terça-feira, 13 de maio de 2025

Jornal Abertura online em pdf - maio de 2025 -baixe aqui grátis

 

Leiam o jornal de maio de 2025

Nesta Edição:

  • Editorial sobre o Papa e o artigo de Milton Medran sobre o mesmo assunto;
  • Cobertura do 19° Fórum do Livre Pensar Espírita da Baixada Santista;
  • Cobertura em 3 páginas do 6° Encontro da CEPABrasil em Porto Alegre;
  • Existe uma SALVAÇÃO pelo ESPIRITISMO por Roberto Rufo;
  • Cláudia Régis Machado fala sobre o e-book A Busca por Planetas Habitados – a visão dela como leitora;
  • Abrindo A Mente – Alexandre Machado segue respondendo perguntas sobre o Princípio Espiritual;
  • Página 6 – James Webb – sinais interessantes (potencial vida alienígena);
  • Página 10 – Compartilhamento entre ICKS e ECK – Espiritismo Com Kardec
  • Página 11 – Ricardo Nunes escreve sobre “Meu Amigo Odair” espírita importante de Santos desencarnado em abril.

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quarta-feira, 30 de abril de 2025

Onde estão as pesquisas sobre o mundo dos Espíritos? por Fernanda Régis de Lucas

 Onde estão as pesquisas sobre o mundo dos Espíritos?


A vida após a morte é, até hoje, um assunto muito interessante, muito difundido, porém pouco estudada pela Ciência. Quando tive o conhecimento que na década de 80 existia um grupo formado por jovens que arregaçaram as mangas para descobrirem um pouco a mais desse tema, ou filosofia, minhas antenas de espírito se levantaram. 

Meu espanto e felicidade, foi que jovens foram buscar conhecimentos que até aquele momento os livros, palestras e até reuniões mediúnicas não os saciaram. Porém, isso acontece até hoje. As perguntas, dúvidas, são milhares, que ainda os livros e reuniões não saciam. Falo por estar inclusa nessas pessoas que anseiam, buscam por conhecimentos evoluídos da Doutrina Espírita.

A questão é, se acreditamos em uma Doutrina que é evolutiva, os conhecimentos, os pilares da mesma, não evoluíram com o tempo? Década de 80, está no século passado.

O que André Luiz, Chico Xavier, Allan Kardec ditaram, continuam a mesma coisa? Aparentemente a Doutrina vem ficando velha, seus membros são adultos mais maduros, a juventude, até tem esse interesse, mas pouco se dedica ao estudo até mesmo na sua pratica (em colocar na rotina diária, preceitos mesmo da doutrina no seu modo de viver e agir).

A ciência vem evoluindo cada vez mais em trazer conforto e sossego para a vivência nesse planeta. Traz tecnologia, traz mais saúde, traz mais liberdade do ser humano para acessar situações e experiência. Mas também, essa facilidade começou um novo movimento na sociedade, a busca por propósito. 

Estamos numa era de tanta informação, acesso, conteúdo que a cabeça fica extremamente pesada e até confusa. Nesse momento que a busca por algo a mais, algo que transborde o material, vem sendo cada vez mais buscado. Mas, ainda é uma confusa mistura de perfis. O espiritismo se inclui nessa bacia de bolo, com vários ingredientes, porque toca na ferida humana (da onde viemos, para onde vamos), e também na busca por respostas que todos temos, independentemente da situação em que vive, como, onde, gênero, ideologia e religião. É do ser humano, o questionamento, a busca por respostas. 

Essa busca tem ficado mais fácil com o acesso a internet, onde temos informação no mesmo segundo, mas cabe ainda a nós a filtragem, por que como percebemos, temos muitos assuntos sem fundamentos, sem base e sem estudos. Mas, não deixa de ser muito bom esse acesso. Realmente o que falta são grupos, como esse dos anos 80, que de alguma forma iam em busca de respostas. 

Mas aí entra o grande questionamento, porque os jovens não se dedicam a esses assuntos? Tenho uma visão de que não é só esse assunto, a Doutrina Espírita, que falamos aqui, mas acredito que outros assuntos também, o jovem não consegue ter dedicação, porque a vida atual pede muito mais seu tempo para alimentar as bases básicas da vida, do que antigamente, pelo menos é a sensação que tenho, e no momento ocioso da rotina, que vejo que são poucos, a nossa liberdade juvenil pede relaxamento, não mais concentração. O estudo fica ali, em um vídeo do YOU TUBE, um reels do INSTAGRAM, do que a união de pessoas presencialmente, com horário marcado e dedicação para talvez uma vez por semana.

Mas reflito que a busca é constante, a ânsia por conhecimento marca qualquer ser humano independentemente da sua idade. 

Ainda assim, vemos um movimento, como uma pequena marola, se formando para que os ideais da Doutrina se espalhem, não apenas suas caraterísticas, mas em seus ensinamentos morais, na busca por dias melhores com pessoas melhores.   



Artigo Publicado no Jornal Abertura de abril de 2025, quer ver o jornal completo, baixe aqui:

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Fernanda Regis C. de Lucas é Administradora de Empresas, reside em Indaiatuba, SP.


quinta-feira, 24 de abril de 2025

Há 80 anos, o horror atendia pelo nome de Auschwitz por Roberto Rufo

 Há 80 anos, o horror  atendia pelo nome de Auschwitz - Roberto Rufo


"O que aconteceu não pode ser desfeito, mas podemos impedir que volte a acontecer" (Anne Frank).

"Se há dez pessoas numa mesa, um nazista chega e se senta, e nenhuma pessoa se levanta, então existem onze nazistas numa mesa". (Desconhecido).




No dia 27 de janeiro de 1945, soldados do Exército Vermelho, da União Soviética, entraram no campo de concentração de Auschwitz, na Polônia, e testemunharam os horrores perpetrados pelo regime nazista. Eles salvaram cerca de 7 mil prisioneiros com a saúde precária, que tinham sido deixados para trás pelos soldados alemães em fuga. A libertação, que completou 80 anos no dia 27 de janeiro de 2025, escancarou os crimes para o mundo todo. Dos 6 milhões de judeus que foram assassinados no holocausto, mais de 1 milhão morreu em Auschwitz, o maior centro de extermínio administrado pelos nazistas.

Mas neste artigo eu quero falar de uma moça muito especial de nome Sophie Scholl que no dia 22 de fevereiro de 1943 aos 21 anos de idade foi executada na guilhotina em Munique, uma grande cidade da Alemanha. Acusada de espalhar mensagens contra o governo nazista, Sophie Scholl que fazia parte do movimento Rosa Branca, um grupo de resistência que se opunha ao regime de Hitler. Quem teria coragem aos 21 anos de se opor abertamente contra o câncer que tomava a Alemanha? Afirmo que aos 70 anos eu não teria essa coragem. 

Eram tempos tenebrosos na história da humanidade. Repito, era preciso ter muita coragem para bater de frente com o regime nazista,

Mas, Sophie Scholl, a princípio simpatizante da juventude nazista, logo enxergou o imenso perigo representado pelo regime delinquente e racista de Adolf Hitler. E passou a combatê-lo. Pagou com a vida por essa atitude corajosa. Hoje existe um busto na Alemanha em homenagem a Sophie Scholl. Nenhum em homenagem a Hitler.  Infelizmente esse regime delinquente e racista ainda encontra muitos simpatizantes  pelo mundo afora. Inclusive dentro da Alemanha com risco de retorno da extrema-direita de viés nazista ao poder através do partido AFD (Alternativa para a Alemanha); por falar nisso quando esteve na Alemanha o super Elon Musk fez questão de dar o seu apoio pessoal.

E por falar em big tech entendo que a internet e suas redes sociais acabaram prestando um "serviço" a todos nós: desnudaram aquilo que sempre existiu: a maldade, o ódio e a bestialidade. Sempre existiram as Shopie Scholls  e sempre foram sacrificadas e quantas vierem serão eliminadas. Até quando isso vai durar só Deus sabe. Pretendo explorar isso num próximo artigo sobre evolução espiritual em seus vários formatos espiritualistas. 

Enquanto isso eu da direita limpinha estou ao lado de Sophie Scholl. Aliás, eu não gostaria de estar do outro lado.

Com certeza o Espiritismo, uma doutrina humanista e isenta de preconceitos, sempre estará ao lado de pessoas como Sophie Scholl.

Este artigo foi publicado no Jornal Abertura de março de 2025, quer ler o jornal completo, baixe aqui:

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terça-feira, 8 de abril de 2025

Abrindo A Mente - Respondendo Perguntas sobre o Princípio Espiritual - por Alexandre Cardia Machado

 Respondendo Perguntas sobre o Princípio Espiritual - por Alexandre Cardia Machado - Abrindo a Mente – março 2025



Respondendo algumas perguntas sobre o desenvolvimento do Princípio Espiritual que é algo que apresentei no livro – Uma Breve História do Espírito. Vital Cruvinel, que faz parte do grupo de Whatsapp da CEPABrasil me fez 17 perguntas pelo grupo. Vou respondê-las nesta coluna em alguns artigos.

Vamos partir do item 3.2 - A existência do espírito do livro acima referenciado.

Parto deste esquema:

Entendendo sempre que o espírito ao ser criado, simples e ignorante é denominado de princípio espiritual por Allan Kardec, nós aqui estamos propondo uma escala evolutiva para o espírito. 

* 1. Enquanto ligado à matéria, sem condições de vida – chamamos princípio espiritual arcaico; 

* 2. Quando surge a vida - chamamos princípio espiritual vital, aqui o processo de imortalidade dinâmica se inicia; 

* 3. Quando surge a vida no Reino Animal - chamamos princípio espiritual propriamente dito;

* 4. Quando surgem os hominídeos - chamamos de Espírito ou Alma.

Vital questiona alguns aspectos do princípio espiritual arcaico (PEA).

Pergunta 1: O PEA é um elemento individual?

Resposta: “De acordo com a Doutrina Espírita o espírito é criado simples e ignorante28 como princípio espiritual arcaico, admitindo que o espírito vá se tornando mais complexo desde a sua criação até um momento qualquer que o analisemos. Algo que evolua, que seja imortal e sede da inteligência, deverá necessariamente desenvolver-se ou seja passar de simples e ignorante a algo complexo e inteligente.”  Entendemos que “Que na Teoria Cosmológica Espírita Possível estaríamos falando aqui da criação e aparecimento do espírito como um dos elementos da natureza em forma de princípio espiritual arcaico (PEA). Simples, ignorante e propomos no livro que ele surja na região ocupada pelo elétron. Nesta fase o espirito (PEA) só interage com a matéria, pois ainda não surgiu a vida. Assim o PEA é um elemento básico da composição das próximas fases do Princípio Espiritual. Conforme explicamos acima.

Pergunta 2: O PEA pode “morrer”, isto é, deixar de existir?

Resposta: No modelo que proponho, não, uma vez que ele é criado é um elemento do Universo Físico-espiritual permanente.

Jornal Abertura - abril de 2025

Pergunta 3:  Como o PEA interage com a matéria? Há um processo cognitivo nesta interação?

Resposta: Lembramos que trabalhamos sobre a hipótese de que o Universo inicia no Big Bang, logo tanto matéria-energia, como o espírito entende-os como os elementos básicos do Universo estariam em transição em função da expansão e da redução da temperatura dele. Em minha concepção o espírito, representado pelo PEA surge na medida em que o elétron surge. Sendo assim, uma vez que surge, o elétron inicia migrações, interações, com mais resfriamento os átomos surgem e os elétrons migram de átomos a átomos, valência para valência, fluxos energéticos, sendo o elétron neste caso o laço que prende o espírito à matéria, o mesmo se passa com o PEA interagindo nestas “experiências energéticas”. Se daí existe algum aprendizado, diríamos que é muito pequeno.

Pergunta 4: O PEA interage com qualquer matéria? Desde um elétron até uma montanha?

Resposta: O PEA está associado ao elétron, logo em uma montanha existem bilhões de bilhões de elétrons e por consequência de PEAs, cada qual interagindo com as composições químicas a que eles estejam coabitando.

Pergunta 5: O PEA evolui? Se sim, que tipo de evolução é esta?

Resposta: Acredito, ou melhor imagino que, em casos em que se formam estruturas cristalinas, metais, componentes orgânicos, poderia, nestes casos surgir algum princípio de evolução, ainda como PEA, porque haveria mais trocas de moléculas, ou ligações/ combinações químicas.  Milhões de anos depois, com o surgimento de vida, neste momento, a interação do princípio espiritual com a matéria é muito intensificada, possivelmente com simbioses entre PEAs, dando origem ao PEV ( Princípio Espiritual Vital), mas  acredito que haja, nos PEV, nos primeiros microrganismos algum tipo inicial de consciência.

Jornal Abertura - maio de 2025

Pergunta 6: ´O PEA tem alguma liberdade de ação sobre a matéria? Se sim, sua escolha é consciente ou aleatória?

Resposta: Em minha concepção o espírito, representado pelo PEA surge na medida em que o elétron surge. Sendo assim, uma vez que surge algum tempo após o Big Bang, o elétron inicia migrações, interações e com mais resfriamento do Universo inicial os átomos surgem. Com isto os elétrons começam a migrar de átomos a átomos, valência para valência em cada átomo nos chamados saltos quânticos. O elétron também participa de fluxos energéticos, sendo o elétron neste caso o laço que prende o espírito à matéria, o que implica no PEA interagindo nestas “experiências energéticas”. Desta forma o laço que prende o espírito à matéria conduz o espírito, ou seja, o PEA é conduzido, sem ação sobre o elétron, pois estas interações quânticas têm uma força extremamente alta.  Respondendo à pergunta o processo é inconsciente e aleatório.

Pergunta 7 : O PEA foi criado apenas logo após a Big Bang? Ou nunca deixou de ser criado?

Resposta: O PEA está associado ao elétron, logo nestas instâncias em algumas interações do elétron com o núcleo, podem fazer com que o elétron sob muita pressão possa se fundir com o próton, formando um nêutron, e vice-versa, desta forma pode haver sim, alguma criação de elétrons ou absorção do mesmo. Como pensar no PEA nestas horas? Só posso pensar que o PEA se adapta e “aprende” com isto.

Pergunta 8: Há ainda hoje PEAs criados no Big Bang? Isto é, que ainda não evoluiu?

Resposta: Tudo leva a crer, neste modelo que proponho que sim, a grande maioria dos PEAs permanecem deste o Big Bang nesta condição até hoje.

Pergunta 9: Como se dá essa passagem de PEA a PEV? Ou seja, quais condições são necessárias para que ocorra essa passagem? Há alguma espécie de merecimento?

Resposta: Acredito que, milhões de anos depois do Big Bang, com o surgimento da vida, neste momento, a interação do princípio espiritual com a matéria é muito intensificada, possivelmente com simbioses entre PEAs, dando origem ao PEV - Princípio Espiritual Vital. A vida surge com a capacidade de reprodução e produtividade da matéria orgânica, processo similar, porém muito mais intenso do que ocorre na química inorgânica em alguns processos, que já expliquei anteriormente, como das estruturas cristalinas. No surgimento da vida, aparece a oportunidade, como causa e efeito da existência do PEA que se transforma no que denomino didaticamente de  PEV. Nestas estruturas vivas simples pouco ou nada há de merecimento. Há apenas o aparecimento das reações que levarão ao desenvolvimento do instinto.

Jornal Abertura - junho de 2025

Respondendo algumas perguntas sobre o desenvolvimento do Princípio Espiritual que é algo que apresentei no livro – Uma Breve História do Espírito. O amigo Vital Cruvinel me fez 17 perguntas pelo grupo. Vou respondê-las por esta coluna em alguns artigos, iniciado na edição de março de 2025. Partimos  do item 3.2 - A existência do espírito -  do livro que me referi acima. Vital questiona alguns aspectos do Princípio Espiritual Arcaico (PEA) e Princípio Espiritual Vital (PEV).

Pergunta 10: ´O PEV é um elemento individual e imortal?

Resposta: Em minha concepção o espírito em desenvolvimento não desaparece, pode agregar-se para coabitar organismos mais complexos, finalmente formando estruturas espirituais mais complexas e individuais.

Pergunta 11: O PEV interage com um único organismo vivo? Ou poderia atuar em um conjunto ou coletivo de organismos

Resposta: O PEV ou os PEVs podem coabitar um organismo, pois estão em evolução, não tem ainda a característica que adotarão nos animais mais evoluídos.

Pergunta 12: Um único organismo vivo sofre a influência de um único PEV?

Resposta: acreditamos que o PEV é a resultante de um processo de simbiose entre diversos PEA, o PEV pode ser o começo de uma certa autonomia, ainda que, nesta fase, um organismo vivo, como por exemplo, uma planta, se perder um galho e este for levado ao vento e encontrar um local onde possa criar raízes, um novo ser, independente, ainda que com o mesmo DNA, seguirá vivo com os PEVs que estão associados a este galho.

Pergunta 13: Um organismo vivo pode não estar sobre a influência de um PEV?

Resposta: Não

Pergunta 14:O PEV pode atuar sobre a matéria inanimada (assim como o PEA)?

Resposta: Seguimos o modelo proposto por Allan Kardec, sempre que possível, assim pensamos o PEV como um “espírito em evolução, chamado didaticamente de princípio espiritual, logo ele não retrocede, assim que uma vez PEV, seguirá seu caminho evolutivo.

Pergunta 15: O PEV pode atuar sobre qualquer organismo vivo? Por exemplo, qualquer bactéria?

Resposta: Sim, é um processo natural.

Pergunta 16: O que determina a evolução do PEV? São suas decisões? A Quantidade e a qualidade das encarnações?

Resposta: Nestas fases iniciais dos princípios espirituais, só existe uma correlação de causa e efeito, entre os PEVs e os organismos vivos.

Pergunta 17: Como se dá a passagem de um PEV para Princípio Espiritual Propriamente Dito? Isto é, quais condições são necessárias para que ocorra essa passagem? Há alguma espécie de merecimento?

Resposta: Este é um processo natural, na medida em que em algum planeta seres vivos com mobilidade, que busquem alimentos, que transmitam seus genes, com capacidade reagir a estímulos e consumir alimentos para obter energia, com capacidade de se reproduz sexualmente ou por outros métodos, nestas condições o “espírito” destes animais será o Princípio Espiritual Propriamente Dito. Na Terra, a fase animal ocorreu 3 bilhões de anos após a vida surgir, é preciso que o planeta forneça condições possíveis, de resto a seleção natural fará o seu trabalho, o PEV participa desta equação, mas nos primeiros animais não há como buscar um merecimento.

Se quiser ver os artigos nos jornais:

março 2025

https://cepainternacional.org/site/pt/cepa-downloads/category/45-jornal-abertura-2025?download=335:jornal-abertura-marco-de-2025

abril 2025

https://cepainternacional.org/site/pt/cepa-downloads/category/45-jornal-abertura-2025?download=339:jornal-abertura-abril-de-2025

maio 2025

https://cepainternacional.org/site/pt/cepa-downloads/category/45-jornal-abertura-2025?download=341:jornal-abertura-maio-de-2025

junho 2025

https://cepainternacional.org/site/pt/cepa-downloads/category/45-jornal-abertura-2025?download=347:jornal-abertura-junho-2025

 Leia Também: A busca por Planetas Habitados. https://cepainternacional.org/site/pt/cepa-downloads/category/27-icks-colecao-abrindo-a-mente?download=333:a-busca-por-planetas-habitados


segunda-feira, 7 de abril de 2025

Jornal Abertura de abril de 2025 pdf disponível - baixe aqui grátis

 


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Nesta edição do Abertura

  • Programação do 19° Fórum Espírita do Livre-Pensar da Baixada Santista
  • Onde estão as pesquisas sobre o Mundo dos Espíritos?
  • Programação do VI Encontro da CEPABrasil em Porto Alegre de 1° a 4 de Maio
  • O TODO MUNDO FAZ, não pode jamais corromper o verdadeiro espírita e ou o verdadeiro cristão – por Roberto Rufo
  • ROTINAS por Milton Medran
  • A SUPERVALORIZAÇÃO DA AUTOESTIMA por Cláudia R. Machado
  • RESPONDENDO PERGUNTAS – Alexandre Machado – sobre o desenvolvimento do princípio espiritual
  • MANUEL PORTEIRO – por Jon Aizpúrua 


terça-feira, 18 de março de 2025

Conheça a homepage do ICKS

 Conheça a homepage do ICKS, acesse por: www.ickardecista.com.br ou por www.icks.ong.br


Esta é a versão para Celular

Em sua versão para Web

Você encontrará o nosso jornal Abertura, artigos, e-books e nossos livros físicos a venda em nossa Loja Virtual - faça um tour!


19° Fórum Espírita do Livre Pensar da Baixada Santista - 12 de abril de 2025

 19° Fórum Espírita do Livre Pensar da Baixada Santista - 12 de abril de 2025

Oragização e apoio de CBAP - CEAK - CEPABrasil e ICKS
Serão apresentados alguns trabalhos que farão parte do 6° Encontro da CEPABRasil em Porto Alegre em maio de 2025.


quinta-feira, 6 de março de 2025

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Nesta edição vocês poderão ler:

Três anos de Guerra na Ucrânia
Esboço de uma Teoria da Personalidade - de Jaci Régis
Há 80 anos, o horror de atendia pelo nome de Asschwitz - por Roberto Rufo
Nascer e Viver por Milton Medran
A nova página do ICKS - www.icks.ong.br entrem e curtam
Nossos Apoiadores culturais -prestigiem
O ir e vir no Conhecimento Espírita - por Cláudia Régis Machado
Respondendo Perguntas - Alexandre Machado
Livraria Virtual - onde você pode adquirir nossos livros impressos
Séria Gratuita e e-book grátis - todos os links funcionam
Memorial Chico Xavier em Uberaba por Nícia Cunha
Sobre o GPCEB - Grupo de Pesquisas Científicas Ernesto Bozzano

vocês podem adquirir nossos livros também pelo Site do ICKS - www.ickardecista.com.br


segunda-feira, 3 de março de 2025

CASO FRIEERMANN-PESQUISA DE UM CASO QUE SUGERE CURA ESPIRITUAL ATRAVES DE MÉDIUM - ALEXANDRE CARDIA MACHADO

  

III SBPE - SIMPÓSIO BRASILEIRO DO PENSAMENTO ESPIRITA

3 A 6 DE SETEMBRO DE 1993

SANTOS-SP


CASO FRIEERMANN-PESQUISA DE UM CASO QUE SUGERE CURA ESPIRITUAL ATRAVES DE MÉDIUM - ALEXANDRE CARDIA MACHADO

SANTOS-SP – GPCEB.






1. INTRODUCAO:

2.EVOLUÇAO HISTORICA DO FENOMENO DE CURA ESPIRITUAL:

3.LEVANTAMENTO DAS CONDIÇÕES AMBIENTAIS ONDE OCORREM OS FENOMENOS:

4. VERIFICAÇÃO DA VERACIDADE DOS FATOS:

4.1.LEVANTAMENTO DE CAMPO:

4.2.LEVANTAMENTO EFETUADO PELA EQUIPE ESPIRITUAL DO CENTRO ESPIRITA ALLAN KARDEC. SANTOS, SP:

5.CONCLUSOES:

6.BIBLIOGRAFIA.


1. INTRODUÇÃO:

Apresentaremos a pesquisa realizada pelo Grupo de Pesquisas Científicas Ernesto Bozzano Bernardino Pereira verificar de (GFCEB) junto Vita Jr. A pesquisa tem como objetivo verificar a capacidade de diagnóstico do Espírito Dr. Frieermann, entidade pelo médium incorporada. 

Este tema de cura através de médium, encerra um caminho  espinhoso, quer para os médiuns que se dedicam a este trabalho, quer para os estudiosos que procuram verificar a sua autenticidade

A mediunidade curadora, por suas características particulares, está muito ligada ao espetacular, ao fantástico, uma vez que tem como característica principal atuar no campo médico, ultrapassando em alguns casos o alcance da medicina oficial.

Os episódios mediúnicos, portanto, se prestam a toda a sorte de ataques: policiais, médicos e dos próprios Espíritas. 

Os que se dedicam ao trabalho de comprovar a cura, deparar-se com uma tarefa hercúlea, qual seja a de montar experiencias, acompanhar casos, eliminar todas as possibilidades de fraudes extremamente difíceis e complicadas. Além de necessitar de um aparato médico de apoio sofisticado, a fim de obter-se o sucesso desejado.

Sobretudo existem os próprios médiuns, que tem a sua vida totalmente alterada em função deste exercício mediúnico. Estas alterações nos levam a concordar com o filósofo Herculano Pires em seu livro Curso mediunidade curadora que Dinâmico de Espiritismo  que declara:" A mediunidade curadora é hoje mais perigosa do que benéfica em nosso mundo, porque excita a vaidade e a ambição dos médiuns em manobras sutis que acabam por desviar o médium de sua verdadeira missão.

Não apresentaremos, no entanto, nenhum tipo de conclusão a respeito de capacidade curadora, a avaliação está en andamento,  exploraremos as bases históricas do fenômeno de cura Espiritual, a ambiência dele na cidade de Santos, bem como a seriedade trabalho desenvolvido. Tivemos a oportunidade de avaliar o perfil dos frequentadores das reuniões de cura e apresentar o resultado obtido na avaliação da capacidade de diagnóstico do Espirito do Dr. Frieermann.

2.EVOLUÇÃO HISTORICA DO FENÔMENO DE CURA ESPIRITUAL:

- O CASO ARIGO-José Pedro de Freitas, vulgo Arigó, nascido em Congonhas do Campo, MG. extraordinária. Foi o  primeiro médium a receber o Espírito do  Dr. Fritz. Ele operava seus pacientes de forma escandalosa, sem anestesia, assepsia, hemorragia ou qualquer tipo de infecção pós-operatória. Segundo a revista Planeta  (1) ele teria atendido ao longo de sua vida a um total de 4 milhões de pessoas.

Algumas tentativas de estudo de sua mediunidade foram realizadas. Tanto por brasileiros como por estrangeiros. Dentre de estudo de pesquisadores brasileiros  destacamos o filósofo J. Herculano Pires, que publicou dois livros sobre Arigó (7)(8). O médico Dr. Jorge Rizzini, de São Paulo que inclusive documentou através de filmes suas operações. Entre os estrangeiros destacamos o trabalho realizado pelo Dr. Puharich (9) e o grupo do Essential Research Associates que estiveram  três vezes no Brasil para estudar o fenômeno  Arigó. 

- CASO EDSON QUEIROZ -  A semelhança de Arigó, o médico médium Edson Queiróz também operava com um médico espiritual chamado Dr. Fritz. Assim como o anterior, também foi processado pelo Conselho Regional de Medicina. Era médico ginecologista, Espirita de três gerações, frequentou mocidade e posteriormente a Federação Espirita Pernambucana. Utilizava-se das mesmas técnicas de Arigó. Só que desta vez usando instrumentos cirúrgicos adequados, porém assepsia, anestesia, etc. 

A sua mediunidade está muito bem documentada no livro de Nazareno Tourinho   .


-OUTROS CASOS- Muitos outros casos semelhantes de cura tem ocorrido pelo Brasil, como o do Dr. Edvaldo França de Vitoria da Conquista que também dizia receber o Dr. Fritz, logo após a morte de Arigó. 

Atualmente  é o goiano Mauricio Magalhães   que vem correndo O Brasil Em sessões de cura, também operando através do Dr. Fritz, utilizando-se dos mesmos métodos. 

0 GPCEB  tomou conhecimento do trabalho que vem sendo realizado pelo médium Bernardino Jr. por intermédio de um amigo comum, dirigente do Centro Espírita Ângelo Prado de Santos, Sr. Henrique Diegues que foi procurado pelo médium por indicação de Chico Xavier. O médium Bernardino Jr. buscava apoio no sentido de que fizéssemos uma pesquisa sobre o fenômeno que ele vinha  desenvolvendo, a fim de se tentar comprovar a sua eficácia quanto à capacidade curadora.

Tivemos a oportunidade de travar o primeiro contato com o médium em reunião que marcamos no Centro Espírita Allan Kardec (CEAK). A reunião foi totalmente gravada em fita k7, como é de praxe no GPCEB, durante uma hora e meia pudemos conhecer desenvolvido. Chamou-nos a atenção a preocupação extremamente positiva quanto à seriedade com que os trabalhos eram conduzidos.

-CONHECENDO O CENTRO- No dia 13 de julho de 1991 fomos en número três integrantes do grupo assistir aos trabalhos, para verificarmos como se desenvolviam os tratamentos. Ao chegarmos uma equipe do jornal santista "A Tribuna" que analisou todos os trabalhos e publicou uma matéria de uma página na edição de domingo no dia 21 de julho de 1991.

Nesta oportunidade pudemos acompanhar o tratamento efetuado 25 pessoas, com a importante característica de não haver em momento algum incisões. Ao contrário de outros médiuns curadores, Bernardino não utiliza nenhum instrumento, somente supostos instrumentos perispirituais. Todos os trabalhos são coordenados pelo Espírito Dr. Frieermann. de origem alemã, falecido durante a Primeira Guerra Mundial.


3.LEVANTAMENTO DAS CONDIÇÕES AMBIENTAIS ONDE OCORREM OS 

FENÔMENOS:


As operações ocorriam no Centro Espirita Beneficente Amor Fraterno Universal, localizado à Rua Alexandre Martins, 214 à esquina ล Av. Pedro Lessa, num prédio sem qualquer indicação. Posteriormente os trabalhos foram transferidos para a Rua Silva Jardim, 136 casa 5 onde se realizam até esta data .

O trabalhos de cura neste Centro passam pela seguinte sistemática: 

Retirada de ficha para atendimento na primeira quarta-feira de cada mês pela manhã;

Os pacientes são chamados para assistir palestras a noite;

Acompanhamento da equipe espiritual com diagnostico durante a palestra e inicio do tratamento apenas espiritual;

Sessão de cura com atuação do médium e da equipe médica espiritual;

Retorno conforme indicação do médico espiritual.


Fizemos um levantamento estatístico das pessoas que submeteram-se a tratamentos no Centro. Normalmente são atendidas 30 pessoas por sessão. Usamos como base para este levantamento as fichas  dos pacientes disponíveis junto à equipe do Centro. 

 


                                                            Tabela 1 - público atendido e encerramento

Não temos nenhum dado a respeito do sucesso destes tratamentos, mas o percentual de desistência de 23% pode ser considerado baixo.

Quanto à origem dos pacientes temos a seguinte distribuição: 

                                                    Tabela 2 – origem dos pacientes.

A concentração de pacientes na Baixada Santista se justifica pelo relativo pouco tempo em que os trabalhos vinham se processando, à época, eram 3 anos.

Uma característica curiosa, pois não sabemos a causa, 68% dos pacientes são do sexo feminino e 32% masculino. 

A distribuição etária é a seguinte:

 


                                                    Tabela 3 – Distribuição etária.

O número de consultas por paciente variam bastante em função da doença, idade do paciente e tipo de tratamento O quadro abaixo pode mostrar esta distribuição mais facilmente:

 


                                                Tabela 4 – Percentual por número de sessões.

Pode-se ver que a concentração maior se dá entre 1 a 4 sessões, num total de 58.4%.

4-VERIFICAÇÂO DA VERACIDADE DOS FATOS:

Desde o início dos nossos trabalhos tínhamos uma muito grande preocupação muito grande em garantirmos a veracidade dos fatos que estávamos pesquisando.

Como as operações davam-se sem qualquer tipo de corte dos pacientes e não se processava nenhuma cura instantânea, muito difícil seria verificar a efetividade do tratamento e por consequência, a dificuldade da prova de que algum fenômeno real acontecia. 

Recorremos, portanto, à equipe espiritual de nosso Centro, Centro Espirita Allan Kardec de Santos. (CEAK), para que eles constatássemos os fatos sob a ótica dos Espíritos. Relataremos esta experiencia mais adiante.

Como fomos procurados pelo próprio médium, que executava as operações Espirituais solicitando-nos que procedêssemos a um estudo bastante detalhado, a fim de que se fosse possível, provássemos que as curas ocorriam, um plano de ação deveria ser traçado. A seguir apresentamos o mesmo:

PROJETO DE PESQUISA:

FASE 1:

A -  Levantamento de dados pessoais do médium.

B - Levantamento das condições ambientais onde ocorrem os fenômenos.

C - Levantamento bibliográfico e leitura de casos semelhantes.

D - Verificação da veracidade dos fatos. através dos Espíritos atuantes no CEAK.

FASE 2: 

E- Verificação da capacidade de diagnóstico do Dr. Frieermann.

F- Seleção de casos com diagnóstico conhecido.

G- Confrontação do diagnóstico Espiritual  x médico convencional.

H - Tabulação

FASE 3: 

I - Verificação da capacidade curadora do Espirito do Dr. Frieermann

J- Seleção de casos com diagnóstico conhecido.

K - Comparação da evolução da doença a partir da intervenção Espiritual x evolução natural da doença.

L - Relatório final caso a caso por junta médica

Vencida estas fases pode-se fazer um trabalho mais profundo que denominamos de " Transferência de Tecnologia”  e que se baseia no esquema abaixo.

FASE 4: 

M - Reunião de pesquisas pelo método GPCEB .

N - Acompanhamento das sessões de cura.

0 - Transcrição de fitas k7 e vídeo.

P - Elaboração de questionários e teorias.

Conseguimos concluir as fases 1 e 2, não pudemos concluir as fases 3 e 4 embora tenhamos coletado amplo material com respeito estas fases. 

4.1- LEVANTAMENTO DE CAMPO:

MATERIAL UTILIZADO: Pranchetas diversos formulários, câmaras de vídeo, câmaras fotográficas e gravador portátil afim de registrarmos todos os detalhes relevantes ao caso em questão.

OBSERVAÇOES: O que se vê neste processo pode-se resumir em:

A - Incorporação do médium: que passa a comportar-se com a identidade do médium Dr.Frieermann.

B-A sequência de sessões de cura com aproximadamente 4 minutos cada, onde verificamos as gesticulações do médium como que utilizando-se de aparelhos perispirituais; 

C - Observação do local, dos frequentadores a das atitudes dos membros da casa.

EXEMPLO DE UMA SESSAO:

Na primeira visita que fizemos no Centro estavam previstas 30 pessoas para consulta sendo que somente 25 compareceram, o tempo de cada sessão pode ser visto no quadro abaixo:

 


                                Tabela 5 – tempo de atendimento por paciente – média de 4 minutos.

Em decorrência da total subjetividade que as sessões de cura apresentavam a um observador que se utiliza de seus sentidos físicos normais, criamos um critério objetivo que nos garantisse uma comparativa a fim de que pudéssemos medir alguma característica de capacidade curadora do complexo médium x médico Espiritual. 

Recorremos onde ao método Puharich (9), existente na bibliografia, onde o médium José Arigó atuando com o Espírito do Dr. Fritz conseguiu obter um índice de acerto de diagnóstico de seus pacientes de 96%. O método que foi usado pelo Dr. Puharich do Essential Reserarch Associates (EUA) foi o seguinte:

PACIENTE

ENTREVISTA COM EQUIPE DE PESQUISAS E VERIFICAÇÃO DA DOENCA

SE TEM DIAGNOSTICO MÉDICO

ARIGO ANALISAVA O PACIENTE E DAVA O SEU DIAGNOSTICO

CONFRONTAVAM SE OS DIAGNOSTICOS

Resolvemos repetir a sistemática com o médium Bernardino Jr. apenas acrescentamos ao método uma consulta anterior com o médico e membro do GPCEB Dr. Ademar, onde o diagnóstico ficava em segredo para es demais membros que faziam o trabalho de campo.

Os pacientes encaminhados pelo GPCEB eram instruídos a não dizer ao 

médium e nem a qualquer pessoa do Centro que tipo de doença eram portadores.

Desta forma estes pacientes eram analisados pelo médium/médico  Espiritual que pronunciava o diagnóstico, tudo isto nos mesmos  3 a 4 minutos sem conversar com o paciente.

Os resultados obtidos podem ser observados no quadro abaixo:

Tabela 6 - Resultados Observados.


O número relativamente pequeno de pacientes deve-se ao fato que todos os casos enviados estão devidamente documentados foram indicados pelo GPCEB Não nos utilizamos dos pacientes que espontaneamente se dirigiam ao Centro.

4.2-LEVANTAMENTO  EFETUADO PELA EQUIPE ESPIRITUAL DO CENTRO EEPÍRITA  ALLAN KARDEC. 

Nos utilizamos de um recurso não usual que foi Espíritos solicitar que trabalham no CEAK que visitassem o Centro onde as curas se observassem o  que por lá ocorria, utilizando-se de sua visão Espiritual.

As descrições que obtivemos através do Espírito do Dr. Porchat que é um Espirito atuante no CEAK faz muitos anos, vieram de encontro às informações dadas pelo Dr. Frieermann. Foi nos garantido também a seriedade do trabalho.

Transcrevo parte da comunicação em que isto é relatado: 

" - GPCEB ...Estiveste presente na reunião do dia 20/07/1991, acompanhando as operações do Dr.Frieermann? 

   - Dr. Porchat: Estivemos lá, estivemos também com outros amigos, estivemos acompanhando sim. Este jovem que sentimos até, porque não dizer, uma certa segurança no trabalho que ele executa."


5. CONCLUSOES:


5.1- E licito dizer, conforme nossa observação, que os trabalhos realizados pelo Dr. Frieermann e pelo médium Bernardino Jr. são executados com toda a seriedade.

5.2- Não foi possível verificar de forma quantitativa a capacidade curadora. Constatamos dentre os pacientes enviados polo GFCEB algumas melhoras significativas, muito embora sem  representação a nível estatístico (o universo de casos sem é muito pequeno).

5.3- O percentual de acerto dos diagnósticos de 54% pode considerado bom, considerando-se as condições em que os mesmos ser são realizados, sem qualquer informação prévia e sob pressão pelo fato de estar sendo submetido a uma prova quantitativa. Como referência o Dr. Fritz/Arigó obtiveram 96% de acerto nas condições que descrevemos anteriormente.

5.4- Para pesquisar efetivamente a capacidade curadora deverá ser empregado o método descrito pelo Dr. Abraão Rotberg  . Este método ser resumidamente é o seguinte :

1. Afastar a possibilidade da simulação:

2. Afastar as doenças espontaneamente corrigíveis:

3. Afastar as doenças psicossomáticas:

4. Ausência efetiva de terapia útil paralela:

5. Exclusão total da capacidade curadora do próprio médium:

Como abaixo:

1-0 médium não pode ser passista se quisermos comprovar capacidade curadora do Espirito;

2- Deve ser leigo sobre medicina;

3- Não deve haver, por parte do médium, nenhum conhecimento de exames laboratoriais ou diagnósticos prévios;

6. Na investigação científica sobre o caso, quando houver uma suspeita de cura mediúnica, o laudo deve ser dado por um médico especialista.


7. Manter a documentação precisa de todo o processo, a fim de que os casos possam ser auditados por sociedades médicas se julgado necessário.

OBSERVAÇÃO:

Todo o material utilizado para a elaboração deste trabalho está disponível nos arquivos do GPCEB.


6. BIBLIOGRAFIA


1. A Violência Ronda o Dr. Fritz: Editora Tres novembro de 1991.São Paulo.

 2. Operações Fluídicas sob A análise de antropólogos: resultados: Jornal Espiritismo e Unificação Dicesp. Santos.

3. TOMAZ.A.C. Cirurgia Espiritual, esperança de cura para quem tem fé. Jornal A Tribuna, 21/07/91. Santos. 

4.SERRANO, GERALDO: Arigó desafio à ciência. Editora ECO,1967. Rio de Janeiro.

5.TOURINHO, NAZAREND: Edson Queiroz o novo Arigó dos Editora Espirita Correio Fraterno do ABC: São Bernardo do Campo 1983/1991. 

6.LHOME, JOSE: D livro do médium curador: Editora ECO, Rio de Janeiro.1973

7.PIRES.J.HERCULANO: Arigó vida, mediunidade e martírio: Edicel. São Paulo,1963.

8.PIRES.J.HERCULANO: Arigó: Editora Paulo de Azevedo Ltda.

9.FULLER, JOHN G. Arigó: O cirurgião da faca enferrujada: Nova Época Editorial Ltda. São Paulo, 1974.

10.ROTBERG ABRAAO: Metodologia para provar as curas espirituais ; Jornal Espiritismo e Unificação, Santos, outubro 1986.

11.MACHADO, Alexandre C. -  Curas Mediúnicas, subsídios para uma análise histórica: Jornal Abertura, novembro de 1991. Santos SP.

12.MACHADO Alexandre C.: Jornal Abertura, , Santos SP. Mediunidade Curadora. Fevereiro 1992.

13.MACHADO, Alexandre C. Retomada da Pesquisa nos Centros Espíritas, Jornal Abertura, junho de 1992. Santos SP. 

14.PIRES.J.HERCULAND; Curso Dinâmico de Espiritismo.

15. DUBUGRAS.E: 0 Dr. Fritz de São Paulo; Revista Planeta, marco 1991