domingo, 10 de agosto de 2014

           PAI  PRESENTE                                                     



                         Que importancia tem o nome do pai na certidão de nascimento de uma criança. Existem muitos casos de crianças que nao tem esse registro. É claro que não é possivel ignorar a existencia de um filho e levar a vida como se o mesmo não existisse, mas é o que acontece em muitos desses casos. Também existem pais que até registram os filhos mas só dão o nome e negam o coração, a atenção, a presença, enfim tudo o que definiria ser verdadeiramente pai. Não negam a existencia do filho mas deliberadamente o ignoram e portanto são tão ausentes  como aqueles que negam a paternidade. Outros pais assumem os filhos, constituem familia, mas não se envolvem na vida e na educação das crianças sendo tão ausentes como os citados anteriormente.
                         Os verdadeiros pais, de sangue ou não,  são aqueles homens que se dedicam a vida dos filhos, estão presentes nos momentos bons e ruins, que transmitem segurança com suas atitudes e exemplos dando amor e exemplo de responsabilidade.
                         Acompanhar a evolução de uma criança, com exemplos, dando uma diretriz, talvez seja o mais belo e gratificante presente que a vida proporciona e abrir mão desta dádiva é incompreensível principalmente para nós espíritas.

(O LIVRO DOS ESPÍRITOS, Allan Kardec – questões 582 e 583)

“Sem dúvidas que é uma verdadeira missão. É ao mesmo tempo grandíssimo dever e que envolve, mais do que o homem pensa, a sua responsabilidade quanto ao futuro. Deus colocou o filho sob a tutela dos pais, a fim de que estes o dirijam pela senda do bem, e lhes facilitou a tarefa dando àquele uma organização fraca e delicada, que o torna propício a todas as impressões. No entanto, há muitos que mais cuidam de aprumar as árvores do seu jardim e de fazê-las dar bons frutos em abundância, do que de formar o caráter de seu filho. Se este vier a falir por culpa deles, suportarão os desgostos resultantes dessa queda e partilharão dos sofrimentos do filho na vida futura, por não terem feito o que lhes estava ao alcance para que ele avançasse na estrada do bem.”
Gisela Régis

Um comentário:

  1. Educar um filho e certamente uma tarefa difícil que exige esforço e dedicação .Não nascemos prontos,não nascemos como somos e temos de nos formar,formar-se humano.O exemplo dos pais,a escola e a educação nos orienta ,nos faz crescer para agir por conta própria ,nos organiza em nossa trajetória .

    ResponderExcluir