quarta-feira, 13 de maio de 2009

Livro - Desafios do Kadu de autoria de Cláudia Régis Machado

 KADU CRESCEU E VOLTOU - livro de passatempo espírita


Claudia Regis Machado publicou “Kadu e o Espírito Imortal”, interessante livreto de introdução à Doutrina Kardecista, dentro de um dinamismo gráfico e de pesquisa.
O Kadu era, então, um menino.
Passados anos Kadu cresceu e ela lançou agora um produto editorial inédito no mercado livreiro espírita. Trata-se do Desafios do Kadu.
É um coquetel de palavras cruzadas e muitas outras brincadeiras. Ao final o leitor terá percorrido divertido trajeto de conhecimentos sobre os fundamentos, autores, idéias da Doutrina Kardecista.

SERVIÇO
Desafios do Kadu, formato 15x21 cm. Para pedido pelo correio, incluindo as despesas postais, o preço é R$ 13,00. Pedidos ao ICKS pelo e-mail ickardecista1@terra.com.br.
CAPA DO JORNAL ABERTURA MÊS DE MAIO


Confira a capa do ABERTURA mês de Maio que além das manchetes vistas que você leitor e não leitor podem vêr, mas também:
Notícias sobre o IV FÓRUM DO LIVRE PENSAR TEVE BOA REPERCUSSÃO.
EditoriaL, MEDIUNIDADE: NOSSO CALCANHAR DE AQUILES
Imprensa Espírita, O ABORTO DA MENINA DE 9 ANOS
Carolina e Reinaldo de Lucia, com a coluna Mundo atual que tem como título E NÓS, NÃO ATUALIZAMOS?
Ademar Chioro dos Reis com o artigo, UM CONVITE AO DEBATE.
Entre tantos outros assuntos...
Se você não é assinante entre em contato ickardecista@terra.com.br e peça já o seu exemplar.

PRESIDENTE DA CEPA RESPONDE AO ICKS - por Jaci Régis

PRESIDENTE DA CEPA RESPONDE AO ICKS O presidente da CEPA, Dante Lopez teve a gentileza de responder a carta que enviamos propondo a criação de uma Comissão para criar um novo modelo doutrinário da CEPA. Ele vai encaminhar o assunto ao Conselho Executivo. Entretanto, alguns pontos de sua amável carta precisam ser melhor esclarecidos. Por isso, remetemos a carta abaixo com esclarecimentos que julgamos necessário à boa compreensão da proposta apresentada. Um abraço do Jaci RESPOSTA DE JACI REGIS AO PRESIDENTE DA CEPA Santos, 12 de maio de 2009 Prezado Dante, Em primeiro lugar, quero agradecer sua sábia decisão de submeter ao Conselho Executivo da CEPA minha proposta. Entretanto, permito-me fazer comentários sobre o texto de sua afetuosa carta. Faço-o fraternalmente e no estrito desejo de colaborar para o esclarecimento das coisas. Para que a discussão no Conselho Executivo não seja apenas política, mas essencialmente doutrinária. Comento alguns itens da carta: Por otro lado, todos sabemos las graves dificultades que afrontan nuestros compañeros Brasileros frente a las distorsiones que ha sufrido y sufre el Espiritismo en ese inmenso país. También lo que "derrama" para otros países con su fuerza de difusión y poder económico el sector de personas que ha hecho de esta Doctrina una nueva Religión, a contramano de lo que desearíamos muchos otros. Ora, o pensamento de Allan Kardec tem sido adulterado pelas injunções culturais, sem dúvida. Devido à tendência religiosa não apenas no Brasil, mas em toda a parte. Assim, as dificuldades são gerais e não apenas no Brasil. Creio que na Argentina, na Venezuela em Porto Rico, enfim, em toda a parte. Mas o mais importante é a análise que você faz do meu propósito: Ahora bien, nuestros amigos del ICKS, liderados por Jaci, nos hacen una propuesta para alterar algunos conceptos que hemos mantenido vigentes a través de las generaciones, como por ejemplo respetar que hay múltiples interpretaciones de la Doctrina Espírita, porque múltiples son las idiosincrasias y las necesidades de nuestros hermanos los seres humanos. Vejo que minha proposta foi virtualmente rejeitada, quando se diz que pretendo “alterar alguns conceitos tem sido mantidos vigentes através de gerações” Certamente isso é verdade, mas o que a CEPA pretende? Ela tem levantado a bandeira da atualização do Espiritismo e quer também manter práticas ancestrais? Não creio que a CEPA deva ter muitos Espiritismos. O que pretendo é que a CEPA defina o que pensa do Espiritismo. Você parece admitir que haja vários “Espiritismos”, que uma entidade possa ser adesa à CEPA e ter pensamento e prática tipicamente de uma religião. E a CEPA é laica. O que significa tudo isso? Se o pensamento é manter a estrutura ancestral, por que propagar a idéia de atualização? Não sei se entendi, mas você propõe que cada um tenha o Espiritismo que deseja. Ou seja, por exemplo, promover um congresso denominado de laico e todos falem como religiosos? A proposta que apresentei é para elaborarmos, em conjunto, um Novo Pensar Espírita sobre Deus, o homem e o Mundo, numa estrutura conceitual atual, dinâmica, produtiva. Que não elimina o trabalho básico de Allan Kardec, mas prossegue além dele. Espero que tenha compreendido mal suas palavras. Mas reafirmo que a CEPA, na minha visão, precisa dizer que Espiritismo adota. E decidir-se, como fez quando declarou-se textualmente laica, porque as transcrições que você fez do Congresso de 1975, são genéricas, sem precisão. De qualquer forma, reafirmo minha convicção no futuro de nossa instituição e que haveremos de abrir nossas mentes e debater, sem prevenção ou medo, nosso ideal. Prezado amigo, reafirmo meu apreço pessoal e fraternal por você. Atenciosamente Jaci Regis CARTA RESPONDIDA POR DANTE LOPEZ - PRESIDENTE DA CEPA Confederación Espírita Panamericana Fundada en Bs. As. ARG. El 12/10/1946 WWW.CEPANET.ORG Rafaela, 7 de abril de 2007 Sr. Presidente del INSTITUTO CULTURAL KARDECISTA DE SANTOS Jaci Regis Jaci y amigos del ICKS: Respondiendo a su carta enviada esta semana, quisieramos hacer algunas consideraciones previas: Antes que nada manifestarles en nuestro nombre y en el de los compañeros la alta estima en que tenemos a nuestro querido amigo Jaci, a su esposa Palmira, sus hijas y todos los miembros de esa Institución que tanto trabajo hace en pos de la difusión de nuestra querida Doctrina Espírita. Su labor, reflejada en participaciones en Congresos, realización de Eventos, Libros y Documentos publicados es utilizada por muchas personas como conceptos innovadores que nos ayudan a comprender el Mensaje Espírita de Amor, Solidaridad y Tolerancia. “La Evolución es solitaria, pero también es solidaria”, creo recordar como un pensamiento emanado de su claridad de conceptos. Por otro lado, todos sabemos las graves dificultades que afrontan nuestros compañeros Brasileros frente a las distorsiones que ha sufrido y sufre el Espiritismo en ese inmenso país. También lo que "derrama" para otros países con su fuerza de difusión y poder económico el sector de personas que ha hecho de esta Doctrina una nueva Religión, a contramano de lo que desearíamos muchos otros. Contrariamente a lo que se pueda suponer, la CEPA ha sostenido la bandera del Espiritismo laico y librepensador desde sus comienzos y ha reiterado esa posición a través de múltiples Declaraciones, Artículos y Publicaciones. Puede verse como ejemplo la DECLARACIÓN DEL X CONGRESO DE MAR DEL PLATA 1975: 1. CONSTITUYE EN EL ORDEN PSICOLÓGICO UNA CIENCIA POSITIVA Y EXPERIMENTAL. 2. ES LA FORMA CONTEMPORÁNEA DE LA REVELACIÓN ESPIRITUAL. 3. MARCA UNA ETAPA REVOLUCIONARIA EN EL PROGRESO ESPIRITUAL DE LA HUMANIDAD. 4. ENALTECE LA RAZÓN, FOMENTA EL SENTIMIENTO Y SATISFACE LA CONCIENCIA. 5. DA SOLUCION A LOS MÁS DIFÍCILES PROBLEMAS SOCIALES, MORALES Y ESPIRITUALES. 6. NO IMPONE CREENCIAS, SINO INVITA AL ESTUDIO Y LA REFLEXIÓN. 7. REALIZA UNA SÍNTESIS CIENTÍFICA, FILOSÓFICA Y MORAL QUE RESPONDE A UNA NECESIDAD DE PROGRESO HISTORICO. Los mismos conceptos se han ido reiterando más reciente y contundentemente en Caracas 1990, Porto Alegre 2000, Rafaela 2004 y Puerto Rico 2008. Hemos hecho de la lucha pacífica una bandera, estamos convencidos que con los principios de Trabajo, Solidaridad y Tolerancia seguimos los caminos de quien sentó las bases del Espiritismo y de muchos de quienes los siguieron, sin por ello abdicar a nuestros principios. Ahora bien, nuestros amigos del ICKS, liderados por Jaci, nos hacen una propuesta para alterar algunos conceptos que hemos mantenido vigentes a través de las generaciones, como por ejemplo respetar que hay múltiples interpretaciones de la Doctrina Espírita, porque múltiples son las idiosincrasias y las necesidades de nuestros hermanos los seres humanos. Por respeto a la trayectoria de esta Institución adherida y amiga de Santos y su líder natural, Jaci, nos comprometemos a analizar en profundidad su solicitud en nuestra próxima reunión de Consejo Ejecutivo, que tendrá lugar en Buenos Aires el próximo 23 de mayo. Esperamos que cualquiera sea el resultado de nuestra respuesta continuemos contando con la amistad de todos, ya que ninguna contraposición de ideas debiera alterar el afecto que sentimos entre verdaderos compañeros del Ideal Espírita. Saludamos a uds. con afecto y respeto. Dante López Presidente Raúl Drubich Secretario

terça-feira, 5 de maio de 2009

O XXI CONGRESSO PODERÁ ESTABELECER UM NOVO PRINCIPIO DOUTRINÁRIO DA CEPA

A CEPA declarou-se laica no Congresso de Caracas. Abriu a discussão sobre a atualização do Espiritismo no Congresso de Porto Alegre.
O XXI Congresso Espírita Panamericano que será realizado em Santos, no ano de 2012, poderá ser o que estabelecerá uma nova plataforma doutrinária da CEPA.
O ICKS, enviou ao presidente da CEPA, Dante Lopez, oficio pedindo a criação de uma Comissão para estudar essa nova plataforma, a partir do Novo Modelo Conceitua l - Reescrevendo o modelo espírita, apresentado por Jaci Regis, no XX Congresso Espírita Panamericano, em Porto Rico.
Essa Comissão apresentaria no Congresso de 2012 o texto de uma Manifesto expondo a posição doutrinária da CEPA.
Damos abaixo o inteiro teor do ofício enviado, pela Internet no dia 4 de maio de 2009.

Santos, 4 de maio de 2009
Ilmo.Sr.
Dante Lopez
Presidente da CEPA

Prezado Dante,

O ICKS, na qualidade de entidade adesa à CEPA,
Considerando que a CEPA declarou-se laica e, portanto, modificou o conteúdo doutrinário, relativamente ao que aceitava anteriormente,
Considerando que é urgente estudar e decidir sobre os conteúdos doutrinário da CEPA,
Considerando que no XX Congresso Espírita Panamericano, realizado em San Juan, Porto Rico, Jaci Regis apresentou o NOVO MODELO CONCEITUAL –REESCREVENDO O MODELO ESPÍRITA,
Considerando que esse Modelo vem sendo debatido entre espíritas ligados à CEPA que, de modo geral o consideram útil para servir de base para um posicionamento da CEPA,
Considerando que em 2012, na cidade de Santos será realizado o XXI Congresso Espírita Panamericano,
Propõe:
1. seja criada uma comissão para estudar o referido Modelo Conceitual e utiliza-lo como base para um novo posicionamento doutrinário da CEPA.
2- que essa Comissão termine seus trabalhos de modo que ao final do XXI Congresso, em Santos, seja produzida uma Declaração de Princípios Doutrinários a ser adotado pela CEPA e entidades afiliadas e adesas.

Atenciosamente
Instituto Cultural Espírita de Santos

Jaci Regis – presidente
Rosana Regis Oliveira- vice presidente
Antonio Ventura- secretário
Mauricy Antonio da Silva – tesoureiro

quarta-feira, 29 de abril de 2009

XI Simpósio Brasileiro do Pensamento Espírita
De 9 a 12 de Outubro de 2009

Criado em 1989, o SBPE SIMPÓSIO BRASILEIRO DO PENSAMENTO ESPÍRITA, é um espaço aberto para o debate de idéias, reflexões, pesquisas e investigações, sobre a ótica do Espiritismo.Ele recebe os trabalhos e seus autores sem qualquer censura ou preconceito. É o Espiritismo aberto, atualizando-se, debatendo temas e idéias não apenas de sua própria estrutura doutrinária, mas na análise de fatos e ocorrências da sociedade em geral.A cada dois anos os estudiosos da doutrina que tenham a mente aberta , sejam quais forem suas idéias, encontram a oportunidade de apresentar o que pensam e debater seu pensamento de maneira aberta e fraterna.Uma das características do SBPE é que ele não apresenta um tema básico, nem um temário prévio. Os temas e assuntos que compõem o temário de cada SBPE reproduzem os trabalhos apresentados.Com isso temos um extraordinário leque de opiniões e idéias que fertilizam o pensamento espírita.Além da apresentação de trabalhos, são programados seminários, reuniões plenas, mesas redondas ou conferências.Nesses 20 anos em que o SBPE vem sendo realizado, milhares de espíritas do Brasil e exterior, participaram desses debates e criaram laços de confraternização e amizade.O SBPE foi, até 1999, realizado pela LICESPE - Livraria Cultural Espírita Editora, departamento da Comunidade Assistencial Espírita Lar Veneranda. A partir de 2001 ele passou a ser organizado pelo o ICKS - Instituto Cultural Kardecista de Santos, que sucedeu a Licespe.

COMO PARTICIPAR

Envio de Trabalhos e Datas de Entrega
Os que desejarem participar com trabalho deverão seguir os seguintes procedimentos e prazos:

Resumo
Até 31 de maio, os autores deverão enviar um Resumo com a síntese do tema que pretendem desenvolver. O Resumo deverá ocupar apenas uma página A4, formatado no corpo 12, Times New Roman, com margens de 2 cms. A Comissão Organizadora examinará exclusivamente a compatibilidade do tema com o Espiritismo. Não haverá qualquer censura sobre as idéias expostas. O Resumo deverá ser enviado por e-mail, ickardecista@terra.com.br.

Trabalho Total
O inteiro teor do trabalho deverá ser formatado conforme enviado até 31 de agosto. Não há limite para o número de páginas, mas espera-se que dentro de padrões razoáveis.Não há limite para o número de páginas, mas espera-se que dentro de padrões razoáveis.

Anais do SBPE
Todos os trabalhos serão editados em CD, que estará a disposição no início do SBPE.

HOSPEDAGEM

São 3 diárias incluído café da manhã e a inscrição para o 11º SBPE.
Entrada - dia 09 de Outubro - check-in às 12:00.
Saída - dia 12 de Outubro - check-out às 12:00.
O pagamento pode ser feito por depósito bancário identificado ou por boleto bancário. Para solicitar qualquer uma das duas opções de pagamento é necessário entrar em contato por e-mail: ickardecista@terra.com.br ou por telefone (13) 3284 2918 pedindo maiores informações.
O Prazo para Confirmação de Reservas: até o mês de Agosto.
Somente a inscrição: R$ 65,00.
Confira na tabela acima, os valores juntamente com as formas de pagamento.

terça-feira, 28 de abril de 2009

Modelo Conceitual - Doutrina Kardecista - como conseguir um exemplar - Jaci Régis

Novo Modelo Conceitural debatido em Porto Alegre No dia 25 de abril, na sede do Centro Cultural Espírita de Porto Alegre, foi debatido o Novo Modelo Conceitual. Além dos membros do CCEPA, participou grupo de Pelotas e, também, de Florianópolis,SC. Durante duas horas Jaci Regis apresentou sua proposta que foi geralmente bem aceita. Prepara-se outras iniciativas para a divulgação do Novo Modelo. As pessoas que desejarem receber o livreto com o texto do Novo Modelo poderão  solicitar diretamente pelo e-mail ickardecista1@terra.com.br









A boa notícia é que este livreto está disponível também online, de forma gratuita.

Baixe aqui:

Em Português:


Em Espanhol:

sábado, 18 de abril de 2009

152 anos da primeira edição de O Livro dos Espíritos

Hoje, 18 de abril de 2009 completaram 152 anos da primeira edição de O Livro dos Espíritos, de Allan Kardec. Ele iniciava uma reflexão sobre os motivos da existencia, a natureza do ser humano, a atuação da divindade . É toda uma nova visão das coisas. Ele foi também sábio ao estabelecer que o Espiritismo que criou, seria científico ou morreria, no sentido de que o pensamento espírita haveria de acompanhar o progresso da humanidade. Naquele dia e até a sua desencarnação, em 1869, ele previu que as coisas se avolumariam, que o tempo exigiria uma atenção total para que a doutrina não envelhecesse. Hoje o mundo é racialmente diferente daquele histório dia. Os estudiosos da obra de Allan Kardec devem ter a humildade de reconhecer o seu extraordinário valor e aceitar que o modelo em que ele se baseou era o disponível, isto é, o modelo cristão. Esse modelo está superado, porque erguido sobre bases falsas. Agora é tempo de repensar os pensamentos de Kardec num novo modelo, numa visão mais ampla das coisas do que o que a Igreja criou e sedimentou por milênios.
A tarefa é urgente para que o Espiritismo acompanhe o progresso.

quarta-feira, 15 de abril de 2009


O ICKS abre este espaço para interagir com leitores, espíritas e não espíritas interessados nos fundamentos do Espiritismo. Nele estaremos comentando fatos, opinando, noticiando eventos. Estamos abertos ao dialogo.

terça-feira, 14 de abril de 2009

A PERPLEXIDADE DIANTE DOS FATOS
Jaci Regis

O panorama social do mundo neste século vinte e um é extremamente confuso, dinâmico, rico e pobre, violento e promissor.
Entretanto, é impossível ficar passivo diante da sucessão dos fatos.
Fatos que se modificam constantemente, que mudam cenários de um dia para a outro.
Isso tem provocado profunda preocupação nos religiosos em geral.
Um espírita escreveu que não fosse a reencarnação, deixaria praticamente de acreditar em Deus, tal a impressão de abandono e impassividade da divindade diante dos fatos.
Para ele, encontrar a culpa nas pessoas, relativamente ao passado, alivia a impassividade divina.
O exame é falho porque a reencarnação não é um instrumento de punição moral, nem o Universo se assenta na perspectiva do pecado e do castigo.
Vemos o papa católico, vestido à moda da Idade Média falando a multidões e à mídia, com idéia da Idade Média, sem que suas palavras causem efeito.
Da mesma forma os evangélicos, principalmente os pentecostais, arregimentam multidões, em shows de fé e arrecadação, mobilizando recursos da mídia eletrônica, sem que se veja qualquer atitude positiva na mudança das coisas, na modificação do ambiente.
N a verdade quem tumultua e muda é o materialismo que é genericamente apontado como o culpado de tudo.
É preciso, porém, definir esse materialismo.
Não se trata de um esquema filosófico, nem uma opção consistente. Esse materialismo representa a insatisfação generalizada, s subversão comportamental relativamente aos parâmetros que se instituíram na sociedade cristã. Talvez seja mais apropriado chama-lo de comportamento oportunista. Como ocorre com certas doenças que afloram devido à queda das defesas do organismo.
Essa insatisfação reflete a falta de perspectiva real, imortal da sociedade nominalmente espiritualista, mas que se envolve deliberadamente no sexualismo, no consumismo e na falta de perspectiva.
Esse materialismo solapou a religião, destruiu a estrutura familiar antiga e precipita a sociedade no jogo perigoso do desejo e do prazer.
Essa análise é mais ou menos unânime nos textos e discursos religiosos. Neles as religiões se escusam de qualquer culpa, pois se mantém como sempre foram.
É mesma coisa que pais que dão péssimos exemplos e quando os filhos se transviam alegam que a culpa é deles, das más companhias, do consumismo, enfim, nada com eles mesmos.
Como compreender a sucessão dos fatos que derrubam antigas ordenações morais
Por que o materialismo é tão sedutor?
Por que a porta da perdição é larga?
Na atual crise econômica o que menos se fala é em ética. Mas fundamentalmente ela decorre da ganância, da esperteza, da deliquencia de colarinho branco que corrompe as estruturas sociais.
Todavia poucas vozes se levantam para apontar essa falha básica, que não apenas do capitalismo, mas de todos os regimes e ideologias.
Tenta-se remendar com trilhões de dólares. A questão ética fica de lado até na crista da crise, quando nos Estados Unidos, foram pagos bônus milionários a executivos, mesmo tendo o dinheiro origem pública.
Seria demais apontar o fracasso das religiões como causa básica do avanço do materialismo?
O que pede a sociedade moderna?
A sociedade moderna olha para o que diz a ciência. A ciência se define como materialista, no sentido de restringir seu campo de atuação, no caso do ser humano, ao corpo.
Aqui, no corpo, estaria a base de tudo. A neurologia pretende responder a todas as perguntas sobre o comportamento através de complicadas explicações das funções cerebrais descartando qualquer natureza espiritual do ser humano.
Então, a religiões – católica, evangélica ou espírita - fazem de conta que nada mudou, que seus fundamentos continuam intactos, que o comportamento humano derivados das necessidades, desejo, desvios, seja do que for, está errado e que o único caminho é retornar aos roteiros por elas estabelecidos.
Todas essas religiões são cristãs. Isto é, estão baseadas no modelo criado pela Igreja nos primórdios da era cristã e que, estão comprovadamente falhos, incapazes de entender a natureza do ser humano e de dar uma diretriz objetiva para sua vida.
Vivem de rituais, de discursos repetitivos.
A verdade é que as religiões em toda a história são movimentos organizados para exercer o poder.
Promovem a fé, mas não a espiritualidade.
Desprovidas do poder real patinam em doutrinações que não questionam a natureza das emoções, medos e insatisfações do ser humano.