sábado, 26 de agosto de 2023

A utilidade do ser humano por Roberto Rufo

 

A utilidade do ser humano.

 

"O bem que você faz hoje pode ser esquecido amanhã. Faça o bem assim mesmo. Veja que, ao final das contas, é tudo entre você e Deus! Nunca foi entre você e os outros". (Madre Tereza de Calcutá).

 "Eu sou uma pessoa útil" (Jaci Régis).

 

Em setembro de 1939 Adolf Hitler mandou invadir a Polônia, dando início à 2ª Guerra Mundial. No inverno de 1942 as tropas dele estavam famintas e congelando nas nevascas da Rússia, onde seu melhor general morreu de enfarto, e os Estados Unidos tinham entrado na guerra. Pela 1ª vez o sonho de Hitler sobre o império alemão durar mil anos ficou incerto. Enquanto Hitler contratava e demitia generais e o inverno ficava mais frio, quinze homens de confiança do III Reich, liderados pelo general da SS Reinhard Heydrich, se encontraram para uma reunião secreta em Wannsee, subúrbio de Berlim. Em duas horas eles mudaram o mundo para sempre, pois ali foi decidido a "Solução Final", que tinha por objetivo eliminar todos os judeus da Europa.

 Recomendo a todos que assistam ao filme "Conspiração 2001" com Keneth Branagh e Colin Firth que trata justamente dessa reunião secreta citada acima, onde por descuido, uma das atas não foi destruída e acabou sendo encontrada após a II Guerra Mundial. O filme é muito bom e requer que se tenha um estômago forte para ver algo que parece inacreditável, qual seja, a maneira tão fria e cruel que se decidiu sobre o destino de 6 milhões de seres humanos.

 Sob o ponto de vista de estratégia, planejamento e execução, poderíamos afirmar que foi feito um "trabalho" perfeito. O "trabalho" dos juristas alemães em estabelecer leis que dessem um arcabouço legal à bárbarie, o "trabalho" dos médicos alemães na criação de métodos científicos de eliminação rápida das vítimas e o "trabalho" dos engenheiros na elaboração da logística de transporte e na construção dos galpões de armazenamento das pessoas a serem eliminadas. 

 Não, para a teoria espírita com seu humanismo à flor da pele, jamais se pode dizer que esses fascínoras fizeram um trabalho digno desse nome. Há algo peculiar, de muita importância na definição do que se possa chamar de trabalho. Entra o conceito de utilidade na análise da questão. Os espíritos nos ensinaram que "toda ocupação útil é trabalho". Mas o que poderia nos guiar no caminho da compreensão do que seja utilidade? O Espiritismo nos diz que o maior exemplo de utilidade seria seguir a moral de Jesus de Nazaré. Não estou falando de Jesus Cristo  que foi sequestrado pelas igrejas, templos e muitos Centros Espíritas. Falo do Jesus que foi concebido através de uma relação sexual entre Maria e José, nasceu de um parto normal e viveu durante 33 anos sem fazer julgamento de quem quer que seja, e praticando atitudes sempre isentas de preconceito.

 Mas onde entra a questão de utilidade? Entra quando Jesus nos fala que servir ao próximo é a chave que abre a porta da evolução espiritual. O maior é o que serve. Jesus de Nazaré, e por extensão qualquer ser humano de bem nunca participariam da reunião dos nazistas em 1942. 

 Em 2001, acadêmicos judeus e católicos que investigavam as relações entre o Vaticano e os nazistas suspenderam sua pesquisa, alegando que muita coisa havia sido escondida deles.

O Vaticano há muito enfrenta críticas por conta da postura do Papa Pio XII, que não teria se pronunciado contra a perseguição nazista aos judeus.

A Igreja Católica também não teria revelado detalhes do possível envolvimento do papa no Holocausto, que provocou a morte de seis milhões de judeus, bem como de ciganos e homossexuais.

Em março de 2000, o Papa João Paulo II pediu desculpas a qualquer postura incorreta dos católicos em relação aos judeus, às minorias e às mulheres durante o nazismo.

 Não consegui localizar como agiram os líderes espíritas no mundo e no Brasil em relação ao nazismo. Se agiram tal como durante a ditadura militar brasileira, quando foram omissos em relação à tortura, a questão da utilidade não teve a importância devida.

 Gostou, veja o exemplar do Abertura de março de 2019:

  https://cepainternacional.org/site/pt/cepa-downloads/category/28-jornal-abertura-2019?download=215:jornal-abertura-marco-de-2019

                                                                                             

Nenhum comentário:

Postar um comentário