quinta-feira, 23 de novembro de 2017

O Fanatismo - 2018 promete grandes emoções - por Roberto Rufo

            O Fanatismo - 2018 promete grandes emoções .

 " Do fanatismo à barbárie não há mais do que um passo " ( Denis Diderot ) .



Em uma entrevista que Herculano Pires concedeu ao primeiro Anuário Espírita, em 1964 , localizei a seguinte pergunta :    
                                        
Um fanático espírita pode ser pior que um fanático de outras religiões?

" Do ponto de vista espírita, um fanático espírita, é uma aberração, porque o Espiritismo é uma doutrina racional, que não comporta fanatismo. Já vimos que a fé, no Espiritismo, está sujeita ao exame crítico. Onde se fala de crítica, no sentido exato do termo, que é o do exame aprofundado e sereno das coisas, não há lugar para manifestações de fanatismo. Kardec já dizia, porém, que o entusiasmo excessivo é mais prejudicial à Doutrina que as campanhas dos adversários. Se entendermos por fanatismo o exagerado entusiasmo de certas pessoas, não há dúvida que isso é mais prejudicial à Doutrina do que o fanatismo dos que a combatem" .

Em artigo no jornal O Estado de São Paulo no dia 18.11.2017 , o escritor Marcelo Rubens Paiva manifesta sua preocupação com o ódio despejado por ativistas de teclado desconhecidos . Ele afirma que o ódio procriou e " enratinhou " nas conezões da rede, como ratos percorrendo esgotos . E em seguida desfia uma série de mensagens recebidas por ele atestando a presença dessa doença chamada intolerância .

No final do artigo cita um livro que recomendo de nome " Como curar um fanático " ( 2004 ) do escritor israelense Amós Oz , chamado de traidor pelos fundamentalistas judeus por defender alguns pontos de vista dos palestinos . Esse livro nos faz refletir sobre o que ocorre na internet e na vida real . Reproduzo parte do texto do livro do escritor Amós Oz apresentado por Marcelo Rubens Paiva em seu artigo :

" A síndrome de nossa época é a luta universal entre os fanáticos e o resto de nós . O crescimento do fanatismo pode ter relação com o fato de que, quanto mais complexas as questões se tornam, mais as pessoas anseiam por respostas simples . O fanatismo acredita que, se alguma coisa for ruim, ela deve ser extinta, às vezes junto com seus vizinhos . A arte abre um terceiro olho. Nos faz ver coisas de um modo novo. Uma pessoa curiosa, interessada, é uma pessoa melhor " .

Como podemos assitir pelos últimos acontecimentos , não é coincidência diz Marcelo R. Paiva que a ira dos fanáticos e fundamentalistas se volte contra os escritores e artistas .
Em 2018 teremos eleições para Presidente , Governadores , Senadores e Deputados . Temo que os fanáticos de todos os espectros se apesentem ao venerável público . Uns certamente usarão da violência se acharem necessário , o que faz parte do modus operandi fascista . Outros agora em pele de cordeiro pregando a tolerância , que antigamente não possuíam . Em comum possuem apenas um Projeto de Poder . Espero que os espíritas não se deixem contaminar pelo exagerado entusiasmo , contaminando e prejudicando a Doutrina Espírita , como respondeu Herculano Pires na entrevista citada acima .           


                                                                                                                               

Nenhum comentário:

Postar um comentário