quinta-feira, 28 de novembro de 2019

O Centésimo Abertura ninguém esquece e os 20 anos de ICKS - por Alexandre Cardia Machado


O Centésimo Abertura ninguém esquece e os 20 anos de ICKS

No dia 29 de outubro de 2010 todos da família Abertura fomos surpreendidos pela internação hospitalar de Jaci Régis então Presidente do ICKS e Editor-Chefe do jornal ABERTURA, fato este que infelizmente culminou com o retorno de Jaci ao Mundo dos Espíritos no mês dezembro do mesmo ano.

Passado alguns dias de sua internação na UTI nos ocorreu, e o ABERTURA? Foi então que nos dirigimos a antiga sede do ICKS e junto com a Danielle Pires verificamos o que havia de material em andamento e tratamos de agilizar o fechamento daquela edição, realmente pensávamos que, da mesma forma que já havíamos passado por problemas de saúde anteriores e Jaci Régis sempre voltava, que esta edição seria a única. Bem os fatos que se seguiram mostraram que não e aqui estamos escrevendo o nosso 100° editorial.

Vou compartilhar com vocês o e-mail que enviamos aos nossos articulistas, como de praxe é feito todos os meses, mas que especialmente nesta ocasião se tornaria em algo especial. Digo isto pois este jornal é feito pela direção do ICKS, pelos queridos articulistas e claro vocês, nossos leitores.

“Espero que vocês já tenham recebido o jornal de setembro, para outubro gostaria de informá-los que se tratará do 100° ABERTURA sem a participação direta de Jaci Régis. Os dois primeiros jornais que trabalhei, o primeiro estava 50% pronto e o segundo começamos do zero, mas ainda esperávamos pela recuperação do meu sogro o que acabou não ocorrendo. Tem sido uma grande honra seguir com esta tarefa e não poderia jamais ter chegado a esta quantidade de edições sem os artigos, o apoio e o incentivo de todos vocês, muito obrigado! Em outubro também o ICKS completará 20 anos, somos mais novos que o Abertura que antes era editado pela LICESPE. Vamos começar o jornal de outubro, favor enviar os seus artigos. Um grande abraço, Alexandre”.

Recebi vários e-mails que copio aqui pela importância desta amizade e dedicação deste grupo ao projeto ABERTURA.

“É uma honra para mim, e creio para todos nós escrevermos para um Jornal Espírita com excelente conteúdo. Parabéns a você Alexandre pela liderança expressiva na coordenação do Jornal Abertura. Parabéns a todos. Roberto Rufo”.

Parabéns Alexandre pela competente condução do jornal Abertura após a desencarnação de Jaci Régis. O Abertura continua sendo um jornal espírita sintonizado com o nosso tempo. É uma honra participar do grupo de articulistas do jornal. Devo observar que, no Abertura, somos livres para expor nossos pontos de vista, sem qualquer tipo de coação ou pressão da parte do editor do jornal. Viva o Abertura! Viva o livre-pensar espírita! Ricardo Nunes.”

Querido! Que orgulho da tua trajetória! Conte sempre conosco. Carolina Régis di Lucia”.
“Parabéns pela condução eficiente do jornal espero estar contigo enquanto a vida me permitir. Abraços. Egydio Régis”.

“Estimado Alexandre. Confesso que temia pela sobrevivência do Abertura, com a partida do Jaci. Ao contrário do ditado popular segundo o qual "ninguém é insubstituível", creio que há pessoas, em todos os setores de atividade, que deixam espaço que outros não conseguem ocupar com a mesma competência. Gosto da frase Bertold Brecht, segundo quem há homens que lutam um dia e são bons, há outros que lutam um ano e são melhores, há os que lutam muitos anos e são muito bons. Mas há os que lutam toda a vida e estes são imprescindíveis.

O Jaci, ao meu sentir, se fez imprescindível entre nós. Por isso tudo, me surpreendeu enormemente que alguém, de tua capacidade e dinamismo, logo após a desencarnação do Jaci assumisse o Abertura e seguisse, com a mesma competência, editando o jornal. Claro que te vales, para tanto, das ideias e, inclusive, de matérias deixadas por teu sogro e rememoradas a todo o momento. De uma certa forma, ele está presente nessa empreitada.

Assim, te cumprimento por levares avante esse projeto singular, mediante um enorme esforço pessoal. Posso avaliar isso, porque realizo tarefa semelhante com o coirmão do Abertura, que é o nosso Opinião, seguindo a mesma linha editorial e enfrentando as mesmas dificuldades e incompreensões. Parabéns, por tudo isso, e vida longa ao Abertura. Milton Medran”.

É claro que nossos companheiros não esperavam que seus e-mails se tornassem notícia, mas somos aqui jornalistas e como tal, o que cai na caixa de entrada do editor é matéria jornalista. Fazemos isso para que todos vocês que são parte interessada, pois pagam pela assinatura e podem e devem saber que sem vocês não há porque fazer o jornal. Assim carinhosamente digo a todos obrigado por seguirmos juntos em companhia nesta trajetória.

20 anos do ICKS

O ICKS foi fundado no dia 3 de outubro de 1999, esta data não é ocasional, Jaci Régis fez questão de escolher a data do nascimento de Hippolyte Léon Denizard Rivail mais conhecido pela alcunha de Allan Kardec. O nosso ABERTURA é um pouco mais velho, nasceu também em uma data importante para o espiritismo, exatamente no dia em que se comemora o lançamento do Livro dos Espíritos – 18 de abril - no ano de 1987, portanto já tem 32 anos.

O Espírito Jaci Régis

Temos notícias, principalmente vinda do Centro Espírita Allan Kardec que Jaci Régis está ativo, participando de diversas atividades no Mundo dos Espíritos e frequentemente se comunica por lá. Enquanto tivemos atividades mediúnicas no ICKS era comum recebermos boas notícias a seu respeito o que deixava a todos nós repletos de satisfação. Como disse muito bem o Milton Medran, Jaci era simplesmente imprescindível, então o que fazemos aqui é algo diferente, jamais teremos a vivência espírita, a capacidade intelectual e conhecimento do espiritismo daquele que era certamente uma referência para todos nós.

Mas como é costume dizer no Rio Grande: “Não está morto quem peleia” e este jornal seguirá sendo por muito tempo um canal importante de divulgação do Espiritismo Livre-pensador, porque podemos discordar, mas jamais impedir os outros de emitirem as suas opiniões.

Alexandre Cardia Machado – Editor-Chefe - editorial de outubro do Jornal Abertura

Nota: Artigo originalmente publicado no Jornal Abertura de Santos de outubro de 2019.

Gostou? Você pode encontrar muito mais no Jornal Abertura – digital, totalmente gratuito.

Abaixo o link para o Abertura de outubro de 2019

https://cepainternacional.org/site/pt/cepa-downloads/category/28-jornal-abertura-2019?download=210:jornal-abertura-outubro-de-2019


Acesse: CEPA Internacional Publicações e encontrará outras edições do Abertura entre 2018 e os dias atuais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário