terça-feira, 4 de julho de 2023

Os Livros - Por Alexandre Cardia Machado

 

Os livros

Começo este editorial conclamando nossos leitores a pensar nos livros que mudaram as suas vidas, eu sempre fui um devorador de enciclopédias, desde antes de saber ler, ficava com minha vó Sinha vendo as figuras em preto e branco de uma enciclopédia que tínhamos. Minha avó, então me explicava e em minha imaginação eu criava histórias.


Alexandre Cardia Machado no CEAK -Santos

Posteriormente passamos por fases, leituras obrigatórias na escola, pesquisas para trabalhos escolares e mais enciclopédias, veio o Conhecer em fascículos, depois a Barsa e suas atualizações anuais. E claro os grandes clássicos que aqui e ali íamos lendo.

Já na universidade, livros de mais impacto e mais modernos sobre ciência, cultura e biografias. Uma delas me impactou muito, foi a de Gandhi, acho que foi o primeiro ou segundo livro do Clube do Livro ao qual me inscrevi, que li. Digo tudo isto, pois tenho certeza de que nosso público gosta de literatura. O livro de Gandhi me mostrou que força de vontade, clareza de ideias e senso moral podem mudar o mundo.

Ao me mudar para Santos, pude, talvez pelo isolamento, me dedicar ao Espiritismo, que já fora a opção de meu avô materno Mário Cardia e que os seus filhos de alguma forma tinham conhecimento e de tempos em tempos eram clientes. Apenas um tio meu, Roberto Cardia era de fato espírita e militava na Federação Espírita do Rio Grande do Sul e foi quem me deu meu primeiro livro espírita o Evangelho Segundo o Espiritismo. Ao contrário da maioria, eu li a maravilhosa introdução e percebi que precisaria ir atrás e aqui estamos.

Recentemente num grupo de WhatsApp entramos em uma discussão sobre a queda de venda de livros impressos no Brasil, dados de 2022 nos mostram que na verdade não caiu não, vendeu-se 2, 98% mais livros que em 2021. Ao todo foram 58,91 milhões de livros, claro, incluídos os livros didáticos. Por que temos a sensação oposta? Talvez seja por estarmos vivendo momentos pessimistas.

No caso espírita, temos a primazia de livros psicografados, além é claro dos livros de Allan Kardec que é uma composição entre produção de Kardec e resposta dos espíritos. Segundo a ABRADE temos, dados de 2017, “segundo a pesquisa Mercado Editorial Espírita 2017, o movimento espírita tinha, neste ano, 8.407 títulos de livros escritos por 1.691 autores, em mais de vinte gêneros e produzidos por 181 editoras espíritas”.

Em nosso ambiente espírita laico, livre pensador, no Brasil, os nossos autores encarnados talvez somem 100 títulos, é claro de livros impressos e a venda.

Surgiu, em nosso grupo, no seio da CEPA e do CPDoc a importante iniciativa de fugir do mercado e oferecer livros que buscam atualizar o pensamento espírita de forma gratuita.

Existe uma procura permanente por estas obras, pois o número de livros baixados mês a mês é na média de 4,6%. O total destes livros baixados nos trás o número de 4.398 exemplares. Editorialmente CEPA/CPDoc e ICKS estão fazendo o seu trabalho de divulgação. Os livros da CEPA/CPDoc estão disponíveis em inglês, francês e espanhol o que permite uma maior penetração, os do ICKS, no momento apenas Modelo Conceitual - Doutrina Kardecista está disponível em espanhol.

Sendo assim, com a existência de material literário de ótima qualidade, grátis, só nos resta solicitar aos nossos leitores que não só baixem os livros, como divulguem aos seus amigos para que cheguem às mãos de mais pessoas, só assim nossas ideias poderão ajudar a mudar o mundo e quem sabe reverter o pessimismo, pois o espiritismo é uma doutrina progressiva, ou seja o manhã tende a ser sempre melhor que o ontem.

O ICKS está trabalhando em mais alguns projetos, o próximo será, como pode ser visto na página 2, deste mês, do Abertura o livro Amor, Casamento & Família de Jaci Régis. O maior “best seller” de Jaci Régis. Agora será gratuito.

Lançamos também um Caderno Cultural n°5 - em versão digital que também pode ser encontrado no link abaixo - Trata-se de: 

CADERNO CULTURAL n° 5 – Análise da Evolução do Conceito de Reencarnação ao Longo das Obras de ALLAN Kardec.

Gostaria de conferir estas publicações: veja no link abaixo.

https://cepainternacional.org/site/pt/publicacoes


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário