quinta-feira, 14 de dezembro de 2023

Sobre a ciência ter todas as respostas? por Alexandre Cardia Machado

 A ciência tem todas as respostas?

Este é o título do livro da alemã Sabine Hossenfelder, pesquisadora do Instituto de Estudos Avançados de Frankfurt. Sabine tem causado na internet em vídeos no YouTube. Ela critica o exagero dos divulgadores científicos:



“Muitos divulgadores científicos tentam deslumbrar as pessoas, especialmente na Cosmologia. Tudo sobre o início do Universo e teorias quânticas é cheio de ‘uau!’, de grandes mistérios” em reportagem da Folha de São Paulo de 7 de outubro de 2023.

Em outras palavras, tem muito blábláblá!

Vou ler o livro desta pesquisadora, quando escrevi o livro – Uma Breve História do Espírito – que tenta encaminhar os leitores no entendimento da criação do Universo conhecido, busquei deixar claro que o caminho que percorro é o mais provável e que baseado nisto, poderíamos propor uma Cosmologia Espírita possível.

Sabine afirma que muitos campos de estudo não possuem dados suficientes nem para a formulação de hipóteses científicas, um exemplo é a ideia de “multiverso”. Não que existam pesquisas, na verdade há, só que ela alega que os divulgadores deveriam ser mais claros ao dizer que se trata de uma possiblidade, ainda não confirmada.

Gostei da proposta da autora e decidi escrever uma série de artigos aqui nesta coluna, analisando as diversas teorias sobre a criação do Universo e como se daria, nestes casos a criação e evolução do espírito.

Lembrando que proponho o seguinte, baseado na existência do Big Bang:

“A partir de 0,000006 segundos, de acordo com os cálculos da Teoria da Relatividade, após o Big Bang, a temperatura do Universo abaixa o suficiente para que a matéria, ainda muito instável inicie a sua formação. Neste momento o princípio espiritual dá os seus primeiros passos. Chamaremos didaticamente este princípio espiritual de Princípio Espiritual Arcaico. Como toda a criação de matéria ou espírito não é instantânea, depende de uma série de acontecimentos”. Veremos como seria esta trajetória nas outras ideias sobre o Universo, multiverso, cordas e etc.

2024 virá, portanto, com muita ciência, que embora não tenha a resposta final a todas as dúvidas, é certamente a melhor forma de nos aproximarmos delas.

Para abrir mais a sua mente: Leia - A ciência tem todas as respostas? De Sabine Hossenfelder – Editora contexto. Leia também: Uma Breve História do Espírito de minha autoria: https://cepainternacional.org/site/pt/cepa-downloads/category/27-icks-colecao-abrindo-a-mente?download=200:uma-breve-historia-do-espirito-alexandre-cardia-machado

 Este artigo foi publicado no jornal Abertura de dezembro de 2023

Quer ler o jornal todo? Baixe aqui gratuitamente!

https://cepainternacional.org/site/pt/cepa-downloads/category/31-jornal-abertura-2023?download=274:jornal-abertura-dezembro-de-2023


 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário