segunda-feira, 25 de junho de 2018

A brincadeira foi longe demais - por Roberto Rufo


A brincadeira foi longe demais


" Assim como não se faz um omelete sem quebrar os ovos, ninguém faz uma revolução sem destruir os povos (Millôr Fernandes).

" As revoluções são a locomotiva da história " (Karl Marx).


Notícia de última hora !. A mais prestigiosa revista de esquerda da França Les Temps Modernes, criada por Jean Paul Sartre e Simone de Beauvoir, rompeu com o chavismo e denunciou a escalada autoritária de Nicolás Maduro. Com o título - " Venezuela - O País das Fraturas ", intelectuais de esquerda escreveram sobre o fracasso do regime adotado por Hugo Chávez.

 Em resumo, os ratos começam a abandonar o navio que por tanto tempo alimentaram com fortes ventos nas velas bolivarianas. Querem agora " tirar o corpo fora " e saírem bonitos na fotografia do socialismo eterno. Está salva a  pureza doutrinária. Não adianta, moral é que nem virgindade, perdeu está perdida. Em breve, tal como afirmaram sobre Stalin ao descobrirem todo o seu regime de terror, muitos dirão que na verdade Hugo Chávez era da direita.
Quando todos os regimes socialistas do Leste Europeu desmoronaram, criou-se a expressão socialismo real, que não teria nada a ver com o imaculado socialismo. Prevejo o dia em que Fidel Castro também será acusado de direitista.

A Revista Les Temps Modernes conclui dizendo que " desde a derrota de Maduro nas eleições legislativas de 2015, o regime perdeu sua legitimidade e caminha a passos largos para o autoritarismo ". Só agora eles perceberam? Bom, antes tarde do que nunca. Parece que somente a senadora Gleisi Hoffman, por obtusidade córnea ou má fé cínica, permanecerá no barco da revolução bolivariana conversando com os pássaros.

Do outro lado, no Brasil,  começam a surgir discursos de Generais da Reserva (muito provavelmente falando pelos Generais da ativa que não podem se manifestar) pregando uma intervenção militar para livrar o Brasil da chaga dos corruptos. Antigamente era para nos livrar dos comunistas, mas estes estão tão fora de moda que não merecem mais citação. Se o deputado Jair Bolsonaro, por um desvio moral do destino (eles acontecem, o Trump está aí para atestar) for eleito Presidente da República poderíamos ter o Alexandre Frota como Ministro da Cultura. Já imaginaram? Bem, para um país que já teve um presidente limítrofe como o Figueiredo tudo pode acontecer. Em ambas as situações citadas quem acaba sempre sofrendo? 

Sofrem todos aqueles que prezam pela liberdade de pensar, que traz como consequência a liberdade de consciência, aquele pensamento íntimo que pertence a todos os seres humanos, segundo os espíritos nos falam em resposta à pergunta 835. E nos dizem que ninguém tem o direito de impor entraves à liberdade de consciência. 

 O pior desses regimes é se julgarem no direito de constranger as pessoas a agir de maneira diversa ao seu modo de pensar. Falta-lhes uma verdadeira noção de civilização e progresso. E sejam auto nomeados de direita ou de esquerda, existe sim segundo Millôr Fernandes uma diferença fundamental entre um e outro modo de pensar. A Direita acredita cegamente em tudo que lhe ensinaram, e a Esquerda acredita cegamente em tudo que ensina. Oremos !


Roberto Rufo.

Artigo publicado no jornal ABERTURA de maio de 2018


Nenhum comentário:

Postar um comentário