quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

RECICLAR

                    Às vezes, quando questionadas sobre o que fazem diante dos problemas ambientais que nossa sociedade enfrenta, algumas pessoas respondem "reciclo meu lixo". Da mesma forma, em muitas escolas, a Educação Ambiental se reduz a projetos que visam a reciclagem de resíduos, com atividades que estimulam a competição entre os alunos, premiando àqueles que contribuem com uma maior quantidade desses resíduos.
                    Mas, você já se questionou: reciclar é o melhor caminho? Não quero dizer com isso que não devemos reciclar. No entanto, mais importante do que reciclarmos, é reduzirmos nosso consumo.
                    Nossa sociedade estimula o consumo desenfreado, produzindo necessidades e esvaziando, cada vez mais, nossa reflexão e crítica diante da lógica que a sustenta. Somos induzidos a descartar produtos em ótimas condições de uso simplesmente porque não podemos "ser felizes" sem o novo modelo lançado, que promete realizar funções, das quais, na verdade, não necessitamos.
                    Diante disso, nossa consciencia permanece tranquila, afinal, vamos reciclar o produto anterior. Mas fingimos não compreender que para a produção desse novo produto (o qual não precisávamos) foram utilizadas "matérias-primas" - forma que a natureza é designada quando enxergamos algo que podemos explorar, utilizar, vender. Além disso, para que o produto (o qual logo substituiremos por um novo) fosse produzido, trabalhadores tiveram seu trabalho explorado, produzindo diante de condições vazias de sentido e economicamente desfavoráveis.
                    Reciclar faz parte da lógica do sistema em que vivemos: consumimos, reciclamos e consumimos novamente, num ciclo contínuo com geração de capital, até que comecemos a questioná-lo, criticá-lo e tentar agir de forma diversa.
                    Não recicle apenas, reduza!
                    Assim como os produtos, tornar-se pessoa tem a ver com reciclar a mente. Mente fechada, pessoa limitada, mente aberta e arejada, pessoa em crescimento!Quem não respira o oxigênio da alteridade de ideologia ou de fé respira com as narinas tapadas.
                    Acostume-se a abrir as janelas do seu coração!

Gisela Régis


 

Um comentário:

  1. Vivemos hoje num mundo de velocidade,de pressa.Uma vida apressada,de reflexões,ideias apressadas..Nós somos aquilo que escolhemos e as consequências que assumimos.

    ResponderExcluir