quarta-feira, 27 de janeiro de 2021

O controle da opinião pública e o livre-arbítrio - por Roberto Rufo e Silva

 

O controle da opinião pública e o livre-arbítrio.

 

"A justiça só pode ser obtida por meio de confrontos violentos". (Benito Mussolini).

 

"O conceito de marxismo pertence à história da religião organizada. É um tipo de adoração de um indivíduo que não faz sentido". (Noam Chomsky - Roda Viva 1996).

 

 

Há dois livros interessantes na praça que merecem ser lidos pois na verdade nos alertam contra alguns perigos dos dias atuais, pois almejam o controle da opinião pública. Um deles do escritor italiano Giuliano da Empoli de nome "Os Engenheiros do Caos" que alerta como as fake News, as teorias da conspiração e os algoritmos estão sendo utilizados para disseminar ódio, medo e influenciar eleições. O outro livro de nome "Fascismo - Um Alerta" da ex-Secretária de Estado dos EUA Madeleine Albright. No livro ela nos avisa do perigo do retorno ao confronto entre democracia e fascismo, uma luta que criou incertezas sobre a sobrevivência da liberdade e que levou à morte milhões de pessoas.

 

E agora como denunciou muito bem o documentário O Dilema das Redes temos a busca incessante por lucros dos gigantes da tecnologia e que acabou transformando ferramentas capazes de aproximar pessoas em uma ameaça em várias frentes, da sanidade mental dos jovens à democracia.

 

Por trás de tudo isso está um sonho antigo de religiões e ideologias de massa, que é controlar a opinião pública através da hegemonia cultural.

 

O homem tem o livre-arbítrio dos seus atos interroga Kardec aos espíritos na questão 843 do Livro dos Espíritos. "Visto que ele tem a liberdade de pensar, tem a de agir. Sem livre-arbítrio o homem seria uma máquina" respondem os espíritos. Premissa: liberdade de pensar. Esse é o dilema atual, quando a minha liberdade de pensar está ameaçada pelos algoritmos ou por alucinados produzindo fake news nas redes sociais.

 

Na eleição de 2016 entre Donald Trump e Hillary Clinton, correligionários do bufão Trump colocaram nas redes sociais que a candidata Hillary era pedófila e arregimentava crianças numa pizzaria de Washington. Até ela solicitar à justiça a retirada da infâmia das redes sociais milhões já tinham lido a fake news, sendo que um senhor indignado, munido de um fuzil, desferiu vários tiros contra a pizzaria. 

 

Na pergunta 837 Kardec pergunta qual o resultado dos entraves postos à liberdade de consciência. "Constranger os homens a agirem de modo contrário ao que pensam, torná-los hipócritas. A liberdade de consciência é um dos caracteres da verdadeira civilização e do progresso".

 

Premissas: civilização e progresso.

 

Leandro Karnal escreve que o mundo do século XXI é o das redes sociais e que controlar a opinião pública já era importante na Roma Republicana. Hoje é central em qualquer projeto político. A luta insana entre esquerda e direita sob os mais variados motivos é uma luta pelo controle político e mental das pessoas. A democracia liberal pouco vale para ambos os lados. O que interessa é a obtenção da hegemonia cultural. Para o Espiritismo a democracia liberal é condição imprescindível para o desenvolvimento do livre arbítrio. Confiemos que segundo a doutrina espírita não há arrastamento irresistível.

                                                                                                                                                         

Roberto Rufo é bacharel em Filosofia e reside em Santos, artigo publicado no Jornal Abertura de outubro de 2020

Nota: Artigo originalmente publicado no Jornal Abertura de Santos.

Gostou? Você pode encontrar muito mais no Jornal Abertura – digital, totalmente gratuito.

Acesse: CEPA Internacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário