quinta-feira, 5 de outubro de 2023

Abrindo a mente Abertura de número 400, minha participação - por Alexandre Cardia Machado

 

Abrindo a mente

Abertura de número 400, minha participação

O Abertura surge em abril de 1987, nos primeiros anos ter um artigo assinado no Jornal Abertura era muito difícil, o Abertura talvez fosse o canal mais importante de nossa corrente alternativa ao Espiritismo a Brasileira da FEB.

Tive um primeiro artigo publicado em fevereiro de 1989 no exemplar número 23 chamava-se “A origem da vida”, casualmente o ponto central de meu livro – Uma breve história do Espírito. A partir deste momento, deste debut, passei a escrever alguns artigos de cunho científico regularmente.

Em outubro de 1993, após um convite especial de Jaci Régis, passei a dividir a página 3 do jornal com Jaci, Eugenio Lara e Roberto Rufo, foi um momento importante por que passei a ter uma presença constante, logo depois Jaci instituiu um Conselho de Redação, onde participavam, além dele, Roberto Rufo, Eugenio Lara e modestamente este que aqui escreve.

Minha coluna, em 1993 foi inaugurada com um artigo chamado “O Super homem não vem”, era um artigo interessante, que diz muito com a minha característica, pessoas que lideram, são importantes, mas não são nada sem os que a acompanham e interagem com elas. O mote era que ninguém fotografava o dia seguinte ao “salvamento do Super homem”, ele quebrava paredes, provocava acidente de automóveis, queimava prédios, e ninguém via o trabalhão para arrumar tudo depois. A imprensa só focava no herói.

Acreditamos fortemente no trabalho em equipe e me sinto honrado com estar à frente deste jornal em 35% do seu tempo de vida, sendo redator de 143 dos 400 Aberturas editados. Um trabalho feito sempre em grupo.

Em 1997,  meu velho, lá em Porto Alegre, editou um livro “familiar”, que posso chamar de meu primeiro livro. Meu pai, Jorge Armando Severo Machado era assinante e seguidamente citava em seu Boletim do Lions Clube, artigos do Abertura. Este livreto é composto exclusivamente por artigos meus do Abertura, selecionados por meu pai, entre 1993 e 1997.




Esta é minha Breve história no Abertura, feliz em trabalhar pela divulgação de um espiritismo livre pensador e progressivo. Espero que esta história perdure por muito mais anos.

Para Abrir mais a sua mente: Vá no site da CEPA e leia os Aberturas, disponíveis desde 2018.

https://cepainternacional.org/site/pt/publicacoes Busque – Jornal Abertura.




Nenhum comentário:

Postar um comentário