação” trago aqui as palavras do autor:

“ Este trabalho é a apresentação de um modelo conceitual, desenvolvido a partir de uma análise crítica e releitura da obra de Allan Kardec.
Cento e cinqüenta anos depois do lançamento de O Livro dos Espíritos, as idéias básicas por ele lançadas continuam válidas. Entretanto, dois fatores evidenciam a necessidade dessa releitura. O aspecto evolutivo do Espiritismo, que permite analisar os progressos realizados pela sociedade humana nesse período e incorporá-los, equilibradamente e a sua transformação em religião, que tende a fraudar seus conceitos revolucionários.

Somente o pensamento religioso pode afirmar que nada precisa mudar, nem atualizar.
Existe um fato inegável, criou-se uma divisão talvez irremediável entre os adeptos. Os que praticam o Espiritismo como uma religião, sendo a grande maioria e os que o entendem como uma reflexão positiva, dinâmica, mas desvinculada do culto, dos rituais que compõem necessariamente o  pensamento religioso.

Parece que o ponto de discórdia nesse processo divisório, é o papel de Jesus de Nazaré. Se aceito como o Cristo formatado pela Igreja, conduz ao dogmatismo e à idolatria e liga o Espiritismo aos cultos cristãos. Se olhado sob a luz do processo evolutivo, torna-se o Mestre, o homem superior com missão especial.

Nosso propósito é apresentar um elenco de idéias em linguagem desvinculada do cristianismo, quer dizer das igrejas cristãs.

A Doutrina Kardecista quer caminhar aberta ao novo, sem perder as raízes do pensamento de Allan Kardec. Santos, março de 2008. Jaci Régis”

Jaci produziu uma brochura, que o ICKS ainda tem disponível para venda, convidou para o debate muitos pensadores, apresentou o seu modelo em várias cidades, nem sempre convencendo, mas de alguma forma divulgando as suas ideias.

Hoje, se analisarmos veremos que muitas de suas contribuições fazem parte de diversos discursos e foram absorvidas, não foi bem assim há nove anos atrás. Claro nem tudo, e nem todos os conceitos novos vingaram, mas vale a pena reler.

Para abrir mais a sua mente: Leia  DOUTRINA KARDECISTA - Modelo Conceitual (reescrevendo o modelo espírita) de Jaci Regis, 1º edição - Março de 2008. Edições ICKS


Nenhum comentário:

Postar um comentário