terça-feira, 23 de março de 2021

Nosso mundo, nossa casa - editorial ABERTURA Janeiro-Fevereiro 2021 - Alexandre Cardia Machado

Nosso mundo, nossa casa 

A regra universal é o seguinte, a mudança é uma constante, se você não gosta disto infelizmente é assim que as coisas acontecem, no Espiritismo chamamos isto de Lei de Progresso, isto vale para o mundo físico e vale também para o mundo inteligente ou dos espíritos. 

O Abertura não poderia ser diferente. 

Mudanças no Abertura Em 2019 começamos a enviar a alguns assinantes o jornal Abertura em forma digital em arquivo PDF, fomos motivados pela paralização dos correios em muitas cidades e pelo fechamento de correspondências internacionais. 

O Jornal em PDF pode ser lido em celular, tablet ou no computador e se você estiver vendo em seu computador pode imprimir se preferir. 

Ao longo de 2021 avançaremos na construção de uma site onde será possível acessar a edição mensal além de muitas outras novidades que iremos anunciando na medida em que forem sendo implementadas. 

Nosso jornal terá muito mais visibilidade. 

Este mês temos algumas novidades, a coluna de Carolina Régis di Lucia e Reinaldo di Lucia muda de nome antes chamada “Mundo Atual”, passa agora a ser denominada de “Re-visão”, numa evolução natural proposta pelos próprios colunistas após atingirem 15 anos escrevendo neste jornal, sempre na página 6. No ano de 2019 dois colunistas Roberto Rufo e Silva e Ricardo de Morais Nunes tiveram suas colunas nominadas, Roberto Rufo sempre foi colunista, desde a primeira edição deste jornal, mas suas colunas não tinham um nome e Ricardo já há muitos anos também participava mensalmente. 

São as colunas “Fato Espírita” em abril de 2019 e “Utopias e Possibilidades” em agosto de 2019, assim como a Coluna de Egydio Régis que desde janeiro/fevereiro de 2019 mudou de “Revista Espírita em Foco” para “Dialogando com Jaci”. Desta forma garantimos que o nosso jornal Abertura esteja sempre progredindo. 

Jaci e Epicuro

Os pensamentos se alinharam na página 4, Roberto Rufo e Milton Medran abordam pontos distintos do cotidiano da humanidade, mas ambos se referem a esta comparação, fica aqui o convite a leitura. Isto acontece algumas vezes, nosso jornal não tem uma pauta definida, mas temos sim uma conexão de ideias. Jaci e Epicuro foi objeto de uma série de artigos de Ricardo Nunes, vocês podem acessar e rever no blog do ICKS. Abaixo o link para o artigo: JACI RÉGIS E O JARDIM DE EPICURO – por Ricardo Nunes. https://www.blogger.com/blog/post/edit/8190435979242028935/4199244752519247618

Aldeia global 

 A pandemia demonstrou que queiramos ou não o Planeta Terra é uma Aldeia Global, nome este cunhado pelo filósofo canadense Marshall McLuhan no ano de 1964, ele estava focado na questão das mídias, buscava explicar a tendência de evolução do sistema mediático como elo de ligação entre os indivíduos num mundo que ficava cada vez mais pequeno perante o efeito das novas tecnologias da comunicação. 

Passados 57 anos e com o aparecimento de um lado da instantaneidade da internet e por outro dos voos aéreos que transportam pessoas e cargas de um lado ao outro do planeta em menos de 24 horas, nossa nave espacial Terra, se tornou mesmo uma aldeia global. As notícias andam à velocidade da luz e os vírus se transportam quase na velocidade do som. Precisaremos nos acostumar a isto. Neste mundo relativamente menor outras pandemias virão, será que saberemos enfrentá-las de forma mais planejada e preparada? 

 Das liberdades individuais - O que aprendemos com o covid-19 A vitória da ciência, em menos de um ano diversas vacinas foram produzidas, testadas e já estão vacinando em caráter emergencial milhões de pessoas. No momento em que escrevo estas linhas o Brasil que saiu atrás já havia dado a primeira dose em 2,5 milhões de pessoas. Enfrentamos um repique da doença, nos levando aos patamares do meio do ano passado Teremos que nos manter resilientes, não será rápida a saída e a volta à normalidade. O comportamento social tem determinado a velocidade de propagação da Covid-19, não se descuidem, precisamos de nossos corpos físicos para evoluirmos, não se arrisquem, máscara e álcool gel ainda são as melhores barreiras até que a imunidade de rebanho chegue. 

Biden e o Capitólio 

A sucessão americana nos mostrou como ainda estamos longe da sonhada aristocracia intelecto moral, Kardec dizia que “o homem mais inteligente pode fazer péssimo uso de suas faculdades. De outro lado, a moralidade, isolada, pode, muita vez, ser incapaz. A reunião dessas duas faculdades, inteligência e moralidade, é, pois, necessária a criar uma preponderância legítima ...”. Vimos um ex-presidente Trump mimado, sem percepção da importância da transição de poder para uma democracia, desrespeitando o cerimonial e os bons modos, num momento de pura emoção quase provoca uma tragédia insuperável ao apoiar a marcha contra o Capitólio (Congresso Americano), como consequência 5 pessoas foram mortas e por pouco uma crise ainda maior não acontece. Que Biden tenha discernimento para que o mundo encontre um pouco mais de paz.

Nota: Artigo originalmente publicado no Jornal Abertura de Santos.

Gostou? Você pode encontrar muito mais no Jornal Abertura – digital, totalmente gratuito.

Acesse: CEPA Internacional


Nenhum comentário:

Postar um comentário