segunda-feira, 23 de janeiro de 2023

Abrindo a Mente - O Misticismo e Charlatanismo no Espiritismo - Por Alexandre Cardia Machado

 Abrindo a Mente

O Misticismo e Charlatanismo no Espiritismo

Recentemente fomos convidados a falar sobre este tema em um centro Espírita de Santos, isto me fez refletir sobre os mecanismos que estão por trás de ações fraudulentas associadas a mediunidade. Esta preocupação não é recente, o mestre Kardec já tratava disto.

Allan Kardec no Livro dos Médiuns já nos advertia em relação aos perigos da mediunidade e dos médiuns, a história está repleta de charlatães e não perderemos tempo aqui relembrando cada caso destes, mas sim tentando alertar os amigos leitores.

No Livro dos Médiuns encontramos referência ao Charlatanismo em 3 lugares: Primeira Parte, no Capítulo 4° - Dos sistemas – Exame dos diferentes modos que o Espiritismo é encarado ... do Charlatanismo; na Segunda Parte, capítulos 27° e 28°, Das contradições e das mistificações e do charlatanismo e do embuste. Além destes capítulos o mestre faz referência à palavra Charlatanismo 28 vezes nesta obra.

No século XIX eram extremamente comuns shows teatrais com a presença de médiuns e embusteiros, misturava-se claramente a mediunidade real, no caso em especial de efeitos físicos com truques de ilusionismo. Este tipo de show diminuiu muito, mas não significa que tenha terminado.

Didaticamente vamos apresentar o conceito dos termos misticismo e charlatanismo, no sentido em que são empregados na obra de Kardec.

Mistificação (farsa): Ação intencional do Médium em enganar as pessoas quanto a origem de uma comunicação ou efeito físico, não confundir com animismo (real).


                                                   Filme - Fé de mais não cheira bem.

Charlatanismo: é uma ação intencional do Médium em enganar as pessoas com objetivos exercer poder quer econômico ou social (caracteriza-se por recebimento por algo que não é verdade).

O charlatanismo sempre existiu na sociedade, não apenas no campo do Espiritismo, por que isto corre? Pela falta de caráter de alguns espíritos encarnados, de baixa elevação espiritual.

Mecanismo usado:

Poderíamos dividir em dois tipos de mecanismos que de alguma maneira podem ser usados juntos ou separados:

Efeitos Físicos: basicamente se utilizam de técnicas de ilusionismos, semelhantes aos mágicos de circo. É o chamado predigitadores. Ou seja, necessita aprimorada técnica, mas o objetivo é enganar os frequentadores, buscando vantagem financeira.

Efeitos inteligentes: Este é o mais difícil de detectar pois qualquer processo mediúnico é propenso a engano, comunicação imperfeita e animismo, no entanto o nosso enfoque está relacionado a situações em que haja movimentação financeira, grande foco do charlatão.

O que observar para não ser enganado:

Não precisamos ir muito longe para sabermos de médiuns que correm o Brasil, fazendo palestras, recebendo cartas de Espíritos e vendendo livros com grande divulgação. O que há de ruim nisso? Tudo ou nada. Nada se forem honestos e tudo se forem charlatães.

Nos dias de hoje é muito fácil obter informações de uma pessoa que ficou viúva, que perdeu um filho ou de um marido que perdeu sua esposa, as informações estão nas redes sociais.

Quando estes médiuns famosos participam de eventos públicos, nestas visitas em cidades, quase sempre os grupos que as organizam de forma sincera, para receber algum médium famoso, criam grupos de WhatsApp, fazem propagandas pelo Fecebook. Logo, algumas pessoas comentam que gostariam de ir e receber uma carta de seu ente querido, dizem algo como: Vou sim, perdi meu filho e não me conformo, dizem o nome do filho, e está aberta a porta para o “médium charlatão”.

Outra forma muito comum é aquela onde as pessoas que vão participar da “sessão” devem chegar com antecipação, com isto em um local cheio, as pessoas circulam, conversam, contam seus problemas. Isto cria a oportunidade, pessoas que fazem parte da trama se misturam e capturam os casos e principalmente os detalhes, que fazem com que rapidamente se possa criar uma comunicação forjada.

Hoje existe o ponto eletrônico que pode facilmente ser escondido e as informações então passadas ao suposto médium.

Recado final, fiquem atentos, vejam se existe alguma forma de venda de livros, remédios ou qualquer outra atividade econômica associada.

Se forem procurar ajuda espiritual chequem na internet se existem reclamações e principalmente não falem com ninguém, sobre o seu problema. Esperem que os espíritos amigos se manifestem, peçam apenas mentalmente por ajuda.

Para abrir mais a sua mente: assistam ao filme de 1992 com Steve Martin – título em português: Fé de mais não cheira bem.

Artigo publicado no jornal Abertura de agosto de 2022.

Baixe aqui:

https://cepainternacional.org/site/pt/cepa-downloads/category/22-jornal-abertura-2022?download=194:jornal-abertura-agosto-de-2022


Nenhum comentário:

Postar um comentário