quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Cuidar bem do corpo e sua relação com os cuidados da alma - por Bruna Regis Machado

“O exercício das faculdades depende dos órgãos que lhe servem de instrumento”, respondem os espíritos, em relação a pergunta 368 do LE., e a partir daí podemos entender a importância do corpo para a evolução da alma, mais especificamente, podemos pensar que a saúde do corpo, permitindo que este funcione com toda sua capacidade, exercem um papel fundamental no desenvolvimento do espirito.




Simples iniciativas no nosso dia a dia fazem com que aumentemos nossa saúde e obtenhamos um beneficio muito maior ao longo dos anos. Muito se fala na saúde do corpo, que é exaltada em milhares de revistas, documentários, reportagens e etc, mas normalmente com uma ênfase maior na preocupação estética, ou no máximo com o intuito de prevenir alguma doença. Pouco se fala na importância da saúde física como um meio para o desenvolvimento pleno das habilidades da mente. Nosso cérebro necessita que o corpo esteja em equilibro para que possa aumentar sua capacidade produtiva, e para isso é preciso tomar certos cuidados. Por exemplo, funções cerebrais como o armazenamento da memória, nossa capacidade criativa ou mesmo o processo de aprendizagem depende da oxigenação correta do cérebro. O cérebro utiliza 20% da energia do corpo, necessitando de constante oxigenação recebida pela corrente sanguínea, e se utiliza de 25% do oxigênio inalado.

Pois bem, para que isso ocorra, é preciso que o nosso sangue não esteja contaminado com gorduras em excesso, que a capacidade pulmonar seja constantemente trabalhada por meio de exercícios e que o coração funcione corretamente. Nosso corpo foi tão inteligentemente construído que cada debilidade nos órgãos influencia diretamente na nossa capacidade mental, e por isso temos que cuidar tão bem de nossa saúde. Ora, se a saúde estiver boa, isso significa que meu espirito então também esta bem, já que se utiliza do corpo para se manifestar? Não exatamente, eu diria que, com a saúde, metade dos problemas estão resolvidos. A outra metade consiste no que fazemos com a nossa mente, ou seja, como toda essa capacidade é aplicada. Nossos pensamentos também são grandes responsáveis pela saúde do espirito, se nos deixamos ser levados por emoções como raiva, ciúme, rancor, ambição, entre outras, estamos automaticamente comprometendo nossa saúde e nosso espírito, pois estes sentimentos são como venenos que ingerimos e que levam um bom tempo para serem curados. Ter consciência dos nossos pensamentos e sentimentos é o primeiro passo para ter uma vida melhor. Todos queremos ser felizes e praticar o bem, mas muitas vezes não percebemos o quanto sentimentos negativos nublam nossa visão da vida, afetando nossa percepção e consequentemente atrasando nosso desenvolvimento.

A conquista da saúde da mente, do espirito e do corpo é um trabalho constante, mas que gera inúmeros benefícios, pois permitem que trilhemos nossos caminhos de maneira mais equilibrada, balanceando nossas energias físicas e psíquicas. Por isso, é preciso prestar atenção diariamente em quais energias estamos usando para alimentar nosso corpo, seja ele físico ou espiritual e procurar sempre optar pela alternativa mais saudável, assim, viveremos muito mais e melhor.



Bruna Régis Machado – é Administradora de Empresas e reside em São Paulo, Ex presidente da Mocidade Espírita Estudantes da Verdade do CEAK – Santos-SP. Co-autora do blog Primal Brasil - Sabedoria ancestral na vida moderna.
http://primalbrasil.com.br/

Artigo originariamente publicado no Jornal Abertura - Março de 2011.

Um comentário: