15° SBPE - Somos progressistas?
Elaborado pelo Grupo de Estudos do
Instituto Cultural Kardecista de Santos - ICKS
1.
Alexandre Cardia Machado, engenheiro,
coordenador e instrutor de cursos no ICKS, Editor-chefe do Jornal Abertura, Vice-Presidente
do ICKS.
2.
Antonio Ventura, despachante aduaneiro,
tesoureiro da Comunidade Assistencial Espírita Lar Veneranda (CAELV), Secretário
do ICKS.
3.
Cláudia Régis Machado, psicóloga,
escritora espírita e colaboradora do Jornal Abertura.
4.
Lizette Silva Saldanha Conde, professora
e orientadora educacional.
5.
Lucy Régis Conde, do lar.
6.
Maria de Lourdes Rodrigues Silva, do lar.
7.
Mauricy Antonio da Silva, economista, Presidente
do Conselho Administrativo da CAELV. Tesoureiro do ICKS
8.
Palmyra Coimbra Régis, do lar,
conselheira e diretora da CAELV, participante do Gabinete Psicomediúnico.
9. Roberto Luiz Rufo e Silva, tecnólogo,
licenciado em Filosofia, Presidente do ICKS, colaborador do Jornal Abertura e
responsável pela programação das sextas-feiras do ICKS.
10.
Valéria Régis e Silva, professora,
presidente da comissão executiva da CAELV.
Índice:
1 – Introdução : página
3
2. Análise da abrangência do tema: página
4
2.1 - Definições de termos relacionados a Progressista: página 4
2.2 – Checagem de textos Espíritas quanto
ao conceito progressivo
do Espiritismo: página
5
2.3 - Resumo dos textos analisados: página
5
2.4 - Análise estatísticas de temas que
seriam usados para pesquisa: página
6
2.5 - Desenvolvimento e aprofundamento dos
temas escolhidos página
7
2.5.1
-Metodologia: página
7
2.5.2
- Análise dos textos: página
9
2.5.3
- Processo de elaboração das conclusões por subtema: página 10
2.5.4
– Resumo dos 7 subtemas: página
11
2.5.5
– Resumo - Parágrafo conclusivo de cada subtema:
3. – Conclusões e Recomendações Finais página
20
4 – Referências Bibliográficas: página
21
(Estaremos adicionado a seguir as fotos, e gráficos)
1.Introdução:
O que é ser progressista? Dentro da visão
espírita ser progressista é ressignificar ou interpretar de forma mais
atualizada os princípios que norteiam o Espiritismo.
É uma postura difícil pois há o receio da
descaracterização da Doutrina, mas para ser progressista devemos ter a ideia
que não podemos ser sectários.
O progresso indica movimento, atualização.
Nosso grande trabalho, almeja, a par de
ser considerado progressista, seguir sem perder a essência da ideia espírita.
As ideias que podem ser deixadas de lado,
serão descartadas mas há princípios que sustentam os conhecimentos espíritas e
estes só podem ser ressignificados para atender o avanço dos conhecimentos e
para trazerem um frescor, um oxigênio para uma visão de mundo dinâmica,
clarificada e amplificada.
Baseado nesta ideia decidimos realizar um
estudo comparativo e estatístico de quão progressista nosso grupo
livre-pensador, na prática o demonstra ser.
Nosso trabalho se estruturará como uma
pesquisa comparativa – buscando na fonte, ou fontes os dados que lhe
permitiriam verificar qual a resposta para a pergunta proposta. “Será que o que
produzimos no ambiente Kardecista livre-pensador é progressista”?
Nossos objetos de análise são duas fontes,
propomos os jornais:
-Espiritismo
e Unificação e,
-
Abertura.
Esta escolha se dá para que a responsabilidade pelo material produzido e a
análise que faríamos recaísse sobre o ICKS, não criando assim problemas com
outros companheiros de ideal.
As edições para pesquisa nos jornais Espiritismo
e Unificação e Abertura ambos de Santos – SP, serão no período em que tivemos
como redator Jaci Régis.
Partimos do pressuposto de que a Doutrina
Espírita possui em sua essência o germe do progresso constante, haja visto que
o conhecimento humano é infinito. O Espiritismo possui, portanto, a ânsia do
saber, especialmente aquele saber que transforma para melhor o comportamento
humano. Que faz com que tenhamos atitudes cada vez mais isentas de preconceito.
Em seu comentário à pergunta 798 do Livro
dos Espíritos, Allan Kardec nos fala que as ideias só se transformam com o
tempo. E profetiza que a marcha do Espiritismo seria mais rápida que a do
Cristianismo. Os espíritos por sua vez dizem serem chegados os tempos em que a
Doutrina Espírita tomaria lugar entre os conhecimentos humanos.
Historicamente o Espiritismo surge numa
época onde as conquistas do século XVIII, através do Iluminismo, se fazem
sentir com contundência nas Filosofias, nas posturas sociais e políticas do
século XIX.
Didaticamente o Iluminismo, também
conhecido como Século das Luzes, foi um movimento cultural da elite intelectual
europeia. O objetivo era mobilizar o poder da razão a fim de reformar a
sociedade. Pretendia-se também um conhecimento aprofundado da natureza para
torná-la útil ao homem moderno e em processo de rápido progresso.
Lembremos que o Iluminismo trouxe consigo
o conceito do que hoje se chama de Progressismo. No século XIX surgiram uma
série de doutrinas filosóficas, éticas e econômicas baseadas na ideia de que o
progresso é vital para o aperfeiçoamento da condição humana. O Espiritismo se
insere nessas doutrinas, com viés espiritualista, onde o progresso também é
vital para a evolução do espírito. Sua maior contribuição é a destruição do
materialismo, para que os homens compreendam melhor que a vida futura está
destinada ao que fizermos no presente destruindo os preconceitos de seita,
casta e de cor. É a Doutrina da grande solidariedade.
Contemporaneamente ser progressista tem
sido associado à luta por direitos civis e individuais, movimentos sociais como
o feminismo, o ambientalismo, o movimento LGBT e o movimento negro entre
outros.
Participamos também dessa sociedade que
busca implementar políticas progressistas que promovam mudanças socioeconômicas
e nos conceitos espirituais onde a reencarnação como conceito de oportunidade
para aprendizagem e evolução tem um papel preponderante de motor do progresso
humano.
2.
Análise da abrangência do tema
2.1
- Definições de termos relacionados à palavra -progressista
Primeiramente olhamos no dicionário
(dicionário Aurélio básico da língua portuguesa) procurando as palavras
progredir, progresso, progressista, progressivo e progressão, para nos dar base
para desenvolver o trabalho sobre a postura progressista e depois sustentar
esta postura em relação à Doutrina Espírita. Desta forma poderíamos verificar
se estes conceitos se aplicam no campo de pesquisa definido.
Definições:
Progredir
- caminhar para frente, avançar. Prosperar. Evoluir.
Progresso
- movimento ou marcha para adiante. Conjunto de mudanças ocorridas no curso do
tempo. Desenvolvimento ou alteração em sentido favorável. Avanço e melhoria,
acumulação de conhecimentos, capazes de transformar a vida social e de conferir
maior significação e alcance no contexto da experiência humana.
Progressista
- representante do progresso. Favorável ao progresso.
Progressivo
- que se vai realizando gradualmente.
Progressão
- sucessão ininterrupta e constante dos diversos estágios de processos.
2.2
– Checagem de obras Espíritas quanto ao conceito progressivo do Espiritismo
Após análise das obras básicas encontramos
trechos importantes nas seguintes obras espíritas, o fizemos para melhor
enquadramento de nossa preocupação sobre o tema proposto:
1.Gênese (revelação espírita) -
Respondendo à pergunta O que se pode
tirar de progresso em relação a Doutrina Espírita? (Itens 13,14,18, 50, 52,
54.55,57,60);
2. Obras Póstumas - Respondendo à
pergunta. Como é visto o futuro do Espiritismo
nas Obras Póstumas? Artigos: Vida Futura (205); Futuro do Espiritismo (299);
A nova geração (314); Regeneração (326/328);
3. O Livro dos Espíritos - Respondendo à
pergunta O que caracteriza Progresso no
Livro dos Espíritos? 779 a 785/ 789/ 797/ 798 a 801;
4. Revista Espírita- 1.863 - Lei do Progresso e 1.864 - Religião
e Progresso.
2.3
- Resumo dos textos analisados
A
partir de dois artigos da Revista Espírita, “Lei do Progresso” e “ Religião e
Progresso” verificamos como esses dois artigos definem a postura progressista
da Doutrina Espírita. Especificamente no artigo Lei do Progresso, é colocada a
importância da existência, da necessidade de progredir. Isso se faria no avanço
dos conhecimentos o que nos colocaria num patamar maior de evolução.
Já
no artigo Religião e Progresso a importância é dada ao conhecimento científico,
pois a religião contra a ciência só tem a perder. A postura de repudiar a
ciência é repudiar as leis da natureza, é ir contra o ensino dado pelos
espíritos do valor das leis naturais criadas pela inteligência suprema e causa
primária de todas as coisas.
Em
pesquisa no livro Gênese (Revelação Espírita) tentamos responder à
pergunta O que se pode tirar de progresso em relação à Doutrina Espírita?
Verificamos que está bem claro que o Espiritismo veio quando o homem já estava
intelectualmente maduro e apto para raciocinar, pesquisar.
Allan Kardec, com uma mente esclarecida,
desprovida de preconceitos, foi o organizador desses fatos que apareceram em
vários lugares e através de diferentes médiuns. Usou o método científico, pois analisou,
observou, comparou e estudou. Como nenhuma Ciência sai do cérebro de um homem
só, com o Espiritismo também foi assim, apareceu em vários centros, com contribuições
dos espíritos que em pouco tempo formou-se o corpo doutrinário. Portanto, o Espiritismo
foi obra de uma ação coletiva. Mas embora a contribuição dos espíritos seja
fundamental e tenha vindo de várias categorias de espíritos, Allan Kardec não
se baseou só em evidências, deixou um legado dizendo que se algum erro se
apresente no seu corpo doutrinário que estiver em desacordo com as novas
descobertas científicas, ele se modificará e aceitará a nova verdade. Só esse
fato demonstra que a Doutrina é progressista que não é estagnada e que caminha
passo a passo junto à Ciência, estando aberta a mudanças.
Para o Espiritismo, o progresso está
condicionado ao combate ao ateísmo e ao materialismo e aos religiosos que não
possuem isenção de preconceito. Portanto para ser progressista é preciso também
espiritualizar-se cada vez mais. A transformação da humanidade pelo progresso
material e notadamente espiritual, acabará com o mundo velho dos preconceitos,
do egoísmo e do orgulho.
Em
Obras Póstumas estudamos o capítulo " Como é visto o futuro do Espiritismo
" nos seus artigos Vida Futura, Futuro do Espiritismo e A nova geração e
Regeneração. Nesses artigos está bem claro que sem a convicção da existência de
uma vida futura, se perderia a razão do progresso da humanidade. Todo
planejamento se restringiria a uma única existência. Portanto para ser
progressista, diz a Doutrina Espírita, é necessário ter a crença na vida
futura.
Ainda
é dito que por meio do Espiritismo, a humanidade tem que entrar numa nova fase,
a do progresso moral que lhe é consequência inevitável. O Espiritismo progrediu
principalmente depois que foi sendo mais bem compreendido na sua essência
íntima, que é garantir a felicidade do espírito, mesmo neste mundo.
Por
último lembremos que na ideia da Ciência da Alma está o valor de ser progressista,
porque atendendo os anseios da alma que está em evolução acompanhará as
mudanças e crescimento para atender os seus conflitos, respondendo às suas
inquietações. Isso acontecerá porque a Doutrina Espírita terá que estar
alinhada ao desenvolvimento das ideias que contribuem para o melhor
entendimento do homem.
2.4
- Análise estatísticas de temas que seriam usados para pesquisa
Fizemos uma análise piloto de alguns anos
afastados uns dos outros nos temas, buscando assuntos que modernamente chamamos
de progressistas. Os temas selecionados com maior frequência de repetição, na
amostragem utilizada dos jornais Espiritismo e Unificação, anos 1964 a
1967,1969 e de 1979 a 1985. Já do jornal Abertura analisamos os anos de 1987 e
1999.
Neste momento, na amostra que fizemos os 6
temas com maior repetição foram: Atualização da Doutrina – 19; Questão
Religiosa – 17; Jesus na DE – 10; Liberdade Sexual – 10; Religião e poder – 8;
Ideologia – 7 .
Assim se determinou que faremos uma
pesquisa completa de:
Atualização da Doutrina Espírita – que
passamos a chamar de ATUALIZAÇÂO;
Questão Religiosa, incluindo religião e
poder, Jesus na Doutrina Espírita - que chamamos de QUESTÂO RELIGIOSA;
Liberdade Sexual, Papel da Mulher– Que
Chamamos de SEXUALIDADE;
Descartamos: e Ideologia (marxismo,
socialismo etc.) pois não seria conclusivo;
Tabela 1
2.5.
Desenvolvimento e aprofundamento dos temas escolhidos:
Decidimos concentrar a análise de todas as
edições dos Jornais Espiritismo e Unificação e Abertura, selecionando textos
que seriam identificados em 3 subgrupos:
Sexualidade, Questão Religiosa e
Atualização.
2.5.1
-Metodologia:
Nos dividimos em grupos e revisamos 100%
dos jornais, buscando por artigos relacionados com os 3 temas. Usamos um código
de cor para identificação. Em paralelo fotografamos e identificamos os artigos
por subgrupo, com o ano e mês.
Uma vez assim identificados ficou mais fácil
a sua revisão, quer no arquivo físico, como por fotografia.
Revisando os 3 grupos pudemos
reclassificar em subtemas. Como na tabela 3 abaixo:
Tabela 2
Tabela 3
Tabela 4
Tabela 5
Uma vez determinados os 10 subtemas,
verificamos aqueles que possuíam um número razoável de artigos onde pudéssemos
aplicar algum critério de análise comparativa. Ao todo havíamos identificado
420 artigos, mas somente 197 ou 47% foram analisados por enquadrar-se no
critério de número de artigos.
Neste momento definimos que trabalharíamos
os 7 subtemas, pois existia material em quantidade e com uma distribuição
interessante no tempo:
1. Questão
Religiosa
2. Sexualidade
3. Emancipação
da mulher
4. Aborto
5. Homossexualismo
6. Método
de atualização da doutrina
7. Doutrina
Kardecista
No quadro 1 abaixo demonstramos como
poderiam ser identificados os artigos, para o subtema Aborto (com 25 artigos).
Exemplo: Tema Sexualidade, Subtema Aborto
(AB) – ano (1973), mês Abril (4).
Sexualidade – AB -1973 – 4. Jpg – assim
foram identificados cada artigo.
Quadro 1
Com estes dados determinados, o subgrupo então poderia tanto recorrer aos
arquivos físicos dos jornais como também diretamente no computador, abrindo a
foto correspondente ao artigo.
2.5.2
- Análise dos textos:
Visando obter condições de verificar a
questão proposta: Seriámos o grupo chamado Espírita Livres-pensadores
progressistas? Ou simplesmente somos progressistas? pensamos em organizar o resultado da leitura
dos artigos por meio de um formulário base, onde apresentaríamos os artigos
mais representativos, numa linha de tempo e para cada artigo representativo, um
parágrafo que represente a ideia principal do mesmo. Com isto poderíamos ver se
houve evolução na maneira de pensar expressada nos artigos, sobre este dado subtema
ao longo do tempo.
Ver o Formulário 1 abaixo como exemplo.
Formulário
1 - exemplo
2.5.3
- Processo de elaboração das conclusões por subtema:
Referencial: deveríamos comparar a
abordagem dos últimos artigos com os primeiros e verificar se apresentavam
variações mais aproximadas ao que, de uma forma geral os movimentos
progressivos pensam atualmente sobre o subtema.
2.5.4
– Resumo dos 7 subtemas:
2.5.4.1
– Homossexualismo:
1972-
8 O drama da sexualidade – Redação
“Partindo do hermafroditismo, pode-se
dizer, pois, que até fisicamente existe uma bi-potencialidade sexual. Do ponto
de vista espiritual, isto é, considerando-se o ser espiritual independentemente
da organização quer somática ou psicossomática, o espírito não tem sexo.
1980-
7 Citações sobre o Homossexualismo-
Redação
Jaci Régis, Herculano Pires e Chico Xavier
1990-
1 Os gays e a adoção de filhos
Estaria o casamento homossexual enquadrado
no questionamento da formação da família?
Não estaria a hostilidade ao
homossexualismo no ocidente ligado à crítica cristã?
Seria lícito invocar os laços espirituais,
acima das ligações contingenciais da encarnação para suporte amplo, até
superior, às uniões homo? Afinal não é o espírito que importa e a carne para nada
vale?
Num mundo que milhões de crianças que
perambulam pelas ruas não seria melhor ter uma orientação de dignidade
sobretudo de afeto do que ter uma família biologicamente normal.
Nos centros espíritas a questão da
homossexualidade é convenientemente velada, encoberta pelo preconceito e
pressões moralistas.
Na prática os homossexuais acabam
encontrando seus companheiros.
2000-7 Citações sobre o homossexualismo - João
Alberto Vendramin
No século XIX quando surgiu o Espiritismo,
o homossexualismo não era questão de debate, por isso Kardec não comenta no LE.
André Luís através de Chico Xavier,
mostra-se aberto ao assunto em Evolução em 2 mundos e no livro Sexo e destino.
As pessoas são consideradas no tribunal
divino dá mesma forma que as pessoas chamadas de normais.
2007-12 Casamento gay em Centro espírita-
Imprensa Espírita – Redação
Crítica ao casamento gay... o
homossexualismo é apresentado como opção sexual, mas, na verdade é um desvio
espiritual.
2008-9 Casamento Gay- Marcelo Régis
Parece-me o mais justo e condizente com a
DE deixar que pessoas adultas definam seus próprios destinos, desde que não
prejudiquem um ao outro, a sociedade ou à comunidade em geral.
2012-
6 Obama e o Casamento Gay Marcelo Régis
Obama anunciou seu apoio ao casamento gay,
naquela época apenas 6 estados americanos permitiam isto, comenta que até então
10 países já permitiam o casamento. Nenhum muçulmano; a união homoafetiva seria
contrária à Bíblia/ argumento a favor seria o direito à liberdade de escolha-
posição espírita.
2014-3
O Beijo Gay Marcelo Régis
Comenta o beijo gay que apareceu na novela
da Globo. Penso que o Espiritismo ao apoiar a evolução contínua apoia
iniciativa de igualdade, solidariedade e fraternidade. Num mundo evoluído não
há espaço para intolerância, violência e preconceito de qualquer forma, assim
cabe aos espíritas apoiar iniciativas que caminhem em direção a um mundo
melhor.
Resumo
conclusivo:
Nas décadas de 70 e 80, os artigos
espíritas publicados no Jornal Espiritismo e Unificação se centravam na
tentativa de explicar o homossexualismo por uma visão biológica (hermafrodismo
potencial) e a questão que o espírito não tem sexo.
Na década de 90, a análise é mais social, centrada
na questão da mudança na constituição familiar (adoção de crianças pelo casal
homossexual e casamento homoafetivos).
Entretanto no ano 2000 até o momento atual
(2014) a institucionalização do casamento entre gays e a exposição cada vez
mais constante dos relacionamentos homoafetivos nos filmes e novelas passa a
ser um fato cada vez mais constantes na vida das famílias e da sociedade.
Deduzimos pelo Espiritismo que por apoiar
a evolução contínua do espírito e da sociedade deveria aceitar que num mundo
evoluído não haveria espaço para intolerância, violência e preconceito de
qualquer natureza. 3 artigos do Abertura abordam este aspecto.
Os demais 6 tópicos que escolhemos serão apresentados
apenas através dos resumos conclusivos e
a linha do tempo.
Resumo
- Parágrafo conclusivo de cada subtema:
2.5.4.2
- Sexualidade (22 artigos)
Pela linha do tempo podemos verificar que
os artigos sobre sexo (sexualidade, educação sexual, etc.) da década de 70 e 80,
centraram-se na importância e na necessidade de explorá-los com naturalidade e
fazendo-o parte da vida humana.
Tenta desvinculá-lo da ideia
judaico-cristã de pecado, ato impuro, sujo, colocando em foco a não-repressão.
Podemos dizê-los progressista pela abertura
e espaço de discussão, demonstrando mudanças.
Os artigos estudados não se mostram
retrógados, não ditam comportamentos, mas buscam esclarecer um fato real,
presente na vida das pessoas, levado com equilíbrio e harmonia.
Já na década de 90 e anos 2000- os artigos
voltam-se mais para questões como: Aids, Sexo na espiritualidade, Células
tronco, Controvérsias sexuais, Saúde sexual e Homossexualismo. Temas que na
época estavam mais em voga, e que pediam pareceres dentro da visão espírita.
Como vanguarda- em 1971 temos um artigo
intitulado Sexo na Velhice - assunto na época não explorado.
2.5.4.3
- Emancipação da Mulher (26 artigos )
Dentre os 26 temas escolhidos nos jornais Espiritismo
e Unificação e Abertura, seis demostram a evolução do pensamento sobre o
assunto.
O primeiro escolhido foi “A mulher a procura da liberdade” de
1972 onde já se demonstra a tendência de libertação total.
Nove mulheres espíritas ou simpatizantes
foram entrevistadas e emitiram sua opinião.
Todas aplaudiram o movimento feminista com
restrições à falta de compreensão do que se deve buscar nessa libertação
feminina, mas estão satisfeitas com a abertura e sabem que há muito a ser
percorrido. Acreditam que a forma como são educadas as meninas devem se
modificar.
Para as entrevistadas o debate sobre se a
mulher deve ou não trabalhar fora está superado.
Em 1981 sob o tema “A mulher, a família e o menor” o articulista ressalta a
importância da família e o papel da mulher para a sua constituição e que os
espíritas devem atentar para os pontos básicos que são a mulher, a família e o
menor. Mostrando a necessidade de equilíbrio para as novas tendências e
comportamento.
Em 1988 Jaci Régis trata a liberdade
sexual da mulher como ponto crucial quando se fala em pílula anticoncepcional e
que ainda as mentes dos adultos estão pseudo-abertas afirma. Embora Kardec
tenha proposto teses avançadas para a igualdade das mulheres, quando o Espiritismo
se tornou popular não seguiu uma linha libertadora iniciada pelo seu fundador.
O sexo existe. A família está mudada porém
o movimento espírita ainda conserva a estrutura machista e de dominação. A
comunidade doutrinária não parece estar preparada para refletir sobre o novo e
propor saídas não conservadoras.
2.5.4.4
- Aborto (25 artigos)
Os artigos mostrados nas 4 décadas revelam
que mesmo a Doutrina Kardecista sendo contra o aborto, há condições especiais
que muitas vezes justificam o ato – estupro, risco de vida da mulher e do feto.
Em um dos artigos analisa que em um país
da América do Sul o Uruguai, o aborto é visto e aplicado legalmente em
condições previstas da lei, sendo este menos burocrático e amplo. Aceitação moderada. Não é tão de condenação sempre analisando
as circunstâncias.
A liberdade do indivíduo se impõe.
2.5.4.5
- Questão Religiosa (10 artigos)
1969/1 – Espiritismo e Orientalismo :
Caracterizando que o Espiritismo é melhor
que as escolas espiritualistas e orientais.
O Espiritismo não vem para contrapor a
religião cristã e sim uma nova visão do cristianismo.
1977- Espiritismo : Ciência,
filosofia ou religião – Redação:
O Espiritismo
não é uma igreja e sim uma crença racional que o ser sinta-se perfeitamente
enquadrado num processo evolutivo, justo que lhe aponte objetivos concretos.
A religião espírita fundada na doutrina do
cristo é que representa a síntese moral.
1984 - Ser ou não ser religião –
Roberto Messias:
Espiritismo é religião e o Espiritismo não
é religião – ambas coletam argumentos em
Kardec e não chegam a um acordo.
1984 -10 -Espiritismo e religião - Roberto Rufo:
Questão complicada, mas se Kardec
enfrentou sem receio, devemos fazer o mesmo.
Não é um espirito de seita e por
consequência a impossibilidade de combinar Espiritismo e sectarismo, por serem
corpos que se repelem simultaneamente.
1986 -5 - Um encontro sobre a questão religiosa:
Chega a ruptura - carta, debates sobre o
assunto. Depois como podemos nos organizar como um novo movimento.
Podemos notar que o grupo progressista
tomou uma nova postura de não ser religião. Houve uma ruptura definitiva. Neste
momento a atitude progressista torna-se presente e atuante.
2.5.4.6
- Método de Atualização (18 artigos)
1981/4 -124 anos de atualidade – José
Rodrigues era um artigo que mostrava que o Espiritismo era moderno, não
precisava de mundanças, trazido aqui como um referencial de como estes mesmos
escritores à época à frente do Jornal Espiritismo e Unificação, mudaram de
ideia.
1982/12 - Artigo que tratava da Espiritização
- Desestruturar para Renovar o “status quo”. Artigo de Jaci Régis é um convite
a romper com o imobilismo, o primeiro passo encontrado na bibliografia
procurada que visava a atualização constante.
1994/3 - Método para atualização do Espiritismo
– Ary Raynsford. Primeiro artigo encontrado propondo uma metodologia a ser
seguida;
1996/7 -
Método para a atualização do Espiritismo
de Jaci Régis, busca as propostas de Allan Kardec em Obras Póstumas e
propõe um método de implementação.
2003/3 -
Atualizar para permanecer – Ademar Chioro dos Reis apresentado no congresso da
CEPA viabiliza a atualização através de grupos de estudos.
A partir da ruptura construção das ideias
progressistas, mas ela só se faz quando atualizarmo-nos.
Houve um período que vai de 1984 a 2002
que a ideia principal é atualizar para que fossemos progressistas.
Apropriar-se dos avanços em várias áreas.
Necessitava mudança de linguagem verbal e escrita.
Trabalha-se nesta ideia, criando
primeiramente um modelo de atualização em 1996- Jaci Régis
Depois Reinaldo e Ademar propoem ” Atualizar para permanecer progressista”.
Houve um progresso nas ideias de como
atualizar ao longo do tempo e se
concretizou nos trabalhos apresentados em Congressos e Simpósios e o fruto
ainda se faz presente.
2.5.4.7
- Doutrina Kardecista (15 artigos)
A discussão não se dá apenas entre o nome Espiritismo
e a proposta da Doutrina Kardecista,
tratava-se da recuperação plena dos conceitos de Kardec e ir além para ser pós-Kardecista.
Utilizar o nome Doutrina Kardecista era
uma tentativa de caracterizar este novo movimento
Doutrina Kardecista não é um apelo
elitista, mas uma releitura das obras Espíritas.
3.
– Conclusões e Recomendações Finais:
Para mantermos uma área de conhecimento
progressiva é necessário produzir conhecimento, pesquisas, releituras,
descobertas de novos caminhos, precisa-se de uma nova linguagem.
Para isto, o Espiritismo precisa
simultaneamente manter seu eixo de consciência e de manter a consistência
doutrinária.
Nas pesquisas que efetuamos no jornal Espiritismo
e Unificação e no atual periódico Abertura, identificamos claramente esse
comportamento moderno, reforçando o que é ser progressista para o Espiritismo
através dos artigos dos pensadores espíritas que contribuiram maravilhosamente
para esse ideal.
Salientamos da análise dos sub-temas :
Homossexualismo
- Deduzimos que o Espiritismo por apoiar a
evolução contínua do espírito e da sociedade deveria aceitar que num mundo
evoluído não há espaço para intolerância, violência e preconceito de qualquer
natureza.
Sexualidade
- Vemos nos artigos uma onda ligada às necessidades e aos temas que na época
estavam mais em voga, pedindo pareceres sob a ótica espírita. Os periódicos não
se desviam de temas importantes para a sociedade a cada momento.
Emancipação
da Mulher - Defendeu-se
a ideia que a forma como são educadas as
meninas deveria se modificar. Que mesmo evoluíndo um certo equilíbrio deve ser
buscado entre trabalho e vida familiar. Em 1988 Jaci Régis trata a liberdade
sexual da mulher como ponto crucial quando se fala em pílula anticoncepcional e
que ainda as mentes dos adultos estão pseudo-abertas afirma, embora a
Kardecismo tenha proposto teses avançadas para a igualdade das mulheres, quando
o Espiritismo se tornou popular não seguiu uma linha libertadora iniciada pelo
seu fundador. De certa forma o Espiritismo ainda mantém uma visão machista que
precisa ser combatida.
Aborto
- Aceitação moderada. Não o faz em tom condenatório, mas sempre analisando as
circunstâncias envolvidas. A liberdade do indivíduo se impõe.
Questão
Religiosa – Evolui da crítica ao modo religioso,
ao ser ou não ser o Espiritismo uma
religião até o momento da ruptura e com isto o grupo progressista toma em
definitivo uma nova postura de não ser religião. À partir deste momento a
atitude progressista torna-se presente e atuante.
Método
de Atualização - Houve um período que vai
de 1984 a 2002 que a ideia principal era atualizar para que fossemos
progressistas. Apropriar-se dos avanços em várias áreas do conhecimento.
Necessitava-se mudança de linguagem verbal e escrita. Trabalha-se nesta ideia, vários
modelos de atualização são propostos. Sendo que a proposta melhor sucedida foi
a apresentada por Chioro no Congresso da CEPA de Porto Alegre. Houve um
progresso nas ideias de como atualizar e se concretizou nos trabalhos
apresentados desde então e o fruto ainda se faz presente.
Doutrina
Kardecista – Não se tratava apenas da mudança de
um nome - Espiritismo – por - Doutrina
Kardecista - é uma recuperação plena dos conceitos de Kardec e poder ir além,
através de uma releitura para ser pós-Kardecista.
É nítido como nós, espíritas
livre-pensadores fomos compreendendo o nosso papel de contribuidores para as
citadas mudanças socioeconômicas, sem nunca nos distanciarmos da visão
humanista e espiritualista do ser humano, própria do Espiritismo.
Podemos concluir que, baseado nos termos
propostos neste trabalho, sim sempre fomos progressistas e continuamos sendo
pois somos agentes do progressismo da Doutrina Espírita vivendo e escrevendo
sobre cada momento importante pelo qual passa a sociedade.
5
– Bibliografia - Referências Bibliográficas:
1. Revista
Espírita Anos 1863 (pag.26) 1864 (pag.203 Religião e Ciência)
2. A
Gênese (revelação espírita) - Respondendo à pergunta O que se pode tirar de
progresso em relação a DE? (Itens 13,14,18, 50, 52, 54.55,57,60), 117, 526 janeiro de 1867,
3. Revista
Espírita janeiro de 1867,
4. Obras
póstumas/ LE Ver Nota Explicativa, p. 477. Conclusão 465
5. Ciência
da Alma : Pode o Espiritismo ser considerado Ciência da Alma? Uma análise
epistemológica da proposta do pensador
espírita Jaci Régis -trabalho do ICKS –
2013.
6. Jornal
Espiritismo e Unificação – de 1962 a 1987
7. Jornal
Abertura - de 1987 a 2015
8. Dicionário
Aurélio
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