quinta-feira, 17 de agosto de 2023

País envelhecido - Editorial de Alexandre Cardia Machado Jornal Abertura agosto de 2023

 

País envelhecido

 

Já tínhamos a impressão de que os Centros Espíritas estavam envelhecendo, os colaboradores, pelo menos dos centros que conheço tem um grande percentual de aposentados. O Censo do IBGE de 2021/22 veio corroborar esta impressão.

Contrariando todas as previsões de crescimento populacional, que estimava-se considerando o Censo de 2010 que fossemos 214 milhões de brasileiros, o que se contou agora foi, nada mais do que 203 milhões.

Isto significa que muito menos gente nasceu nos últimos 11 anos do que era esperado, como isto impacta a vida de todos nós? Bem, difícil precisar, mas para melhorar o bem-estar social, todos nós teremos que trabalhar mais, porque menos jovens estão entrando e entrarão futuramente, no sistema previdenciário oficial.

As agencias de propaganda já haviam se dado conta muito antes do que a comunidade econômica e do que o IBGE, basta ver como aumentaram as propagandas focadas na chamada terceira idade nos últimos 10 anos. Até pessoas na faixa dos 40 anos já começa a deixar de pintar os cabelos, sejam mulheres ou homens.

O Crescimento da população está na faixa de 0,5% ao ano, o que faz a gente refletir que um aumento de 1% do PIB ao contrário do que sempre foi dito, representa um aumento real de renda, assim devemos aproveitar este momento em que nosso país já há 2 anos vem tendo aumento de cerca de 2%, pois futuramente, e não tão futuramente seremos um país envelhecido.

Isto já acontece na Europa e a solução mais utilizada é a de aumentar a imigração, o Brasil contribui com isto, temos brasileiros saindo do país em proporções nunca vistas antes.

 

Cabelos brancos virou charme. Cabelos brancos estão na moda – reflexo do envelhecimento


Os efeitos no movimento espírita: Fonte IBGE e ABRADE

Alguns dados importantes, os espíritas são os que apresentaram melhores indicadores quanto ao nível de escolaridade, como a maior proporção de pessoas com nível superior completo (31,5%). Por outro lado, temos também a maior média etária – 37 anos entre todos os grupos “religiosos”(dados de 2010).

Segundo a Abrade: Associação Brasileira de Divulgadores do Espiritismo, estes dados que citarei aqui podem ser encontrados em sua página oficial: https://abrade.com.br/

“Pela  pesquisa Retratos da leitura no Brasil, 5ª edição, base 2019, o brasileiro lê, em média, 2,4 livros lidos apenas em parte e, 2,5, inteiros. Retirados os livros didáticos e a Bíblia, esse número cai para 1,6 livros. Os leitores espíritas leem mais, 3 a 4 livros espíritas por ano, mas ainda é um número modesto e pode melhorar bastante.”

Ou seja, temos um público interessado em leitura, mas o ICKS, como Editora sofre na venda e divulgação de nossos livros, o que nos motivou a oferecer este saber espírita de forma online e gratuita.

PNP – Pesquisa Nacional para Espíritas 2021 apresenta um dados de que  a idade média dos espíritas está atingindo 50 anos.   A presença de jovens nas casas espíritas tem fortes indícios de estar em baixa há, pelo menos uma década. Boa parte dos novos espíritas possuem mais de 40 anos.

Segundo Franzolim, “talvez para compensar a pequena participação dos espíritas no Brasil (2% no Censo 2021), as estimativas sobre o número de simpatizantes do espiritismo atingem cifras elevadas de 20 e até 30 milhões”. Costumamos chamar estes simpatizantes de clientes, pois eles normalmente vão aos centros espíritas, como bem diz Franzolim – “ Temos de considerar, contudo, que parte significativa desses simpatizantes, procuram as casas espíritas, mais pela possibilidade de receber uma ajuda, do que pelo interesse em sua filosofia ou de melhor compreensão de alguma questão existencial”.

Como trazer mais pra próximos de nós estas pessoas? Nossas casa promovem cursos, desta forma alguns acabam por frequentar e até associar-se aos centros. Isto é importante pois, por mais que sejamos caridosos, não há “jantar de graça”, os centros precisam bancar as suas despesas.

“Uma estimativa mais realista situaria os simpatizantes entre aqueles que realmente começam a cogitar a decisão de se tornarem espíritas. Dificilmente seriam mais do que 1% da população, ou 50% do número atual de espíritas. O que já pode ser considerado uma estimativa otimista”.

Concordamos com esta análise, ser espírita significa uma mudança radical na maneira de ver o mundo, precisamos incorporar a imortalidade dinâmica com todas as suas consequências aqui e agora. Precisamos lançar um olhar sobre o mundo e sobre nós mesmos e agirmos de acordo com estas conexões causais. Somos responsáveis por melhorar o mundo ao nosso redor.

 

“É verdade que a mídia aprecia bastante temas espiritualistas também adotados pela doutrina, como reencarnação, comunicação com os espíritos e outros vinculados pela sociedade ao espiritismo, mas que na compreensão Kardequiana apresenta entendimentos muitas vezes bastante diferentes, como punição, castigo, causa e efeito, trevas, umbral, cidades espirituais, passe, etc.”

Ivan Franzolim - ABRADE


Os Centros Espíritas:

“São otimistas as estimativas na internet, variando entre 15 e 20 mil Centros Espíritas no país. Dados mais realistas, contudo, apontam para um montante menor e uma situação até preocupante... em 2020, baseada na base de CNPJ e código de atividade (CNAE), a quantidade de instituições espíritas era de 11.916. Esse número considera todo o tipo de organização espírita, como fundação, associação, abrigo, creche, orfanato, hospital e apenas os CNPJs ativos.

Este dado tem que servir com um alerta muito importante, menos jovens e menos centros, ainda que a quantidade de declarados espíritas não tenha sido alterada em percentagem, a idade média alta grita que vamos mal. Conforme o dado abaixo o confirma.

“Foram encontradas 2.592 casas espíritas que não existem mais, registradas como “baixadas”, a maioria entre 1990 e 2020, o que representa uma média de 86 instituições extintas por ano.”

 

Os centros espíritas estão 75% localizados nas capitais, ou seja, não penetramos no interior do país.


Gostou? fica aqui o convite a lernosso jornal: Abertura agosto 2023: clique abaixo.


https://cepainternacional.org/site/pt/cepa-downloads/category/31-jornal-abertura-2023?download=248:jornal-abertura-agosto-de-2023


 

 

 

 

terça-feira, 8 de agosto de 2023

A Delicada questão do sexo e do amor - Livro de Jaci Régis por Cláudia Régis Machado

 

A Delicada questão do sexo e do amor

Motivada pelo XVII Fórum do Livre Pensar da Baixada Santista cuja o tema central foi Reflexão sobre o Amor e no qual Alexandre Cardia Machado diretor do ICKS e redator chefe deste jornal fez uma preleção a respeito do conteúdo do livro “A delicada questão do sexo e do amor” de autoria de Jaci Régis resolvi fazer uma resenha dele, para que o público leitor do Jornal Abertura tenha a oportunidade de conhecer mais sobre o livro e encará-la como um convite a leitura.


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R$ 20,00 com frete incluído no Brasil


O livro como diz o título  expõe a importância sobre a sexualidade e as relações afetivas que estão presentes em nossas vidas  e como isto é complexo e delicado quando discutimos e vivenciamos. Muitos temas pertinentes a questão do sexo e o amor são abordados como exemplo: o amor pleno uma construção que pede aperfeiçoamento, os impulsos emocionais, os desvios comportamentais, a virgindade, o sexo precoce, o homossexualismo e  a insatisfação sexual, a questão da normalidade versus a dignidade, o orgasmo, a masturbação, a sexualidade e as fronteiras do prazer entre outros.

Assuntos estes analisados com muita clareza e profundidade, levantando pontos relevantes, concretos e reais e acima de tudo como estes impactam de maneira positiva ou negativa em nossa existência pessoal e relacional já que ele se faz mais presente no comportamentos interpessoais.

A visão humanista e espírita do autor aliada à sua experiência na clínica psicológica dão um olhar especial, pois ele vê o ser humano na plenitude material e espiritual.

O livro interessa a jovens, pais, educadores  e estudiosos. Escrito em linguagem objetiva, acessível e direta traz questionamentos e muito material para reflexão pois como diz o autor “sexo e amor perpassam músculos nervos experimentam expansões, restrições repressões. Mas são fundamentalmente expressões da alma, fluindo neste complexo espiritual e físico, que constitui a pessoa humana”.

Um destaque foi a vanguarda de trazer à baila estes temas em um livro espírita, quando no contexto espírita havia dificuldades em explaná-lo livre de preconceitos morais, mostrando a realidade vivencial de cada indivíduo, sendo espírita ou não. Sexo e as relações afetivas são assuntos que dominam o pensamento e as conversações são atemporais pois fazem parte do ser humano e as contribuições do autor ajudam a pensar sobre eles, isto colocado de uma forma lucida, equilibrada sem falsos moralismo. O autor faz uma análise não condenatória, mas entende a realidade que o ser humano vive em reação emotivas do sexo e do amor.

Vimos que a sexualidade livre tem seus problemas exige ponderação, daí a preservação dos princípios é um contraponto às exigência dos desejos e instintos, pois dão um sentido saudável um norte para estas questões que são frágeis.

Um ponto que merece atenção é quando expõe sobre  normalidade que esta não pode ser  estabelecida aleatoriamente nem como forma de discriminação, destaca a importância de ligarmos normalidade com dignidade são instâncias sutis, mas perfeitamente concebíveis e praticáveis. Na vida real a normalidade comporta uma gama de variáveis que expressa, a diversidade dos caracteres e dos valores culturais das pessoa e da sociedade.

Este capítulo é muito bem explorado porque levanta itens que nos vem à mente quando analisamos a realidade.

Termina o livro falando mais especificamente do amor dizendo que a criatura humana, não consegue defini-lo, mas assim mesmo sabendo que ele existe.

O autor não separa a sexualidade da afeição. Amor é força criadora necessário educar os sentimentos, orientar a afetividade canalizar as energias animais.

Sexualidade é uma delicada questão da alma que busca caminhos  mais sadios e satisfatórios para entendimento da emoção humana.

Seu foco é o amor possível, o humano, que é algo bonito, muitas vezes conflitivo, caótico que impulsionado pela vontade se constrói e não poderia terminar o artigo sem reproduzir as palavras do autor tão definitórias.

Apesar de tudo é a parte mais sadia, a melhor parte do nosso universo afetivo. Somente o amor abre uma  porta de felicidade, mesmo transitória para alma.

Vemos o amor como um fluxo sadio, construtivo autêntico pois só ele permite o ser sair de si, rompa sua solidão e partilhe qualidades interiores com o outro.

A certeza do amor iluminará a esperança do amanhã.


Publicado no Jornal Abertura de maio de 2023 - Baixe aqui:

https://www.cepainternacional.org/site/es/component/phocadownload/category/31-jornal-abertura-2023?download=232:jornal-abertura-maio-de-2023


sábado, 22 de julho de 2023

Um pouco daqui e dali - Editorial do Abertura de julho de 2023 -por Alexandre Cardia Machado

 

Um pouco daqui e dali

 

·         Novos livros da série Abrindo a Mente

 

Estamos próximos de lançar a terceira obra da série Abrindo a Mente, trata-se do livro de Jaci Régis – Amor, Casamento & Família,  nas palavras de Jaci “É difícil imaginar formas de comportamento que não compreendam a proeminência pessoal, o fastígio da supremacia. Milhões estamos no ciclo da afirmação da vaidade, da necessidade de destaque pessoal. Sabemos, contudo, que isso sim é uma posição ingênua, pois nenhuma felicidade pode ser real, duradora e perfeita, enquanto compreender a hegemonia de uns sobre os outros, enquanto tolerar o arbítrio do forte e existir o fraco.

As cadeias de interdependência que se mostram tão visíveis nos problemas das relações interpessoais, na procura do amor, em seus vários níveis, são uma mostra da imensa sucessão de elos que disciplinam o encaminhamento final do drama evolutivo.

Somente a vitória do amor, absorvendo as potências do egoísmo, permitirá a felicidade de cada um, e, como consequência, a de todos”.

 

·         Precisamos superar o desejo de vingança e investir na educação

  

Vivemos momentos de muita criminalidade e de abusos cometidos, por jovens desorientados Brasil afora. Recorro a um texto de Milton Medran de 2013, publicado no Abertura no mês de maio daquele ano. “ À luz de um humanismo espiritualista, ..., estamos todos comprometidos uns com os outros. Criminalidade é doença da alma. E é contagiosa. O egoísmo de alguns, a injustiça social, o orgulho e a arrogância de tantos, a falta de solidariedade, são agentes desencadeadores do crime cujos efeitos atingem “culpados” e “inocentes”. Numa perspectiva imortalista e reencarnacionista, a ausência de políticas pedagógicas e de justiça social, no presente, assim como o exercício da vingança privada ou social, no lugar de uma justiça recuperadora, constituem-se em políticas a repercutirem negativamente nas sociedades do futuro”.

Precisamos investir prioritariamente na educação, agora e sempre. Esta é a única opção viável a longo prazo.

 

·         Detectada molécula chave para o desenvolvimento da vida

 

Novamente, o Telescópio Espacial James Webb, da NASA, ajuda cientistas na descoberta de novidades no universo. Os pesquisadores conseguiram encontrar um novo composto de carbono no espaço pela primeira vez. Trata-se do cátion metil (CH 3 +) é uma molécula muito importante para a formação de moléculas mais complexas baseadas em carbono. Não é a primeira molécula orgânica, mas sim, o primeiro íon livre ( neste caso em cátion). Ou seja, é um íon pronto para se conectar com outros íons e formar moléculas.

O composto foi identificado em um sistema estelar jovem, com um disco protoplanetário, localizado a cerca de 1.350 anos-luz de distância na Nebulosa de Orion.

“Essa detecção não apenas valida a incrível sensibilidade do Webb, mas também confirma a postulada importância central do CH 3 + na química interestelar”, disse Marie-Aline Martin-Drumel, da Universidade de Paris-Saclay, na França, membro da equipe científica, de acordo com a CNN Brasil.

Traduzindo em miúdos, esta molécula pode se conectar com outras moléculas orgânicas dando origem a proteínas, por exemplo, estas proteínas podem, sob condições especiais, formarem os componentes básicos da vida. Este é mais um passo que permite entendermos como a vida se desenvolve. Aos interessados em como se desenvolve a vida, recomendamos o livro da série Abrindo A Mente – Uma Breve História do Espírito de nossa autoria. Vejam detalhes na página 7.

 

·         Suécia autoriza manifestação com queima do Alcorão em frente a principal mesquita de Estocolmo

 

Duas pessoas queimaram o Alcorão. Solicitaram permissão e um juiz dizendo que queriam expressar a opinião sobre o livro sagrado do islã, o juiz concedeu baseado na liberdade de expressão, muito bem, mas as consequências são imprevisíveis, pois em geral, algumas entidades muçulmanas buscam revidar. Fico com as palavras do profeta Paulo: “ Tudo me é permitido, mas nem tudo me convém”.

“O evento ocorreu sem incidentes. Mais de 100 pessoas, entre pedestres, curiosos e jornalistas, testemunharam a cena de Salwan Momika, um iraquiano de 37 anos que fugiu de seu país e se estabeleceu na Suécia. O rapaz primeiro pisou no livro sagrado muçulmano. Depois, ele colocou fatias de bacon entre suas páginas, por fim queimou algumas folhas do livro”.(Fonte -Globo.com).


O Alcorão é apenas um livro, o problema está em alguns seres humanos que o interpretam de forma radical. Desta forma não podemos achar legal esta atitude. Amanhã poderão ser obras de Allan Kardec.

Nota posterior: Infelizmente este ato, com o princípio de garantir a liberdade, teve como consequência, ataques à Embaixada da Suécia no Irã. Como mostra a foto acima. Os juízes precisam entender o contexto global ao dar tal autorização.

Este editorial pode ser encontrado no Jornal Abertura -online- quer ver mais notícias:

https://cepainternacional.org/site/pt/cepa-downloads/category/31-jornal-abertura-2023?download=244:jornal-abertura-julho-de-2023



quarta-feira, 12 de julho de 2023

Livro Amor, Casamento & Família de Jaci Régis disponível online e grátis - por ICKS

 Série Literária Abrindo a Mente lançará mais um livro agora em julho

 


A edição online do livro clássico de Jaci Régis – Amor Casamento & Família está  pronto.

Baixe aqui:

https://cepainternacional.org/site/pt/cepa-downloads/category/27-icks-colecao-abrindo-a-mente?download=245:amor-casamento-e-familia


O livro de Jaci Régis – Amor Casamento & Família – desde sua primeira edição de 1977 até sua última edição, a 13ª, foram  impressos e vendidos um total de 43.000 exemplares. Estando esgotado.

Este é o terceiro livro da série literária Abrindo a Mente.

Este livro, apesar de ter sido escrito originalmente em 1977 e revisado em 1994, apresenta uma leitura da família sob a ótica espírita muito mais moderna do que tudo o que já foi publicado na literatura espírita.

Repetimos os comentários de Jaci Régis quando sua obra, em 2002, completava 25 anos.

Sobre a atualidade do livro, Régis assim declara: “ Ele continua atual na sua estrutura de pensamento, porque a doutrina sempre teve uma diretriz muito aberta e compreensiva para os problemas humanos. Mas 25 anos depois mudei eu, mudou o mundo, a sociedade. Muitos já cresceram nesse clima de mudança e incerteza. Outros vivenciaram as mudanças, às vezes perplexos, às vezes descrentes. O apelo que se faz para tornar o casamento e a família instrumentos mais eficazes diante dos problemas da juventude por exemplo e as necessidades de mudança nas relações humana, dependerão, sempre, das mudanças internas das pessoas”.


Matéria pubçicada no Jornal Abertura de julho de 2023

Baixe aqui:




https://www.cepainternacional.org/site/pt/cepa-downloads/category/31-jornal-abertura-2023?download=244:jornal-abertura-julho-de-2023

segunda-feira, 10 de julho de 2023

A curiosidade humana e a adrenalina por Alexandre Cardia Machado

 

A curiosidade humana e a adrenalina

 

“O homem, que procura nos excessos de todo gênero o requinte do gozo, coloca-se abaixo do bruto, pois que este sabe deter-se, quando satisfeita a sua necessidade. Abdica da razão que Deus lhe deu por guia e quanto maiores forem seus excessos, tanto maior preponderância confere ele à sua natureza animal sobre a sua natureza espiritual...” (Livro dos Espíritos questão 714)

O ser humano é curioso por natureza, graças a isto, nossos antepassados ultrapassaram desertos, montanhas, inventaram a navegação e mais recentemente, conseguimos aprender a fazer equipamentos capazes de voar e submergir.



Necessidades de pesquisas, resgate de tripulações em submarinos militares levaram alguns países a desenvolver submarinos capazes de atingir grandes profundidades, 10 vezes maiores que os usados para fins militares.

Atualmente está sendo criada uma demanda cada vez maior por aventuras  de todos os tipos, viagens ao espaço, mergulhos cada vez mais profundos, hotéis pendurados em montanhas e assim vai. Não é de surpreender que um acidente gravíssimo como o ocorrido com o submarino Titán, tenha levado a morte dos 5 tripulantes que foram ver os destroços do Titanic.

Hoje está na moda viver experiências, fazer, cada vez mais o inusitado, ou o que foi realizado apenas por poucos. Querem sentir vertigens, subir o nível de adrenalina no sangue. Tudo ocorre com uma aura de segurança, mas onde cada turista, ou usuário assina sempre um termo de responsabilidade e ciência dos riscos que isenta os organizadores de indenizações. Mas porque se importariam, a vida é uma só, pensam eles, temos que aproveitar.   “Quem não arrisca não petisca” velho ditado.

Como deveríamos pensar como espíritas? Sabemos de nossa imortalidade dinâmica, logo, poderíamos arriscar até mais, não? Porém, sabemos que para nós, viver é muito mais do que acumular emoções, é construção familiar e comunitária é pensar no bem comum. Não queremos dizer que não correremos riscos, mas sim, que devemos analisar os riscos com o máximo de cuidado possível. E tomar decisões racionais.

Mas porque sabendo dos riscos, assim mesmo alguns vão em frente? Parece que uma parte da humanidade tem este tipo de comportamento. São espíritos inquietos. Gostam de inovação.  Este comportamento como já falamos tem nos permitido expandir horizontes. Só que aqui e ali, muita gente desencarna. 

 Num mundo globalizado, um submarino é feito com componentes produzidos mundo afora. Os projetistas precisam assegurar-se de que tudo está de acordo com o projetado. 

Neste caso específico, o equipamento precisa resistir a pressões enormes, passando por  ciclos de pressurização e descompressão. Gerando fadiga. Logo, inspeções precisam ser feitas, para identificar o aparecimento de trincas. 

Engenharia existe para nos guiar em como construir equipamentos e como mantê-los funcionando adequadamente. Para isto existem códigos de projetos a serem seguidos, organizações de especialistas etc.

 Tudo indica que no caso em questão, a seleção de materiais na construção, como a célula de segurança ter sido construída com fibra de carbono e não com titânio como todos os outros submarinos que fazem estas operações, não foi a mais adequada. Já havia dúvidas, agora está provado o erro de projeto.

 O Titan já havia feito com sucesso 3 mergulhos, a esta profundidade de 4000 m. 

Talvez isto tenha passado a impressão de que existia risco, mas que, com sorte, não aconteceria nada. Sorte e azar não combinam com pressões altíssimas. Que sirva de alerta aos desavisados, arriscar a vida, pode resultar em morte.

 Assistimos, em todas as mídias, foi um caso clássico de combinação de erro de projeto, ou erro operacional, junto com a espírito curioso e consumidor de atividades extremas, daquelas pessoas.  E este consumo por aventura não irá acabar só porque houve este trágico fim, infelizmente isto realimenta o processo.

 Um dos que sofreram o acidente era neto de alguém que morreu ou sobreviveu no naufrágio do Titanic, não venham alimentar a ideia de que isso tenha alguma confecção real com o acidente. Nem acreditem em pessoas que possam enviar mensagens pseudo-mediúnicas, explicando as conexões causais. Não temos como comprovar nada disso.  

Este foi o Editorial do Jornal ABERTURA de Santos -SP de julho de 2023.

Quer ler o jornal completo -baixe aqui:

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Quer ver outras publicações disponíveis - vá no site:

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terça-feira, 4 de julho de 2023

Os Livros - Por Alexandre Cardia Machado

 

Os livros

Começo este editorial conclamando nossos leitores a pensar nos livros que mudaram as suas vidas, eu sempre fui um devorador de enciclopédias, desde antes de saber ler, ficava com minha vó Sinha vendo as figuras em preto e branco de uma enciclopédia que tínhamos. Minha avó, então me explicava e em minha imaginação eu criava histórias.


Alexandre Cardia Machado no CEAK -Santos

Posteriormente passamos por fases, leituras obrigatórias na escola, pesquisas para trabalhos escolares e mais enciclopédias, veio o Conhecer em fascículos, depois a Barsa e suas atualizações anuais. E claro os grandes clássicos que aqui e ali íamos lendo.

Já na universidade, livros de mais impacto e mais modernos sobre ciência, cultura e biografias. Uma delas me impactou muito, foi a de Gandhi, acho que foi o primeiro ou segundo livro do Clube do Livro ao qual me inscrevi, que li. Digo tudo isto, pois tenho certeza de que nosso público gosta de literatura. O livro de Gandhi me mostrou que força de vontade, clareza de ideias e senso moral podem mudar o mundo.

Ao me mudar para Santos, pude, talvez pelo isolamento, me dedicar ao Espiritismo, que já fora a opção de meu avô materno Mário Cardia e que os seus filhos de alguma forma tinham conhecimento e de tempos em tempos eram clientes. Apenas um tio meu, Roberto Cardia era de fato espírita e militava na Federação Espírita do Rio Grande do Sul e foi quem me deu meu primeiro livro espírita o Evangelho Segundo o Espiritismo. Ao contrário da maioria, eu li a maravilhosa introdução e percebi que precisaria ir atrás e aqui estamos.

Recentemente num grupo de WhatsApp entramos em uma discussão sobre a queda de venda de livros impressos no Brasil, dados de 2022 nos mostram que na verdade não caiu não, vendeu-se 2, 98% mais livros que em 2021. Ao todo foram 58,91 milhões de livros, claro, incluídos os livros didáticos. Por que temos a sensação oposta? Talvez seja por estarmos vivendo momentos pessimistas.

No caso espírita, temos a primazia de livros psicografados, além é claro dos livros de Allan Kardec que é uma composição entre produção de Kardec e resposta dos espíritos. Segundo a ABRADE temos, dados de 2017, “segundo a pesquisa Mercado Editorial Espírita 2017, o movimento espírita tinha, neste ano, 8.407 títulos de livros escritos por 1.691 autores, em mais de vinte gêneros e produzidos por 181 editoras espíritas”.

Em nosso ambiente espírita laico, livre pensador, no Brasil, os nossos autores encarnados talvez somem 100 títulos, é claro de livros impressos e a venda.

Surgiu, em nosso grupo, no seio da CEPA e do CPDoc a importante iniciativa de fugir do mercado e oferecer livros que buscam atualizar o pensamento espírita de forma gratuita.

Existe uma procura permanente por estas obras, pois o número de livros baixados mês a mês é na média de 4,6%. O total destes livros baixados nos trás o número de 4.398 exemplares. Editorialmente CEPA/CPDoc e ICKS estão fazendo o seu trabalho de divulgação. Os livros da CEPA/CPDoc estão disponíveis em inglês, francês e espanhol o que permite uma maior penetração, os do ICKS, no momento apenas Modelo Conceitual - Doutrina Kardecista está disponível em espanhol.

Sendo assim, com a existência de material literário de ótima qualidade, grátis, só nos resta solicitar aos nossos leitores que não só baixem os livros, como divulguem aos seus amigos para que cheguem às mãos de mais pessoas, só assim nossas ideias poderão ajudar a mudar o mundo e quem sabe reverter o pessimismo, pois o espiritismo é uma doutrina progressiva, ou seja o manhã tende a ser sempre melhor que o ontem.

O ICKS está trabalhando em mais alguns projetos, o próximo será, como pode ser visto na página 2, deste mês, do Abertura o livro Amor, Casamento & Família de Jaci Régis. O maior “best seller” de Jaci Régis. Agora será gratuito.

Lançamos também um Caderno Cultural n°5 - em versão digital que também pode ser encontrado no link abaixo - Trata-se de: 

CADERNO CULTURAL n° 5 – Análise da Evolução do Conceito de Reencarnação ao Longo das Obras de ALLAN Kardec.

Gostaria de conferir estas publicações: veja no link abaixo.

https://cepainternacional.org/site/pt/publicacoes


 

quinta-feira, 15 de junho de 2023

Contra o racismo, não bastam palavras. Temos que ser antirracistas - por Roberto Rufo

 

Contra o racismo, não bastam palavras. Temos que ser antirracistas

 

"Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, elas podem ser ensinadas a amar". (Nelson Mandela).

"O que eu mais me orgulho em mim mesmo é da minha condição de cidadão". (Ator Marcello Mastroianni).

 

Vini Júnior

É profundamente injusto e nojento o preconceito racial sofrido pelo jogador Vini Jr. na Espanha. O caso expõe a covardia da cúpula do futebol, que se limita a notas ridículas de repúdio e alguns slogans vazios. Esses dirigentes de futebol estão a anos luz de dimensionar os efeitos nefastos do racismo. A dor e a humilhação da vítima não os comovem.

 O Espiritismo tem uma posição clara e definida sobre os preconceitos:

  "Com a reencarnação, desaparecem os preconceitos de raças e de castas, pois o mesmo Espírito pode tornar a nascer rico ou pobre, capitalista ou proletário, chefe ou subordinado, livre ou escravo, homem ou mulher. De todos os argumentos invocados contra a injustiça da servidão e da escravidão, contra a sujeição da mulher à lei do mais forte, nenhum há que prime, em lógica, ao fato material da reencarnação. Se, pois, a reencarnação funda numa lei da Natureza o princípio da fraternidade universal, também funda na mesma lei o da igualdade dos direitos sociais e, por conseguinte, o da liberdade. (A Gênese, cap. I, item 36, p. 42-43. Vide também Revista Espírita,1867, p. 373.)".

 Essa é uma luta que tem de ser protagonizada por todos que se julgam cidadãos do mundo, os quais devem ter sempre atitudes antirracistas, para que desde hoje as pessoas e até às futuras gerações não passem por situações humilhantes como passou o jovem Vini Jr. de apenas 21 anos de idade.

 Mais uma vez o Espiritismo nos oferece um caminho de trabalho cujo objetivo nos torne pessoas melhores do ponto de vista moral:

 "Nós trabalhamos para dar a fé aos que em nada creem; para espalhar uma crença que os torna melhores uns para os outros, que lhes ensina a perdoar aos inimigos, a se olharem como irmãos, sem distinção de raça, casta, seita, cor, opinião política ou religiosa; numa palavra, uma crença que faz nascer o verdadeiro sentimento de caridade, de fraternidade e deveres sociais. (KARDEC, Allan. Revista Espírita de 1863 – 1. ed. Rio de Janeiro: FEB, 2005. – Janeiro de 1863.)”       

 Allan Kardec indaga na pergunta 795 qual é a causa da instabilidade das leis humanas, e os espíritos respondem que nos tempos de barbárie, são os mais fortes que fazem as leis. As leis vão se aperfeiçoando à medida que os homens compreendam melhor a justiça. As leis humanas se tornam mais estáveis quanto mais se identificam com a lei natural. 

Contra o racismo só há dois caminhos: a aplicação da lei e a sanção moral da sociedade como um todo.

Gostou do artigo - Ele foi o Editorial do Jornal Abertura de junho 2023 - quer ler o jornal todo?

https://cepainternacional.org/site/pt/cepa-downloads/category/31-jornal-abertura-2023?download=233:jornal-abertura-junho-de-2023


 

                                                                                                                                                                                                            

quarta-feira, 17 de maio de 2023

Censura prévia nunca mais - por Alexandre Cardia Machado


Censura prévia nunca mais

Está claro para todos que temos um problema: como controlar as redes sociais? Isto me faz pensar nos idos dos anos 1900 quando surgiu o automóvel, cientistas, médicos diziam que “o corpo humano não suportaria viajar a uma velocidade de 40 km/h, sofreríamos um ataque cardíaco”.

Bem, está claro que existem riscos relacionados com os automóveis e seus arredores, mas o ataque cardíaco é o menor de todos. O problema está na maioria das vezes naquele sujeito que fica entre o banco e  o volante.



Automóveis estão envolvidos na morte quer por acidentes de trânsito como em atropelamentos mundo afora, no entanto não existem governos ou ONGs exigindo que se proíba o uso dos automóveis, no entanto existem normas de fabricação e de trânsito, que valem para todos, automóveis, veículos maiores, bicicletas e pedestres. São permanentemente revisadas visando a melhor convivência possível.

Acredito que de mesma forma se faz necessário normalizar o mundo digital, a proteção dos dados e da privacidade, a inviolabilidade das correspondências. Assim deveria funcionar até que um crime seja cometido.

Da mesma forma que para os automóveis, não se pode criminalizar os fabricantes pelo mau uso dos veículos, a menos que se trate de um problema de fabricação, ou violação de normas pelo fabricante.

Portanto por similaridade, é possível propor limites aos algoritmos naquilo em que eles violam as nossas garantias pessoais. Também por similaridade o uso do automóvel ou dos computadores, celulares e tablets deve responsabilizar o motorista ou nestes casos o usuário.

O problema são as pessoas, elas tendem a se agrupar em grupos, coletivos, por afinidades ideológicas, esportivas, culturais e nem sempre em grupos que se reúnem para praticar o bem.

Dito isto as ações do Poder Público devem ocorrer sempre que se cometa um ato ilícito, se no caso do veículo, quando há um acidente, analisa-se as causas específicas e de modo reverso, chega-se aos responsáveis e aí se exerce a força das lei.

Qualquer iniciativa de censura prévia, via algoritmo ou controle policial será inócua, pois o ser humano logo encontrará outras formas de se comunicar que ficarão novamente imputáveis.

Neste momento em que escrevo o Congresso Nacional se ocupa do tema, esperamos que nossos representantes eleitos pelo nosso voto debatam profundamente o assunto, não há como aprovar na correria uma matéria desta natureza. Há que se promover um grande debate, envolvendo todos os atores da sociedade, usuários, provedores, big techs, juristas, policiais especializados em crimes cibernéticos, representantes da sociedade civil. Esta seria uma forma de buscar um consenso sobre o que deve ou não ser normatizado. Revisar o marco legal de internet se necessário, mas de forma alguma, policiar todos os cidadãos através de algoritmos – isto tem cheiro de ditadura.

Do Livro dos Espíritos recorro a questão 828.

“Como conciliar as opiniões liberais de certos homens, com o despotismo que, frequentemente, eles próprios exercem no seu interior e sobre os seus subordinados?

Vejam como uma questão formulada no século XIX pode ser tão presente em nossos dias.

- “Eles tem a inteligência da lei natural, estando ela contrabalanceada pelo orgulho e pelo egoísmo. Eles compreendem o que deve ser, quando seus princípios não são uma comédia representada calculadamente, mas não o fazem ...”

Permitindo-me um aparte – voltando à questão do homem a resposta dos espíritos ainda na mesma questão, segue “ ...- Quanto mais inteligência tem o homem para compreender um princípio, menos é escusável de não aplica-lo a si mesmo. Digo-vos, em verdade, que o homem simples, mas sincero, está mais avançado no caminho de Deus do que aquele que quer parecer o que não é.”

Então concluindo, não vale a pena fazer algo que parece resolver o problema, mas que de quase nada servirá, façamos bem, pois o problema seguirá na consciência de cada um de como usar as ferramentas que o progresso nos proporcionam. A mesma radioatividade que cura o câncer, mata como em Hiroshima.

O espiritismo prega como um dos seus pressupostos básicos a liberdade, entre as Leis Naturais, Kardec propôs a Lei de Liberdade, de forma alguma somos favoráveis à falta de responsabilidade. As nossas ações serão julgadas pelo Poder Público caso provoquem algum tipo de crime.

Publicado no Jornal Abertura de maio de 2023.

Baixe aqui o jornal: https://cepainternacional.org/site/pt/cepa-downloads/category/31-jornal-abertura-2023?download=232:jornal-abertura-maio-de-2023


quinta-feira, 4 de maio de 2023

ALLAN KARDEC: TEXTO E CONTEXTO - A PROPÓSITO DAS EDIÇÕES “ANTIRRACISTAS” DE SUAS OBRAS - por JON AIZPÚRUA

 

EDITORIAL - Revista Evolucion de Caracas -CIMA



ALLAN KARDEC: TEXTO E CONTEXTO - A PROPÓSITO DAS EDIÇÕES “ANTIRRACISTAS” DE SUAS OBRAS 


Jon Aizpúrua


I – O TEMPO DE KARDEC E OS AVANÇOS CIENTÍFICOS E SOCIAIS

Ao longo dos séculos, a humanidade passou por muitas e intensas revoluções de conhecimento que vão oferecendo novas perspectivas para a compreensão e interpretação daquilo que constitui o que se concebe como realidade. É o que se denomina, segundo Kuhn, de mudanças de paradigmas, quer dizer, a substituição de antigas abordagens por outras que se mostram mais eficientes para explicar contradições, esclarecer enigmas e apresentar hipóteses que parecem ter maior plausabilidade e que ao serem verificadas são incorporadas ao acervo científico e cultural. O dinamismo e a interação desses processos constituem a própria essência do progresso.

O surgimento  de novos paradigmas ou esquemas interpretativos sobre o universo, a vida, o ser humano, bem como os princípios e valores que imperam no âmbito cultural de ordem ética, moral ou jurídica, ocorrem em um determinado contexto social, histórico, econômico, político ou espiritual, de tal forma que nenhum sistema de pensamento escapa aos condicionamentos inerente à época em que aparece e se desenvolve, os quais  se manifestam na aceitação das crenças dominantes e na linguagem empregada  para expressá-las.

Evidentemente, o espiritismo não é uma exceção a essa lei geral que indica o processo gradual de avanços no campo do conhecimento. Surgido em meados do século XIX, graças ao minucioso trabalho teórico e experimental realizado por Allan Kardec contando com a assessoria de espíritos desencarnados de elevada condição intelectual e moral, não poderia deixar de receber as influências do contexto geral de sua época. , representado pelas ideias filosóficas, científicas, religiosas, sociais ou morais que imperavam na sociedade francesa e europeia, o que é de todos bem representadas em seus livros, discursos e outras publicações.

A doutrina fundada por Kardec constituiu uma autêntica revolução epistemológica que veio sacudir o ambiente que já assinalavam as correntes materialistas, as crenças religiosas tradicionais e o modelo espírita em geral. À luz de seus novos conceitos, já não era mais necessário nos resignarmos à desesperança causada por visões niilistas e ateístas; nem havia que depender de uma fé baseada em dogmas antigos ou na pretensa autoridade divina de um livro sagrado para admitir a existência e onipresença de Deus, a continuidade e transcendência espiritual após a morte, nem foi preciso sucumbir aos medos provocados pelas doutrinas de punições eternas ou castigos infernais. Uma nova concepção, racional e otimista, abria-se caminho para mostrar a sobrevivência do espírito e sua continuidade evolutiva em existências sucessivas, bem como a interação permanente entre desencarnados e encarnados facilitada pelos médiuns com o concurso de uma ampla gama de faculdades psíquicas.

A objetividade e honestidade com que Kardec se entregou aos estudos dos chamados "mesas girantes" ou "mesas falantes" sem se deixar levar por preconceitos sobre sua origem e natureza, permitiu-lhe abrir um canal de comunicação com espíritos de uma singular categoria e a partir das informações obtidas e de sua própria investigação e reflexão, formular um sistema coerente em torno da complexa realidade material e espiritual. Foi assim que avançou do fenômeno ao método e, pela validação dele, sistematizou e codificou a doutrina espírita.

Consciente de que o espiritismo estava em sua fase inicial, Kardec nunca pretendeu que com seus escritos, já estivesse terminado de maneira definitiva ou acabada. Em inúmeras ocasiões referiu-se à progressividade dos conhecimentos espíritas, os quais estariam abertos a retificações de acordo com o progresso da ciência e da cultura. Ele nunca reivindicou um papel messiânico, tão pouco aceitou que os espíritos que o orientavam fossem "reveladores predestinados" ou que seus ensinamentos fossem absolutos ou infalíveis. Se dentro do movimento espírita tem proliferado a crença de que todas as ideias contidas em suas obras têm o caráter de verdades absolutas, tal suposição não encontra respaldo, nem na letra nem no espírito, nos textos kardequianos.

É que não há pensador ou autor, independentemente da magnitude e importância da tarefa realizada, que esteja completamente afastado da influência e dos condicionamentos de seu tempo, e por ele que se faz fundamental levar em conta esse contexto quando se quer estudar suas abordagens, compreendê-las adequadamente e também criticá-las. No nosso caso, no que se refere ao espiritismo, admiravelmente definido por Kardec como "ciência observacional e doutrina filosófica das consequências morais", há espaço e relevância para o exercício de um esforço intelectual e crítico em torno do conjunto de suas ideias com vistas para uma atualização conveniente e inevitável.

Se tal revisão não for feita dentro do Espiritismo, outros a farão de fora e, de fato, isso já vem acontecendo nos campos da medicina, da psicologia, da parapsicologia e outras disciplinas, embora tal empreendimento nem sempre tenha sido verificado com devido rigor e sem preconceitos filosóficos, teológicos ou acadêmicos. Os espíritas podem e devem empreender sem medo uma tarefa que exige estudo, disposição e mente aberta. Os princípios básicos que sustentam o espiritismo (Deus, espírito, sobrevivência, reencarnação, mediunidade, pluralidade de mundos habitados) estão aí, válidos e muito sólidos como pilares que sustentam uma grande cosmovisão. No entanto, inúmeras opiniões que aparecem nos textos fundadores do espiritismo e giram em torno daqueles princípios, respondem às ideias científicas do século XIX e aos padrões culturais, sociais e morais que prevaleciam naquelas sociedades, e não mais correspondem à ciência. a cultura do nosso tempo.

De meados do século XIX até os dias atuais, o mundo mudou mais rápido e mais intensamente do que nunca. Toda uma série de processos complexos ocorre em campos tão diversos como a física, a biologia, a neurologia, a medicina, a engenharia genética, a aeronáutica, a psicologia, a economia, a política, a sociologia e a antropologia, a ecologia, as lutas sociais, a arte, a religião, a indústria bélica ou tecnologias de comunicação, incluindo a digitalização e os desafios perturbadores da inteligência artificial. Esses processos, em constante mudança e expansão, surpreendem, desconcertam e nos obrigam a uma revisão de crenças e a uma atualização imprescindível. Os que não se incorporem às transformações somente restará desviar o olhar e se refugiar no conforto da fé.

II – AS DENOMINADAS EDIÇÕES “ANTIRRACISTAS”

Dito isto, é hora de se posicionar a respeito de um acontecimento que hoje está agitando o movimento espírita e tem dado origem a inúmeras discussões e até acirradas polêmicas. Sucede que um grupo ou coletivo espírita brasileiro chamado “Espíritas à Esquerda” começou a publicar algumas obras de Allan Kardec colocando na capa, em letras e cores bem destacadas, o rótulo: “EDIÇÃO ANTIRACISTA”. Até o momento surgiram dois livros: O Evangelho Segundo o Espiritismo e O Livro dos Espíritos.

No prefácio que colocam no início de cada uma destas obras, dão a conhecer as razões que motivaram a sua iniciativa. Desde logo, eles se apoiam na decisão do Ministério Público Federal do estado da Bahia em 2007, segundo a qual existem "trechos da obra literária de Allan Kardec, tidos como supostamente discriminatórios e preconceituosos em relação aos negros e outras etnias". grupos”, pelo que as editoras de tais livros devem colocar notas de rodapé relativamente àqueles “textos que possam suscitar dúvidas pelo seu carácter discriminatório ou preconceituoso”. Nove editoras espíritas firmaram termo de compromisso com o Ministério baiano para o cumprimento dessa disposição legal.

Argumentam os responsáveis ​​pelo coletivo EàE  que o pensamento de Kardec estava impregnado das ideias predominantes na Europa do século XIX sobre diversos assuntos humanos e sociais, como era o caso da frenologia, teoria que considerava cada região do cérebro responsável por determinada função, e a fisionomia, cuja tese central afirmava que o caráter e outros elementos da psicologia das pessoas poderiam ser interpretados por meio de suas características exteriores. Essa influência, somada à que recebeu de outras disciplinas científicas e humanísticas de seu tempo marcadas pelo racismo estrutural, se refletiria na linguagem que utilizou para se referir às raças antigas e contemporâneas, distinguindo as etnias brancas como populações “civilizadas” enquanto as etnias negra e indígena foram classificadas como populações “selvagens”.

Por esta tendência eurocêntrica e etnocêntrica que se percebe em alguns textos de Kardec, os representantes ​​de EàE denunciam em diversos comentários  “ o racismo científico contido nas obras kardecistas” e sustentam que a leitura de algumas perguntas formuladas por Kardec e das respostas dos espíritos deixam evidente os preconceitos socias que animavam aqueles que exerceram a prática da escravidão até épocas recentes da humanidade.

Afirmam também que esses elementos racistas têm se revelado na composição e no funcionamento do próprio movimento espírita e, nesse caso, fazem referência específica ao brasileiro, que é, de longe, o maior movimento espírita do mundo. Segundo dizem, "os negros e negras estão acostumados, na maioria das instituições espíritas, a participar apenas como subordinados, coadjuvantes, no apoio às atividades operacionais e principalmente como beneficiários de projetos assistencialistas, sendo raro vê-los ocupando cargos de direção nessas instituições".

Eles então justificam seus esforços para dar lugar a “edições antirracistas” a partir de um sentimento de reparação pelo que consideram uma dramática injustiça cometida contra populações historicamente discriminadas, agredidas e marginalizadas; como alerta de que tal comportamento tem permeado o movimento espírita, causando sofrimento a negros e negras que participam de casas, sociedades ou federações.

 

III – ENCONTROS E DESENCONTROS.

Partidários, como somos, de um espiritismo nitidamente kardecista, e, portanto, laico, livre-pensador, humanista, progressivo e progressista, aberto à discussão e à crítica, não podemos olhar com indiferença para uma iniciativa deste calibre. Nem podemos descartá-lo com argumentos simplistas, muito menos com desqualificações. Acreditamos nas virtudes do diálogo e do debate respeitoso e construtivo, sem que isso implique renúncia a convicções baseadas em princípios e valores. Um diálogo fecundo e alteritário que facilita a compreensão das perspectivas dos outros, precisamente dos que pensam diferente, e que substitua a prática negativa de um monólogo empobrecedor.

Ressaltamos de saída que não questionamos as boas intenções que animam os integrantes do coletivo EàE nem sua condição de espíritas. Sentimos sua iniciativa como a expressão de uma reivindicação angustiante sobre a possibilidade de os textos kardecistas servirem de suporte direto ou indireto a ideologias racistas ou discriminatórias de qualquer signo ou natureza.

Por outro lado, não podemos deixar de apontar nossa coincidência com algumas considerações feitas nos parágrafos que servem para apresentar a "edição antirracista" de O Evangelho Segundo o Espiritismo e O Livro dos Espíritos, pois, de fato, eles constituem elementos básicos de nossas próprias reflexões, as quais divulgamos há décadas em livros, artigos e conferências. Situados em perspectivas diferentes e distantes da mentalidade religiosa e messiânica que caracteriza um segmento altamente significativo de espíritas no Brasil e no mundo, assumimos que nenhum ser humano, e no caso específico do espiritismo, nenhum autor ou médium, encarnado ou desencarnado, goza de infalibilidade, pois suas ideias, resguardando suas valiosas contribuições, são passíveis de serem avaliadas, revisadas, criticadas e até mesmo superadas. Obviamente, um processo analítico dessas proporções requer muito estudo, serenidade de espírito, rigor científico e a aplicação de alguns critérios metodológicos indicados por Kardec como o "controle universal dos ensinamentos dos espíritos" e a "concordância entre as informações ".

E, precisamente, para manter um espírito aberto e crítico, é fundamental assumir que nenhuma ideia e nenhum representante dela escapam à influência do meio social, do momento histórico e também espiritual em que surgem. Visto que não há texto sem contexto, não seria adequado examinar o aparecimento do espiritismo em meados do século XIX com O Livro dos Espíritos e demais obras do corpo Kardequiano, sem levar em conta as inúmeras variáveis ​​concomitantes que intervieram na aqueles tempos, em que os valores da tradição judaico-cristã e o peso institucional da Igreja Católica prevaleceram de forma determinante em todas as esferas da sociedade. Considere-se, por exemplo, os antecedentes representados pelas obras anteriores de Swedenborg, Mesmer, Kerner ou Cahagnet até o surgimento dos diversos episódios mediúnicos que se cristalizariam no “espiritualismo moderno”, que alguns, com pouco rigor, rotulam como “espiritismo anglo-saxão”. Kardec foi informado de suas experiências e de suas teorias, delas aproveitou no que julgou útil, e desenhou a doutrina espírita com perfil autônomo.

No que diz respeito ao celeiro das teorias científicas, filosóficas, políticas, sociológicas, antropológicas, demográficas ou econômicas que agitavam o ambiente europeu, tampouco se poderia entender o surgimento do espiritismo com a monumental obra de Kardec sem reconhecer a poderosa influência que em seu pensamento, em sua paixão por estudar e entender, em sua frieza e ceticismo aplicados ao diálogo com entidades espirituais, em sua mentalidade racionalista e livre de pensamento, exerceram correntes como o Iluminismo, o positivismo, as utopias sociais e o evolucionismo.

Em sua reflexão sobre o contexto sociopolítico, cultural e científico que envolveu Kardec, os integrantes da EàE chegaram à conclusão de que Kardec era racista, por ter assimilado teorias da frenologia, da fisionomia e da visão social dominante à época. embora tenham reconhecido que os princípios do espiritismo expostos em seus livros, quando devidamente compreendidos e praticados, destruirão os "estúpidos preconceitos da cor".

Nossa análise, entretanto, não nos leva a tal conclusão. De forma alguma podemos concordar com a tese de que o fundador e codificador do espiritismo era racista. Parece-nos um erro redondo contemplar a árvore e parar de olhar para a floresta. Não se pode negar ou ignorar que existem opiniões de Kardec e também dos assessores desencarnados que intervieram na elaboração da doutrina espírita, que refletiam as crenças dominantes no século XIX acerca da diferenciação entre "raças superiores ou civilizadas" e "raças inferiores ou selvagens", mas são expressões secundárias e tangenciais a todo o edifício doutrinário. Para além de algumas frases e termos que hoje parecem inadequados e ultrapassados, o que é realmente essencial e cerne dos ensinamentos kardecistas é o reconhecimento de que todos os espíritos são livres e iguais em dignidade e direitos, e que a lei evolutiva da reencarnação nos leva inexoravelmente à superação e erradicar todas as formas de discriminação com base na cor da pele, nacionalidade, orientação sexual, crenças, títulos acadêmicos ou condições socioeconômicas. E é isso que aprendemos a partir do momento em que estudamos e internalizamos os princípios e valores cardeais que sustentam e enriquecem a doutrina espírita.

Pensamos que as preocupações dos membros do coletivo EàE poderiam ter sido canalizadas de maneiras diferentes. Por exemplo, editar os livros em questão e colocar suas anotações no rodapé da página, informando que são de sua autoria. Este é um procedimento legítimo e que pode abrir espaços para discussões muito sérias. Ou, e talvez isso seja o mais relevante, escrever e publicar artigos, ensaios, panfletos ou livros nos quais apresentem suas análises, seus conceitos e suas críticas sobre esses temas. Consequentemente, permitimo-nos convidá-los a realizar um maior esforço intelectual, com absoluta autonomia, e a publicar e divulgar amplamente os textos resultantes do seu trabalho. Tarefas que apontavam nessa direção já foram realizadas por diversos pensadores espíritas como Quintín López Gómez, Manuel Porteiro, David Grossvater ou Jaci Regis, entre outros. A esse respeito, parece muito oportuno e esclarecedor transcrever aqui dois parágrafos extraídos do Espiritismo dialético, obra monumental de Porteiro:

"A doutrina de Kardec e seus colaboradores, embora verdadeira em seus princípios fundamentais, não pode ultrapassar os limites de seu tempo ou romper totalmente com os moldes religiosos aos quais se ajustou...". “Hoje, as exigências do espírito científico e filosófico, que abarcam horizontes mais amplos, não se satisfazem com os expedientes religiosos e morais de São Luís, de Santo Agostinho ou de qualquer outro santo filósofo ou teólogo, nem com versos, preceitos ou parábolas extraídas da Bíblia”.

A inserção de qualquer texto acrescentado na capa dos livros de Kardec parece totalmente equivocada e improcedente, ainda mais se for um slogan carregado de tamanha agressividade como o de "edição antirracista". Talvez não seja ilegal, nos termos estabelecidos pelas normas do direito intelectual, nem constitua adulteração, stricto sensu, já que nenhuma palavra ou parágrafo foi alterado ou excluído, embora alguns textos tenham sido inseridos, pelo que podem considerar atos lesivos de acordo com os princípios da lei moral. É que ninguém está autorizado a agir dessa forma, independentemente da impressão que se tenha de um livro ou de seu autor. Há muitos espíritas que se indignam com o que consideram uma afronta à memória do fundador do espiritismo, e com razão. É fácil inferir que se são edições “antirracistas” então as edições anteriores foram “racistas”, o que francamente é inaceitável.

Se aprofundando nesse assunto, verá que tudo surge de um vício de anacronismo, ou seja, de julgar conceitos expostos em épocas e contextos anteriores de acordo com os ditames que derivam da aplicação de certos valores e de giros semânticos  que respondem aos cânones do presente. Se essa forma de agir fosse aplicada aos milhões de livros que constituem o patrimônio intelectual, cultural e espiritual da humanidade, nenhum passaria no exame ou permaneceria intacto. Desde os textos básicos que informam as diferentes tradições religiosas, até os admiráveis ​​monumentos filosóficos que surgiram no quadro do esplendor cultural helênico, e continuando com as inúmeras criações do intelecto humano em todos os tempos, nenhuma obra estaria exonerada de ser publicada com algum slogan que esteja de acordo com as exigências do que hoje é considerado "politicamente correto".

Nos perguntamos. Quantos slogans poderiam ser colocados na capa das novas edições da Bíblia se nos ativermos à enorme carga de racismo, homofobia, violência e discriminação que é fácil encontrar em inúmeros versos entre a variedade de livros que a compõem? Também valeria a pena conjeturar se as obras de Platão, Aristóteles ou outros clássicos gregos deveriam ser publicadas com o aviso "edição antiescravagista" por razões bem conhecidas.

Continuando com os trabalhos de Kardec, quem pretender fazer uma nova edição de O Livro dos Espíritos e aceitar como bom o procedimento seguido pelo coletivo EàE, poderá inserir na capa uma expressão altissonante que, a seu critério, ajudaria a esclarecer os leitores. Por exemplo, que tal uma "edição antissexista" ou uma "edição feminista" já que existem conceitos naquela obra que refletem os valores culturais predominantes do século XIX e que são inaceitáveis ​​dados os avanços que foram feitos em a favor do reconhecimento da igualdade entre mulheres e homens. E, continuando na mesma ideia, poderia surgir uma "edição laicista" de O Evangelho segundo o Espiritismo, para propor novas redações sobre aqueles pontos que se prestam a confusão em questões como as descrições antropomórficas de Deus ou o uso repetido de expressões tão inoportunas quanto as punições ou pecados. Imaginemos o tratamento que seria dado a “A Gênesis”, obra em que Kardec se propunha a examinar as teorias científicas de seu tempo em matérias tão sensíveis e mutáveis ​​quanto as que correspondem às investigações da biologia, geologia, astronomia e outras disciplinas, contribuindo com elementos derivados da análise espírita. É mais do que evidente, para qualquer pessoa estudiosa e bem-informada, que várias das teorias que ele considerava corretas foram completamente corrigidas e superadas. A Gênesis seria publicado com um slogan na capa anunciando que é uma “edição científica, corrigida e atualizada”?

E o que dizer da obra O mundo invisível e a guerra, em cujas páginas o admirado pensador Léon Denis conclama o povo francês a se mobilizar para se juntar à defesa militar da pátria contra a invasão dos exércitos alemães e invoca a ajuda de Juana d’ Arc e outros espíritos protetores da Gália para derrotar os "bárbaros alemães". Se fosse publicado atualmente, seria necessário colocar na capa o aviso de que se trata de uma "edição antibelicista" e os textos seriam intercalados com novas redações ou seria mais adequado inserir notas de rodapé nas questões correspondentes esclarecendo que Denis estava escrevendo em 1919 no contexto da primeira guerra mundial?

Paremos de contar. Com o que foi dito basta para deixar claro nosso contundente desacordo com a decisão do coletivo EàE, sem deixar de reconhecer que houve uma compreensível preocupação com os efeitos negativos que poderiam derivar de uma posição crédula e acrítica em relação ao fundador as obras do espiritismo em todas aquelas questões que os avanços científicos e tecnológicos, a terminologia utilizada, bem como os resultados positivos das lutas sociais, aconselham que sejam levados em conta para retificar o que seja necessário e continuar avançando, tal qual  recomendou Kardec.

Já o dissemos e agora reiteramos: a nossa opinião, o espiritismo começou com Kardec, mas não termina com ele, embora, até agora, o estudo de suas obras seja essencial para conhecer e interpretar corretamente os postulados teóricos e experimentais do doutrina que fundou. Não há verdadeiro espiritismo sem Kardec, embora nem todo espiritismo esteja contido em seus livros, nem  tudo o que ele escreveu está vigente. Além disso, a contribuição oferecida por autores encarnados e desencarnados para o enriquecimento do patrimônio cultural do espiritismo não pode ser subestimada. A espiral do progresso marca o rumo seguido pela evolução da humanidade e o espiritismo não deve ficar de fora, mas, ao contrário, deve-se insistir que ele tem muito a contribuir nos campos da filosofia, da ciência, da reflexão ética e suas aplicações morais, com seu enfoque espiritualista e humanista em questões transcendentais como a existência de Deus, a sobrevivência espiritual, a evolução geral do universo, a comunicação permanente entre as humanidades encarnadas e desencarnadas, o progresso eterno através de vidas sucessivas e a cosmovisão de mundo que coloca a vida em na Terra em um contexto universal.

IV – UNIDADE NA DIVERSIDADE

Nós concluímos. É legítimo que haja discrepâncias entre os espíritas na interpretação de diversos assuntos. Afinal, é natural que isso ocorra em torno de uma doutrina que não se sustenta sobre dogmas e no seio de um movimento que não deveria se constituir como uma religião institucionalizada. As divergências podem ser processadas por meio de um diálogo respeitoso e fraterno, com "ouvidos para ouvir", priorizando o substantivo e deixando de lado os adjetivos ou desqualificações.

O certo é que para além das diferentes opiniões que cada um mantenha, prevalecem os valores morais em que todos concordamos. Valores que se resumem em lições de indiscutível vigência e transcendência como as ensinadas por Jesus de Nazaré, “o homem incomparável” como dizia Renan: ame o próximo como a si mesmo; não faças ao outro o que não queres  que façam para ti; que atire a primeira pedra quem está livre de culpa, e só a verdade te libertará. Orientações que nos convocam a  esforçarmos em nosso processo íntimo de superação moral e ao mesmo tempo trabalhar, aqui e  agora, pela construção de um mundo melhor, mais livre, igualitário, equitativo, solidário, fraterno e amoroso; uma sociedade sem racismo ou discriminação sob qualquer pretexto. Conectados em torno dessa aspiração superior, todos nós, espíritas e partidários de qualquer ideologia, podemos dar as mãos e seguir em frente.

 

JON AIZPÚRUA

Tradução para o português – Alexandre Cardia Machado