domingo, 15 de junho de 2014


Não sou favorável  em dar cartaz a religiosos de qualquer tipo em periódicos espíritas . Mas tenho que admitir uma certa inveja em não ter produzido o texto que o Papa Francisco produziu intitulado " Papa manda lições para os atletas do mundial". Ele  produziu um material claro, limpo, direto, imparcial e de caráter universal. Um texto belíssimo com um conteúdo magnífico que vai ao encontro do pensamento espírita em todos os sentidos. Leia o texto e comente. 

ROBERTO RUFO

"Queridos amigos, 

É com grande alegria que me dirijo a vocês todos, amantes do futebol, por ocasião da abertura da Copa do Mundo de 2014 no Brasil. Quero enviar uma saudação calorosa aos organizadores e participantes; a cada atleta e torcedor, bem como a todos os espectadores que, no estádio ou pela televisão, rádio e internet, acompanham este evento que supera as fronteiras de língua, cultura e nação. 

A minha esperança é que, além de festa do esporte, esta Copa do Mundo possa tornar-se a festa da solidariedade entre os povos. Isso supõe, porém, que as competições futebolísticas sejam consideradas por aquilo que no fundo são: um jogo e ao mesmo tempo uma ocasião de diálogo, de compreensão, de enriquecimento humano recíproco. O esporte não é somente uma forma de entretenimento, mas também - e eu diria sobretudo - um instrumento para comunicar valores que promovem o bem da pessoa humana e ajudam na construção de uma sociedade mais pacífica e fraterna. Pensemos na lealdade, na perseverança, na amizade, na partilha, na solidariedade. De fato, são muitos os valores e atitudes fomentados pelo futebol que se revelam importantes não só no campo, mas em todos os aspectos da existência, concretamente na construção da paz. O esporte é escola da paz, ensina-nos a construir a paz. 

Nesse sentido, queria sublinhar três lições da prática esportiva, três atitudes essenciais para a causa da paz: a necessidade de “treinar”, o “fair play” e a honra entre os competidores. Em primeiro lugar, o esporte ensina-nos que, para vencer, é preciso treinar. Podemos ver, nesta prática esportiva, uma metáfora da nossa vida. Na vida, é preciso lutar, “treinar”, esforçar-se para obter resultados importantes. O espírito esportivo torna-se, assim, uma imagem dos sacrifícios necessários para crescer nas virtudes que constroem o carácter de uma pessoa. Se, para uma pessoa melhorar, é preciso um “treino” grande e continuado, quanto mais esforço deverá ser investido para alcançar o encontro e a paz entre os indivíduos e entre os povos “melhorados”! É preciso “treinar” tanto… 

O futebol pode e deve ser uma escola para a construção de uma “cultura do encontro”, que permita a paz e a harmonia entre os povos. E aqui vem em nossa ajuda uma segunda lição da prática esportiva: aprendamos o que o “fair play” do futebol tem a nos ensinar. Para jogar em equipe é necessário pensar, em primeiro lugar, no bem do grupo, não em si mesmo. Para vencer, é preciso superar o individualismo, o egoísmo, todas as formas de racismo, de intolerância e de instrumentalização da pessoa humana. Não é só no futebol que ser “fominha” constitui um obstáculo para o bom resultado do time; pois, quando somos “fominhas” na vida, ignorando as pessoas que nos rodeiam, toda a sociedade fica prejudicada. 

A última lição do esporte proveitosa para a paz é a honra devida entre os competidores. O segredo da vitória, no campo, mas também na vida, está em saber respeitar o companheiro do meu time, mas também o meu adversário. Ninguém vence sozinho, nem no campo, nem na vida! Que ninguém se isole e se sinta excluído! Atenção! Não à segregação, não ao racismo! E, se é verdade que, ao término deste Mundial, somente uma seleção nacional poderá levantar a taça como vencedora, aprendendo as lições que o esporte nos ensina, todos vão sair vencedores, fortalecendo os laços que nos unem. 

Queridos amigos, agradeço a oportunidade que me foi dada de lhes dirigir estas palavras neste momento e prometo minhas orações para que não faltem as bênçãos celestiais sobre todos. Possa esta Copa do Mundo transcorrer com toda a serenidade e tranquilidade, sempre no respeito mútuo, na solidariedade e na fraternidade entre homens e mulheres que se reconhecem membros de uma única família. Muito obrigado!"


