terça-feira, 28 de novembro de 2017

Os charlatães modernos e os incautos de sempre - por Roberto Rufo

Os charlatães modernos e os incautos de sempre

" A ignorância é a maior multinacional do mundo "  ( Paulo Francis )


 Li com profunda indignação na Revista VEJA de 27.09.2017 a reportagem sobre os últimos dias do repórter Marcelo Rezende e sua escolha de abandonar o tratamento médico de quimioterapia devido a fase penosa dos efeitos colaterais.

Minha indignação se refere aos charlatães que cruzaram seu caminho no afã de Rezende em encontrar uma cura milagrosa para o seu câncer no pâncreas.

Primeiro procurou um bispo charlatão no Templo de Salomão, de Edir Macedo, dono da Igreja Universal do Reino de Deus. Provavelmente deixou ali uma boa quantia. Em seguida " orientado " pelo colega de profissão Geraldo Luis, foi ao Centro Espiritual de João de Deus, em Goiás. Ali, o médium charlatão lhe " revelou " que deveria se cuidar com o nutrólogo charlatão Lair Ribeiro.
Vamos conhecer um pouco essas pessoas que sabem muito bem se aproveitar de quem possui um pensamento místico e se encontram em grandes dificuldades de saúde.

Comecemos por João de Deus.  É analfabeto funcional,  dono de instituições de caridade, de uma fazenda onde planta soja e cria gado, além de sócio de um garimpo. As supostas curas proporcionadas pelo médium atraem multidões à pequena cidade, a tal ponto que se constituem na principal fonte de renda do município. A esse respeito o ex-prefeito Itamar Gomes afirmou que "Não sei o que será de Abadiânia quando João de Deus morrer ".

Na "casa" em que atende os pacientes há paredes ornadas por imagens de santos católicos e do próprio médium, onde pessoas fazem orações e adorações. Quando ficou doente internou-se no Hospital Albert Einstein. Indagado porque não se curou a si mesmo, respondeu com uma " pérola " de lógica : " um cabeleireiro não corta o seu próprio cabelo ".

Afastemos o Espiritismo de qualquer relação com esse tipo de mediunidade. Quem ler com calma e praticar os conselhos ofertados  no Capítulo XXVIII do Livro dos Médiuns - Charlatanismo e Prestigitação - saberá afastar da Doutrina Espírita fenômenos que em sua prática estão em desacordo com os conceitos espíritas.

Passemos agora ao charlatão pseudocientífico Lair Ribeiro, que em priscas eras se notabilizou com livros e cursos de auto ajuda. Eram tempos de uma moda chamada neurolinguística. Agora o charlatão notabilizou-se na internet por propagar a dieta cetogênica como arma eficaz contra o câncer. " O câncer de pâncreas metastático é agressivo e não há alimentação  que possa melhorar ou piorar o prognóstico ", explica o mestre e doutor em cirurgia do fígado e aparelho digestivo pela Unicamp Ben-Hur Ferraz Neto. O charlatão Lair Ribeiro afirmou que só encontrou o repórter Marcelo Rezende uma única vez. Os parentes negam e afirmam que o contato era frequente. O jornalista passou semanas na cidade de Ribeirão Preto, onde atua uma médica ligada ( ou será melhor dizer cúmplice ? ) ao método de Lair Ribeiro. 

O Sr. Marcelo Rezende relatou que pagava R$ 50.000,00 semanais pelas práticas, que envolviam cápsulas " importadas ". Obviamente não deu nada certo. Quando Marcelo Rezende voltou a ser internado, com fortes dores, o charlatão Lair Ribeiro ficou uma hora com ele ao telefone dizendo que a dor é o caminho para a cura.

Os vigaristas não possuem limites para sua megalomania e egocentrismo.

Afastemos o Espiritismo dessas pseudoteorias alternativas que pregam o abandono dos métodos tradicionais da medicina. É necessário nos educarmos através da doutrina espírita para o momento da desencarnação, que com certeza será uma ferramenta poderosa no impedimento para procura de propostas mágicas nos momentos delicados de saúde que por ventura tenhamos que ultrapassar. A certeza da vida futura é a chave para o sucesso. Segundo Herculano Pires com o Espiritismo a vida futura não é mais simples artigo de fé, ou simples hipótese. É uma realidade provada pelos fatos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário