quinta-feira, 4 de abril de 2013

Abrindo a Mente - Matéria Escura e o Fluído Cósmico Universal? por Alexandre Cardia Machado

Os cientistas estão buscando, ainda sem sucesso por uma explicação para o fato do Universo estar em expansão,a uma velocidade diferente daquele que seria de se esperar levando em consideração a massa observável existente no Universo. Os primeiros indícios foram observados ainda na década de 30 do século XX.




Hoje acredita-se que esta matéria exista, mas que teria características estranhas, por não interagir com a matéria normal, pelo menos não diretamente, mas atuaria sim na gravidade ou através da gravidade. Todos os experimentos realizados até agora, não obtiveram exito, fato este que fez os físicos apelidarem as possíveis partículas de matéria escura de “chatas” e as suas características de “chatice”. Muitos espíritas tem defendido que a matéria escura, assim como a sua também companheira energia escura nada mais sejam do que o Fluído Cósmico Universal. Trateremos da Energia Escura na próxima edição do Jornal.



Muita expectativa, relativa à matéria escura está associada às experiências que estão sendo realizados no acelerador de partículas CERN ( Grande Colisor de Hadrons) na Suiça. Estão atrás das partículas de Higgs ou Super WIMPS – partículas que teriam surgido nos primeiros instantes após o Big Bang e que não interagem com a matéria, mas que por possuir massa, afetam a gravidade.



O que não combina muito com a idéia do FCU é que sempre fomos informados de que o FCU seria a matéria quintessenciada que nos levaria a pensar em algo muito leve ou muito energético. No entanto a matéria escura seria 100 vezes mais densa que a matéria comum e não interagir com a matéria normal (mundo material) não parece realmente fazer nenhum sentido imaginá-la como sendo o FCU. Entretando o fato de muitos cientistas de ponta acreditarem na existência de alguma coisa que ainda não foi diretamente detectada, e que tenha características tão “estranhas”, certamente é um passo para a aceitação de que outras formas de matéria ou energia, ainda não detectadas pelos experimentos científicos possam também existir, como o plano espiritual e as energias espirituais por exemplo.



Este sim me parece ser o mote que nós estudiosos da Teoria Kardecista deveríamos adotar. Seguindo esta linha, nos interessa realçar que os cientistas admitem que a materia escura não tenha sido detectada por produzir radiações ainda desconhecidas por nós e que portanto não fomos capazes de montar os equipamentos para isto. Este é exatamente argumento não aceitado por outros cientístas quando se referem às questões paranormais. Aqui mais uma vez nos interessa aproveitar esta abertura e por aí postularmos, pois é exatamente isto que repetimos há 150 anos com relação ao mundo espiritual.

Não creio que o plano espiritual seja feito de matéria escura, mas sim de algo muito mais sutil, no entanto poderíamos defender da mesma forma a sua detecção direta inda não é possível, poderíamos modelar a sua descrição pelos seus efeitos. Sobre estes efeitos, temos 150 anos de história a nosso favor – que é interação espírito matéria.



Para abrir mais a sua mente leia: Criação Imperfeita – Gleiser, Marcelo ed. Record 2010; O tecido do Cosmo – Greene, Brian. EdCompanhia das Letras 2004; Scientific American – Mundos Ocultos de Matéria Escura – número 103, Dezembro 2010.

Outros artigos relacionados:

Reencarnação e o desenvolvimento do homem -  Por Alexandre Cardia Machado


http://www.blogger.com/blogger.g?blogID=8190435979242028935#editor/target=post;postID=4264443337118614361

Abrindo a mente - A pluralidade dos mundos habitados e o critério de falseabilidade por Alexandre Cardia Machado

http://www.blogger.com/blogger.g?blogID=8190435979242028935#editor/target=post;postID=2096406799399550055

Abrindo a mente:60 bilhões de humanos – nossa história. Por Alexandre Cardia Machado

http://www.blogger.com/blogger.g?blogID=8190435979242028935#editor/target=post;postID=1617735720002438799



O Ser Humano e a Evolução- - Uma análise pré-histórica por Alexandre Cardia Machado

http://icksantos.blogspot.com/2011/12/o-ser-humano-e-evolucao-uma-analise-pre.html

O Terceiro Chimpanzé - Marcelo Régis

http://www.blogger.com/blogger.g?blogID=8190435979242028935#editor/target=post;postID=9211824297486829196

 

4 comentários:

  1. Acontece que você está enganado quando pressupõe que os mundos paralelos ao mundo físico sejam somente mundos mais sutis. Existem também as infradimensões, as quais são muito mais densas que este mundo em que vivemos e cuja matéria interage fracamente com o mundo físico.
    A matéria escura dos físicos não é a matéria dos mundos elevados ou espirituais, mas sim a matéria dos mundos infernais que correspondem aos abismos atômicos. Matéria escura é matéria infra-dimensional e não supra-dimensional. Como vocês não acreditam no inferno, estão com o entendimento estancado e não conseguem encaixar as descobertas da matéria escura no modelo de realidade ao qual se dogmatizaram.

    ResponderExcluir
  2. Certamente é uma forma diferente de pensar! Não se encaixa no modelo espírita de Universo. mas mesmo assim obrigado por comentar.

    Alexandre machado

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde. Estou estudando a doutrina espírita e, sempre que ouço ou leio sobre o fluido universal ou força vital, o que vem em minha mente são os bósons de Higgs. Eles foram comprovados e, sua sutileza descrita e muito semelhante ao que dizem ser o fluido universal.
    Sou professora de Química, vejo o perispírito como um campo de força eletromagnético e imagino o fluido cósmico universal como os bósons de Higgs. É um tanto poético de minha parte, mas como estudiosa vejo a cada dia a aproximação do mundo atômico ao mundo espiritual.

    ResponderExcluir
  4. Cara amiga, quem sabe, né? já que gostas do tema vou te recomendar um livro, acho que se chama " O Sétimo véu" de Henrique Régis é uma espécie de ficção científica espírita. O livro escrito há 5 anos aborda esta hipótese, se tiveres interesse temos o livro no ICKS.

    Grato,

    Alexandre

    ResponderExcluir