terça-feira, 31 de janeiro de 2023

METAFÍSICA NUNCA MAIS por Roberto Rufo

 

METAFÍSICA NUNCA MAIS

 

"O estudo da metafísica consiste em procurar, num quarto escuro, um gato preto que não está lá" (Desconhecido).

 

"Quando quem fala e quem ouve, nenhum deles entende o que se entende, isso é metafísico". (Voltaire).

                                                             

 David Hume (1711/1776) foi um, historiador e ensaísta britânico nascido na cidade de Edimburgo (Escócia) que se tornou célebre por seu empirismo radical e o seu ceticismo filosófico. Por ceticismo entende-se a doutrina filosófica segundo a qual o espírito humano não pode atingir nenhuma certeza a respeito da verdade, o que resulta em um procedimento intelectual de dúvida permanente e na abdicação, por inata incapacidade, de uma compreensão metafísica, religiosa ou absoluta do real.

 

A obra de David Hume "Investigações sobre o Entendimento Humano" trata essencialmente, da teoria do conhecimento, que é aquele ramo da filosofia que busca responder questões sobre a origem e a validade de tudo que podemos conhecer. A este respeito, Hume era empirista, ou seja, acreditava que todo conhecimento provém da experiência.  Hume dizia que todo conhecimento só é possível através das percepções da experiência; percepções que podem ser "impressões", dados diretos dos sentidos ou da consciência interna, ou "ideias", que resultam da combinação de impressões. 

 

O filósofo alemão Immanuel Kant (1724/1804) amplamente considerado como o principal filósofo da era moderna operou uma síntese entre o racionalismo continental e a tradição empírica inglesa. Ao ler o livro "Investigações sobre o Entendimento Humano" (1748) de David Hume , Kant diz que despertou do seu sono dogmático, ou seja, aquela ideia racionalista de que conseguimos justificar ou provar só pelo pensamento o nosso conhecimento de aspectos substanciais da realidade física. 

 

Nos Prolegômenos do Livro dos Espíritos, os espíritos que assessoraram Allan Kardec, além de afirmarem que existam fenômenos que escapam das leis da Ciência vulgar, que revelam a ação de uma vontade livre e inteligente, afirma que as comunicações entre o mundo espírita e o mundo corporal estão na natureza das coisas e não constituem nenhum fato sobrenatural. Nada de metafísico. Kardec partiu de um fenômeno, estudou esse fenômeno aplicando o chamado método científico para só obter conceitos após várias tentativas experimentais. O único conceito metafísico que poderíamos dizer que ainda persiste no Espiritismo seria a afirmação da existência de Deus, por ser imune a experiências. Mesmo assim na pergunta 4 do Livro dos Espíritos (Onde se pode encontrar a prova da existência de Deus?) a resposta dos espíritos e o comentário de Kardec , estão carregados de explicações baseadas nas coisas da natureza. Não se trata de um simples acreditar por crer cegamente. Voltando aos prolegômenos, os espíritos afirmam  a Kardec que a doutrina irá se propagar e ser compreendida. Isso a meu ver, por ser livre de dogmas e misticismos.

 

O Espiritismo não pode cair no erro das metafísicas tradicionais de tentar teorizar sobre coisas que estão além de qualquer experiência possível. Kant dizia que as questões sobre Deus, a imortalidade da alma ou o livre-arbítrio não podem ser resolvidas pela razão humana, pois estariam fora do alcance do conhecimento empírico. 

 

Na verdade, nos dias atuais, somente Deus permaneceria nessa observação kantiana , mesmo assim com as ressalvas que fiz acima. A prova da imortalidade da alma possui muitos estudos sérios, espíritas ou não, sobre a sua real possibilidade. O mesmo pode-se dizer sobre o livre-arbítrio, havendo até estudos de alguns neurocientistas negando a sua possibilidade de existência. Estudos baseados em várias experimentações. Outros estudos, também eivados de provas experimentais, afirmam o contrário. 

 

A metafísica ficou restrita às religiões ortodoxas, onde o ingresso das ideias fica cerceado pelo axioma inicial irremovível, os chamados artigos de fé. As ideologias também estão repletas de conceitos metafísicos, os quais são utilizados para explicar qualquer movimento econômico ou social em qualquer época da humanidade. Um exemplo de valor ideológico metafísico é o da revolução permanente, pois como escreveu Simone Weil a revolução é pensada  não como uma maneira de solucionar os problemas colocados pela humanidade ao longo da história, mas como um milagre que nos dispensa de resolver problemas. É a metafísica na solução dos problemas sociais. Se a realidade desmente a teoria, altere-se a realidade . Como escreveu Millôr Fernandes, o marxismo é uma espécie de alfaiate que quando a roupa não fica boa faz alterações no cliente. 

                                                            

Finalizo com os Prolegômenos quando os espíritos assessores dizem que os bons espíritos assistem aqueles que servem a humanidade e não aqueles que apenas buscam um degrau para as coisas da Terra.  A metafísica passa longe como ferramenta na solução dos problemas sociais.

Este artigo foi publicado  no Jornal Abertura de dezembro de 2022 - se quiseres ler vá:

https://cepainternacional.org/site/pt/cepa-downloads/category/22-jornal-abertura-2022?download=207:jornal-abertura-dezembro-de-2022


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário