sábado, 11 de janeiro de 2025

Memórias Insquecíveis - Mauricy Antônio da Silva por Alexandre Cardia Machado

                                                             Memórias Inesquecíveis

Despedida de um grande trabalhador – Mauricy Antônio da Silva

(17/06/1937 – 8/1/2025)


 Diretoria do ICKS (2019-2024) – 2 mandatos

Mauricy, Alexandre, Antonio (Toninho) e Cláudia

    O que falar do querido Mauricy, um homem discreto, mas sempre presente, honesto, trabalhador espírita desde a Mocidade Espírita Estudantes da Verdade do CEAK de Santos, passando pelo CEAK, pela Comunidade Assistencial Espírita Lar Veneranda, onde foi Tesoureiro, Conselheiro e Presidente do Conselho Administrativo. Fundador e membro da diretoria do ICKS, tendo sido igualmente tesoureiro até 2021 e vice-Presidente até 31 de dezembro de 2024, oito dias antes de desencarnar. Foi ainda tesoureiro do CEPABrasil, desde a criação dos Delegados e Amigos da CEPA, lá esteve presente junto com o Toninho, representando o ICKS – desde o seu início, esteva ligado à direção de 2007 a 2015, tendo sido também tesoureiro adjunto da CEPA – Associação Espírita Internacional no Brasil entre 2016 e 2020, na gestão de Jacira Jacinto da Silva. 

    Na vida profissional foi Diretor Financeiro da Fiação e Tecelagem Tognato, fabrica no ABC de cobertores e produtos desta linha.

    Pai de família exemplar, deixa a esposa Djorah, também sócia do ICKS e grande colaboradora do Lar Veneranda, 3 filhas – Sandra, Elisabeth e Denise e um filho - Marcelo, todos espíritas.

 


                                        Denise, Marcelo, Djorah, Mauricy, Elisabeth e Sandra

    Não há quem tenha tido alguma rusga com ele, era a pessoa mais conciliadora e tranquila que conheci. Me aconselhou muito quando pela primeira vez assumi a Presidência do ICKS. 

    Até meados de dezembro de 2024, já bem fraquinho, quase sem sair de casa, todo dia mandava mensagens positivas pelos grupos de WhatsApp a “todos e todas”, como gostava de dizer.

    A primeira vez que ouvi falar dele, lá pelos anos 90, foi ao oferecerem uma rifa do Lar Veneranda, naquele momento, totalmente impensável que eu faria parte do Conselho do Lar por mais de 20 anos - bem alguém perguntou: “ O Mauricy comprou?” ele era realmente muito sortudo, ganhava seguidas vezes! Na verdade, acredito que  o intuito dele era ajudar, assim ele comprava muitas rifas e portanto, ganhava várias vezes.

    Com a criação do ICKS há 25 anos nos aproximamos mais, em 2003 eu e minha família voltamos a Santos, depois de passarmos 6 anos fora da cidade, e com a existência do ICKS o convívio era semanal.

      Já no Lar Veneranda mensalmente nos encontrávamos nas reuniões do Conselho Administrativo. Sentávamos, os homens, numa fila à esquerda do auditório do Lar, quando comecei era o Ivon Régis, depois Mauricy, Toninho e eu – brincávamos que era a rampa de lançamento, de fato Ivon nos deixou o ano passado e este ano o Mauricy. Ainda bem que não existe mais as reuniões do Conselho, pois minha hora estaria chegando.

    Já fizemos uma matéria homenageando o Mauricy nesta mesma coluna Memórias Inesquecíveis no Jornal Abertura de junho de 2024. 



 

    Mauricy participou do Grupo de Estudos do ICKS que elaborou conosco 4 trabalhos importantes, o primeiro para o XXI Congresso da CEPA em Santos no ano de 2012 e que está disponível o site da CEPA: 




https://cepainternacional.org/site/pt/cepa-downloads/category/36-icks-caderno-cultural-reencarnacao-analise-da-evolucao-do-conceito?download=240:icks-caderno-cultural-reencarnacao-analise-da-evoluco-do-conceito-pdf.

 

Também participou de outros três trabalhos apresentados  no SBPE: “Pode o Espiritismo ser considerado Ciência da Alma? Uma análise epistemologica da proposta do pensador espírita Jaci Régis” em 2013 no 13° SBPE; “Exposição - SBPE 26 anos abrindo espaço para novas ideias” no 14° SBPE em 2015 e “Somos progressistas?” no 15° e derradeiro SBPE de 2017.

    A matéria de junho do ano passado, comenta o fato interessante de ter sido ele o último a fazer uma palestra na Sede própria do ICKS.

    Teve um papel importante no Gabinete Psico-Mediúnico do ICKS onde era o responsável pela palestra sobre Espiritismo, isto pode ser conferido no livro ebook abaixo. Emissões Energéticas na Prática Espírita.

 


https://cepainternacional.org/site/pt/cepa-downloads/category/27-icks-colecao-abrindo-a-mente?download=268:emissoes-energeticas-na-pratica-espirita-organizacao-alexandre-cardia-machado.

    Aqueles que participaram de algum SBPE lembrarão desta foto na Recepção.:

 


                                                            Cláudia e Mauricy


    Expressamos aqui toda a nossa admiração e carinho pelo companheiro que temporariamente nos deixa.

Por Alexandre Cardia Machado - Presidente do ICKS


2 comentários:

  1. Justa homenagem a nosso companheiro que sempre trabalhou pelo engrandecimento do espiritismo. Certo estamos que esse trabalho terá sequencia nesta nova jornada. Fraternos abraços.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo resgate dessa nobre e operosa trajetória espírita do amigo Mauricy Antônio da Silva. Gratidão pelos exemplos de acolhimento, simpatia, amizade, dedicação à família e ao trabalho, persistência, resiliência e modéstia, características de sua personalidade. Nossa solidariedade à dona Djorah, Marcelo, Denise, Elisabeth e Sandra. Um grande abraço!

    ResponderExcluir