quinta-feira, 17 de agosto de 2023

País envelhecido - Editorial de Alexandre Cardia Machado Jornal Abertura agosto de 2023

 

País envelhecido

 

Já tínhamos a impressão de que os Centros Espíritas estavam envelhecendo, os colaboradores, pelo menos dos centros que conheço tem um grande percentual de aposentados. O Censo do IBGE de 2021/22 veio corroborar esta impressão.

Contrariando todas as previsões de crescimento populacional, que estimava-se considerando o Censo de 2010 que fossemos 214 milhões de brasileiros, o que se contou agora foi, nada mais do que 203 milhões.

Isto significa que muito menos gente nasceu nos últimos 11 anos do que era esperado, como isto impacta a vida de todos nós? Bem, difícil precisar, mas para melhorar o bem-estar social, todos nós teremos que trabalhar mais, porque menos jovens estão entrando e entrarão futuramente, no sistema previdenciário oficial.

As agencias de propaganda já haviam se dado conta muito antes do que a comunidade econômica e do que o IBGE, basta ver como aumentaram as propagandas focadas na chamada terceira idade nos últimos 10 anos. Até pessoas na faixa dos 40 anos já começa a deixar de pintar os cabelos, sejam mulheres ou homens.

O Crescimento da população está na faixa de 0,5% ao ano, o que faz a gente refletir que um aumento de 1% do PIB ao contrário do que sempre foi dito, representa um aumento real de renda, assim devemos aproveitar este momento em que nosso país já há 2 anos vem tendo aumento de cerca de 2%, pois futuramente, e não tão futuramente seremos um país envelhecido.

Isto já acontece na Europa e a solução mais utilizada é a de aumentar a imigração, o Brasil contribui com isto, temos brasileiros saindo do país em proporções nunca vistas antes.

 

Cabelos brancos virou charme. Cabelos brancos estão na moda – reflexo do envelhecimento


Os efeitos no movimento espírita: Fonte IBGE e ABRADE

Alguns dados importantes, os espíritas são os que apresentaram melhores indicadores quanto ao nível de escolaridade, como a maior proporção de pessoas com nível superior completo (31,5%). Por outro lado, temos também a maior média etária – 37 anos entre todos os grupos “religiosos”(dados de 2010).

Segundo a Abrade: Associação Brasileira de Divulgadores do Espiritismo, estes dados que citarei aqui podem ser encontrados em sua página oficial: https://abrade.com.br/

“Pela  pesquisa Retratos da leitura no Brasil, 5ª edição, base 2019, o brasileiro lê, em média, 2,4 livros lidos apenas em parte e, 2,5, inteiros. Retirados os livros didáticos e a Bíblia, esse número cai para 1,6 livros. Os leitores espíritas leem mais, 3 a 4 livros espíritas por ano, mas ainda é um número modesto e pode melhorar bastante.”

Ou seja, temos um público interessado em leitura, mas o ICKS, como Editora sofre na venda e divulgação de nossos livros, o que nos motivou a oferecer este saber espírita de forma online e gratuita.

PNP – Pesquisa Nacional para Espíritas 2021 apresenta um dados de que  a idade média dos espíritas está atingindo 50 anos.   A presença de jovens nas casas espíritas tem fortes indícios de estar em baixa há, pelo menos uma década. Boa parte dos novos espíritas possuem mais de 40 anos.

Segundo Franzolim, “talvez para compensar a pequena participação dos espíritas no Brasil (2% no Censo 2021), as estimativas sobre o número de simpatizantes do espiritismo atingem cifras elevadas de 20 e até 30 milhões”. Costumamos chamar estes simpatizantes de clientes, pois eles normalmente vão aos centros espíritas, como bem diz Franzolim – “ Temos de considerar, contudo, que parte significativa desses simpatizantes, procuram as casas espíritas, mais pela possibilidade de receber uma ajuda, do que pelo interesse em sua filosofia ou de melhor compreensão de alguma questão existencial”.

Como trazer mais pra próximos de nós estas pessoas? Nossas casa promovem cursos, desta forma alguns acabam por frequentar e até associar-se aos centros. Isto é importante pois, por mais que sejamos caridosos, não há “jantar de graça”, os centros precisam bancar as suas despesas.

“Uma estimativa mais realista situaria os simpatizantes entre aqueles que realmente começam a cogitar a decisão de se tornarem espíritas. Dificilmente seriam mais do que 1% da população, ou 50% do número atual de espíritas. O que já pode ser considerado uma estimativa otimista”.

Concordamos com esta análise, ser espírita significa uma mudança radical na maneira de ver o mundo, precisamos incorporar a imortalidade dinâmica com todas as suas consequências aqui e agora. Precisamos lançar um olhar sobre o mundo e sobre nós mesmos e agirmos de acordo com estas conexões causais. Somos responsáveis por melhorar o mundo ao nosso redor.

 

“É verdade que a mídia aprecia bastante temas espiritualistas também adotados pela doutrina, como reencarnação, comunicação com os espíritos e outros vinculados pela sociedade ao espiritismo, mas que na compreensão Kardequiana apresenta entendimentos muitas vezes bastante diferentes, como punição, castigo, causa e efeito, trevas, umbral, cidades espirituais, passe, etc.”

Ivan Franzolim - ABRADE


Os Centros Espíritas:

“São otimistas as estimativas na internet, variando entre 15 e 20 mil Centros Espíritas no país. Dados mais realistas, contudo, apontam para um montante menor e uma situação até preocupante... em 2020, baseada na base de CNPJ e código de atividade (CNAE), a quantidade de instituições espíritas era de 11.916. Esse número considera todo o tipo de organização espírita, como fundação, associação, abrigo, creche, orfanato, hospital e apenas os CNPJs ativos.

Este dado tem que servir com um alerta muito importante, menos jovens e menos centros, ainda que a quantidade de declarados espíritas não tenha sido alterada em percentagem, a idade média alta grita que vamos mal. Conforme o dado abaixo o confirma.

“Foram encontradas 2.592 casas espíritas que não existem mais, registradas como “baixadas”, a maioria entre 1990 e 2020, o que representa uma média de 86 instituições extintas por ano.”

 

Os centros espíritas estão 75% localizados nas capitais, ou seja, não penetramos no interior do país.


Gostou? fica aqui o convite a lernosso jornal: Abertura agosto 2023: clique abaixo.


https://cepainternacional.org/site/pt/cepa-downloads/category/31-jornal-abertura-2023?download=248:jornal-abertura-agosto-de-2023


 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário