quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024

Abrindo a Mente - As diversas teorias sobre a criação do Universo - por Alexandre Cardia Machado

 

As diversas teorias sobre a criação do Universo

Conforme proposto no artigo de dezembro de 2023, faremos em 2024 uma série de análises de possíveis teorias cosmológicas sobre a criação e a formação do Universo. No meu livro – Uma Breve História do Espírito, parto da hipótese mais provável e que contém mais evidências, ou seja, que o Universo observável incluindo o Mundo dos Espíritos tenha seu início conhecido a partir do Big Bang. Para os que queiram saber de mais detalhes leiam o livro.

Voltando ao artigo de dezembro de 2023 “ Sabine afirma que muitos campos de estudo não possuem dados suficientes nem para a formulação de hipóteses científicas, um exemplo é a ideia de “multiverso”. Não que existam pesquisas, na verdade há, só que ela alega que os divulgadores deveriam ser mais claros ao dizer que se trata de uma possiblidade, ainda não confirmada.


Voltei, portanto, a estudar sobre o multiverso e comecei pelo clássico – O Universo em uma Casca de Noz, livro de 2002 escrito por Stephen Hawking. Enquanto o fazia a CEPA – Associação Espírita Internacional liberou o livro e-book da Coleção Livre-Pensar: A Evolução dos espíritos, da matéria e dos mundos – de Gustavo Molfino e Reinaldo di Lucia. No capítulo 6 – A física depois de Kardec e sua influência na Teoria Espírita - os autores abordam a mudança radical na física a partir de Albert Einstein e Max Planck através da  Relatividade e do aparecimento da Física Quântica. “ A Mecânica Quântica e a Teoria da Relatividade mudaram completamente o mundo científico. Não só em termos de compreensão do Universo em suas estruturas fundamentais, mas também em metodologia de pesquisa”.

Os autores salientam que o modelo espírita de Universo baseia-se na Física Clássica e buscam uma das teorias atuais chamada  de Teoria das Cordas, que propõe um universo não Quadri dimensional ,mas sim com 10 dimensões. Onde 6 deles seriam o hiperespaço. E dizem “ essa teoria impacta diretamente no espiritismo em muitas de suas explicações relacionadas à matéria, como a formação do Universo, dos astros e planetas, a existência de outros tipos de matéria (como a chamada matéria escura) e, consequentemente, nos conceitos de perispírito e emissões de energia. Afeta também as ideias da criação e do surgimento do espírito, bem como a dualidade espírito-matéria.” Os autores param por aí, propõe que estudemos isto, mas no presente livro não avançam em teorias que expliquem como. Recomendamos a leitura.

É interessante, neste ponto lembrar que a física não é matemática. É uma ciência que se propõe descrever os fenômenos naturais, usando a matemática. A ideia de um mundo matemático é conhecida como platonismo, remontando, portanto, aos gregos de 2500 anos atrás. É claro que esta influencia chaga até nós. Com a ideia de que Deus fez tudo matematicamente perfeito, será?

O Conceito de multiverso incorpora o Universo que sabemos que existe, no qual vivemos, mas entende teoricamente (teoricamente significa que é matematicamente possível de se calcular, mas não significa que exista, para tanto há que se comprovar) que possa haver outros universos em dimensões diferentes, como por exemplo a teoria das cordas ou também a teoria das branas, fica aqui a pulga atrás da orelha, voltaremos ao tema no próximo mês, enquanto isto deem uma olhada nos ebooks recomendados abaixo.

 

Para abrir mais a sua mente: Leiam: Uma Breve História do Espírito de minha autoria: https://cepainternacional.org/site/pt/cepa-downloads/category/27-icks-colecao-abrindo-a-mente?download=200:uma-breve-historia-do-espirito-alexandre-cardia-machado

Leiam também o recém lançado - A Evolução dos espíritos, da matéria e dos mundos – de Gustavo Molfino e Reinaldo di Lucia.

 - https://cepainternacional.org/site/pt/phoca-ebooks?download=277:a-evolucao-dos-espiritos-da-materia-e-dos-mundos

 Este artigo acima foi publicado originalmente no Jornal Abertura - edição janeiro/fevereiro de 2024

Quer ver o jornal completo, baixe grátis:

https://cepainternacional.org/site/pt/cepa-downloads/category/42-jornal-abertura-2024?download=286:jornal-abertura-janeiro-de-2024


Nenhum comentário:

Postar um comentário