Depois
da tempestade teria chegado o dia do Espiritismo Racional se implantar?
"A
crise consiste praticamente no fato de que o velho está morrendo e o novo não
pode nascer : nesse interregno surgem os sintomas mórbidos mais
variados" ( Antonio Gramsci).
"O
Espiritismo é acima de tudo, o processo libertador das consciências, a fim de
que a visão do homem alcance horizontes mais altos". ( Chico Xavier
).
Vivemos
um tempo de insegurança onde fica muito difícil para o senso comum entender o
mundo. As variáveis de sempre, religião, marxismo, capitalismo já não respondem
ou são mesmo incompetentes para nos oferecer um porto seguro
que possamos habitar.
A
destruição da natureza e o domínio cada dia mais crescente do crime organizado
nas esferas públicas minam esperanças num mundo onde o
equilíbrio proporcione uma evolução espiritual consistente. O que fazer?
Como agir nestas condições? O desalento parece ser geral. Daí a se atirar em
caminhos das trevas é um passo em busca de um falso conforto, pois a
capacidade da mente humana de relacionar todos os seus conteúdos parece
uma empreitada impossível.
O professor Ricardo Abramovay, titular sênior do Instituto de Energia e Ambiente da USP em recente palestra expressou o seguinte pensamento:
1º) - "A valorização da ciência é um dos mais importantes
pilares da convivência democrática. Isso se deve a duas razões básicas. A
primeira é instrumental. É a ciência que abre caminho a inovações tecnológicas
que permitem melhorar a qualidade de vida, que se trate da eletricidade, dos
antibióticos, das vacinas, da mobilidade, da alimentação, do conhecimento do
sistema climático, das interações entre os diferentes componentes da natureza
ou dos estudos populacionais.
Mas, independentemente de sua utilidade social, a ciência é
decisiva para a democracia por estimular a curiosidade, por contestar verdades
estabelecidas e por se apoiar naquilo que as diferentes formas de fanatismo
fundamentalista sempre combateram: a dúvida e a crítica".
2º) - "Mas, além da dúvida e da crítica, a ciência, sobretudo
a partir do início do século XX, é marcada por um terceiro elemento: a
humildade. Até meados do século XIX a atividade científica (sobretudo a física
newtoniana) estava imersa na convicção triunfante em uma espécie de capacidade
infinita de conhecer o mundo".
3º) - "O avanço do conhecimento científico derrubou essa
soberba . E vem de Benjamin Labatut, um jovem escritor chileno, no livro - Quando
deixamos de entender o mundo[1] -
em que a ciência mergulha, ao início do século XX, não apenas na incerteza
(“esmigalhando a esperança de todos aqueles que tinham acreditado no universo
de relojoaria que a física de Newton prometia”), mas também na evidência de que
seus resultados poderiam estar na raiz dos piores ataques à vida".
4º) - "O segundo alerta é, de certa forma, aquele que o
sociólogo alemão Max Weber (1864-1920) dirigiu aos jovens que o ouviam em
Munique, em 1919, na célebre conferência A ciência como vocação. Por mais
importante que seja a ciência, ela é incapaz de nos dar qualquer pista sobre as
questões mais decisivas de nossa existência, como o sentido da vida, o sentido
da morte e a orientação sobre como devemos agir".
As velhas histórias que deram sentido ao mundo estão entrando em
colapso; creio que uma nova grande história surgirá, num processo que será
traumático, pois os poderes políticos ,econômicos e ideológicos querem a
nossa submissão como se restassem tão somente duas opções: o capitalismo
selvagem ou o socialismo hipócrita. E as grandes empresas seguem na sua ambição
de nos espionar com seu arcabouço de algoritmos.
Quem sabe o Espiritismo não ocupe agora o seu devido e merecido
lugar na sociologia humana: realizar a transformação moral da criatura
humana, para conduzir o homem à prática do bem. Essa é afinal a missão
essencial do Espiritismo.
Lembremos sempre desse pensamento sublime :
"Reconhece-se o verdadeiro espírita pela sua transformação moral e
pelos esforços que emprega para domar suas inclinações más". Para isso
giramos em torno da constante evolução espiritual do ser humano. Finalizamos
com Allan Kardec : "fé inabalável só é a que pode encarar frente a
frente a razão, em todas as épocas da humanidade". A
doutrina espírita tem condições plenas de suportar essa tarefa em prol da
humanidade. Como fazer chegar às esferas de poder sua influência é o
trabalho de cada um de nós e dos seus órgãos representativos.
[1] Quando
deixamos de entender o mundo - leiam, pois, é muito interessante e
instigador - Protagonizado não somente
por cientistas famosos como Einstein e Schrödinger, mas também por figuras
menos conhecidas e igualmente fascinantes, o
livro é uma investigação literária sobre homens cientistas que atingiram o
“ponto de não retorno” do pensamento e nos revelaram em alguma medida o “núcleo
escuro no centro das coisas”.
Equação de Schrödinger. Na mecânica
quântica, a equação de Schrödinger é
uma equação diferencial parcial linear que descreve como o estado
quântico de um sistema físico muda com o tempo. Foi formulada no final de 1925,
e publicada em 1926, por este físico austríaco
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