domingo, 18 de janeiro de 2015

É Preciso saber viver - por Alexandre Cardia Machado

Desta guerra, você participa todos os dias!


Era apenas uma manhã normal de segunda-feira, eu estava indo buscar minha esposa na academia apenas  poucas quadras de minha casa. Para me deslocar de automóvel até la tenho que passar por algumas ruas de pouco movimento e de velocidade máxima de 40 km/h.

Num cruzamento, onde a preferencial era no meu sentido, alguma coisa, talvez um pressentimento me fez reduzir muito a velociade e verificar se na outra via haviam placas de pare, olhei pros dois lados e vi a placa e também a inscrição de pare no asfalto. Foram quem sabe 2 segundos, segui em frente, neste momento passa uma camionete de entrega a mais de 60 km/h, o motorista não quiz saber de nada, passou direto, não deu importância aos sinais claros de trânsito, não parou.

Caso eu, que estava na preferencial, não tivesse reduzido a velocidade potencialmente estaria morto, pois o choque do mesmo seria na minha porta, este editorial só seria possível por via mediúnica.
Este episódio me fez pensar, onde estamos? Ciclistas, pedestres, motoqueiros e entregadores de todos os tipos, simplesmente ignoram a sinalização de trânsito, transformando o ato de dirigir um automóvel, numa verdadeira roleta russa.

Aqui nem se trata da aplicação da lei do mais forte, é uma total insensatez, pois em geral são veículos leves, altamente vulneráveis, dirigidos por pessoas irresponsáveis que arriscam a sua própria vida e colocam a de outrem em risco também.

As vias de circulação das cidades ficaram pequenas com o aumento astronômico do número de veículos. Acidentes de trânsito e mortes por assassinato rivalizam no topo das estatísticas de mortes evitáveis em nosso país.

Como dar um basta a isto, existe um símbolo que está sendo adotado por cidadões conscientes, que param nas faixas de pedestres e que tentam pelo exemplo difundir um pouco de cidadania, mas a maioria não está nem aí! Os jornais impressos ou televisivos mostram as cenas, fotos expõe a estatística mas nada disso tem efeito prático, parece que todos tem muita pressa, mesmo que seja para chegar logo e não fazer nada depois.

Precisamos baixar a velocidade. Na capital paulista todas as vias de circulação, no governo Kassab, tiveram a sua velocidade reduzida, mas cada um de nós, precisa internalizar que, no espaço confinado de uma cidade, onde a população aumenta e os meios de transportes individuais são múltiplos e em excesso, todos devem saber viver e reduzir a velocidade.



Os dados acima são obtidos através da requisição do DPVAT, não contém os mesmos dados do ministério de saúde que são mais amplos,o DPVAT é aquele seguro obrigatório que todos os proprietários de veículos pagam junto com o IPVA, está aqui para demonstrar sem sombra de dúvidas que existe uma tendência de aumento no número de vítimas, ora, como espíritas somos a favor da vida e não podemos ficar calados.
A causa principal é a imprudência, cerca de 90% dos casos esta é a razão do acidente, excesso de velocidade, descuido com a sinalização, falta do uso de cinto de segurança, dirigir embreagado e por aí vai.
Jaci Régis em seu clássico livro Comportamento Espírita de 1981, assim se refere a nós passageiros deste planeta “ ... o homem do nosso século (XX), como vimos, traz uma história, uma ficha de aprendizagem, em que estão inculcadas normas, regras, traumas e pressões a que tem sido submetido no transcorrer  dos tempos ...”  Estes espíritos que hoje estão encarnados expressam o seu comportamento de uma forma complexa, transfere para o automóvel, para a motocicleta a vontade de ser livre, poderoso, alienando-se dos riscos envolvidos, tem o comportamento otimista, de que os outros são tolos eles são espertos, bloqueiam a entrada em suas mentes às estatísticas, como se jamais fossem atingidos por elas,   podemos esperar melhoras? É evidente que sim, chega uma hora em que mais e mais pessoas acidentadas, portadoras de deficiências físicas e psíquicas causadas pelos acidentes de transito se farão presentes, novas regras e ações de engenharia nos obrigarão a reduzir a velocidade a força, o indivíduo pode trasgredir, mas a sociedade termina por reagir e impor limites a liberdade.
Finalmente, como Espíritas devemos dar o exemplo e mostar que é possível saber viver e ao dirigir, ser cuidadoso, dirigir defensivamente – como diz Jaci, no livro citado fazendo referencia a música de Geraldo Vandré – “quem sabe faz a hora não espera acontecer”.


2 comentários:

  1. Viver em sociedade é um exercício de direitos e deveres .Não podemos viver num vale-tudo.

    ResponderExcluir
  2. a educaçâo é a chave para a maioria dos males da sociedade! Gisela

    ResponderExcluir