quarta-feira, 23 de novembro de 2022

A MARCHA DA ESTUPIDEZ: GUERRAS E NAZISMO por Roberto Rufo e Silva

 

A MARCHA DA ESTUPIDEZ:GUERRAS E NAZISMO.

 

"Neutralidade ajuda o opressor" (Escritor romeno Elie Wiesel, Nobel da Paz de 1986, sobrevivente dos campos de concentração nazistas).

 

"A humanidade não deve tolerar os intolerantes" (Filósofo austríaco Karl Popper).

 

"A Guerra é um dos maiores pesadelos do mundo, um dos maiores perigos da história humana" (Chico Xavier).

 



  O capítulo VI da terceira parte do Livro dos Espíritos trata da Lei de Destruição. Um dos subitens trata do tema Guerras. Em resposta à pergunta 742 do Livro dos Espíritos, estes respondem que a guerra é a predominância da natureza animal sobre a natureza espiritual e satisfação das paixões. É abominável a invasão da Ucrânia pela Rússia do ditador Putin , uma figura que consegue ser odiada e amada por grupos da direita e também por grupos de  esquerda. Como sempre quem mais sofre com a guerra é a população civil, notadamente mulheres e crianças. 

 

Lembremos que quando os EUA invadiram o Iraque de Saddam Hussein em Março de 2003, sem autorização da ONU , sob o pretexto mentiroso de eliminar armas químicas, o balanço final apontou a morte de aproximadamente 300 mil civis.

 

Já na resposta à pergunta 743, os espíritos nos ensinam que a guerra desaparecerá quando os homens compreenderem a justiça e praticarem a lei de Deus; então, todos os povos serão irmãos.

 

Cento e sessenta e cinco anos depois do lançamento do Livro dos Espíritos creio que já poderíamos estar numa condição melhor. Todavia evoluímos muito na compreensão do apoio que devemos dar a causas que envolvem valores coletivos, tais como liberdade e igualdade. As reações à criminosa invasão da Ucrânia demonstram esse amor por causas coletivas. Isto é muito bom. Num dos seus textos escritos para o site UOL o jornalista Ricardo Kotscho foi muito feliz em um de seus parágrafos:

 

“O mundo enlouqueceu de novo. Não importa quem sejam os contendores desta vez, mas numa guerra ninguém costuma ter razão, perdem todos, principalmente as populações civis que correm para os bunkers. Só quem ganha são as indústrias bélicas, que elegem presidentes dos dois lados em conflito”. 

 

Outro fator preocupante, agora especificamente no Brasil, é o crescente número de simpatizantes do nazismo, um regime delinquente e racista. Já temos mais de 500 grupos organizados de neonazistas no Brasil. O Ministro da Propaganda Nazista Josef Goebbles tinha 06 filhos pequenos. Quando as tropas aliadas estavam próximas a Berlim em 1945, ele e sua mulher envenenaram os seis filhos, pois não podiam admitir que essas crianças fossem criadas num regime que não fosse o nazista. Quem tem alguma admiração secreta pelo nazismo, no conjunto admira esse tipo de gente. Vamos ouvir a  Doutrina Espírita que é o que interessa:

                                              

No Livro dos Espíritos, na questão 803, Allan Kardec pergunta aos Espíritos Superiores: “Todos os seres humanos são iguais perante Deus?”  e a resposta obtida não dá lugar a dúvidas: “Sim, todos tendem para o mesmo fim e Deus fez as suas leis para todos. Dizeis frequentemente: ‘O Sol brilha para todos’, e com isso dizeis uma verdade maior e mais geral do que pensais.”

 

Amigos e leitores do Jornal Abertura não podemos ser espíritas e nos sentirmos confortáveis com qualquer tipo de comportamento preconceituoso. Aliás, não basta que sejamos antirracistas: é preciso que tenhamos uma postura antirracista, condenando e combatendo sempre todo tipo de preconceito e segregação por conta de raça.

Ficou interessado? Leia o Jornal Abertura online: Novembro 2022

https://cepainternacional.org/site/pt/cepa-downloads/category/22-jornal-abertura-2022?download=206:jornal-abertura-novembro-de-2022


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário