quarta-feira, 4 de junho de 2014






1º  - O governo americano gasta 1 bilhão de dólares por ano para ensinar a teoria do criacionismo nas escolas.
Esse montante é bem significativo: maior que o PIB de 23 países, segundo a ONU, como os orçamentos de Zanzibar e São Tomé e Príncipe.
O recurso é gasto em forma de subsídios públicos destinado a escolas privadas. 
Os programas didáticos de muitas dessas escolas nem incluem, paralelamente aos ensinamentos cristãos, a teoria da evolução ou outros fatos científicos.
E os livros vão além da criação do mundo em sete dias, segundo a reportagem: desdenham do secularismo, desacreditam momentos de descobertas científicas históricas e até hostilizam cientistas famosos.

Comentário : as escolas são privadas mas o dinheiro é público . O não ensinamento da Teoria da Evolução nessas escolas , amplamente aceita no mundo científico e conforme o ideário espírita , é fruto da enorme pressão conservadora republicana nos EUA da era Bush e do Tea Party .

2º  - Nos EUA, as escolas públicas, por lei, não podem colocar a teoria criacionista no currículo. Mas estados como Louisiana e Tennessee decidiram criar leis próprias para permitir isso.
Um levantamento da Slate Magazine achou dezenas de escolas públicas que ensinam criacionismo aos alunos.

Comentário : Esses estados do sul dos EUA , escravocratas no passado , em muitas coisas veem o progresso como uma manifestação do demônio . E lá como cá , prevendo dificuldades em  reelegerem-se, muitos políticos do Partido Democrata estão saltando do barco e se atirando de corpo e alma no Partido Republicano. Calculem o que eles devem achar do Espiritismo.

3º  -  A Escola Presbiteriana Mackenzie decidiu que até o quarto ano só ensinará o projeto criacionista deixando a apresentação da proposta evolucionista para um momento oportuno de aprendizado aos alunos mais próximos da juventude.

Comentário : as pessoas devem ser motivadas,  desde crianças, a aprender a utilizar a mentalidade científica, pois esta não está sujeita a mitos, coisas sobrenaturais, misticismos , tão significativos do pensamento mágico religioso . O sonho dos conservadores é colocar percalços na utilização do livre-arbítrio. O Espiritismo não abraçaria esse programa educacional.                                                                                      

Roberto Rufo 

2 comentários:

  1. são estes pensamento de pessoas retrogradas que pensam em atrasar o desenvolvimento humano através de leis, não sabendo eles q a evolução e a busca do conhecimento esta no DNA humano

    ResponderExcluir
  2. Deixo aqui uma sugestão de complementação para leitura: Título: Evolução Espiritual do Homem (na perspectiva da Doutrina Espírita) Autor: J. Herculano Pires
    Também destaco um trecho bem elucidativo: "Quem vive debruçado sobre si mesmo, cuidando apenas do seu umbigo, não pode perceber e muito menos compreender a grandeza espiritual que é a sua imperecível herança de filho de Deus".

    ResponderExcluir