sábado, 22 de julho de 2023

Um pouco daqui e dali - Editorial do Abertura de julho de 2023 -por Alexandre Cardia Machado

 

Um pouco daqui e dali

 

·         Novos livros da série Abrindo a Mente

 

Estamos próximos de lançar a terceira obra da série Abrindo a Mente, trata-se do livro de Jaci Régis – Amor, Casamento & Família,  nas palavras de Jaci “É difícil imaginar formas de comportamento que não compreendam a proeminência pessoal, o fastígio da supremacia. Milhões estamos no ciclo da afirmação da vaidade, da necessidade de destaque pessoal. Sabemos, contudo, que isso sim é uma posição ingênua, pois nenhuma felicidade pode ser real, duradora e perfeita, enquanto compreender a hegemonia de uns sobre os outros, enquanto tolerar o arbítrio do forte e existir o fraco.

As cadeias de interdependência que se mostram tão visíveis nos problemas das relações interpessoais, na procura do amor, em seus vários níveis, são uma mostra da imensa sucessão de elos que disciplinam o encaminhamento final do drama evolutivo.

Somente a vitória do amor, absorvendo as potências do egoísmo, permitirá a felicidade de cada um, e, como consequência, a de todos”.

 

·         Precisamos superar o desejo de vingança e investir na educação

  

Vivemos momentos de muita criminalidade e de abusos cometidos, por jovens desorientados Brasil afora. Recorro a um texto de Milton Medran de 2013, publicado no Abertura no mês de maio daquele ano. “ À luz de um humanismo espiritualista, ..., estamos todos comprometidos uns com os outros. Criminalidade é doença da alma. E é contagiosa. O egoísmo de alguns, a injustiça social, o orgulho e a arrogância de tantos, a falta de solidariedade, são agentes desencadeadores do crime cujos efeitos atingem “culpados” e “inocentes”. Numa perspectiva imortalista e reencarnacionista, a ausência de políticas pedagógicas e de justiça social, no presente, assim como o exercício da vingança privada ou social, no lugar de uma justiça recuperadora, constituem-se em políticas a repercutirem negativamente nas sociedades do futuro”.

Precisamos investir prioritariamente na educação, agora e sempre. Esta é a única opção viável a longo prazo.

 

·         Detectada molécula chave para o desenvolvimento da vida

 

Novamente, o Telescópio Espacial James Webb, da NASA, ajuda cientistas na descoberta de novidades no universo. Os pesquisadores conseguiram encontrar um novo composto de carbono no espaço pela primeira vez. Trata-se do cátion metil (CH 3 +) é uma molécula muito importante para a formação de moléculas mais complexas baseadas em carbono. Não é a primeira molécula orgânica, mas sim, o primeiro íon livre ( neste caso em cátion). Ou seja, é um íon pronto para se conectar com outros íons e formar moléculas.

O composto foi identificado em um sistema estelar jovem, com um disco protoplanetário, localizado a cerca de 1.350 anos-luz de distância na Nebulosa de Orion.

“Essa detecção não apenas valida a incrível sensibilidade do Webb, mas também confirma a postulada importância central do CH 3 + na química interestelar”, disse Marie-Aline Martin-Drumel, da Universidade de Paris-Saclay, na França, membro da equipe científica, de acordo com a CNN Brasil.

Traduzindo em miúdos, esta molécula pode se conectar com outras moléculas orgânicas dando origem a proteínas, por exemplo, estas proteínas podem, sob condições especiais, formarem os componentes básicos da vida. Este é mais um passo que permite entendermos como a vida se desenvolve. Aos interessados em como se desenvolve a vida, recomendamos o livro da série Abrindo A Mente – Uma Breve História do Espírito de nossa autoria. Vejam detalhes na página 7.

 

·         Suécia autoriza manifestação com queima do Alcorão em frente a principal mesquita de Estocolmo

 

Duas pessoas queimaram o Alcorão. Solicitaram permissão e um juiz dizendo que queriam expressar a opinião sobre o livro sagrado do islã, o juiz concedeu baseado na liberdade de expressão, muito bem, mas as consequências são imprevisíveis, pois em geral, algumas entidades muçulmanas buscam revidar. Fico com as palavras do profeta Paulo: “ Tudo me é permitido, mas nem tudo me convém”.

“O evento ocorreu sem incidentes. Mais de 100 pessoas, entre pedestres, curiosos e jornalistas, testemunharam a cena de Salwan Momika, um iraquiano de 37 anos que fugiu de seu país e se estabeleceu na Suécia. O rapaz primeiro pisou no livro sagrado muçulmano. Depois, ele colocou fatias de bacon entre suas páginas, por fim queimou algumas folhas do livro”.(Fonte -Globo.com).


O Alcorão é apenas um livro, o problema está em alguns seres humanos que o interpretam de forma radical. Desta forma não podemos achar legal esta atitude. Amanhã poderão ser obras de Allan Kardec.

Nota posterior: Infelizmente este ato, com o princípio de garantir a liberdade, teve como consequência, ataques à Embaixada da Suécia no Irã. Como mostra a foto acima. Os juízes precisam entender o contexto global ao dar tal autorização.

Este editorial pode ser encontrado no Jornal Abertura -online- quer ver mais notícias:

https://cepainternacional.org/site/pt/cepa-downloads/category/31-jornal-abertura-2023?download=244:jornal-abertura-julho-de-2023



quarta-feira, 12 de julho de 2023

Livro Amor, Casamento & Família de Jaci Régis disponível online e grátis - por ICKS

 Série Literária Abrindo a Mente lançará mais um livro agora em julho

 


A edição online do livro clássico de Jaci Régis – Amor Casamento & Família está  pronto.

Baixe aqui:

https://cepainternacional.org/site/pt/cepa-downloads/category/27-icks-colecao-abrindo-a-mente?download=245:amor-casamento-e-familia


O livro de Jaci Régis – Amor Casamento & Família – desde sua primeira edição de 1977 até sua última edição, a 13ª, foram  impressos e vendidos um total de 43.000 exemplares. Estando esgotado.

Este é o terceiro livro da série literária Abrindo a Mente.

Este livro, apesar de ter sido escrito originalmente em 1977 e revisado em 1994, apresenta uma leitura da família sob a ótica espírita muito mais moderna do que tudo o que já foi publicado na literatura espírita.

Repetimos os comentários de Jaci Régis quando sua obra, em 2002, completava 25 anos.

Sobre a atualidade do livro, Régis assim declara: “ Ele continua atual na sua estrutura de pensamento, porque a doutrina sempre teve uma diretriz muito aberta e compreensiva para os problemas humanos. Mas 25 anos depois mudei eu, mudou o mundo, a sociedade. Muitos já cresceram nesse clima de mudança e incerteza. Outros vivenciaram as mudanças, às vezes perplexos, às vezes descrentes. O apelo que se faz para tornar o casamento e a família instrumentos mais eficazes diante dos problemas da juventude por exemplo e as necessidades de mudança nas relações humana, dependerão, sempre, das mudanças internas das pessoas”.


Matéria pubçicada no Jornal Abertura de julho de 2023

Baixe aqui:




https://www.cepainternacional.org/site/pt/cepa-downloads/category/31-jornal-abertura-2023?download=244:jornal-abertura-julho-de-2023

segunda-feira, 10 de julho de 2023

A curiosidade humana e a adrenalina por Alexandre Cardia Machado

 

A curiosidade humana e a adrenalina

 

“O homem, que procura nos excessos de todo gênero o requinte do gozo, coloca-se abaixo do bruto, pois que este sabe deter-se, quando satisfeita a sua necessidade. Abdica da razão que Deus lhe deu por guia e quanto maiores forem seus excessos, tanto maior preponderância confere ele à sua natureza animal sobre a sua natureza espiritual...” (Livro dos Espíritos questão 714)

O ser humano é curioso por natureza, graças a isto, nossos antepassados ultrapassaram desertos, montanhas, inventaram a navegação e mais recentemente, conseguimos aprender a fazer equipamentos capazes de voar e submergir.



Necessidades de pesquisas, resgate de tripulações em submarinos militares levaram alguns países a desenvolver submarinos capazes de atingir grandes profundidades, 10 vezes maiores que os usados para fins militares.

Atualmente está sendo criada uma demanda cada vez maior por aventuras  de todos os tipos, viagens ao espaço, mergulhos cada vez mais profundos, hotéis pendurados em montanhas e assim vai. Não é de surpreender que um acidente gravíssimo como o ocorrido com o submarino Titán, tenha levado a morte dos 5 tripulantes que foram ver os destroços do Titanic.

Hoje está na moda viver experiências, fazer, cada vez mais o inusitado, ou o que foi realizado apenas por poucos. Querem sentir vertigens, subir o nível de adrenalina no sangue. Tudo ocorre com uma aura de segurança, mas onde cada turista, ou usuário assina sempre um termo de responsabilidade e ciência dos riscos que isenta os organizadores de indenizações. Mas porque se importariam, a vida é uma só, pensam eles, temos que aproveitar.   “Quem não arrisca não petisca” velho ditado.

Como deveríamos pensar como espíritas? Sabemos de nossa imortalidade dinâmica, logo, poderíamos arriscar até mais, não? Porém, sabemos que para nós, viver é muito mais do que acumular emoções, é construção familiar e comunitária é pensar no bem comum. Não queremos dizer que não correremos riscos, mas sim, que devemos analisar os riscos com o máximo de cuidado possível. E tomar decisões racionais.

Mas porque sabendo dos riscos, assim mesmo alguns vão em frente? Parece que uma parte da humanidade tem este tipo de comportamento. São espíritos inquietos. Gostam de inovação.  Este comportamento como já falamos tem nos permitido expandir horizontes. Só que aqui e ali, muita gente desencarna. 

 Num mundo globalizado, um submarino é feito com componentes produzidos mundo afora. Os projetistas precisam assegurar-se de que tudo está de acordo com o projetado. 

Neste caso específico, o equipamento precisa resistir a pressões enormes, passando por  ciclos de pressurização e descompressão. Gerando fadiga. Logo, inspeções precisam ser feitas, para identificar o aparecimento de trincas. 

Engenharia existe para nos guiar em como construir equipamentos e como mantê-los funcionando adequadamente. Para isto existem códigos de projetos a serem seguidos, organizações de especialistas etc.

 Tudo indica que no caso em questão, a seleção de materiais na construção, como a célula de segurança ter sido construída com fibra de carbono e não com titânio como todos os outros submarinos que fazem estas operações, não foi a mais adequada. Já havia dúvidas, agora está provado o erro de projeto.

 O Titan já havia feito com sucesso 3 mergulhos, a esta profundidade de 4000 m. 

Talvez isto tenha passado a impressão de que existia risco, mas que, com sorte, não aconteceria nada. Sorte e azar não combinam com pressões altíssimas. Que sirva de alerta aos desavisados, arriscar a vida, pode resultar em morte.

 Assistimos, em todas as mídias, foi um caso clássico de combinação de erro de projeto, ou erro operacional, junto com a espírito curioso e consumidor de atividades extremas, daquelas pessoas.  E este consumo por aventura não irá acabar só porque houve este trágico fim, infelizmente isto realimenta o processo.

 Um dos que sofreram o acidente era neto de alguém que morreu ou sobreviveu no naufrágio do Titanic, não venham alimentar a ideia de que isso tenha alguma confecção real com o acidente. Nem acreditem em pessoas que possam enviar mensagens pseudo-mediúnicas, explicando as conexões causais. Não temos como comprovar nada disso.  

Este foi o Editorial do Jornal ABERTURA de Santos -SP de julho de 2023.

Quer ler o jornal completo -baixe aqui:

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terça-feira, 4 de julho de 2023

Os Livros - Por Alexandre Cardia Machado

 

Os livros

Começo este editorial conclamando nossos leitores a pensar nos livros que mudaram as suas vidas, eu sempre fui um devorador de enciclopédias, desde antes de saber ler, ficava com minha vó Sinha vendo as figuras em preto e branco de uma enciclopédia que tínhamos. Minha avó, então me explicava e em minha imaginação eu criava histórias.


Alexandre Cardia Machado no CEAK -Santos

Posteriormente passamos por fases, leituras obrigatórias na escola, pesquisas para trabalhos escolares e mais enciclopédias, veio o Conhecer em fascículos, depois a Barsa e suas atualizações anuais. E claro os grandes clássicos que aqui e ali íamos lendo.

Já na universidade, livros de mais impacto e mais modernos sobre ciência, cultura e biografias. Uma delas me impactou muito, foi a de Gandhi, acho que foi o primeiro ou segundo livro do Clube do Livro ao qual me inscrevi, que li. Digo tudo isto, pois tenho certeza de que nosso público gosta de literatura. O livro de Gandhi me mostrou que força de vontade, clareza de ideias e senso moral podem mudar o mundo.

Ao me mudar para Santos, pude, talvez pelo isolamento, me dedicar ao Espiritismo, que já fora a opção de meu avô materno Mário Cardia e que os seus filhos de alguma forma tinham conhecimento e de tempos em tempos eram clientes. Apenas um tio meu, Roberto Cardia era de fato espírita e militava na Federação Espírita do Rio Grande do Sul e foi quem me deu meu primeiro livro espírita o Evangelho Segundo o Espiritismo. Ao contrário da maioria, eu li a maravilhosa introdução e percebi que precisaria ir atrás e aqui estamos.

Recentemente num grupo de WhatsApp entramos em uma discussão sobre a queda de venda de livros impressos no Brasil, dados de 2022 nos mostram que na verdade não caiu não, vendeu-se 2, 98% mais livros que em 2021. Ao todo foram 58,91 milhões de livros, claro, incluídos os livros didáticos. Por que temos a sensação oposta? Talvez seja por estarmos vivendo momentos pessimistas.

No caso espírita, temos a primazia de livros psicografados, além é claro dos livros de Allan Kardec que é uma composição entre produção de Kardec e resposta dos espíritos. Segundo a ABRADE temos, dados de 2017, “segundo a pesquisa Mercado Editorial Espírita 2017, o movimento espírita tinha, neste ano, 8.407 títulos de livros escritos por 1.691 autores, em mais de vinte gêneros e produzidos por 181 editoras espíritas”.

Em nosso ambiente espírita laico, livre pensador, no Brasil, os nossos autores encarnados talvez somem 100 títulos, é claro de livros impressos e a venda.

Surgiu, em nosso grupo, no seio da CEPA e do CPDoc a importante iniciativa de fugir do mercado e oferecer livros que buscam atualizar o pensamento espírita de forma gratuita.

Existe uma procura permanente por estas obras, pois o número de livros baixados mês a mês é na média de 4,6%. O total destes livros baixados nos trás o número de 4.398 exemplares. Editorialmente CEPA/CPDoc e ICKS estão fazendo o seu trabalho de divulgação. Os livros da CEPA/CPDoc estão disponíveis em inglês, francês e espanhol o que permite uma maior penetração, os do ICKS, no momento apenas Modelo Conceitual - Doutrina Kardecista está disponível em espanhol.

Sendo assim, com a existência de material literário de ótima qualidade, grátis, só nos resta solicitar aos nossos leitores que não só baixem os livros, como divulguem aos seus amigos para que cheguem às mãos de mais pessoas, só assim nossas ideias poderão ajudar a mudar o mundo e quem sabe reverter o pessimismo, pois o espiritismo é uma doutrina progressiva, ou seja o manhã tende a ser sempre melhor que o ontem.

O ICKS está trabalhando em mais alguns projetos, o próximo será, como pode ser visto na página 2, deste mês, do Abertura o livro Amor, Casamento & Família de Jaci Régis. O maior “best seller” de Jaci Régis. Agora será gratuito.

Lançamos também um Caderno Cultural n°5 - em versão digital que também pode ser encontrado no link abaixo - Trata-se de: 

CADERNO CULTURAL n° 5 – Análise da Evolução do Conceito de Reencarnação ao Longo das Obras de ALLAN Kardec.

Gostaria de conferir estas publicações: veja no link abaixo.

https://cepainternacional.org/site/pt/publicacoes


 

quinta-feira, 15 de junho de 2023

Contra o racismo, não bastam palavras. Temos que ser antirracistas - por Roberto Rufo

 

Contra o racismo, não bastam palavras. Temos que ser antirracistas

 

"Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, elas podem ser ensinadas a amar". (Nelson Mandela).

"O que eu mais me orgulho em mim mesmo é da minha condição de cidadão". (Ator Marcello Mastroianni).

 

Vini Júnior

É profundamente injusto e nojento o preconceito racial sofrido pelo jogador Vini Jr. na Espanha. O caso expõe a covardia da cúpula do futebol, que se limita a notas ridículas de repúdio e alguns slogans vazios. Esses dirigentes de futebol estão a anos luz de dimensionar os efeitos nefastos do racismo. A dor e a humilhação da vítima não os comovem.

 O Espiritismo tem uma posição clara e definida sobre os preconceitos:

  "Com a reencarnação, desaparecem os preconceitos de raças e de castas, pois o mesmo Espírito pode tornar a nascer rico ou pobre, capitalista ou proletário, chefe ou subordinado, livre ou escravo, homem ou mulher. De todos os argumentos invocados contra a injustiça da servidão e da escravidão, contra a sujeição da mulher à lei do mais forte, nenhum há que prime, em lógica, ao fato material da reencarnação. Se, pois, a reencarnação funda numa lei da Natureza o princípio da fraternidade universal, também funda na mesma lei o da igualdade dos direitos sociais e, por conseguinte, o da liberdade. (A Gênese, cap. I, item 36, p. 42-43. Vide também Revista Espírita,1867, p. 373.)".

 Essa é uma luta que tem de ser protagonizada por todos que se julgam cidadãos do mundo, os quais devem ter sempre atitudes antirracistas, para que desde hoje as pessoas e até às futuras gerações não passem por situações humilhantes como passou o jovem Vini Jr. de apenas 21 anos de idade.

 Mais uma vez o Espiritismo nos oferece um caminho de trabalho cujo objetivo nos torne pessoas melhores do ponto de vista moral:

 "Nós trabalhamos para dar a fé aos que em nada creem; para espalhar uma crença que os torna melhores uns para os outros, que lhes ensina a perdoar aos inimigos, a se olharem como irmãos, sem distinção de raça, casta, seita, cor, opinião política ou religiosa; numa palavra, uma crença que faz nascer o verdadeiro sentimento de caridade, de fraternidade e deveres sociais. (KARDEC, Allan. Revista Espírita de 1863 – 1. ed. Rio de Janeiro: FEB, 2005. – Janeiro de 1863.)”       

 Allan Kardec indaga na pergunta 795 qual é a causa da instabilidade das leis humanas, e os espíritos respondem que nos tempos de barbárie, são os mais fortes que fazem as leis. As leis vão se aperfeiçoando à medida que os homens compreendam melhor a justiça. As leis humanas se tornam mais estáveis quanto mais se identificam com a lei natural. 

Contra o racismo só há dois caminhos: a aplicação da lei e a sanção moral da sociedade como um todo.

Gostou do artigo - Ele foi o Editorial do Jornal Abertura de junho 2023 - quer ler o jornal todo?

https://cepainternacional.org/site/pt/cepa-downloads/category/31-jornal-abertura-2023?download=233:jornal-abertura-junho-de-2023


 

                                                                                                                                                                                                            

quarta-feira, 17 de maio de 2023

Censura prévia nunca mais - por Alexandre Cardia Machado


Censura prévia nunca mais

Está claro para todos que temos um problema: como controlar as redes sociais? Isto me faz pensar nos idos dos anos 1900 quando surgiu o automóvel, cientistas, médicos diziam que “o corpo humano não suportaria viajar a uma velocidade de 40 km/h, sofreríamos um ataque cardíaco”.

Bem, está claro que existem riscos relacionados com os automóveis e seus arredores, mas o ataque cardíaco é o menor de todos. O problema está na maioria das vezes naquele sujeito que fica entre o banco e  o volante.



Automóveis estão envolvidos na morte quer por acidentes de trânsito como em atropelamentos mundo afora, no entanto não existem governos ou ONGs exigindo que se proíba o uso dos automóveis, no entanto existem normas de fabricação e de trânsito, que valem para todos, automóveis, veículos maiores, bicicletas e pedestres. São permanentemente revisadas visando a melhor convivência possível.

Acredito que de mesma forma se faz necessário normalizar o mundo digital, a proteção dos dados e da privacidade, a inviolabilidade das correspondências. Assim deveria funcionar até que um crime seja cometido.

Da mesma forma que para os automóveis, não se pode criminalizar os fabricantes pelo mau uso dos veículos, a menos que se trate de um problema de fabricação, ou violação de normas pelo fabricante.

Portanto por similaridade, é possível propor limites aos algoritmos naquilo em que eles violam as nossas garantias pessoais. Também por similaridade o uso do automóvel ou dos computadores, celulares e tablets deve responsabilizar o motorista ou nestes casos o usuário.

O problema são as pessoas, elas tendem a se agrupar em grupos, coletivos, por afinidades ideológicas, esportivas, culturais e nem sempre em grupos que se reúnem para praticar o bem.

Dito isto as ações do Poder Público devem ocorrer sempre que se cometa um ato ilícito, se no caso do veículo, quando há um acidente, analisa-se as causas específicas e de modo reverso, chega-se aos responsáveis e aí se exerce a força das lei.

Qualquer iniciativa de censura prévia, via algoritmo ou controle policial será inócua, pois o ser humano logo encontrará outras formas de se comunicar que ficarão novamente imputáveis.

Neste momento em que escrevo o Congresso Nacional se ocupa do tema, esperamos que nossos representantes eleitos pelo nosso voto debatam profundamente o assunto, não há como aprovar na correria uma matéria desta natureza. Há que se promover um grande debate, envolvendo todos os atores da sociedade, usuários, provedores, big techs, juristas, policiais especializados em crimes cibernéticos, representantes da sociedade civil. Esta seria uma forma de buscar um consenso sobre o que deve ou não ser normatizado. Revisar o marco legal de internet se necessário, mas de forma alguma, policiar todos os cidadãos através de algoritmos – isto tem cheiro de ditadura.

Do Livro dos Espíritos recorro a questão 828.

“Como conciliar as opiniões liberais de certos homens, com o despotismo que, frequentemente, eles próprios exercem no seu interior e sobre os seus subordinados?

Vejam como uma questão formulada no século XIX pode ser tão presente em nossos dias.

- “Eles tem a inteligência da lei natural, estando ela contrabalanceada pelo orgulho e pelo egoísmo. Eles compreendem o que deve ser, quando seus princípios não são uma comédia representada calculadamente, mas não o fazem ...”

Permitindo-me um aparte – voltando à questão do homem a resposta dos espíritos ainda na mesma questão, segue “ ...- Quanto mais inteligência tem o homem para compreender um princípio, menos é escusável de não aplica-lo a si mesmo. Digo-vos, em verdade, que o homem simples, mas sincero, está mais avançado no caminho de Deus do que aquele que quer parecer o que não é.”

Então concluindo, não vale a pena fazer algo que parece resolver o problema, mas que de quase nada servirá, façamos bem, pois o problema seguirá na consciência de cada um de como usar as ferramentas que o progresso nos proporcionam. A mesma radioatividade que cura o câncer, mata como em Hiroshima.

O espiritismo prega como um dos seus pressupostos básicos a liberdade, entre as Leis Naturais, Kardec propôs a Lei de Liberdade, de forma alguma somos favoráveis à falta de responsabilidade. As nossas ações serão julgadas pelo Poder Público caso provoquem algum tipo de crime.

Publicado no Jornal Abertura de maio de 2023.

Baixe aqui o jornal: https://cepainternacional.org/site/pt/cepa-downloads/category/31-jornal-abertura-2023?download=232:jornal-abertura-maio-de-2023


quinta-feira, 4 de maio de 2023

ALLAN KARDEC: TEXTO E CONTEXTO - A PROPÓSITO DAS EDIÇÕES “ANTIRRACISTAS” DE SUAS OBRAS - por JON AIZPÚRUA

 

EDITORIAL - Revista Evolucion de Caracas -CIMA



ALLAN KARDEC: TEXTO E CONTEXTO - A PROPÓSITO DAS EDIÇÕES “ANTIRRACISTAS” DE SUAS OBRAS 


Jon Aizpúrua


I – O TEMPO DE KARDEC E OS AVANÇOS CIENTÍFICOS E SOCIAIS

Ao longo dos séculos, a humanidade passou por muitas e intensas revoluções de conhecimento que vão oferecendo novas perspectivas para a compreensão e interpretação daquilo que constitui o que se concebe como realidade. É o que se denomina, segundo Kuhn, de mudanças de paradigmas, quer dizer, a substituição de antigas abordagens por outras que se mostram mais eficientes para explicar contradições, esclarecer enigmas e apresentar hipóteses que parecem ter maior plausabilidade e que ao serem verificadas são incorporadas ao acervo científico e cultural. O dinamismo e a interação desses processos constituem a própria essência do progresso.

O surgimento  de novos paradigmas ou esquemas interpretativos sobre o universo, a vida, o ser humano, bem como os princípios e valores que imperam no âmbito cultural de ordem ética, moral ou jurídica, ocorrem em um determinado contexto social, histórico, econômico, político ou espiritual, de tal forma que nenhum sistema de pensamento escapa aos condicionamentos inerente à época em que aparece e se desenvolve, os quais  se manifestam na aceitação das crenças dominantes e na linguagem empregada  para expressá-las.

Evidentemente, o espiritismo não é uma exceção a essa lei geral que indica o processo gradual de avanços no campo do conhecimento. Surgido em meados do século XIX, graças ao minucioso trabalho teórico e experimental realizado por Allan Kardec contando com a assessoria de espíritos desencarnados de elevada condição intelectual e moral, não poderia deixar de receber as influências do contexto geral de sua época. , representado pelas ideias filosóficas, científicas, religiosas, sociais ou morais que imperavam na sociedade francesa e europeia, o que é de todos bem representadas em seus livros, discursos e outras publicações.

A doutrina fundada por Kardec constituiu uma autêntica revolução epistemológica que veio sacudir o ambiente que já assinalavam as correntes materialistas, as crenças religiosas tradicionais e o modelo espírita em geral. À luz de seus novos conceitos, já não era mais necessário nos resignarmos à desesperança causada por visões niilistas e ateístas; nem havia que depender de uma fé baseada em dogmas antigos ou na pretensa autoridade divina de um livro sagrado para admitir a existência e onipresença de Deus, a continuidade e transcendência espiritual após a morte, nem foi preciso sucumbir aos medos provocados pelas doutrinas de punições eternas ou castigos infernais. Uma nova concepção, racional e otimista, abria-se caminho para mostrar a sobrevivência do espírito e sua continuidade evolutiva em existências sucessivas, bem como a interação permanente entre desencarnados e encarnados facilitada pelos médiuns com o concurso de uma ampla gama de faculdades psíquicas.

A objetividade e honestidade com que Kardec se entregou aos estudos dos chamados "mesas girantes" ou "mesas falantes" sem se deixar levar por preconceitos sobre sua origem e natureza, permitiu-lhe abrir um canal de comunicação com espíritos de uma singular categoria e a partir das informações obtidas e de sua própria investigação e reflexão, formular um sistema coerente em torno da complexa realidade material e espiritual. Foi assim que avançou do fenômeno ao método e, pela validação dele, sistematizou e codificou a doutrina espírita.

Consciente de que o espiritismo estava em sua fase inicial, Kardec nunca pretendeu que com seus escritos, já estivesse terminado de maneira definitiva ou acabada. Em inúmeras ocasiões referiu-se à progressividade dos conhecimentos espíritas, os quais estariam abertos a retificações de acordo com o progresso da ciência e da cultura. Ele nunca reivindicou um papel messiânico, tão pouco aceitou que os espíritos que o orientavam fossem "reveladores predestinados" ou que seus ensinamentos fossem absolutos ou infalíveis. Se dentro do movimento espírita tem proliferado a crença de que todas as ideias contidas em suas obras têm o caráter de verdades absolutas, tal suposição não encontra respaldo, nem na letra nem no espírito, nos textos kardequianos.

É que não há pensador ou autor, independentemente da magnitude e importância da tarefa realizada, que esteja completamente afastado da influência e dos condicionamentos de seu tempo, e por ele que se faz fundamental levar em conta esse contexto quando se quer estudar suas abordagens, compreendê-las adequadamente e também criticá-las. No nosso caso, no que se refere ao espiritismo, admiravelmente definido por Kardec como "ciência observacional e doutrina filosófica das consequências morais", há espaço e relevância para o exercício de um esforço intelectual e crítico em torno do conjunto de suas ideias com vistas para uma atualização conveniente e inevitável.

Se tal revisão não for feita dentro do Espiritismo, outros a farão de fora e, de fato, isso já vem acontecendo nos campos da medicina, da psicologia, da parapsicologia e outras disciplinas, embora tal empreendimento nem sempre tenha sido verificado com devido rigor e sem preconceitos filosóficos, teológicos ou acadêmicos. Os espíritas podem e devem empreender sem medo uma tarefa que exige estudo, disposição e mente aberta. Os princípios básicos que sustentam o espiritismo (Deus, espírito, sobrevivência, reencarnação, mediunidade, pluralidade de mundos habitados) estão aí, válidos e muito sólidos como pilares que sustentam uma grande cosmovisão. No entanto, inúmeras opiniões que aparecem nos textos fundadores do espiritismo e giram em torno daqueles princípios, respondem às ideias científicas do século XIX e aos padrões culturais, sociais e morais que prevaleciam naquelas sociedades, e não mais correspondem à ciência. a cultura do nosso tempo.

De meados do século XIX até os dias atuais, o mundo mudou mais rápido e mais intensamente do que nunca. Toda uma série de processos complexos ocorre em campos tão diversos como a física, a biologia, a neurologia, a medicina, a engenharia genética, a aeronáutica, a psicologia, a economia, a política, a sociologia e a antropologia, a ecologia, as lutas sociais, a arte, a religião, a indústria bélica ou tecnologias de comunicação, incluindo a digitalização e os desafios perturbadores da inteligência artificial. Esses processos, em constante mudança e expansão, surpreendem, desconcertam e nos obrigam a uma revisão de crenças e a uma atualização imprescindível. Os que não se incorporem às transformações somente restará desviar o olhar e se refugiar no conforto da fé.

II – AS DENOMINADAS EDIÇÕES “ANTIRRACISTAS”

Dito isto, é hora de se posicionar a respeito de um acontecimento que hoje está agitando o movimento espírita e tem dado origem a inúmeras discussões e até acirradas polêmicas. Sucede que um grupo ou coletivo espírita brasileiro chamado “Espíritas à Esquerda” começou a publicar algumas obras de Allan Kardec colocando na capa, em letras e cores bem destacadas, o rótulo: “EDIÇÃO ANTIRACISTA”. Até o momento surgiram dois livros: O Evangelho Segundo o Espiritismo e O Livro dos Espíritos.

No prefácio que colocam no início de cada uma destas obras, dão a conhecer as razões que motivaram a sua iniciativa. Desde logo, eles se apoiam na decisão do Ministério Público Federal do estado da Bahia em 2007, segundo a qual existem "trechos da obra literária de Allan Kardec, tidos como supostamente discriminatórios e preconceituosos em relação aos negros e outras etnias". grupos”, pelo que as editoras de tais livros devem colocar notas de rodapé relativamente àqueles “textos que possam suscitar dúvidas pelo seu carácter discriminatório ou preconceituoso”. Nove editoras espíritas firmaram termo de compromisso com o Ministério baiano para o cumprimento dessa disposição legal.

Argumentam os responsáveis ​​pelo coletivo EàE  que o pensamento de Kardec estava impregnado das ideias predominantes na Europa do século XIX sobre diversos assuntos humanos e sociais, como era o caso da frenologia, teoria que considerava cada região do cérebro responsável por determinada função, e a fisionomia, cuja tese central afirmava que o caráter e outros elementos da psicologia das pessoas poderiam ser interpretados por meio de suas características exteriores. Essa influência, somada à que recebeu de outras disciplinas científicas e humanísticas de seu tempo marcadas pelo racismo estrutural, se refletiria na linguagem que utilizou para se referir às raças antigas e contemporâneas, distinguindo as etnias brancas como populações “civilizadas” enquanto as etnias negra e indígena foram classificadas como populações “selvagens”.

Por esta tendência eurocêntrica e etnocêntrica que se percebe em alguns textos de Kardec, os representantes ​​de EàE denunciam em diversos comentários  “ o racismo científico contido nas obras kardecistas” e sustentam que a leitura de algumas perguntas formuladas por Kardec e das respostas dos espíritos deixam evidente os preconceitos socias que animavam aqueles que exerceram a prática da escravidão até épocas recentes da humanidade.

Afirmam também que esses elementos racistas têm se revelado na composição e no funcionamento do próprio movimento espírita e, nesse caso, fazem referência específica ao brasileiro, que é, de longe, o maior movimento espírita do mundo. Segundo dizem, "os negros e negras estão acostumados, na maioria das instituições espíritas, a participar apenas como subordinados, coadjuvantes, no apoio às atividades operacionais e principalmente como beneficiários de projetos assistencialistas, sendo raro vê-los ocupando cargos de direção nessas instituições".

Eles então justificam seus esforços para dar lugar a “edições antirracistas” a partir de um sentimento de reparação pelo que consideram uma dramática injustiça cometida contra populações historicamente discriminadas, agredidas e marginalizadas; como alerta de que tal comportamento tem permeado o movimento espírita, causando sofrimento a negros e negras que participam de casas, sociedades ou federações.

 

III – ENCONTROS E DESENCONTROS.

Partidários, como somos, de um espiritismo nitidamente kardecista, e, portanto, laico, livre-pensador, humanista, progressivo e progressista, aberto à discussão e à crítica, não podemos olhar com indiferença para uma iniciativa deste calibre. Nem podemos descartá-lo com argumentos simplistas, muito menos com desqualificações. Acreditamos nas virtudes do diálogo e do debate respeitoso e construtivo, sem que isso implique renúncia a convicções baseadas em princípios e valores. Um diálogo fecundo e alteritário que facilita a compreensão das perspectivas dos outros, precisamente dos que pensam diferente, e que substitua a prática negativa de um monólogo empobrecedor.

Ressaltamos de saída que não questionamos as boas intenções que animam os integrantes do coletivo EàE nem sua condição de espíritas. Sentimos sua iniciativa como a expressão de uma reivindicação angustiante sobre a possibilidade de os textos kardecistas servirem de suporte direto ou indireto a ideologias racistas ou discriminatórias de qualquer signo ou natureza.

Por outro lado, não podemos deixar de apontar nossa coincidência com algumas considerações feitas nos parágrafos que servem para apresentar a "edição antirracista" de O Evangelho Segundo o Espiritismo e O Livro dos Espíritos, pois, de fato, eles constituem elementos básicos de nossas próprias reflexões, as quais divulgamos há décadas em livros, artigos e conferências. Situados em perspectivas diferentes e distantes da mentalidade religiosa e messiânica que caracteriza um segmento altamente significativo de espíritas no Brasil e no mundo, assumimos que nenhum ser humano, e no caso específico do espiritismo, nenhum autor ou médium, encarnado ou desencarnado, goza de infalibilidade, pois suas ideias, resguardando suas valiosas contribuições, são passíveis de serem avaliadas, revisadas, criticadas e até mesmo superadas. Obviamente, um processo analítico dessas proporções requer muito estudo, serenidade de espírito, rigor científico e a aplicação de alguns critérios metodológicos indicados por Kardec como o "controle universal dos ensinamentos dos espíritos" e a "concordância entre as informações ".

E, precisamente, para manter um espírito aberto e crítico, é fundamental assumir que nenhuma ideia e nenhum representante dela escapam à influência do meio social, do momento histórico e também espiritual em que surgem. Visto que não há texto sem contexto, não seria adequado examinar o aparecimento do espiritismo em meados do século XIX com O Livro dos Espíritos e demais obras do corpo Kardequiano, sem levar em conta as inúmeras variáveis ​​concomitantes que intervieram na aqueles tempos, em que os valores da tradição judaico-cristã e o peso institucional da Igreja Católica prevaleceram de forma determinante em todas as esferas da sociedade. Considere-se, por exemplo, os antecedentes representados pelas obras anteriores de Swedenborg, Mesmer, Kerner ou Cahagnet até o surgimento dos diversos episódios mediúnicos que se cristalizariam no “espiritualismo moderno”, que alguns, com pouco rigor, rotulam como “espiritismo anglo-saxão”. Kardec foi informado de suas experiências e de suas teorias, delas aproveitou no que julgou útil, e desenhou a doutrina espírita com perfil autônomo.

No que diz respeito ao celeiro das teorias científicas, filosóficas, políticas, sociológicas, antropológicas, demográficas ou econômicas que agitavam o ambiente europeu, tampouco se poderia entender o surgimento do espiritismo com a monumental obra de Kardec sem reconhecer a poderosa influência que em seu pensamento, em sua paixão por estudar e entender, em sua frieza e ceticismo aplicados ao diálogo com entidades espirituais, em sua mentalidade racionalista e livre de pensamento, exerceram correntes como o Iluminismo, o positivismo, as utopias sociais e o evolucionismo.

Em sua reflexão sobre o contexto sociopolítico, cultural e científico que envolveu Kardec, os integrantes da EàE chegaram à conclusão de que Kardec era racista, por ter assimilado teorias da frenologia, da fisionomia e da visão social dominante à época. embora tenham reconhecido que os princípios do espiritismo expostos em seus livros, quando devidamente compreendidos e praticados, destruirão os "estúpidos preconceitos da cor".

Nossa análise, entretanto, não nos leva a tal conclusão. De forma alguma podemos concordar com a tese de que o fundador e codificador do espiritismo era racista. Parece-nos um erro redondo contemplar a árvore e parar de olhar para a floresta. Não se pode negar ou ignorar que existem opiniões de Kardec e também dos assessores desencarnados que intervieram na elaboração da doutrina espírita, que refletiam as crenças dominantes no século XIX acerca da diferenciação entre "raças superiores ou civilizadas" e "raças inferiores ou selvagens", mas são expressões secundárias e tangenciais a todo o edifício doutrinário. Para além de algumas frases e termos que hoje parecem inadequados e ultrapassados, o que é realmente essencial e cerne dos ensinamentos kardecistas é o reconhecimento de que todos os espíritos são livres e iguais em dignidade e direitos, e que a lei evolutiva da reencarnação nos leva inexoravelmente à superação e erradicar todas as formas de discriminação com base na cor da pele, nacionalidade, orientação sexual, crenças, títulos acadêmicos ou condições socioeconômicas. E é isso que aprendemos a partir do momento em que estudamos e internalizamos os princípios e valores cardeais que sustentam e enriquecem a doutrina espírita.

Pensamos que as preocupações dos membros do coletivo EàE poderiam ter sido canalizadas de maneiras diferentes. Por exemplo, editar os livros em questão e colocar suas anotações no rodapé da página, informando que são de sua autoria. Este é um procedimento legítimo e que pode abrir espaços para discussões muito sérias. Ou, e talvez isso seja o mais relevante, escrever e publicar artigos, ensaios, panfletos ou livros nos quais apresentem suas análises, seus conceitos e suas críticas sobre esses temas. Consequentemente, permitimo-nos convidá-los a realizar um maior esforço intelectual, com absoluta autonomia, e a publicar e divulgar amplamente os textos resultantes do seu trabalho. Tarefas que apontavam nessa direção já foram realizadas por diversos pensadores espíritas como Quintín López Gómez, Manuel Porteiro, David Grossvater ou Jaci Regis, entre outros. A esse respeito, parece muito oportuno e esclarecedor transcrever aqui dois parágrafos extraídos do Espiritismo dialético, obra monumental de Porteiro:

"A doutrina de Kardec e seus colaboradores, embora verdadeira em seus princípios fundamentais, não pode ultrapassar os limites de seu tempo ou romper totalmente com os moldes religiosos aos quais se ajustou...". “Hoje, as exigências do espírito científico e filosófico, que abarcam horizontes mais amplos, não se satisfazem com os expedientes religiosos e morais de São Luís, de Santo Agostinho ou de qualquer outro santo filósofo ou teólogo, nem com versos, preceitos ou parábolas extraídas da Bíblia”.

A inserção de qualquer texto acrescentado na capa dos livros de Kardec parece totalmente equivocada e improcedente, ainda mais se for um slogan carregado de tamanha agressividade como o de "edição antirracista". Talvez não seja ilegal, nos termos estabelecidos pelas normas do direito intelectual, nem constitua adulteração, stricto sensu, já que nenhuma palavra ou parágrafo foi alterado ou excluído, embora alguns textos tenham sido inseridos, pelo que podem considerar atos lesivos de acordo com os princípios da lei moral. É que ninguém está autorizado a agir dessa forma, independentemente da impressão que se tenha de um livro ou de seu autor. Há muitos espíritas que se indignam com o que consideram uma afronta à memória do fundador do espiritismo, e com razão. É fácil inferir que se são edições “antirracistas” então as edições anteriores foram “racistas”, o que francamente é inaceitável.

Se aprofundando nesse assunto, verá que tudo surge de um vício de anacronismo, ou seja, de julgar conceitos expostos em épocas e contextos anteriores de acordo com os ditames que derivam da aplicação de certos valores e de giros semânticos  que respondem aos cânones do presente. Se essa forma de agir fosse aplicada aos milhões de livros que constituem o patrimônio intelectual, cultural e espiritual da humanidade, nenhum passaria no exame ou permaneceria intacto. Desde os textos básicos que informam as diferentes tradições religiosas, até os admiráveis ​​monumentos filosóficos que surgiram no quadro do esplendor cultural helênico, e continuando com as inúmeras criações do intelecto humano em todos os tempos, nenhuma obra estaria exonerada de ser publicada com algum slogan que esteja de acordo com as exigências do que hoje é considerado "politicamente correto".

Nos perguntamos. Quantos slogans poderiam ser colocados na capa das novas edições da Bíblia se nos ativermos à enorme carga de racismo, homofobia, violência e discriminação que é fácil encontrar em inúmeros versos entre a variedade de livros que a compõem? Também valeria a pena conjeturar se as obras de Platão, Aristóteles ou outros clássicos gregos deveriam ser publicadas com o aviso "edição antiescravagista" por razões bem conhecidas.

Continuando com os trabalhos de Kardec, quem pretender fazer uma nova edição de O Livro dos Espíritos e aceitar como bom o procedimento seguido pelo coletivo EàE, poderá inserir na capa uma expressão altissonante que, a seu critério, ajudaria a esclarecer os leitores. Por exemplo, que tal uma "edição antissexista" ou uma "edição feminista" já que existem conceitos naquela obra que refletem os valores culturais predominantes do século XIX e que são inaceitáveis ​​dados os avanços que foram feitos em a favor do reconhecimento da igualdade entre mulheres e homens. E, continuando na mesma ideia, poderia surgir uma "edição laicista" de O Evangelho segundo o Espiritismo, para propor novas redações sobre aqueles pontos que se prestam a confusão em questões como as descrições antropomórficas de Deus ou o uso repetido de expressões tão inoportunas quanto as punições ou pecados. Imaginemos o tratamento que seria dado a “A Gênesis”, obra em que Kardec se propunha a examinar as teorias científicas de seu tempo em matérias tão sensíveis e mutáveis ​​quanto as que correspondem às investigações da biologia, geologia, astronomia e outras disciplinas, contribuindo com elementos derivados da análise espírita. É mais do que evidente, para qualquer pessoa estudiosa e bem-informada, que várias das teorias que ele considerava corretas foram completamente corrigidas e superadas. A Gênesis seria publicado com um slogan na capa anunciando que é uma “edição científica, corrigida e atualizada”?

E o que dizer da obra O mundo invisível e a guerra, em cujas páginas o admirado pensador Léon Denis conclama o povo francês a se mobilizar para se juntar à defesa militar da pátria contra a invasão dos exércitos alemães e invoca a ajuda de Juana d’ Arc e outros espíritos protetores da Gália para derrotar os "bárbaros alemães". Se fosse publicado atualmente, seria necessário colocar na capa o aviso de que se trata de uma "edição antibelicista" e os textos seriam intercalados com novas redações ou seria mais adequado inserir notas de rodapé nas questões correspondentes esclarecendo que Denis estava escrevendo em 1919 no contexto da primeira guerra mundial?

Paremos de contar. Com o que foi dito basta para deixar claro nosso contundente desacordo com a decisão do coletivo EàE, sem deixar de reconhecer que houve uma compreensível preocupação com os efeitos negativos que poderiam derivar de uma posição crédula e acrítica em relação ao fundador as obras do espiritismo em todas aquelas questões que os avanços científicos e tecnológicos, a terminologia utilizada, bem como os resultados positivos das lutas sociais, aconselham que sejam levados em conta para retificar o que seja necessário e continuar avançando, tal qual  recomendou Kardec.

Já o dissemos e agora reiteramos: a nossa opinião, o espiritismo começou com Kardec, mas não termina com ele, embora, até agora, o estudo de suas obras seja essencial para conhecer e interpretar corretamente os postulados teóricos e experimentais do doutrina que fundou. Não há verdadeiro espiritismo sem Kardec, embora nem todo espiritismo esteja contido em seus livros, nem  tudo o que ele escreveu está vigente. Além disso, a contribuição oferecida por autores encarnados e desencarnados para o enriquecimento do patrimônio cultural do espiritismo não pode ser subestimada. A espiral do progresso marca o rumo seguido pela evolução da humanidade e o espiritismo não deve ficar de fora, mas, ao contrário, deve-se insistir que ele tem muito a contribuir nos campos da filosofia, da ciência, da reflexão ética e suas aplicações morais, com seu enfoque espiritualista e humanista em questões transcendentais como a existência de Deus, a sobrevivência espiritual, a evolução geral do universo, a comunicação permanente entre as humanidades encarnadas e desencarnadas, o progresso eterno através de vidas sucessivas e a cosmovisão de mundo que coloca a vida em na Terra em um contexto universal.

IV – UNIDADE NA DIVERSIDADE

Nós concluímos. É legítimo que haja discrepâncias entre os espíritas na interpretação de diversos assuntos. Afinal, é natural que isso ocorra em torno de uma doutrina que não se sustenta sobre dogmas e no seio de um movimento que não deveria se constituir como uma religião institucionalizada. As divergências podem ser processadas por meio de um diálogo respeitoso e fraterno, com "ouvidos para ouvir", priorizando o substantivo e deixando de lado os adjetivos ou desqualificações.

O certo é que para além das diferentes opiniões que cada um mantenha, prevalecem os valores morais em que todos concordamos. Valores que se resumem em lições de indiscutível vigência e transcendência como as ensinadas por Jesus de Nazaré, “o homem incomparável” como dizia Renan: ame o próximo como a si mesmo; não faças ao outro o que não queres  que façam para ti; que atire a primeira pedra quem está livre de culpa, e só a verdade te libertará. Orientações que nos convocam a  esforçarmos em nosso processo íntimo de superação moral e ao mesmo tempo trabalhar, aqui e  agora, pela construção de um mundo melhor, mais livre, igualitário, equitativo, solidário, fraterno e amoroso; uma sociedade sem racismo ou discriminação sob qualquer pretexto. Conectados em torno dessa aspiração superior, todos nós, espíritas e partidários de qualquer ideologia, podemos dar as mãos e seguir em frente.

 

JON AIZPÚRUA

Tradução para o português – Alexandre Cardia Machado    

     

 

       

 

 

 

 

 

 

 





domingo, 23 de abril de 2023

Medo da Morte por Alexandre Cardia Machado

 

Medo da Morte

Os espíritas não deveriam temer a morte, pois a prática do Espiritismo nos permite o contato constante com o outro lado da vida, ou seja, o Mundo dos Espíritos como bem o denominou Allan Kardec. Assim que sabemos que existe apenas uma cortina entre dois mundos.

Nestes meses de verão tive a oportunidade de ler um interessante livro chamado – A morte é um dia que vale a pena viver - Editoria Sextante, de autoria da médica geriatra Ana Claudia Quintana Arantes, presente de minha filha também médica Beatriz. Creio que o li em uma semana, apesar do tema, que sempre nos impressiona, pois mesmo sem termos medo da morte e sabermos que ela virá para todos, a gente tem uma certa aversão ao tema. Ana Claudia nos leva pelos caminhos da morte onde ela é mais comum, nos hospitais e casas de repouso.



A sensibilidade da autora se destaca pelo valor que ela dá à preparação para o momento da morte, anos ou meses antes, se for possível. Dignificando a pessoa humana que está presente e na maioria das vezes consciente deste processo.

A autora do livro de educação cristã se demonstra ao longo da obra por ter adquirido uma visão de mundo budista, que de certa forma se mostra interessante, pois ao menos no que tange os cuidados com a pessoa que se aproxima do fim desta vida guarda muita semelhança com o que médicos espíritas fariam.

Não quero dar spoiler deixo aqui apenas o convite para aqueles que ainda sentem arrepios, só de pensar no tema, para que enfrentem o livro de 222 páginas.

Quero chamar a atenção ao relato interessante do momenta na vida desta médica, quando, tendo de trabalhar muitas horas de plantão, com a irritação que sua vida  provocava, dormindo mal, cheia de problemas, como de certa forma todos nós podemos ter em nossa vida. No entanto ela encontra a sua vocação, talvez do modo mais improvável, num momento de laser, assistindo uma peça sobre Gandhi. Acho que todos que leram sobre a vida deste personagem importante do século XX, podem ter tido um momento em que pensaram, como alguém pode ser assim? Despojado e focado no bem comum. Pois bem, a autora, nas suas palavras nos descreve o momento: “ Fico em pé, olhando Gandhi com minha alma nua. Uma epifania ... Em poucos instantes, eu compreendi o que estava para ser o grande passo da minha carreira, da minha vida. Naquele dia, eu me dei conta de que a maior resposta que eu procurava havia chegado: todo o trabalho de cuidar das pessoas na sua integralidade humana só poderia fazer sentido se, em primeiro lugar, eu me dedicasse a cuidar de mim mesma e da minha vida. Me lembrei dos meus tempos de carola. Me lembrei de um ensinamento importante de Jesus: “amai o próximo como a ti mesmo”. E cheguei à conclusão de que tudo o que estava fazendo pelos meus pacientes, por minha família, por meus amigos era uma imensa, enorme, pesada e insuportável hipocrisia. Nesse dia, fui tomado por uma fortaleza e uma paz que eu jamais imaginei que morassem em mim. Desse dia em diante eu teria a certeza de estar com os pés no meu caminho: posso cuidar do sofrimento do outro porque estou cuidando do meu”. Esta foi a chave que ela encontrou para fazer cada vez melhor o seu trabalho. A passagem de Gandhi, que a fez dar este salto de qualidade em sua vida, é bem simples- em certo momento uma mãe vai ao seu encontro e lhe pede que diga ao seu filho que não coma açúcar, o pedido é muito simples mas a resposta é surpreendente, Gandhi pede 2 semanas para poder ajudar a mãe. Passadas as duas semanas a mãe com o filho retornam e Gandhi por fim dá o conselho ao filho. A mãe agradece, mas pergunta a ele, porque ele precisou de duas semanas e Gandhi reponde, porque eu precisava primeira passar duas semanas sem comer açúcar para depois poder aconselhar.

O insight da médica é claro, como ela poderia aconselhar seus pacientes se não estava fazendo consigo mesma o que ela dizia.

Mas o mais importante, acredito seja que cada um de nós encontre o seu momento, no qual passe a acreditar que possa fazer a diferença primeiro a si mesmo.

Levamos desta vida, com a nossa alma ao mundo dos espíritos, a vida que a gente leva, No Espiritismo aprendemos que devemos trabalhar até o limite de nossas forças, e devemos fazer isto com gosto, em coisas que nos dão prazer e que podemos ajudar a nós mesmos e com isto ajudar os outros.

A Ciência da Alma, como proposto por Jaci Régis dispões com relação a vida, a morte e nossa transcendência o seguinte:

“Devemos desenvolver um espírito crítico e explorar a realidade essencial do ser humano dentro da lei natural, da naturalidade dos processos evolutivos, através da reencarnação, como uma alma atemporal, imortal e em crescimento, seja no campo íntimo seja no campo social.

Assim, o Espiritismo pretende equacionar o ser humano essencialmente como uma alma, definindo sua natureza, sua evolução, seu destino, dentro de um conjunto metodológico de reflexão, observação e pesquisa.

A ciência espírita elabora seus princípios a partir de um espaço interexistencial, onde a alma desenvolve sua vida atemporal. Nesse espaço, sem fronteiras definidas, coexistem tanto a matéria concreta quanto as energias que constituem o universo. Ali interagem o mundo corporal e  um plano extrafísico.

 Na verdade, o corporal se insere nesse espaço interexistencial como um hiato onde a alma se exterioriza na sociedade organizada como humanidade em transição permanente, isto é, vida e morte.

Homem - o definirá essencialmente como um ser inteligente - um espírito - atemporal temporariamente ligado a um organismo físico.

Essa atemporalidade sugere que o ser inteligente é permanentemente atual. Ele não é de ontem, nem do amanhã é de hoje. Atemporalidade o define como o ser que vive sua atualidade constante.

A imortalidade sinaliza a natureza espiritual do ser inteligente. Ela o define como um ente que permanece. Este ser atemporal não depende de um organismo para ser. Ontologicamente ele é. E vive a sua experiência no nível mental na expectativa de desenvolver potencialidades que lhe são inerentes”.

Como conclusão não devemos temer a morte e devemos sim tentar viver o melhor possível, cuidando de nossa alma imortal.

Se você gostou do artigo, leia mais o Abertura de  março: 

 https://cepainternacional.org/site/pt/cepa-downloads/category/31-jornal-abertura-2023?download=227:jornal-abertura-marco-de-2023 

quinta-feira, 20 de abril de 2023

Racismo e o Espiritismo por Alexandre Cardia Machado

 Racismo e o Espiritismo 

 

Da mesma forma que a sociedade, como um todo, passamos pelo mesmo processo de crítica à literatura, é o caso dos grupos antirracistas, que lutam pela revisão da história, este é um fato recorrente mundo afora e não seria o Brasil um caso diferente.


As obras literárias escritas antes da Segunda Guerra mundial estão sendo criticadas e em muitos casos forçadas a serem alteradas. 


Pessoalmente, quando leio um livro dos anos 80, ou assisto um filme desta época, espero encontrar lá um pensamento desta época. Não me parece que seja necessário escrever, numa nova edição, ou na apresentação de um filme " esta obra representa o modo de pensar da época em que foi produzida" isto é óbvio. No entanto isto atingiu obras de Allan Kardec. 





Não é possível mudar o passado e a mente eurocentrista de escritores do século XIX. 


Podemos e devemos sim escrever artigos novos, ou outros livros que tratem destes fatos. Devemos nos declarar e praticar o antirracismo. Mas existem muitas dúvidas quanto à forma revisora na fonte. 

Os jornais ligados à CEPA estão o tempo todo analisando, criticando e mesmo propondo mudanças na visão espírita. A própria CEPA, juntamente com o CPDoc lançaram a série literária - Livre Pensar- Espiritismo para o Século XXI, atualizando o pensamento com os avanços científicos e sociais.  

No entanto, tempos de indignação são assim mesmo. Passa-se aqui e ali do ponto, entendemos que não com a intenção de adulterar uma obra, mas contextualizá-la, portanto, conviver com notas explicativas, em livros, não parece um problema.  


Nos anos 80, Herculano Pires fez isto, ao traduzir os livros de Allan Kardec na LAKE, adicionou uma série de notas explicativas, não o fazia na forma de revisão, mas sim com o intuito de esclarecer, ou mesmo trazer para o português coloquial do fim do século XX alguns aspectos que podem trair o leitor.

 

Entretanto é inequívoco que Allan Kardec teve sim uma visão científica equivocada na questão dos indígenas e africanos, algo que nós chamamos a atenção, talvez pela primeira vez, já em 1997 no V Simpósio Brasileiro do Pensamento Espírita, em Cajamar -SP, no trabalho “O ser humano e a evolução, uma análise pré-histórica”, não por menos este artigo é o mais acessado no blog do ICKS. https://icksantos.blogspot.com/2011/12/o-ser-humano-e-evolucao-uma-analise-pre.html. Parte deste texto está incorporado em nosso livro – Uma breve história do Espírito - num capítulo de mesmo nome. 

 

“A posição de Kardec, ... os selvagens também fazem parte da humanidade e alcançarão um dia o nível em que se acham seus irmãos mais velhos. Mas, sem dúvida, não será em corpos da mesma raça física, impróprios a um certo desenvolvimento intelectual e moral”. (Gênese,1868) 
 
A utilização de técnicas genéticas - ... Com relação às raças existentes atualmente, comparando as amostras coletadas dos mais diversos grupos étnicos, os cientistas verificaram serem pequenas e triviais as diferenças entre as raças. “A cor da pele, por exemplo, é resultado de mera adaptação ao clima – negra na África, para se proteger do sol forte; branca na Europa, para facilitar a absorção dos raios ultravioleta, que ajudam a produção da vitamina D.” (Revista Superinteressante, setembro de 1988). O que nos leva, portanto, a crer que, antes da expansão do homem moderno os nossos ancestrais comuns eram todos negros. (Celso Lima, A Evolução Humana 1990) 


 

Todas as experiências feitas até hoje com seres humanos de diversas origens jamais conseguiram demonstrar a superioridade racial de qualquer tipo sobre os outros, qualquer ser humano, dispondo de condições semelhantes de alimentação e educação, apresentará resultados médios semelhantes em quaisquer testes psicológicos. É evidente que a comparação direta entre um europeu com um índio semicivilizado do interior da Amazônia, dentro de critérios desenvolvidos por europeus demonstrará uma superioridade muito grande a favor dos europeus, mas o inverso ocorrerá se colocarmos um europeu no meio da selva amazônica. 

 
O racismo é uma criação recente, surgida com os grandes descobrimentos, quando por razões econômicas iniciaram-se as escravidões em massa de negros e índios, no século XVI.  

 

Claro está que os seres humanos brancos, de olhos azuis, são oriundos dos primeiros homens modernos, que eram africanos e de pele negra e que as diferenças na inteligência e na posição social ocupada pelas diversas raças, se originam de sua história natural e não da sua história biológica. Somos todos da mesma família originária há 150 mil anos. 

 
O conhecimento sobre este tema avançou infinitamente, com relação ao que se pensava então, em meados do século XIX. Tanto Allan Kardec como qualquer outro estudioso daquele tempo pensariam da mesma forma na sua época.  

 

Isto é mais uma evidência de que precisamos atualizar o conhecimento, principalmente na forma de produção de conteúdo novos e não revisando obras antigas, pois elas em muitos aspectos estão superadas como não poderia ser diferente. Einstein não revisou Newton, simplesmente apresentou uma nova teoria da relatividade. Seguimos estudando as leis de Newton, naquilo nas quais as mesmas se aplicam perfeitamente, quase ninguém estuda Newton na fonte, razão pela qual não se faz necessária nenhuma alteração na mesma. 

 

Por outro lado, defendendo a tese de que Kardec não era racista estrutural, lá atrás no século XIX ele ressaltava que "na reencarnação desaparecem os preconceitos de raças e de castas, pois o mesmo Espírito pode tornar a nascer rico ou pobre, capitalista ou proletário, chefe ou subordinado, livre ou escravo, homem ou mulher. Se, pois, a reencarnação funda numa lei da Natureza o princípio da fraternidade universal, também funda na mesma lei o da igualdade dos direitos sociais e, por conseguinte, o da liberdade". Uma ideia muito além de sua época. 



 Extraído do editorial do Jornal Abertura de abril de 2023.


Para ler o exemplar do jornal, clique abaixo é grátis e seguro:


https://cepainternacional.org/site/pt/cepa-downloads/category/31-jornal-abertura-2023?download=230:jornal-abertura-abril-de-2023