quarta-feira, 16 de fevereiro de 2022

Que venha 2022 por Alexandre Cardia Machado

Que venha 2022

Nosso grupo de espíritas livre pensadores vive um momento de grande penetração entre os espíritas, são diversas as iniciativas nos últimos anos de democratizar o acesso à informação de qualidade sobre o espiritismo laico e à nova visão do homem e do mundo.

Antes de destacar o que existe hoje, vale a pena refletir sobre o que já vínhamos fazendo há mais de 10 anos.

Na década passada, durante cerca de seis anos já o ICKS apresentou à sociedade Santista uma gama enorme de cursos presenciais, tínhamos a nosso favor a localização do Instituto, sito em uma avenida ampla e de grande circulação. Nesta avenida passavam os ônibus que faziam e fazem o transporte de pessoas que residem na cidade e trabalham em São Paulo, era impressionante a quantidade de pessoas nestas condições que faziam cursos conosco. Utilizávamos a famosa faixa de propaganda, era um sucesso absoluto.

 Realizamos os cursos: Estudo Dirigido do Livro dos Espíritos; Curso Básico de Espiritismo; Curso Prático de Mediunidade, Curso Teórico de Mediunidade de Cura, Curso sobre o Desenvolvimento do Espírito, sempre de casa cheia. Os cursos eram cobrados, pois fornecíamos material didático. Um fator importante deste sucesso, além da qualidade de todos os expositores era a existência de uma secretaria em horário comercial.

Há cerca de 10 anos ou talvez um pouco mais o CPDoc também se dispôs a desenvolver um curso online de espiritismo, funcionou por cinco anos permitindo que pessoas por todo o Brasil e até fora daqui pudessem participar, usávamos uma plataforma profissional. Foi criado um marco referencial para este tipo de curso online no meio espírita.

Ainda em Santos o CEAK e o CEBAP mantêm há muitos anos diversos cursos de espiritismo, uma tradição nesta cidade.

Jaci Régis enquanto encarnado e o CPDoc até produziram uma série enorme de livros que representam a evolução do pensamento que defendemos, os amigos no Rio Grande do Sul do CCEPA da mesma forma seguiram os mesmos caminhos.

Mais recentemente outra leva de bons livros foram publicados especialmente os da CEPA em conjunto com o CPDoc, como explicaremos abaixo.

Na gestão da Jacira Jacinto da Silva, na Presidência da CEPA – Confederação Espírita Internacional, uma conjunção de ideias e esforço pessoal e coletivo produz a série de livros Livre-Pensar, disponíveis no site da CEPA de forma gratuita, esta iniciativa acreditamos será um fator determinante de nosso processo de crescimento. Pensado, planejado antes da pandemia, se desenvolve durante este período. Os livros estão disponíveis em várias línguas, outro importante diferencial.

A pandemia e as palestras virtuais.

Youtube, Zoom, e outras plataformas estão mudando a relação entre os expositores e o público, os Centros Espíritas estão abrindo TVs no Youtube, caso de nosso querido CEAK de Santos, dentre outros, as palestras ficam disponíveis para que sejam acessadas a qualquer momento e em qualquer lugar.

O auge desta caminhada foi a realização do XXIII Congresso da CEPA de forma totalmente virtual, hoje mesmo você leitor ainda pode assistir às apresentações realizadas no Congresso, basta acessar o Youtube ou o Google no seu celular ou computador conectado à internet e digitar - XXIII Congresso da CEPA – e todas as sessões estarão lá a seu dispor. Isso, claro tem por detrás todo um planejamento, um grupo grande de pessoas que trabalharam para que isso fosse possível, mas está aí, acessem – é muito fácil.

Esta edição traz alguns artigos que giram em torno da questão religiosa, tema sempre presente nestas obras citadas anteriormente, vale conferir nas páginas 2 e 3 o artigo de Jaci Régis - Allan Kardec e o Código Da Vinci -, importantíssimo e republicado aqui, além deste mais dois artigos de profunda reflexão de Roberto Rufo – Não vim destruir a lei, na página 4 e - Meu reino não é deste mundo - na página 8. Também traz um relevante artigo de Milton Medran, na página 4 – Reminiscências.

E para terminar por hoje, os jornais espíritas Abertura, Opinião e Harmonia agora são 100% online, é um passo importante que nos levará muito longe, nos sigam! 

Este foi o Editorial do Jornal Abertura de janeiro-fevereiro de 2022, se quiser ler o jornal inteiro clique:

https://cepainternacional.org/site/pt/component/phocadownload/category/22-jornal-abertura-2022


Nenhum comentário:

Postar um comentário