Texto proveniente da página http://pt.radiovaticana.va/news/2014/06/12/as_3_li%C3%A7%C3%B5es_de_francisco_para_uma_copa_de_solidariedade/bra-806415
do site da Rádio Vaticano 

quarta-feira, 4 de junho de 2014






1º  - O governo americano gasta 1 bilhão de dólares por ano para ensinar a teoria do criacionismo nas escolas.
Esse montante é bem significativo: maior que o PIB de 23 países, segundo a ONU, como os orçamentos de Zanzibar e São Tomé e Príncipe.
O recurso é gasto em forma de subsídios públicos destinado a escolas privadas. 
Os programas didáticos de muitas dessas escolas nem incluem, paralelamente aos ensinamentos cristãos, a teoria da evolução ou outros fatos científicos.
E os livros vão além da criação do mundo em sete dias, segundo a reportagem: desdenham do secularismo, desacreditam momentos de descobertas científicas históricas e até hostilizam cientistas famosos.

Comentário : as escolas são privadas mas o dinheiro é público . O não ensinamento da Teoria da Evolução nessas escolas , amplamente aceita no mundo científico e conforme o ideário espírita , é fruto da enorme pressão conservadora republicana nos EUA da era Bush e do Tea Party .

2º  - Nos EUA, as escolas públicas, por lei, não podem colocar a teoria criacionista no currículo. Mas estados como Louisiana e Tennessee decidiram criar leis próprias para permitir isso.
Um levantamento da Slate Magazine achou dezenas de escolas públicas que ensinam criacionismo aos alunos.

Comentário : Esses estados do sul dos EUA , escravocratas no passado , em muitas coisas veem o progresso como uma manifestação do demônio . E lá como cá , prevendo dificuldades em  reelegerem-se, muitos políticos do Partido Democrata estão saltando do barco e se atirando de corpo e alma no Partido Republicano. Calculem o que eles devem achar do Espiritismo.

3º  -  A Escola Presbiteriana Mackenzie decidiu que até o quarto ano só ensinará o projeto criacionista deixando a apresentação da proposta evolucionista para um momento oportuno de aprendizado aos alunos mais próximos da juventude.

Comentário : as pessoas devem ser motivadas,  desde crianças, a aprender a utilizar a mentalidade científica, pois esta não está sujeita a mitos, coisas sobrenaturais, misticismos , tão significativos do pensamento mágico religioso . O sonho dos conservadores é colocar percalços na utilização do livre-arbítrio. O Espiritismo não abraçaria esse programa educacional.                                                                                      

Roberto Rufo 

segunda-feira, 19 de maio de 2014

RACISMO X RACISMO - da redação




                  RACISMO X RACISMO


              “O racismo é a tendência do pensamento ou o modo de pensar, em que se dá grande importância à noção da existência de raças humanas distintas e superiores umas às outras, normalmente relacionando características físicas hereditárias a determinados traços de caráter e inteligência ou manifestações culturais. O racismo não é uma teoria cientifica, mas um conjunto de opiniões preconcebidas que valorizam as diferenças biológicas entre os seres humanos, atribuindo superioridade a alguns de acordo com a matriz racial.

              A crença da existência de raças superiores e inferiores foi utilizada muitas vezes para justificar a escravidão , o domínio de determinados povos por outros, e os genocídios que ocorreram durante toda a historia da humanidade e ao complexo de inferioridade, se sentindo, muitos povos, como inferiores aos europeus (wikipedia).”

              Cristovam Buarque, senador ( PDT) argumenta que "o Brasil é um país dividido, que abriga a maior concentração de renda do mundo e um modelo de apartheid: o apartheid social brasileiro." Ele diz que que em vez de "um espectro de desigualdade", há agora "uma ruptura entre os incluídos e os excluídos."  Argumenta ainda que a sociedade está ameaçada por "um hiato entre ricos e pobres tão grande que em todo o país haverá um crescimento separado, nos moldes da Africa do Sul, sob o apartheid" e que enquanto isso está acontecendo no mundo, "O Brasil é o seu melhor exemplo."

             Kardec ressalta que "na reencarnação desaparecem os preconceitos de raças e de castas, pois o mesmo Espírito pode tornar a nascer rico ou pobre, capitalista ou proletário, chefe ou subordinado, livre ou escravo, homem ou mulher. Se, pois, a reencarnação funda numa lei da Natureza o princípio da fraternidade universal, também funda na mesma lei o da igualdade dos direitos sociais e, por conseguinte, o da liberdade"

             Digo eu que, os atos racistas somente cessarão quando se perceber que a quantidade de melanina não torna as pessoas superiores nem inferiores, somente traz variações dentro da mesma espécie - a Homo sapiens.


E você leitor, o que pensa do racismo? Deixe sua opinião 


terça-feira, 6 de maio de 2014



 O Trabalho associado à Educação 



                                                                    Neste mês de Maio/2014 comemora-se mais um Dia do Trabalho , praticamente um feriado internacional .
                                   Isso é importante pois demonstra que o valor trabalho é reconhecido e visto como necessário ao progresso da humanidade e para nós espíritas está associado como fator determinante para a evolução espiritual . É uma das leis naturais expostas no Livro dos Espíritos.
                                   Após resposta dos espíritos à pergunta 685, Allan Kardec discorre sobre  a ciência econômica que procura o equilíbrio entre a produção e o consumo , e caracteriza como flagelo a inexistência de ocupação ao trabalhador , entao ele faz uma correlação que sempre me passou despercebida . Nada como uma releitura das obras básicas . Refiro-me quando o grande Kardec afirma que " há um elemento que comumente, não entre na balança e sem o qual a ciência econômica não é mais que uma teoria : a educação " . 
                                    Explica, no entanto, estar falando da educação que consiste na arte de formar caracteres . Avisa do perigo da massa de indivíduos jogados na torrente da população, sem princípios , e praticamente entregues aos seus próprios instintos. Eu acrescentaria , espíritos criados sem a presença de uma  família equilibrada.
                                                                                                                        Roberto Rufo

Baseado nas consideraçoes de Kardec e de Roberto Rufo, deixe seus comentarios sobre a relaçao educaçao e trabalho

terça-feira, 22 de abril de 2014

40 anos da Revolução dos Cravos 



                  Dentre as Leis Morais , inscritas na terceira parte do Livro dos Espíritos , sem dúvida a Lei de Liberdade é uma das mais atemporais . Nela o valor liberdade é apresentado como condição primeira para a evolução espiritual . Agora que se fala tanto nos 50 anos do golpe militar de 1964 , me vem à memória que no dia 25 de Abril de 1974 , Portugal saía definitivamente das sombras da ditadura salazarista . Uma florista anônima , do Rossio , distribuiu cravos vermelhos aos soldados , que junto com grande parte da sociedade portuguesa davam fim a uma longa ditadura . Era a chamada Revolução dos Cravos .

Seu lema : " Democratizar , Descolonizar, Desenvolver " . Toda a teoria espírita se coloca ao lado de movimentos como esse .


Roberto Rufo .

Santos/SP .

sexta-feira, 18 de abril de 2014

                       




                                                    Foi no dia 18 de abril de 1857, na cidade de Paris, capital da França, que veio a lume "O Livro dos Espíritos", a obra basilar do Espiritismo, ditada pelo mundo invisível e compilada, separada, classificada e codificada pelo professor Hippolyte Léon Denizard Rivail, que, propositadamente, adotou o pseudônimo de Allan Kardec, a fim de que a obra pudesse ser reconhecida  pelo seu conteúdo e não por quem a assinava, já que era ele muitíssimo conhecido e reconhecido, como professor e como autor de diversos livros, vários dos quais adotados pela Universidade de Paris, notadamente os que versavam sobre educação.   
                                         Teve considerável peso também, na adoçãodo pseudônimo, o fato de que o livro foi ditado pelos Espíritos Superiores, daí o título "O Livro dos Espíritos", não sendo obra dele, professor Rivail, portanto, não obstante tenha nela lançado inúmeros comentários e observações pessoais.      
                                                     Nota-se, assim, por esses detalhes, a conduta reta e ilibada do professor Rivail, o codificador do Espiritismo, que foi discípulo de Johann Heinrich Pestalozzi, famoso educador e fundador do Internato de Yverdon, na Suíça, e, posteriormente, seu substituto predileto, tendo sido considerado pelo célebre astrônomo francês Camille Flammarion "o bom senso encarnado", que, acrescente-se, sempre procurou agir com seriedade e sem rejeições apriorísticas, características do verdadeiro cientista. Constituía traço característico de sua personalidade, por igual, a preservação da ética, sempre, em suas múltiplas e variadas expressões. 
                                        De 1855 a 1869, quando desencarnou em 31 de março, o eminente e ilustrado professor Rivail consagrou sua existência ao Espiritismo. Em seu túmulo, no Cemitério Père Lachaise, em Paris, uma inscrição sintetiza a concepção evolucionista da Doutrina Espírita: nascer, morrer, renascer ainda e progredir sem cessar, tal é a lei! Por outro lado, decorridos 154 anos, não se pode deixar de reconhecer que os ensinos contidos em "O Livro dos Espíritos", em sua essência, permanecem absolutamente aplicáveis aos dias atuais, o que, por si, recomenda a leitura, a releitura e, sobretudo, a reflexão, em torno de tão preciosa obra, que contém os princípios da Doutrina Espírita sobre a imortalidade da alma, a natureza dos Espíritos e suas relações com os homens, as leis morais, a vida presente, a vida futura e o porvir da Humanidade.
                                            Por outra parte, enfatiza lições seculares, procurando demonstrar com exemplos e com fatos que "a semeadura é livre, mas a colheita obrigatória" e que "a cada um será concedido de acordo com as suas obras". 
                                        Consola, ao salientar que ninguém será condenado irremediavelmente pelos erros, males e equívocos cometidos, por quanto até mesmo em outra reencarnação, que detalha e aprofunda, poderá repará-los, parcial ou totalmente, até quitá-los integralmente, contando com todas as oportunidades de que necessite para tal, uma vez que Deus a nenhum de seus filhos abandona ou desampara.

                                    Consola, igualmente, ao demonstrar cabalmente que as Leis Naturais são perfeitas e por isso mesmo imutáveis, advindo daí a certeza de que a Justiça Divina, que nelas se baseia, é absolutamente imparcial, não havendo seres privilegiados na Criação ou privilégio de qualquer espécie a quem quer que seja, prevalecendo a convicção de que Deus não pune, não castiga e não premia a ninguém, sendo, assim, soberanamente bom e justo, Ele que é a inteligência suprema do Universo, causa primária de todas as coisas!
                                               Aliás, esta sentença de Jesus também ensina que para que amemos ao próximo é absolutamente indispensável que nos amemos. Agindo com amor e praticando o Bem, ensina-nos a Doutrina Espírita, ingressaremos na estrada que nos conduzirá à perfeição relativa e à felicidade suprema, destino final dos seres humanos, sendo certo que, assim, sem dúvida, seremos muito mais felizes, desde agora, aqui mesmo na Terra!
                                                Por fim, nestas rapidíssimas observações, o Espiritismo ensina que o amor é a lei maior da vida, consubstanciada por Jesus na sentença que constitui o seu ensino máximo:   "amar ao próximo como a si mesmo", vale dizer, aconselhando que façamos ao próximo aquilo que gostaríamos que ele nos fizesse, porque quem assim procede estará, por esse mesmo motivo, "amando a Deus sobre todas as coisas".    

                                  Verdadeira síntese do conhecimento humano, é um tesouro colocado em nossas mãos, que merece ser lido e refletido de capa a capa, palavra por palavra.Com efeito, para dizer o mínimo, convém salientar que o Espiritismo nada impõe a seus profitentes, e muito menos a terceiros."           
                              Ao contrário, procura orientar sempre, pela palavra escrita ou falada, que somos dotados de livre-arbítrio, da faculdade de decidir livremente sobre quaisquer assuntos, esclarecendo ao mesmo tempo que, exatamente por isso, somos responsáveis pelas decisões que tomemos, sejam quais forem e nos mais variados campos, e naturalmente responsáveis pelas suas conseqüências.         


Antônio Moris Cury

quarta-feira, 2 de abril de 2014

BATALHA RELIGIOSA NOS EUA 


                   

                 Deu no Globo de 30.04.2014 ( Domingo ) : " Enquanto os noivos oficializavam o casamento diante de um rabino e algumas dezenas de convidados, numa casa de eventos em Las Vegas, semana passada, cerca de 30 manifestantes gritavam, cartazes à mão, do lado de fora :  - Bígamo ! Tenha vergonha ! Dê a ela o  get !
                 Meir Kin é separado há mais de sete anos, mas se recusa a conceder à ex-mulher, Lonna Kin, o documento que a lei judaica ortodoxa exige para que um casamento seja encerrado . Lonna, portanto é uma agunah (algo como mulher acorrentada, em hebraico ) , e, sem o get , não pode casar novamente ou ter filhos da sua religião .
                Os homens judeus também são proibidos de ter mais de uma mulher - a não ser com a permissão de cem rabinos , o que os muitos líderes de congregações judaicas que protestavam na porta da festa garantem que não ocorreu com Kin " .
              Percebam meus amigos do blog do ICKS a que ponto pode chegar a ignorância da religião , seja ela qual for . Em pleno século XXI pela lei judaica ortodoxa , só o marido pode conceder o divórcio . Centenas de mulheres encontram-se nessa situação nos EUA . Para dar o get  à mulher ele está pedindo U$$ 500 mil , além da custódia do filho Moshe . 

Comentário : sempre encontraremos em qualquer religião, pessoas maravilhosas e que praticam o bem abnegadamente. Todavia na cúpula do poder dessas religiões, e isso é inerente a qualquer uma, sempre encontraremos pessoas autoritárias exercendo com muito prazer o seu enorme desrespeito ao próximo. Que felicidade o Espiritismo não ser uma religião, com seus gurus desfilando o seu repertório de preconceitos , notadamente contra a mulher .


                                                                                                                                                                                          Roberto Rufo .

segunda-feira, 31 de março de 2014



                                                                           

              Neste mês de abril é comemorado os 150 anos da obra “ O Evangelho segundo o Espiritismo” do Codificador da doutrina Espirita, Allan Kardec. 
             O título do original francês é “L’EVANGILE SELON LE SPIRITlSME” (Paris, abril 1864). A tradução para o português foi feita por GUILLON RIBEIRO da 3ªedição francesa, revista, corrigida e modificada pelo Autor em 1866. Sobre a qual Kardec escreveu, em Revue Spirite de novembro de 1865, o seguinte: "Esta edição foi completamente refundida. Além de algumas adições, as principais modificações consistem numa classificação mais metódica, mais clara e mais cômoda das matérias, tornando a obra de mais fácil leitura e facilitando igualmente as consultas".
        O livro explica o pensamento de Jesus Cristo, nos ensinos interpretados à luz do Espiritismo e desvendando, além da letra, a essência das palavras de Jesus Cristo. O Espiritismo aí refulge, com toda a pujança, como o Consolador Prometido nos Evangelhos, que "viria reviver as imorredouras lições do Cristo e ampliá-las com novas revelações". Esta é a obra que vincula, indissoluvelmente, o Cristianismo ao Espiritismo. 
         Na obra,  as matérias contidas nos Evangelhos,  foi dividida em 5 partes : aos atos comum da vida do Cristo; os milagres; as predições; as palavras que foram tornadas pela Igreja para fundamento de seus dogmas; e o ensino moral. As quatro primeiras tem sido objetos de controvérsias, a última, conservou-se inatacável. Para os homens constitui  aquele código uma regra de proceder que abrange todas as circunstancias da vida privada e pública, o principio básico de todas as relações sociais que se fundam na mais rigorosa justiça. É, finalmente o levantamento de uma ponta do véu que nos oculta a vida futura. 
         O inusitado é o arranjo em moderno estilo literário,  da moral evangélica, que lhe tira a primitiva simplicidade que, ao mesmo tempo, lhe constitui o encanto e a autenticidade. As máximas destacadas e reduzidas a sua mais simples expressão proverbial. Essa razão que ao mesmo tempo que rasga horizontes novos para o futuro, projeta luz nao menos viva sobre os mistérios do passado.
                                                                                             redação

sábado, 8 de março de 2014

Onde estará A FELICIDADE!

                                                                                       Gisela Régis



          “O lugar da mulher é onde ela quiser estar”, disse minha irmã.
          Novamente comemoramos hoje o dia da Mulher. Pensando sobre isso, sempre vêm a questão: Qual é o papel da mulher? Realmente a mulher é a parte fraca ou já dominamos o mundo? Reinamos emocional e psicologicamente? Carreira e vida profissional ainda o velho dilema: buscamos a  conquista profissional em detrimento da vida familiar? Será que a busca do sucesso profissional e mais importante que tudo? Realmente temos que ser bem sucedidas, ter um modo estressante de vida para sermos felizes?          
          Claro que lutamos e derrubamos barreiras para o avanço social para as conquistas de opotunidades, salários e promoções. Mas devemos supor que essas conquistas suprirão as demandas de vida pessoal? Ser profissionalmente bem sucedida é o ponto máximo da aspiração feminina? 
          Todas essas questões pipocam em minha mente, então leio as perguntas:
775- Qual seria para a sociedade, o resultado do relaxamento dos laços de família? “Uma recrudescência do egoismo.” e 
882- Homem  é igual a mulher? …dos direitos, sim; das funções não, - do Livro dos Espíritos e não consigo responder a todas essas questões que me veem a mente…voce leitor  poderia me ajudar?


segunda-feira, 3 de março de 2014

XIII SBPE e os grupos de estudos - Abrindo a Mente - Alexandre Cardia Machado


XIII SBPE e os grupos de estudos

Nesta edição de 2013 do XIII SBPE tivemos a presença de dois grupos de estudos: o GELP – Grupo Espírita Livre Pensador, e o Grupo de Estudos do ICKS – Instituto Cultural Kardecista de Santos. Como linha de junção entre eles, está a vontade de estudar e a maturidade.
O GELP apresentou o trabalho ‘Pesquisa mediúnica sobre reencarnação’, em que o grupo, uma vez por mês, dedica-se à aplicação do método de Kardec de pesquisa, com a preparação de um questionário seguido da gravação e transcrição das comunicações para análise e elaboração de trabalhos, como o apresentado. Já o ICKS focou em um projeto para transformar as contribuições diversas do pensador Jaci Régis sobre a Ciência da Alma em um conjunto organizado e, para isto, usou de um estudo epistemológico denominado ‘Pode o Espiritismo ser considerado Ciência da Alma? Uma análise epistemológica da proposta do pensador espírita Jaci Régis’.  

Cada grupo conta com um número grande de participantes, no GELP são 15 pessoas e no ICKS 12 participantes, ou seja, 27 pessoas durante um período prolongado se dedicaram a elaborar um projeto, desenvolvê-lo e apresentá-lo no XIII SBPE.

O Espiritismo, enquanto ciência, possui um método de pesquisa, que Kardec chamou de Método Experimental, ou seja, tal qual às ciências positivas, textualmente: Como meio de elaboração, o Espiritismo procede exatamente da mesma forma que as ciências positivas, aplicando o método experimental. Fatos novos se apresentam, que não podem ser explicados pelas leis conhecidas, ele os observa, compara, analisa e, remontando dos efeitos às causas, chega a lei que os rege; depois lhes deduz as consequências e busca as aplicações uteis” (Gênese, pág.20)”.
Kardec explica nesse parágrafo que o Espiritismo não partiu de hipóteses e sobre elas construiu uma teoria e, sim, através da observação de fatos é que se estabeleceu uma teoria. Esta forma de ação é muito utilizada na ciência e Kardec afirma que: “acreditou-se que esse método só era aplicável à matéria, ao passo que o é também às coisas metafísicas”. (opus cit., pag.20).
O método de pesquisa Espírita libera-se da necessidade da prova experimental, utilizando-se do chamado “crivo da razão” e da confrontação das comunicações, o que certamente foi muito útil para a elaboração da Doutrina. Porém, para a ciência a comprovação se faz necessária. Isto é tão importante que Albert Einstein esperou de 1905 a 1919, para que, durante um eclipse solar, se comprovasse a hipótese, contida na Teoria da Relatividade Especial, de que ‘um raio de luz deveria sofrer um desvio quando se aproximasse de um campo gravitacional intenso’.
O Espiritismo nestes pontos perde o apoio cientifico por não poder prová-los. Certamente hoje, os grupos de estudo tem que considerar também como efetivamente provar os resultados obtidos, este sim um grande desafio – fica aqui o convite a todos para que busquem a leitura destes dois trabalhos.

Para abrir mais a sua mente - Pesquisa mediúnica sobre reencarnação –GELP –anais do XIII SBPE e Pode o Espiritismo ser considerado Ciência da Alma? Uma análise epistemológica da proposta do pensador espírita Jaci Régis. – ICKS – anais do XIII SBPE - você pode conseguir uma cópia deste artigo, enviando um email para ickardecista1@terra.com.br.