segunda-feira, 19 de fevereiro de 2024

Pauta identitária, um radicalismo que pode ser inútil e perigoso. Um convite a reflexão - por Roberto Rufo

 

Pauta identitária, um radicalismo que pode ser inútil e perigoso.    Um convite a reflexão                                                                                 

"Um radical é um homem com os pés firmemente plantados no ar". (Franklin Delano Roosevelt)

 "A vida é construída nos sonhos e concretizada no amor". (Chico Xavier)

O ex-ministro de vários governos petistas Aldo Rebelo, em recente entrevista classificou a linguagem neutra como algo inaceitável, um atentado à sociedade nacional. Segundo ele, trata-se de uma tentativa de criar outra língua e inventar palavras para impor à sociedade outra forma de cultura. Para o ex-deputado, outra invenção, o chamado  “identitarismo” é “uma criação das grandes corporações”. Querem transformar o Brasil em um país de brancos e pretos.

“ É uma permuta. As corporações, o capitalismo, o sistema financeiro transformou a luta identitária em uma ilusão de igualdade para negar a igualdade, como se fosse possível igualdade de gênero, de raça, linguística, de orientação sexual sem que esse sistema fosse alterado” disse o ex-ministro.  A Doutrina Espírita corrobora essa afirmação de que o atual sistema precisa ser alterado na pergunta 806 - A desigualdade das condições sociais é uma lei natural? Os espíritos dizem que não, que a desigualdade é obra do homem e não de Deus. A busca da igualdade tem que ser feita sem criar divisões entre cidadãos.

A pauta identitária, a meu ver, mais exclui do que aproxima as pessoas, tanto é verdade que os grupos supremacistas nos EUA apoiam que deve se assim mesmo, o negro e o branco devem ficar cada um no seu lugar, sem se misturar. Em tempos que nos pedem reflexão o Espiritismo tem palavras esclarecedoras para o nosso trabalho de autoaperfeiçoamento sem abrir mão da convivência pacífica. Pode parecer piegas, mas não nos esqueçamos que somos todos irmãos. Vamos aplaudir e apoiar a diversidade humana com respeito e fraternidade. Allan Kardec sempre procurou princípios na Doutrina Espírita que revelem leis sábias e eternas. Lei do amor, da caridade, da imortalidade da alma, da reencarnação, da evolução são os nossos parâmetros para compreensão do ser humano.

Vejam o estrago causado pelas políticas identitárias na Universidade de Harvard nos EUA. A reitora negra Sra. Claudine Gay teve que renunciar ao cargo de prestígio, primeiro por compactuar com o antissemitismo ( aversão atávica aos judeus) sendo conivente com atitudes antissemitas na universidade. O seu esquema mental era de equiparar judeus a brancos opressores. Foi também acusada de plágio, o que não conseguiu explicar a contento. Nunca escreveu um livro e os seus artigos publicados eram considerados insignificantes. Aí vem a pergunta, como essa senhora chegou ao cargo de reitora de tão prestigiada universidade? A resposta é óbvia: foi escolhida pela cor da pele com apoio sistemático do departamento de estudos africanos e afro-americanos. Seu argumento foi aquele lugar comum: "sou vítima do racismo", o que não se sustenta, pois, a reitora da Pensilvânia, Elizabeth Magill foi obrigada a renunciar por razões semelhantes sendo branca e loira. O citado Aldo Rebelo alerta justamente contra esse perigo, a divisão da sociedade pelas pautas identitárias. 

Vejam que belo texto da Gênese e da Revista Espírita:

"Com a reencarnação, desaparecem os preconceitos de raças e de castas. A reencarnação se funda numa lei da natureza, o princípio da fraternidade universal, da igualdade dos direitos sociais e principalmente o direito à liberdade". (A Gênese, cap. I e Revista Espírita 1867). Pode-se notar então que na Doutrina Espírita vigora o mais absoluto respeito à diversidade humana, sem preconceitos de nenhuma espécie. O Espiritismo não adota, portanto, discursos de ódio e ou separatistas.

Artigo publicado no Jornal Abertura de janeiro-fevereiro de 2024.

Quer ler o jornal completo:

https://cepainternacional.org/site/pt/cepa-downloads/category/42-jornal-abertura-2024?download=286:jornal-abertura-janeiro-de-2024


                                                                                                                                                      

Nenhum comentário:

Postar um comentário