segunda-feira, 28 de dezembro de 2020

Afinal evoluímos? por Cláudia Régis Machado

 

 Afinal evoluímos?

A evolução constante é um importante princípio da Doutrina Espírita. Mas será que realmente conseguimos evoluir ou crescer interiormente em uma encanação? E, ainda nos perguntar como perceber essa evolução?


Cláudia Régis Machado


Acreditamos no preceito que, evoluir é possível, mas que é um processo difícil, lento e complexo, sendo, a tendência do ser humano acomodar-se na situação que lhe é confortável.

 Evoluir implica mudar, justamente sair da zona de conforto, da estabilidade que estamos acostumados. Transitar por caminhos desconhecidos tendo que enfrentar nossas crenças limitantes (eu não consigo, eu não posso) e ir para instabilidade, para incertezas. O novo traz medo e ansiedade.

Mudar além de ser uma questão psicológica é também mental, o nosso cérebro não gosta de desestabilização, tende a comportamentos automatizados e de menor gasto de energia.

Mas a vida não é linear, as experiencias vividas muitas vezes nos pedem respostas que não estão pautadas. O conhecimento, a curiosidade e as questões sociais também nos empurram a novas buscas. Os questionamentos exigem reflexões, aguçam-nos para novas ideias e expansão de horizontes. O conflito está montado e requer que seja encarado.

O quadro montado acima não deve ser motivo de desanimo; como espiritas cientes que a encarnação é uma chance de aprendermos, de agir de forma diferente. Está aí, oportunidade que temos para mudar. A mudança positiva gera inovação, crescimento, progresso.

O processo de mudança é diferente de pessoa para pessoa considerando-se estrutura mental, psicológica e espiritual de cada ser.

Jaci Régis coloca em seu trabalho: As mutações das estruturas mentais:

“As mudanças de paradigma são um processo secular enquanto a mudança dentro dos paradigmas é processo de mutação constante”

Explicando ainda que só se muda um paradigma quando se esgota a capacidade de reciclagem das ideias estando estas saturadas ou cristalizadas, de tal maneira que não possibilita nenhuma forma de questionamento. É uma questão de amadurecimento e de assumir uma nova rota quando a que se trilha se esgotou”.

Mas nesta existência não podemos deixar de dar alguns passos para nossa evolução. E esses passos vem das mudanças que realizamos.  Para isto precisamos mudar as estruturas construídas ao longo da existência e das encarnações anteriores. Daí vem a dificuldade de evoluir e quando ocorre é quase em conta gotas. A reencarnação com o processo de esquecimento e a infância nos dão a oportunidade de conquistarmos novas experiências e impressões que podem levar a desestruturação de algumas partes dos nossos padrões mentais. Podendo assim haver modificações pontuais que na somatória levam ao crescimento.

Na estrutura do nosso cérebro existe uma região, o córtex pré-frontal,  peça chave no processo de planejamento e mudanças de comportamento é ele que confere ao ser humano a capacidade de controlar os seus desejos e impulsos  Estas atividades cerebrais são exercitáveis, isto é, necessitam ser estimuladas e podem ser treinadas até que a execução se faça com mais facilidade.

Apesar do cérebro começar a se solidificar com a idade de 21 anos, ele continua se modificando ao longo da vida. Essa adaptabilidade do cérebro é chamada neuroplasticidade que nos mostra que é possível mudar o nosso comportamento por meio das alterações que fazemos em nossos hábitos e ações. Em interação com o espírito é possível criar continuidade, novos caminhos e conexões neurais, o que auxilia o processo de mudanças de comportamento.

Mudar é um verbo que exige ânimos e rompimentos; ter mente aberta, ser mais receptivas à novas ideias, fazer questionamentos e reflexões sobre os acontecimentos da vida. Sair da zona de conforto para não perder boa parte das experiências e aprendizados. Pensando em evoluir e aproveitar a encarnação.

Encontrar uma motivação está no processo de crescimento. Estar consciente da imortalidade, ficar induzido a abraçar a sua responsabilidade humana fundamental de construir uma autêntica vida de compromissos, conectividade, e satisfação consigo mesmo podem estimular e propiciar mudanças significativas.

Aprendizado-crescimento-evolução. Não espere as encruzilhadas da vida, provoque mudanças, seja autora, protagonista. Não fique no banco de passageiro

Mas a dor-crescimento termo usado por Jaci Régis e as experiencias transformadoras - termo usado por Yalow, podem também ser um catalizador extremamente útil para grandes mudanças na vida.

As experiencias reveladoras ou transformadoras são uma terapia existencial de choque assim como a dor que pode ser um despertar, com potencial de fazer com que apreciemos mais a vida.

Na prática todo este processo não é fácil:  necessita novos hábitos, novas ações; aceitação da nova ideia; tempo para maturação; determinação; planejamento; força de vontade; prática; repetição e esforço.

Parece receita de bolo, mas estas etapas ajudam a implantar as mudanças em nossas vidas. Necessário ainda manutenção para continuar a trabalhar para obter ganhos visíveis.

Mudar faz bem para o cérebro e para alma. Mudar para ser melhor do que antes.

A percepção da nossa evolução vem da conduta que podemos ter nesta existência e usar sempre da vontade, da abertura mental. De querermos estar melhor, de buscar crescimento e consciência de podermos e devemos almejar mais.

 Cláudia Régis Machado

Nota: Artigo originalmente publicado no Jornal Abertura de Santos.

Gostou? Você pode encontrar muito mais no Jornal Abertura – digital, totalmente gratuito.

Acesse: CEPA Internacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário