sexta-feira, 2 de março de 2018

O Espiritismo Que Queremos – por Carol Régis – XV SBPE


“Para que César possa ter o Espiritismo que eu sempre quis: uma luz guia nos momentos de dor; uma fé nem sempre inabalável, mas uma fé que norteie eticamente sua jornada”


O Espiritismo Que Queremos – Carol Régis – XV SBPE

ü  Inquietação: Estado de inquieto, do que se acha em agitação. Estado de preocupação; desassossego que impede o repouso, a paz, a tranquilidade; nervosismo.

Foi uma constante inquietação que norteou as bases para o surgimento deste trabalho. Um sentimento não recente, fruto de vivências, observações, diálogos, leituras, alimentado por um olhar sobre o Espiritismo pratico diário, as casas, os Espíritas, as relações, as instituições. Uma observação filosófica sobre o caminho que estamos trilhando, com um amedrontado vislumbre do caminho que temos pela frente. Qual o foco do Espiritismo atual? E, principalmente, qual foco ele deveria ter daqui pra frente?

As respostas a esses questionamentos passam por inúmeros pontos: a Doutrina em si, sua tão necessária atualização, seus pontos imutáveis (ou não), a comunicação usada para transmiti-la, o comportamento – em grupo e individual – daqueles que escolheram o Espiritismo como filosofia a ser seguida, o planejamento para as próximas décadas e o trabalho com as próximas gerações. Mas passa, principalmente, por um ajustar de lentes, uma definição de foco sobre um tema imediato, urgente e aparentemente generalizada: a retomada da humanização do Espiritismo, colocar o Espírito encarnado como personagem principal da prática doutrinaria.

Este artigo foi publicado no Jornal Abertura de março de 2018: baixe aqui!



Obviamente, um trabalho hercúleo, não passível de ser esgotado em um trabalho, por um único pensador e, mesmo se possível fosse, não seria o ideal.

Desta forma, o presente trabalho vem mais como um compartilhar de inquietações, uma transmissão de sentimentos aos colegas de ideal, para que possamos, caso haja interesse, refletir em conjunto sobre o que está acontecendo na prática em nosso dia a dia como espíritas, que direcionamentos temos dado em nossas casas, como dirigentes ou não, vislumbrando o bem estar e a felicidade daqueles que nos procuram para algum fim. Qual o grau de importância real temos dado à pessoa que ali está sentada em busca de algo?

Uma movimentação que deve ser feita em duas frentes: a particular, solitária, do individuo com ele mesmo e sua percepção honesta de falhas e oportunidades de melhora. Mas principalmente coletiva, realinhando o que alguns indivíduos, intencionalmente ou não, possam ter desviado por motivos diversos ou pelo simples abandonar do exercício frequente de autorreavaliação, e que acabaram, por influência, desviando o foco da casa em que frequentam. 

O trabalho é, portanto, um convite à sincera reflexão sobre o objeto central do Espiritismo: o Espírito. Não um olhar distante e filosófico sobre a teoria do Ser. Mas um olhar para o lado, com genuíno interesse ao companheiro de jornada que frequenta a mesma casa ha tantos anos. Qual seu sobrenome, que situações o trouxe à casa, quantos filhos tem, de que precisa realmente? Que Espíritas somos e que Espíritas queremos ser? Estamos, na prática, vivenciando aquilo que estudamos há tantos anos? Quando uma situação surge, quando um companheiro necessita realmente, quando a vida nos põe à prova, embasamos nossa decisão na ética espírita de verdade? Fica a singela pretensão da contribuição compartilhada, no sentido de instigar assuntos que todos já sabemos e temos dentro de nós, como um falar sobre o óbvio que precisa ser dito. Propor uma retomada, uma revisita a aspectos do passado, algo vintage, sobre posturas, práticas e objetivos, nostalgicamente apontados como minguantes no Espiritismo moderno. E esses apontamentos precisam ser ouvidos, levados em conta, porque são verbalizações de sentimentos, vindos daqueles que mais importam: Os Espíritas.


ü  Atualizar: tornar(-se) atual, adequar(-se) aos dias de hoje; modernizar(-se)."a. o ensino de línguas". Promover a atualização cultural, pedagógica etc. (de alguém ou de si próprio).

Impossível imaginar o Espiritismo do futuro sem pensar em adequá-lo aos dias de hoje. O tema Atualização já vem sendo discutido ha décadas e ele mesmo já precisa ser modernizado. Com exceção de alguns trabalhos filosóficos apresentados em encontros, ou medidas práticas alteradas nos centros espíritas (emissão energética, não obrigatoriedade de água fluídica e preces, mudanças de nomenclaturas e adequações de alguns temas e grades de palestras), pouco se produziu e incorporou efetivamente da agenda elaborada para atualizar o Espiritismo nos meios laicos e livre pensadores.

A começar pela atualização da linguagem. Não houve nenhuma movimentação relevante no sentido mais básico de atualização da linguagem, do escopo teórico do Espiritismo, dos escritos de Kardec e contemporâneos do fundador. Ainda são as mesmas traduções, a mesma literatura que passa de gerações em gerações, com palavras incompreensíveis ao jovem de hoje. As traduções, por assim dizer, são tentativas individuais, oralmente transmitidas para um melhor entendimento do grupo. Nada formal, nada por escrito. E os poucos exemplares literários existentes não alcançaram expressão na divulgação a ponto de fazerem alguma diferença pratica nas bibliotecas dos centros, mesmo porque, são adaptações de forma muito mais do que de linguagem.

Faz-se necessário traduzir, no sentido literal da palavra, o que Kardec escreveu. Não é viável esperar de um adolescente de 14 anos, em 2017, a leitura prazerosa e compreensível do Livro dos Espíritos, 1857, de qualquer uma das editoras, esperando que ele adote aquilo como sua base ética. Não sozinho, não sem alguém para nortear, para transformar aquele conhecimento em algo compatível com a realidade deste jovem.  E aqui não cabe mais a visão ultraconservadora de não mexer no que Kardec fez; não reescrever as obras básicas. Obviamente, ninguém irá reescrever com linguagem atual O Livro dos Espíritos e colocar Allan Kardec como autor da obra. Mas podemos escrever um Livro dos Espíritos Revisitado e deixar bem claro o exercício de transcrever, com linguagem moderna o que foi dito por Kardec, há dois séculos.

Postergar ou minimizar essa atualização de linguagem das obras é cimentar o legado de Kardec, imortalizando-o enclausurado em uma bibliografia incompreensível dentro de muito pouco tempo. Porque, em breve, os dirigentes e tutores de reuniões, já serão todos de uma nova geração e terão que transmitir a novos freqüentadores – nascidos na era digital – que “a causa primária é, conseguintemente, uma inteligência superior à Humanidade” e que “Quaisquer que sejam os prodígios que a inteligência humana tenha operado, ela própria tem uma causa e, quanto maior for o que opere, tanto maior há de ser a causa primária. Aquela inteligência superior é que é a causa primária de todas as coisas, seja qual for o nome que lhe dêem.”

Saberão passar isso aos novos freqüentadores como: “Não importa o nome que se dê a quem criou todas as coisas, ele sempre será a inteligência superior. Tudo o que for feito pela Humanidade, por mais brilhante que seja, teve seu inicio naquela inteligência inicial, criadora de tudo”? Tradução também pode ser feita de uma língua para a mesma língua, dado que a linguagem é perecível, orgânica, acompanha as mudanças sociais.

Uma vez encaminhada a questão da linguagem e a verdadeira compreensão do conteúdo doutrinário pelas as próximas gerações, podemos avançar para o temário contemporâneo. Questões pertinentes à sexualidade, alteridade, novas filosofias e religiões, genética e tantas outras que ainda irão surgir, precisam ser incorporadas como parte do conhecimento Espírita. Seja sob a forma de livros, PDFs, vídeos, perfis em redes sociais, o que for. Não há mais como fugir ou tratar apenas como um tema extraordinário em reuniões especiais. Porque vidas, Espiritos encarnados, dependem do posicionamento dos demais para poder seguir sua jornada com menos sofrimento. Isso irá desenvolver a produção de conhecimento novo nos centros, a participação efetiva de novos colaboradores que irão fortalecer o futuro das casas, criando vínculos afetivos e ideológicos com a comunidade, irá gerar a real atualização de conteúdo renovado e, principalmente, solidificará a postura esperada do estudioso da filosofia Espírita, como ser humano social.

Na prática, podem ser criados temários anuais seguidos pelas casas filiadas às mesmas Instituições, não como grades obrigatórias de estudos, mas como norte e incentivo à produção renovada de conteúdos, em diferentes círculos, podendo ser unificada e compilada posteriormente como um posicionamento oficial, ainda que transitório e momentâneo, sobre determinado assunto. E isso, não para veicular em imprensa, gerar status em rankings sociais; mas para darmos uma base moral e filosófica orientadora daqueles que seguem a mesma linha pensadora do Espiritismo. A falta de um guia orientador mínimo de temas a estudar ou atualizar, gera um sentimento de não pertencimento pratico, insegurança quanto ao que estudar e sob quais argumentos, quais formas agir e vivenciar a doutrina no dia a dia.

Atualizar, antes de tudo, é buscar a compreensão geral, para que todos estejam lado a lado, enfrentando os desafios diários das casas Espíritas, balizando comportamentos práticos de cada um e da coletividade, de acordo com os fundamentos comuns às organizações escolhidas por afinidade teórica. 

ü  Instituição: estrutura material e humana que serve à realização de ações de interesse social ou coletivo; organização. Cada um dos costumes ou estruturas sociais estabelecidas por lei ou consuetudinariamente que vigoram num determinado Estado ou povo.

É totalmente esperado que as pessoas busquem frequentar círculos onde encontrem afinidades morais, políticas, espirituais, filosóficas e, por sua vez, que essa comunidade também sinta a necessidade de unir-se a outras, que tenham pensamentos semelhantes, interesses coletivos. E assim começam a institucionalizarem-se. Até aí, seria ótimo, não fosse a premissa de que, invariavelmente, o comportamento coletivo distingue-se do comportamento de cada individuo isoladamente. E com a Institucionalização, vêm os cargos, as políticas internas e externas, as responsabilidades, a figura pública e toda uma gama de situações que põe a prova a prática genuína das teorias Espíritas, como uma filosofia de amor e respeito ao próximo, coletiva.

Há muito vem sido debatida a necessidade da complexidade de determinadas Instituições, que se impõem organogramas e cronogramas tão rígidos, comparáveis a uma verdadeira corporação multinacional. São eventos, planilhas, metas, cronogramas a cumprir, folhas de pagamento, orçamentos, diretores e secretários e tantos outros cargos que, muitas vezes, a comunidade em si vê-se quase toda ocupando algum titulo, com mais mandachuvas do que seguidores. Sem contar as contas a pagar: do lanche, da reforma, da rifa, do livro do autor da casa a ser publicado, das taxas municipais... tudo isso em um cenário de crise econômica e desemprego.

Mas, de tudo, o que vem mais pesando sobre a questão da Institucionalização é que, por muitas vezes, ela tomou o lugar principal nos objetivos das casas e associações. E nesse cenário, pululam brigas por poder, conchavos para derrubar esse ou aquele diretor, imposições a determinados frequentadores, vetos de assuntos e participações, presenças obrigatórias em eventos e tantas outras ingerências costumeiras. E o reflexo disso, é a alteração da percepção do público quanto à relevância das casas Espíritas e, consequentemente, uma evasão por motivos que, antes, não eram os que estávamos acostumados a lidar, como falta de tempo ou afinidade com o pensamento da casa.
Recentemente, a morte de um frequentador nas dependências da FEESP (ver anexo 01) causou comoção não pelo fato em si, mas pela forma supostamente fria e negligente dos gestores da casa para com os familiares, que levaram dois dias para encontrar e liberar o corpo. Foi relatado todo tipo de empecilho: os familiares não puderam entrar, negaram acesso as câmeras de vigilância, não permitiram o resgate imediato do corpo devido a um evento que estava ocorrendo na casa. A FEESP, em nota, disse que todo auxilio foi prestado à família, que a policia irá investigar a morte e que o nome de Claudio já estava no grupo de orações da casa (ver anexo 05).
A jornalista Dora Incontri, escreveu dois textos abordando o assunto no blog da Associação Brasileira de Pedagogia Espirita, e foi recorde de leitura, compartilhamento e comentários (ver anexos 02, 03 e 04). Sentiu na pele a austeridade de muitos, mas também testemunhou relatos inimagináveis de situações ocorridas dentro das casas: desrespeito, boicote, menosprezo, por motivos diversos. “Esse episódio não me surpreende porque há muito que a FEESP é uma instituição onde a briga por cargos e poder já levou até a polícia lá para dentro, onde a impessoalidade é a tônica da uma instituição que cresceu tanto que perdeu o  caráter de acolhimento humano – o que se revela no extremo de uma situação como essa, que aqui comentamos.  O problema é que a desumanização de instituições espíritas tem sido um sintoma muito grave de parte do movimento”, relata Dora.
E Dora completa: “(...) movimentos religiosos e novas formas de moralidade, quando nascem, brotam da fonte espiritual legítima, com seus iniciadores, animados do élan evolutivo. Mas depois, com o tempo, se cristalizam, se institucionalizam e portanto, vão perdendo vida e impulso, vivência e amor.(...) Então, já dá para concluir que nós, espíritas, estamos no mesmo caminho: institucionalização (quando falo esse termo, estou me referindo à uma situação em que regras, burocracias, cargos, dinheiro, poder, valem mais do que o ser humano), perda de fraternidade real, esfriamento das relações humanas”.
À época do ocorrido, a publicação Crítica Espírita (edição 31/2017) veiculou uma matéria de capa com o psicólogo Franklin Félix sobre a questão da evasão dos centros espíritas por motivos sociais diversos. O editorial também tratou, sem amarras, do assunto (ver anexo 06): “Para quem costuma assumir tarefas ou se envolver em atividades no Centro Espírita, é muito comum tomar conhecimento de, ou mesmo vivenciar, processos de intolerância, de perseguição, de expulsão e de maus-tratos causados por outros trabalhadores no Centro Espírita. (...) De qualquer modo, se um Grupo Espírita é uma proposta de sociabilidade espiritualizada, regenerada, um local para desenvolvermos comportamentos e valores de honestidade , tolerância, empatia, de superar o “ser velho” em busca do “ser novo”, de vencer preconceitos e imperfeições arraigadas, então parece que alguma coisa está muito errada diante do fato de ser tão comum esses casos (...)”.

Diante da discussão, que já possui caráter aberto e nacional, faz-se necessário repensar na real necessidade da Institucionalização, nos moldes conhecidos, das entidades Espíritas. Por questões legais, enquanto uma casa é um local público, para recepção de pessoas, com um CNPJ válido, é necessário manter uma estrutura mínima de gestão para garantir o cumprimento das exigências formais. E, mais, para garantir o mínimo funcionamento de gestão de patrimônio, pessoas, atividades. Mas o foco deve ser o “mínimo”, não a “estrutura”. E, ainda mais importante, as pessoas que ocupam tais cargos devem ter a certeza, e serem sempre lembradas disso caso suas posturas demonstrem algo oposto, de que o cargo é meramente funcional, que deve ser visto como um trabalho apenas, separadamente do foco principal do centro: atender aos freqüentadores e realizar suas obras – assistenciais ou de estudo.


ü  Desumanização: Ato de desumanizar, perda de determinadas qualidades morais do ser humano, tornar ou torna-se desumano, tirar ou perder o caráter humano. Tratar o outro como objeto, não levando em conta suas emoções é uma atitude de desumanização.

A necessidade de trazer volta o objetivo essencial das casas Espíritas – o frequentador – ganha notoriedade ainda maior frente à questão da demasiada institucionalização, porque leva a uma postura fria e desumana no dia a dia das atividades. Pessoas são tratadas como parte das atividades, uma rotina a ser seguida, encaminhada, curada ou o que for. E isso não é crítica apenas ao movimento laico, ou ao religioso tradicional, mas uma percepção ampla, a todos que foram engolidos por essa roda viva contemporânea.
Em seu artigo, Dora cita um depoimento que recebeu sobre o tema: ““Em 1994, dezembro, estava com minha filha num hospital de SP. Ela havia feito uma cirurgia cardíaca e estava em coma. Depois da entrevista com médicos que a desenganaram, saí sem rumo; triste e sozinha. Havia levado o endereço de um centro espírita de uma médium famosa por seus romances. Entrei, sentei e comecei a chorar. Umas mulheres estavam arrumando o centro. Nem me olharam. Depois de um tempinho, sem se aproximarem, disseram o dia do passe. Enxuguei as lágrimas e fui embora. Precisava de apoio, aconchego, como sempre encontrei no centro que frequentava. As paredes do tal centro cobertas de reportagens de revistas com fotos da médium.”
A caminhada do movimento ao qual pertencemos, com foco na Filosofia e no ser Laico, parece ter distanciado o lado mais Humano do Espiritismo, subjetivo, atencioso aos aspectos mais cotidianos e fraternos, devido às nossas metas, agendas e congressos a cumprir. Encontros esses, cada vez mais distantes do público de interesse, seja por barreiras geográficas, econômicas ou temáticas, refletindo diretamente na quantidade cada vez mais escassa de trabalhadores realmente comprometidos e engajados, causando a incerteza sobre a perenidade Doutrinária.
E esse tornar humano, por mais redundante que seja, dado o caráter da própria doutrina, é algo que vem sendo repensado, solicitado e buscado em inúmeros grupos. Uma espécie de onda nostálgica e necessária em diferentes núcleos Espíritas, buscando atividades e atitudes de um passado recente como promoções sociais, reuniões de integrações, resgates de frequentadores e gerações passadas gerando a interação com os frequentadores atuais.Há um certo vazio, uma falta de algo que não se sabe explicar, mas que se expressa pela saudade de ter mais contato, maior interação social, mais calor humano. Talvez o longo tempo buscando distanciar-se da religião, embrenhando na busca filosófica da Doutrina, tenha custado algum afastamento do olhar ao próximo, no sentido de acolhimento.

            E, percebendo isso a tempo, é possível traçar, ou retraçar, os caminhos pelos quais iremos percorrer o Espiritismo do futuro. E nesse caminho não deve ser permitido preconceito de qualquer tipo, indiferença, embates pessoais acerca de assuntos filosóficos (Espíritas, políticos ou quaisquer outros). A fraternidade deve nortear os rumos do Espiritismo que queremos para nossos filhos e netos.

E esse legado passa, necessariamente, pela postura esperada do novo Espírita, ainda que ele já seja Espírita há décadas. Uma reforma íntima genuína, sem a pieguice geralmente empregada nesse termo. Um olhar para dentro de forma a mudar aquilo que reconhecemos não estar bom, passível de aprimoramento, buscando a felicidade no sentido de estar bem consigo, mas também nas relações interpessoais. Ninguém é feliz sozinho, então estar no mundo de forma consciente é a maneira mais plena de caminhar na evolução. E isso exige desapegar de velhos hábitos, comportamentos, padrões mentais. Romper o tradicional em busca de agregar o novo para ser feliz, livre de culpa, de julgamentos.
           
O olhar caridoso tanto para quem frequenta a casa, buscando o genuíno interesse em seus assuntos e dilemas, quanto para a comunidade ao redor e os tantos problemas sociais enfrentados é uma boa maneira de começar. E que os esforços sejam não apenas concentrados nas casas assistenciais ligadas diretamente ao centro frequentado, mas que haja integração e cooperação entre as diversas casas e suas necessidades sazonais, gerando um auxílio mútuo, uma rede de ajuda entre os frequentadores de diferentes casas, sem protecionismo ou preferência a esta ou aquela casa por estar ligada a este ou aquele centro.

E a partir dessa mudança interna, começar a exteriorizar, praticar, trazer pra vida real o tanto que se estuda na doutrina. Deixar de ser apenas uma teoria filosófica, para ser uma atividade diária, em cada atitude, cada decisão, cada diálogo. Vivenciar os princípios da doutrina a cada chamamento da vida, praticando a ética que escolhemos embasar nossa encarnação.

ü  Prática: ato ou efeito de praticar. O que é real, não é teórico; realidade.

Uma vez, uma querida colega de uma das casas da região, questionou-me durante uma palestra, porque não seguíamos um cronograma unificado de plano de estudo, sugerido pela Instituição a que pertencíamos. Alguns ouvintes, discordaram de imediato, talvez ranço de uma época onde os assuntos eram pautados e obrigatórios. Mas, ouvindo os argumentos da colega, percebi que poderia ser um bom ponto de partida para as mudanças práticas nas grades de estudo. Para ela, fazia falta algo norteador, em comum a todas as casas, uma produção de conhecimento que pudesse ser feita em conjunto, de forma organizada. Obviamente, não seria algo mandatório, mas sugerido para ser incluso dentro da grade de estudos das casas e, quem sabe, após um ano de estudo, produzir um documento unificando os pontos de vista, trazendo conclusões.
Outro ponto que precisa ser ponderado nas decisões estratégicas das casas é o alinhamento da transmissão do conteúdo gerado à nova realidade e às novas tecnologias. Não é mais compatível que continuemos utilizando somente o formato palestra tradicional para difundir nossas ideias, nem apenas seminários presenciais para produzir novos conteúdos. Existem tantas outras formas de divulgação de conteúdo de forma dinâmica, on line, à distância. E essas precisam ser incorporadas para termos um mínimo de horizonte a vislumbrar num futuro próximo.
Alguns cases de sucesso podem ser apresentados para ilustrar como a nova geração de espíritas já está se adaptando aos novos meios de produção de conteúdo. O videoblog/canal no Youtube Meninas Espíritas é um exemplo e já conta com mais de 13.000 inscritos. Feito por jovens e tendo Carol Oliveira como principal apresentadora dos temas, os vídeos abordam diversos assuntos da atualidade ou basilares do corpo Doutrinário de forma divertida, com linguagem jovem e embasamento moderno. Suicidio, reencarnação, homossexualidade, mediunidade e tantos outros já contam com mais de 385.800 visualizações desde a sua criação, em 2016. O perfil no Facebook, conta com mais de 38.000 seguidores.  

 

O WebCurso de Espiritismo, lançado pelo CPDoc, também é uma tentativa feliz em inovar nos meios de produção de conteúdo. À exemplo dos cursos à distância (EADs) que já são amplamente difundidos nos meios acadêmicos, os WebCursos Espiritas visam reunir pessoas de diferentes locais, com flexibilidade de horário de estudo. Os módulos abordam os princípios básicos: Deus, Espírito e Matéria; Reencarnação; Mediunidade; Ética e Moral; O que é Espiritismo. Em suas 8 edições, já contou com mais de 700 inscritos.



Aproveitando a familiaridade com o ambiente on line, é urgente que as organizações de encontros presenciais incluam a transmissão ao vivo como parte da programação. A diversidade de ferramentas, inclusive gratuitas, disponibilizadas na Internet é enorme e precisamos incorporar como parte de congressos, simpósios, reuniões e festas das casas. Para promover a inclusão daqueles que, por algum motivo, não puderam comparecer presencialmente: dinheiro, distância, falta de tempo, interesse em parte dos temas apresentados etc.  Isso oferece, no mínimo, a certeza de que a presença – seja pessoalmente ou on line – de cada um dos participantes é fundamental e importante, valiosa como uma possibilidade de contribuição.

Atualizando os modelos de geração de conteúdo, cria-se maior chance de
atrair e reter a participação de jovens para o Espiritismo, questão urgente para a continuação da obra Kardecista. Os centros estão envelhecendo: os dirigentes invariavelmente são fundadores ou filhos dos fundadores das casas e os jovens, quando estão na casa, ficam restritos a reuniões especificas para este público, com pouca ou nenhuma participação efetiva nas diretrizes, estratégias e produção e divulgação de conteúdo relevante. O resultado é um cenário ameaçador para um futuro próximo já que a retenção de novos pensadores não é uma questão prioritária no planejamento dos centros. E a origem do problema pode ser justamente a não formação de laços afetivos e significativos desse jovem desde a infância para com o centro, as pessoas, a Doutrina em si. Se, há décadas atrás, as reuniões contavam com 50 ou 60 jovens nas mocidades, a realidade hoje é bem diferente.

            Desta forma, é responsabilidade dos pais e avôs que percebem a relevância da presença e participação nos ciclos de estudo, buscarem alternativas, atrativos e, principalmente, incentivos para fazerem com que o Espiritismo seja parte fundamental da educação e formação dos jovens, incluindo na rotina da família o espaço para o estudo, assim como o Inglês, a Natação, o Escotismo e tantas outras atividades já “obrigatórias” na infância. Mas, principalmente, abrirem-se ao novo: internet, blog, vlog, canais de vídeos, projeções, projetos interdisciplinares. Enfim, todas as novas ferramentas, velocidades e pontos de vista que vêm com essas novas gerações.

            De tudo, o mais importante, urgente e necessário é a revisão da postura Espírita em relação aos próprios Espíritas. É valorizar o conhecimento humano que cada freqüentador traz em si e que pode ser fonte de muito aprendizado, colaboração, crescimento. É preciso que haja um esforço consciente de todos, encabeçados pelos dirigentes das casas, para se prestar atenção aos que lá estão sentados aguardando uma oportunidade de resolver questões internas e partir para o trabalho. Retomar sorrisos, historias, interesse genuíno, com afeto, respeito, importância.

            Falar de Humanização do Espiritismo nem deveria estar na pauta de trabalhos, palestras, artigos. É uma redundância que corrói, machuca os companheiros de jornada que buscaram nos centros um pedido de socorro, de crescimento, de liberdade. E, infelizmente, muito se tem errado ao tapar olhos e ouvidos a essas solicitações. Perde não apenas a pessoa em si, como perdem as casas, a Doutrina. E se a vigília for constante, atenta, notar-se-á tantos e tantos episódios que acontecem todos os dias ao nosso lado: um olhar desatento, um comentário maldoso, uma conversa desnecessária, uma decisão unilateral, uma perseguição política. E a troco de que? Certa vez, um dirigente espiritual disse irônico: “não entendo certas coisas, afinal, o salário de presidente do Centro é altíssimo não é mesmo?”

            Que a inquietação possa gerar atualização das instituições para humanizar a prática de uma filosofia de vida cuja ética não permite o contrario. Que sejamos Espíritas de alma, correndo no sangue, diariamente a cada decisão, a cada trato com o outro. Que os livros não morram dentro dos Espíritas como um pesado fardo de conhecimento não aplicado porque a correria da era moderna tomou espaço da fé, da espiritualização, da moral. Que tenhamos humildade de rever conceitos, coragem de cobrar de si e dos outros uma postura fiel ao que oramos à platéias lotadas. E que tenhamos amor ao próximo, a si mesmos, à Doutrina que escolhemos.

            O caráter e a inteligência podem impressionar as pessoas, mas é o amor que damos a alguém, que nos fazem brilhantes e inesquecíveis em sua vida. Porque o amor, torna as pessoas indispensáveis. Assim, se você quiser ascender um sorriso, iluminar um coração ou acordar a esperança em alguém, precisa se lembrar de uma coisa: as pessoas se alegram com sua inteligência, apreciam o seu caráter, mas precisam mesmo é do seu amor” – autor desconhecido.


Anexo 1
Matéria publicada no site globo.com em 11/08/2017

Mal súbito é a principal hipótese investigada pela Polícia Civil para explicar a morte do engenheiro desaparecido que foi encontrado morto no banheiro da Federação Espírita do Estado de São Paulo (Feesp), centro da capital paulista. Claudio Arouca tinha sumido no dia 13 de julho e só acabou achado dois dias depois por um funcionário da limpeza do prédio.
Além de morte natural, são investigadas outras hipóteses para esclarecer o caso: suicídio ou homicídio. Mas essas duas últimas são mais remotas porque o G1 apurou que a investigação obteve informações preliminares da perícia de que a vítima não tinha marcas de violência pelo corpo.
Além disso, o homem de 49 anos estava com sobrepeso e teria histórico familiar de problemas cardíacos. Seria mais plausível, portanto, que pudesse ter tido um infarto, por exemplo. Mas somente o laudo necroscópico do Instituto Médico Legal (IML) poderá confirmar essa possibilidade. O documento ainda não ficou pronto. O resultado deve sair em até dois meses.
Porém, para Claudio ser enterrado no cemitério de Embus das Artes, na Grande São Paulo, o atestado de óbito foi expedido à família com a informação ‘causa da morte a esclarecer’.
Por conta disso, quase o um mês depois o 1º Distrito Policial (DP), na Sé, ainda investiga o caso como ‘morte suspeita’. Os policiais dependem do laudo com a causa da morte para poder encerrar a investigação e arquivá-la.
Enquanto isso, a polícia analisa imagens de câmeras de segurança que mostram o momento que Claudio chegou de carro ao estacionamento da Federação Espírita. Também teriam filmagens gravadas com a entrada dele na sede da entidade.

Críticas
O veículo usado pelo engenheiro seria da namorada dele, uma mulher que frequentaria a Feesp. Claudio teria se convertido recentemente ao espiritismo e iria ao local fazer tratamento espiritual. A reportagem não conseguiu localizar a namorada do engenheiro para comentar o assunto nesta sexta-feira (11). Por telefone, a ex-mulher de Claudio falou ao G1 que a família está apreensiva sem saber o que aconteceu. "Os exames que foram feitos na hora no IML [Instituto Médico Legal] não foram conclusivos", disse a dentista Adriana Colombo, de 50 anos. A dentista também criticou a Federação Espírita porque, segundo ela, a entidade dificultou o acesso da família a informações sobre o caso. "A postura da federação aumentou nosso sofrimento e dor", disse Adriana.
Funcionários da Federação disseram à reportagem que não têm suspeitas do que pode ter acontecido com Claudio. O G1 ainda procurou a Feesp para comentar o assunto. Até a última atualização desta matéria, os responsáveis não haviam retornado o contato. Mas em nota publicada em seu site, a entidade informa que tomou "todas as providências possíveis junto às autoridades e também para localizar os familiares, que foram acolhidos e apoiados no 8º andar da FEESP. Adriana teve três filhos com Claudio, de quem se separou. A dentista falou ainda que o ex-marido se dividia entre São Paulo, onde administrava os imóveis da família, e Eunápolis, na Bahia, onde morava.
"A gente não sabe de nada, mas quero que tenha sido natural [a morte], porque nos daria mais conforto", afirmou a ex-mulher de Claudio. "Disseram que os exames que irão apontar a causa da morte demoram dois meses para ficarem prontos."
Federação Espírita
Em um comunicado postado em seu site, a Federação informa que "a Polícia Civil continua realizando investigações sobre o ocorrido e o Instituto Médico Legal da Superintendência da Polícia Científica está periciando o material colhido, para fornecer o laudo médico legal."
A Feesp diz ainda que "assim que recebermos esses laudos comunicaremos a todos os resultados e os esclarecimentos."


ANEXO 2
Desumanização no movimento espírita
Publicado em 23 de julho de 2017 por Dora Incontri
https://blogabpe.org
O assunto é pesado, mas não podemos nos omitir em tecer algumas reflexões em torno de um episódio ocorrido dias atrás na Federação Espírita do Estado de São Paulo. Chequei a informação em diversas fontes, antes escrever esse texto. Resumindo, para quem não soube ou não leu nas redes sociais, um companheiro espírita, Claudio Arouca, ficou desaparecido mais de 48 horas e a última notícia que se tinha dele era de que ele estava na FEESP. A família, depois de algumas horas do desaparecimento, desesperada, procurou a instituição e, pelo que narraram, não foi acolhida, não lhe foram fornecidas as gravações das câmeras e ninguém procurou pelo desaparecido. Apenas 48 horas depois, receberam da própria FEESP um telefonema dizendo que o corpo tinha sido encontrado no banheiro. Mas nem assim, foram melhor tratados. Não puderam ter acesso imediato ao familiar que havia morrido de um enfarte, porque estava havendo uma festa na Federação.
Só depois de muitas horas, o corpo já em putrefação, de que não puderam fazer nem velório, foi retirado. Além de todo surrealismo da situação, ainda foram destratados pela diretoria.
Esse episódio não me surpreende porque há muito que a FEESP é uma instituição onde a briga por cargos e poder já levou até a polícia lá para dentro, onde a impessoalidade é a tônica da uma instituição que cresceu tanto que perdeu  o caráter de acolhimento humano – o que se revela no extremo de uma situação como essa, que aqui comentamos.  O problema é que a desumanização de instituições espíritas tem sido um sintoma muito grave de parte do movimento.
Sem dúvida que esse movimento reflete um cenário do mundo pós-moderno, hipercapitalista, em que o ser humano está cada vez mais perdendo as referências de ser humano. Justamente na semana desse acontecido, havia lido uma reportagem pavorosa no El País, em que se conta de pessoas que têm sido encontradas mortas há 3, 4, 5 anos na Espanha, mumificadas pelo clima seco e de que ninguém deu pela falta delas. Nenhum contato na vizinhança, pessoas sem familiares, sozinhas, solitárias, abandonadas.
Há algo mais estarrecedoramente desumano e triste do que essa morte sem nenhum afeto, sem nenhuma presença, sem nenhum cuidado? E, de repente, vemos um fato como esse do companheiro Claudio Arouca (que os Espíritos bons cuidem dele como devem estar cuidando!), ocorrer dentro de uma instituição que se diz espírita!
Cabe-nos, portanto, questionarmos o que estamos fazendo enquanto movimento para nos diferenciarmos e resistirmos a essas tendências do mundo pós-moderno, em que o ser humano nada vale e não é notado olhos nos olhos e respeitado enquanto pessoa?
Kardec achava que os melhores centros espíritas (e isso está no Livro dos Médiuns) são centros pequenos, familiares, onde todos se conhecem e se gostam, pensam de forma afinada, estejam em sintonia afetiva e espiritual. Ora, no Brasil, há centros que viraram Igrejas, frequentados por multidões, impessoais – tem até alguns com catraca eletrônica – onde não há nenhum aconchego, nenhum olho no olho e se alguém que, mesmo frequentando a instituição há anos, tiver um comportamento fora da regra, é reenviado ao atendimento fraterno e se reincidente, expulso sem compaixão.
Claro que nada disso tem a ver com princípios como fraternidade, amor ao próximo, caridade ou o que se queira evocar. São centros em que a burocracia tomou o lugar da relação humana e afetiva. Ora, é evidente que num contexto desses, os Espíritos superiores não podem atuar.
É que se observa nesse caso da FEESP. Das pessoas que foram contactadas pela família (não sei quantas foram), por que não houve nenhuma que sentiu qualquer inspiração que o desaparecido estivesse ali na casa? Os Espíritos amigos do desencarnado e da família não tiveram a mínima brecha positiva para inspirar alguém. A desumanidade leva ao endurecimento e ao empedramento da mediunidade.
Tudo muito triste. Mas é necessária uma reação enérgica e vital. Saibamos de novo nos reunir em grupos pequenos, saibamos de novo cultivar amizades sólidas em grupos afins, em que cuidemos uns dos outros, com preocupação e empatia, sintonia e abertura para a inspiração do Alto.
Ainda é tempo de retomarmos o Espiritismo caseiro, onde os Espíritos bons se comunicam, em que todos estudam e participam espontaneamente, sem hierarquias e disputa por cargos. Que o amor despojado seja a tônica das relações entre encarnados e entre encarnados e desencarnados!


ANEXO 3
Mais algumas reflexões sobre a Desumanização no Movimento Espírita
Publicado em 31 de julho de 2017 por Dora Incontri
https://blogabpe.org
Não costumo dar sequência a artigos publicados no blog e muito menos em resposta aos comentários feitos. Mas a postagem da semana passada Desumanização no movimento espírita rendeu centenas de comentários e mais de 33 mil visualizações. Parece que mexemos numa ferida aberta e é preciso falar mais para pensarmos em soluções, remédios e melhoras.
Primeiro, a resposta aos que me criticaram por não ter ouvido o outro lado. Sou jornalista profissional e sei muito bem o que faço em termos de fontes. Chequei com várias pessoas (claro que não posso citar as fontes) e o ocorrido foi exatamente o que relatei, no caso da desencarnação de Claudio Arouca na Feesp. Felizmente, a família se sentiu confortada com o meu artigo e com o apoio que recebeu de muita gente por causa dessa publicação. Então isso já basta.
O fato, porém, extremo e lamentável, serviu como um exemplo de uma tendência no movimento espírita em geral. Nossa crítica não é pessoal à Feesp, quisemos fazer uma reflexão mais ampla. Tanto é verdade que não foram poucas as mensagens e comentários que recebemos, contanto casos, apoiando a reflexão proposta e dizendo muitos que não frequentam mais centros espíritas (aliás nem pequenos, nem grandes), porque se depararam com autoritarismo, burocratização, descaso, luta por cargos, falta de acolhimento, exclusões, etc. Cito esse caso abaixo, só para exemplificar:
“Em 1994, dezembro, estava com minha filha num hospital de SP. Ela havia feito uma cirurgia cardíaca e estava em coma. Depois da entrevista com médicos que a desenganaram, saí sem rumo; triste e sozinha. Havia levado o endereço de um centro espírita de uma médium famosa por seus romances. Entrei, sentei e comecei a chorar. Umas mulheres estavam arrumando o centro. Nem me olharam. Depois de um tempinho, sem se aproximarem, disseram o dia do passe. Enxuguei as lágrimas e fui embora. Precisava de apoio, aconchego, como sempre encontrei no centro que frequentava. As paredes do tal centro cobertas de reportagens de revistas com fotos da médium.”
Nessa mesma linha de denúncia, neste mês, o Jornal Crítica Espírita, publicou uma matéria de Franklin Felix, com muitos relatos de perseguição política e partidarização em centros espíritas. Então, o que acontece? Vamos ficar calados, de braços cruzados, colocar panos quentes? Fingir que somos um movimento fraterno, amoroso e caridoso? É óbvio que há muita gente boa no movimento. Viajo Brasil afora e conheço instituições e pessoas que ainda guardam o espírito acolhedor e amoroso que faz parte da ética espírita-cristã. Mas ouço também inúmeros relatos de expulsões, discriminações, brigas internas… Enfim… dirão: seres humanos são assim. É verdade. Mas seria de se supor que pessoas que adotam uma filosofia de vida como a espírita estivessem ensaiando um comportamento melhor.
Quero levantar aqui duas hipóteses explicativas para esse problema. Primeira, lembro do filósofo francês Henri Bergson, que escreveu uma obra-prima, sempre muito citada por Herculano Pires: As duas fontes da moral e da religião. Nesse livro, ele expõe uma tese de que movimentos religiosos e novas formas de moralidade, quando nascem, brotam da fonte espiritual legítima, com seus iniciadores, animados do élan evolutivo. Mas depois, com o tempo, se cristalizam, se institucionalizam e portanto, vão perdendo vida e impulso, vivência e amor.
Não foi o que aconteceu com o Cristianismo? Em seu livro História do Cristianismo, Paul Johnson tem a sua primeira parte intitulada: De mártires a Inquisidores. Impressionante relato de como aquele primeiro movimento lançado por Jesus, no seio de apóstolos (que aliás, já começaram a se desentender entre si – veja-se o conflito entre Paulo e Tiago), foi se tornando a Igreja poderosa e inquisitorial. Mas no seio dela, sempre ressurgiram aqueles que tentaram voltar à simplicidade e à fraternidade primitivas. Francisco de Assis, por exemplo, e tantos outros. O próprio movimento da Reforma protestante se deu também na tentativa de voltar às bases do Evangelho. E novamente, houve um esfriamento, uma institucionalização. 150 anos depois da morte de Lutero, o movimento pietista, dentro do próprio protestantismo, tentava revigorar o espírito de simplicidade e acolhimento e recomendava o culto do Evangelho no lar, a reaproximação aos ensinos de Jesus… Pestalozzi teve essa influência.
Então, já dá para concluir que nós, espíritas, estamos no mesmo caminho: institucionalização (quando falo esse termo, estou me referindo à uma situação em que regras, burocracias, cargos, dinheiro, poder, valem mais do que o ser humano), perda de fraternidade real, esfriamento das relações humanas. Por que acontece isso? Agora vamos à nossa segunda hipótese explicativa.
A adesão dos seres humanos à moral proposta pelas diversas tradições espirituais da humanidade se dá muitas vezes de maneira exterior. Adota-se uma postura artificial, de bondade, de fala mansa, de pseudocaridade, mas não houve de fato uma revolução interna profunda – coisa aliás que só se dá num processo de autoeducação e de terapia simultaneamente, com a coragem de nos olharmos como somos, nossas feridas, procurando curá-las, sem dissimulação. Esse fenômeno, Jesus já combateu: é o farisaísmo. A pessoa se traveste de santa, mas de santa não tem nada. E infelizmente ocorre entre católicos, budistas, protestantes, espíritas…
Se alguém discorda, é fraternalmente enviado para a desobsessão; se alguém migra de um centro para outro, de uma cidade para outra, de um Estado para outro, é obrigado fraternalmente a recomeçar o Espiritismo do zero, porque não se aceita o que a pessoa traz de bagagem de aprendizado e de anos de serviço prestado; se alguém se opõe a alguma regra ou conduta (muitas vezes com razão e mesmo que não fosse com razão) é convidado fraternalmente a sair do grupo…
Quando se limita o debate, quando não se sabe discutir ideias, porque só há melindres e vaidades, estamos entrando no campo do farisaísmo, da falta de autocrítica, da cristalização, que leva à intolerância e que mais dia menos dia nos pode levar a atitudes inquisitoriais. Quais os caminhos para remediar essa situação:
  • Façamos grupos pequenos, em casa ou no centro, com pessoas reconhecidamente afins, sinceramente interessadas em estudar, praticar a mediunidade e devotar-se ao bem;
  • Estudemos Kardec em profundidade;
  • Desierarquizemos as relações: todos devem ser ouvidos, as lideranças devem deixar de lado vaidades e vontade de poder (para isso uma boa terapia ajuda);
  • Façamos todos uma autoanálise diária, constante, de nossas atitudes e sentimentos (sobretudo de sentimentos, porque deve haver uma coerência entre eles e nossas ações);
  • Não forcemos a barra de uma santidade prematura, somos pessoas normais, em aprendizado constante;
  • Não idolatremos ninguém e nem nos deixemos idolatrar; sejamos enérgicos quanto a isso;
  • Não tenhamos mestres no espiritismo, somos todos aprendizes;
  • E se participamos de alguma instituição já rendida a essas práticas burocráticas e desumanizadas, com lideranças inquestionáveis, se depois de tentarmos melhorar as coisas, nos sintamos ainda incomodados ou indignados, retiremo-nos sem medo, fundemos outras casas ou façamos o espiritismo doméstico – mas não deixemos nunca essa doutrina libertadora, por causa daqueles que não se libertaram a si mesmos!


ANEXO 4

Desumanização do Espiritismo

Carol Régis e Reinaldo Di Lucia – publicado no Jornal Abertura (ago 17)/ http://icksantos.blogspot.com.br
Desumanização do Espiritismo?
Uma pessoa desencarna dentro das dependências da Federação Espírita do Estado de São Paulo e a família busca por informações com os dirigentes da casa. Segundo noticias, os responsáveis pela FEESP limitaram informações, dificultaram buscas e trataram friamente o caso, até encontrar, no banheiro, dois dias depois, o corpo do desaparecido, sendo obrigados a notificar os parentes para as devidas providências.  Alguns traços apontados como frieza no tratamento ao fato em si e à família, levaram a Jornalista Dora Incontri a escrever um pertinente relato sobre a “desumanização do espiritismo” (www.blogabpe.org).
Foi massacrada e ovacionada nas redes sociais, com recorde de leitura, reposts, compartilhamentos e comentários sobre o assunto, como não devia deixar de ser. Diante da repercussão, Dora  escreveu novo texto, tão brilhante quanto o primeiro, trazendo relatos semelhantes de falta de trato entre os Espiritas e, como não poderia deixar de ser, propostas de solução à questão.
Apontando as brigas por poder e a Institucionalização demasiada no movimento Espirita moderno – e não apenas na FEESP – como possíveis responsáveis pela postura observada em tantas casas, Dora expôs uma ferida velada, mas sentida por muitos. A mecanização no funcionamento das reuniões, as grades a cumprir, os trabalhos a entregar, os números a aumentar, as parcerias a fazer, os convidados obrigatórios a palestrar e tantas outras atividades “fordianas” que tomaram conta das rotinas nos centros, ocupou o lugar antes reservado à caridade, ao assistencialismo, ao abraço fraterno, ao conhecer os nomes e as famílias e as dores de cada freqüentador.
Discutir a “Desumanização do Espiritismo” deveria ser tão absurdamente redundante quanto ainda termos que falar em preconceito racial, em diferença entre sexos no mercado de trabalho, em aceitar ou não as opções sexuais – por nós há muito tempo defendido como assunto que já nem mereceria mais espaço, dada a obviedade humanística. É ultrajante saber que o Espiritismo está Desumano, uma vez que o objeto principal da doutrina Espírita é o Ser Humano, sua essência, encarnada ou desencarnada.
É percebida, em diferentes cidades e diferentes casas, uma necessidade geral da retomada de um Espiritismo próximo, pessoal, caridoso, que foi se distanciando há tempos, com a chegada de agendas lotadas de atualizações filosóficas – necessárias também – que, na verdade mesmo, resultaram em pouca mudança prática no Espiritismo. A era da atualização foi necessária, era preciso romper, foi preciso estabelecer novos horizontes. Mas pecamos em deixar em segundo plano o lado mais precioso da Doutrina: os Espíritas. Aqueles que sentam nos bancos em busca de algo: consolo, passe (chame como quiser), estudo, conversa, ouvir, ser ouvido, fazer parte, sentir-se integrante. E que estão a mercê de diretorias com metas a cumprir, prazos, planejamentos nem sempre alinhados aos interesses dos principais interessados: eles mesmos, os  próprios frequentadores.
Quantos de nós sabe os nomes dos novos freqüentadores, quantos filhos possuem, seus dramas pessoais, seus interesses a curto e médio prazo no centro? Quantos se preocuparam em ajudar, com pouco que seja, uma instituição assistencial necessitada – mas não aquela, que ajudamos sempre? Quanta ajuda, genuína, oferecemos àquele companheiro de casa que está desempregado, que perdeu um ente querido, que está doente? Estamos sabendo aproveitar o talento humano que passa pelos bancos espíritas, ou estamos apenas os direcionando para a reunião X, Y, Z de atendimento?  A desumanização ou humanização Espirita, não é lá, longe, na FEESP. É uma postura diária, no nosso centro, no nosso Eu. É o olhar o outro, mas, sobretudo, a si mesmo e perguntar onde foi parar aquele Espírita, de ideal, que fazia campanha assistencial, que era famoso por palestras cheias de compaixão e que abraçava, um a um, os companheiros de jornada.
Anexo 5Comunicado Oficial FEESP sobre a morte de Claudio Arouca (ago17)
Como é do conhecimento geral, ocorreu o óbito do jovem senhor CLAUDIO AROUCA nas dependências da FEESP. Comunicamos que a Polícia Cívil continua realizando investigações sobre o ocorrido e o Instituto Médico Legal da Superintendência da Polícia Científica está periciando o material colhido, para fornecer o laudo médico legal. Assim que recebermos esses laudos comunicaremos a todos os resultados e os esclarecimentos. Aproveitamos para esclarecer que, assim que fomos informados do fato, imediatamente tomamos todas as providências possíveis junto às autoridades e também para localizar os familiares, que foram acolhidos e apoiados no 8º andar da FEESP, pela Presidência e membros da Diretoria da Federação Espírita do Estado de São Paulo, durante todo tempo que aqui permaneceram, até a saída do corpo, que foi enviado ao Instituto Médico Legal no final da tarde. Simultaneamente a essas providências encaminhamos o nome do Sr. Claudio Arouca para ser assistido em nossa Assistência Espiritual, P3C – CONSOLO (sábado – 14:00 horas), juntamente com nossos pedidos de amparo e sustentação a todos os seus familiares. Continuamos em prece pedindo a Jesus que ampare a todos os envolvidos neste triste episódio.


Anexo 6 – Editorial publicado na Revista Crítica Espírita – ano III – Jun/17
Caras leitoras e caros leitores, para quem costuma assumir tarefas ou se envolver em atividades no Centro Espírita, é muito comum tomar conhecimento de, ou mesmo vivenciar, processos de intolerância, de perseguição, de expulsão e de maus-tratos causados por outros trabalhadores no Centro Espírita.
Isso se dá pelas mais variadas razões e é de uma complexidade que dificilmente podemos, se for o caso, ficar tomando partido tão rapidamente, sob pena de agirmos injustamente com os envolvidos, cada um com suas versões e justificativas. Algumas vezes, isso se dá por simples falta de afinidade. Porém, não são poucos os casos em que pequenas questões tomam uma proporção tal que vira caso pessoal, que gera um ódio entre pessoas que, da boca para fora, afirmam que devemos amar o próximo.
De qualquer modo, se um Grupo Espírita é uma proposta de sociabilidade espiritualizada, regenerada, um local para desenvolvermos comportamentos e valores de honestidade, tolerância, empatia, de superar o “ser velho” em busca do “ser novo”, de vencer preconceitos e imperfeições arraigadas, então parece que alguma coisa está muito errada diante do fato de ser tão comum esses casos de intolerância, perseguição, expulsão e maus-tratos entre espíritas.
Por isso, a edição desse mês, que se propõe a discutir esse tema publicamente, está um pouco diferente. Na forma, claro, onde teremos a Matéria de Capa e a Opinião do Editor.  Na matéria de capa, o psicólogo Franklin Félix atendeu ao desafio de colher relatos de pessoas que sofreram esses tristes processo. E, com muita competência, o autor apresenta uma base sólida não só para compreendermos onde estamos, em termos de movimento espírita brasileiro, mas também como podemos (e devemos) melhorar.
O texto conta com depoimentos de pessoas que enfrentaram essa situação, a maioria motivada por questões políticas, apesar de ser bem variável o repertório de exclusões. Por óbvio, como foi dito, esses processos são complexos. Cada situação é particular e cada um lida de uma forma. Como nunca tivemos a pretensão de sermos os donos da verdade e respeitamos sua inteligência para elaborar as suas próprias convicções, deixamos que você tire suas conclusões e aproveite para se autointerpretar a partir dos casos que foram compartilhados, sempre com o desejo de que essa abordagem possa provocar reflexões e melhorias, mudanças de postura e renovação. Na Opinião do Editor, abordamos sobre a “Reforma Trabalhista”, um atentado legislativo à dignidade do trabalhador.  Em  meio  a  mudanças  políticos  lacaios  e lambe-botas do capital jogaram, mais uma vez e covardemente, todo o peso da situação socioeconômica brasileira nas costas dos mais vulneráveis.
Desse modo, renovando nosso propósito de fazer espiritismo dialético, que dialogue com o seu tempo, trazendo temas importantes e permitindo que você formule seu próprio sistema de pensamento, desejamos uma excelente leitura!
Os editores - Em tempo: tomamos conhecimento (via redes sociais), especialmente por familiares, sobre uma suposta negligência da Federação Espírita de São Paulo (FEESP) quanto ao desaparecimento de um frequentador, o Sr. Cláudio Arouca. Como o último local onde o Sr. Cláudio se comunicou foi na FEESP, inclusive, seu carro estaria no estacionamento, os familiares foram ao local para acessar os registros das câmeras de segurança, o que, além de ter sido negado, também não receberam qualquer informação.
No dia 14.07, após diversas ligações para IML, hospitais, delegacias, e depois de verificarem nas câmeras de segurança de imóveis próximos e nada encontrarem, os familiares retornaram à FEESP. Ali, novamente foi negado o aces- so às câmeras de segurança e nenhum apoio foi dado.
Em 15.07, foram mais uma vez à FEESP, onde foram informados de que um corpo havia sido encontrado num dos banheiros do prédio. Porém, não bastasse a negligência na busca do desaparecido, a Federativa ainda teria dificultado os familiares em reconhecer o corpo (que estava no banheiro!) por causa de um evento que estava sendo realizado naquele momento.
Sem qualquer intenção de sensacionalismo, que definitiva- mente não é nosso objetivo, inclusive, sentido certo mal-estar em ter que veicular esse tipo de informação, o caso relatado, se verdadeiro, é de uma gravidade absurda, não apenas de ordem moral, mas também criminal. Por isso, buscando fidelidade aos princípios que esposamos, em primeiro lugar, manifestamos nossos mais sinceros sentimentos de paz e reconforto ao espírito que desencarnou e aos familiares, especialmente após vivenciarem toda essa situação dramática. Em segundo, esperamos uma posição da FEESP e a responsabilização civil e penal dos envolvi- dos. Em terceiro, diante de tamanha indiferença diante do sofrimento alheio, esse caso mostra, como temos reiteradamente abordado, que precisamos urgentemente repensar o espiritismo e o movimento espírita no Brasil.

terça-feira, 16 de janeiro de 2018

Um ano difícil que passa e a esperança no futuro - por Alexandre Cardia Machado

Um ano difícil que passa e a esperança no futuro

2017 foi um ano de transição no Brasil. Passado o processo traumático do Impeachment da Presidente da República em 2016, as rachaduras ficaram evidentes: a onda de notícias desagradáveis dos bastidores do poder em quase todos os níveis não pararam de chegar, a cada mês um novo escândalo.

Tratamos aqui, na página 4 de escravidão rural, ou algo assemelhado a isto.  Uma vergonha que estejamos no século 21 tratando de um assunto que deveria ter morrido no século 19.

O que pensar de 2018? Ainda que no momento o quadro de aspirantes à sucessão de Temer não esteja definido, há que se pensar que virão renovações e assim podemos entrar o ano com um novo ânimo.
Mas não só de más notícias vivemos em 2017. Realizamos o 15° Simpósio Brasileiro do Pensamento Espírita, que vem sendo realizado sem interrupção e com sucesso por 28 anos. Novos trabalhos foram apresentados que estaremos discutindo neste jornal durante o ano de 2018.

Na página 2, uma nova coluna, temporariamente, será criada: “ Ressonâncias do 15° SBPE para a Construção do Espiritismo que Queremos”, discutiremos os trabalhos apresentados e ao mesmo tempo disponibilizaremos os textos originais no blog do ICKS. Acompanhem.

Esta edição, como não poderia deixar de ser, tráz 2 artigos discutindo o Espiritismo e a Política, vale a leitura. O espiritismo, por seu caráter abrangente e ético tem muito a contribuir para o pensar político, ainda que não tenha caráter partidário.

Fernando Pessoa, no prólogo de uma obra escreve esta frase: Navegar é preciso, viver não é preciso , nas suas palavras:

“Navegadores antigos tinham uma frase gloriosa: navegar é preciso, viver não é preciso. Quero para mim o espírito d’esta frase, transformada a forma para a casar com o que eu sou: viver não é necessário; o que é necessário é criar. Não conto gozar a minha vida; nem em gozá-la penso. Só quero torná-la grande, ainda que para isso tenha de ser o meu corpo e a (minha alma) a lenha desse fogo. Só quero torná-la de toda a humanidade; ainda que para isso tenha de a perder como minha”. Fernando Pessoa.

O que é necessário é criar – eis aí um caminho certo a percorrer, buscar formas de unir a nação e os espíritas na busca de um bem estar maior para o nosso povo. Na coluna abaixo – “Gente que Faz”, Roberto Rufo nos tráz o caminho tomado por Jacques Conchon, o problema do suicídio estava ali, todos viam , mas ele criou algo e tem ajudado muitos a escapar deste ato desesperado.

Já que estamos navegando num universo poético, vamos recorrer a Chico Buarque de Holanda, “ desesperar jamais, já vivemos muito neste anos, afinal de contas não tem cabimento, entregar o jogo no primeiro tempo ... “.


A vida é assim mesmo, o progresso não se dá sem sustos, retrocessos, avanços e recuos, a vida é mesmo assim. Penso que isto tem um algo de beleza, há quem não concorde, mas a vida é bonita, mesmo sendo feia.

quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

Gente que faz - O grave problema do suícidio e Jacques Conchon - por Roberto Rufo

Gente que faz - O grave problema do suícidio e Jacques Conchon ( Português e em Espanhol)

" Não desista. Geralmente é a última chave no chaveiro que abre a porta " ( Paulo Coelho )..

Suicídio, um transtorno que vem afetando cada vez mais os jovens brasileiros, de acordo com pesquisas realizadas pela (SIM), Sistema de Informações de Mortalidade. A taxa de mortalidade aumentou 10% de 2002 para 2014, e a maior causa é a depressão com os traumas sofridos ao longo da vida. 

Repetimos que a depressão está ligada diretamente com algum trauma  vivido que leva à não aceitação de si mesmo e do próximo. Isso  acaba alavancando o número de suicídios. Segundo os especialistas nessa área, quando uma pessoa é querida e tem uma boa interação com a sociedade isso causa um bem estar social que é o fator primordial para a vida. Traz tranquilidade no ato de viver. Para essa interação é essencial o afeto dos familiares e uma boa convivência com amigos. Dessa busca o caminho para a felicidade é mais fácil de ser trilhado.

Em artigo da escritora Dora Incontri de nome Suicídio - a visão espírita revisitada, cita a preocupação de Kardec com esse tema assim explanado no referido artigo:

" O suicídio é tema recorrente na maioria dos 12 volumes da Revista Espírita, demonstrando que Kardec tinha uma grande preocupação com o assunto. Em julho de 1862, escreve um artigo intitulado Estatística dos Suicídios, fazendo uma análise sobre o aumento dos suicídios na França, e procurando apontar as causas, lamentando que não existam pesquisas a respeito. Hoje, há essas pesquisas em todo mundo. Entre as que Kardec reconhece em seu tempo estavam as doenças mentais, problemas sociais, e sobretudo, o avanço do materialismo e a falta de perspectiva existencial. O artigo continua muito atual e revela bem como Kardec procurava abordar as questões, abrangendo todos os seus aspectos e procurando soluções educativas e preventivas. Para ele, a maior prevenção possível para o suicídio seria o conhecimento seguro e com contornos mais precisos da vida pós-morte, que o Espiritismo nos dá. Demonstrada a imortalidade, de maneira clara e racional, o suicídio perde sua razão de ser ". Sucinto e genial.

O engenheiro Jacques Conchon, 75 anos,  deu uma entrevista ao jornal " A Tribuna ", dizendo que no ínício dos anos 60 as estatísticas o incomodavam: quatro suicídios por dia em São Paulo. Com essa preocupação ele ajudou a fundar em março de 1962 (aos 20 anos), o Centro de Valorização da Vida ( CVV ) que este ano completou 55 anos de existência. Tudo começou quando entrou em contato com um material da Inglaterra, de um grupo chamado Samaritanos.

O trabalho de prevenção do suicídio teve início em 1.953 quando o jovem sacerdote anglicano, Chad Varah estava em sua primeira paróquia. Uma jovem havia se suicidado, julgando-se portadora de doenças venéreas (na verdade, apresentava sua primeira menstruação). Enquanto cavava a sepultura com as próprias mãos, num campo profano, fora da cidade, pois os tabus não permitiam que os suicidas fossem sepultados em cemitérios comuns, o jovem Varah, mostrava-se abatido e visivelmente perturbado, não tanto pelo suicídio, mas sim pelo motivo que teria levado essa jovem se matar. Não teve dúvida: o problema era desinformação, tabu, solidão. Publicou imediatamente no jornal Picture Post o número do telefone da igreja onde atuava para “ouvir, seriamente, pessoas falar de assuntos sérios”. E, a partir daquele momento não mais descansou. No outro dia, já recebia a visita de alguém que atravessou o Canal da Mancha somente para conversar.

Indagado por que ser voluntário do CVV, Jacques Conchon respondeu: " Porque é uma valorização do tempo. É um tempo qualitativo de excelente nível, nunca esquecendo que relação de ajuda é um processo a dois. Eu não posso dizer " eu ajudo ", mas eu posso dizer " nós nos ajudamos ". Nesse processo a dois, o crescimento é mútuo. E isso não tem preço ". Começar a trabalhar para o próximo tão intensamente aos 20 anos de idade merece muito respeito.



                                                                                               Por Roberto Rufo

Texto publicado em Dezembro de 2017 no Jornal Abertura - seja nosso assinante!

Abaixo publicamos a edição do mesmo no Jornal Catalão – Flama espírita – tradução e adaptação de Pura Argelich

Suicidio, un trastorno que viene afectando cada vez más a los jóvenes brasileños4, según investigaciones realizadas por el Sistema de Informaciones de Mortalidad (SIM)…, y la mayor causa es la depresión con los traumas sufridos a lo largo de la vida.

 Insistimos que la depresión está ligada directamente con algún trauma vivido que lleva a la no aceptación de sí mismo y del prójimo. Ello termina por impulsar el número de suicidios. Según los especialistas en esa área, cuando una persona es querida y su interacción con la sociedad es buena ello le produce una sensación de bienestar social que es el factor primordial para la vida. Trae tranquilidad en el acto de vivir. Para esa interacción, es esencial el afecto de los familiares y    una buena convivencia con los amigos. De esa búsqueda resulta que el camino hacia la felicidad es más fácil de ser recorrido.

 En un artículo de la escritora Dora Incontri titulado Suicidio – la visión espírita revisada, hace mención a la preocupación de Kardec con ese tema explicado como sigue en el referido artículo:

 “El suicidio es un tema recurrente en la mayoría de los 12 volúmenes de la Revista Espirita, demostrando que Kardec tenía una gran preocupación con dicha cuestión. En julio de 1862, escribió un artículo titulado Estadística de los Suicidios, haciendo un análisis sobre el aumento de los mismos en Francia, e intentando señalar las causas, así como lamentando que no hubiesen investigaciones al respecto. Actualmente, existen esas investigaciones en todo el mundo. Entre las que Kardec reconoce en su época estaban las enfermedades mentales, problemas sociales, y sobre todo, el avance del materialismo y la falta de perspectiva existencial. El artículo sigue siendo muy actual y revela muy bien cómo Kardec intentaba abordar los temas, abarcando todos sus aspectos y buscando soluciones educativas y preventivas. Para él, la mayor prevención posible para el suicidio sería el conocimiento más preciso y seguro de la vida futura, que el Espiritismo nos da. Demostrada la inmortalidad, de manera clara y racional, el suicidio pierde su razón de ser”.  ¡Sucinto y genial!
  El ingeniero Jacques Conchon,5 a los 75 años, concedió una entrevista al periódico “A Tribuna”, explicando que en el inicio de los años 60 las estadísticas le incomodaban: cuatro suicidios por día en São Paulo. Fue tanta su preocupación que, en marzo de 1962 (con 20 años), ayudó a fundar el Centro de Valorización de la Vida (CVV), que este 2019 cumplió 57 años de existencia. Todo empezó cuando entró en contacto con un material de un grupo de Inglaterra, llamado Samaritanos.

 El trabajo de prevención del suicidio se inició en 1953 cuando el joven sacerdote anglicano, Chad Varah estaba en su primera parroquia. Una joven se había suicidado, convencida de que era portadora de enfermedades venéreas (cuando en verdad, presentaba su primera menstruación). Mientras el joven Varah cavaba la sepultura con sus propias manos, en un cementerio civil, fuera de la ciudad, pues los tabúes no permitían que los suicidas fuesen enterrados en cementerios comunes, estaba abatido y visiblemente perturbado, no tanto por el suicidio, sino por el motivo que habría llevado a  esa joven a matarse. No tuvo duda: el problema era desinformación, tabú, soledad. Inmediatamente publicó en el periódico Picture Post el número de teléfono de la iglesia donde trabajaba para “escuchar, seriamente, a personas hablar sobre asuntos serios”. Y, a partir de aquel momento, ya no descansó más. Al día siguiente, ya recibía la visita de alguien que cruzó el Canal de la Mancha solamente para hablar.

 Preguntado Jacques Conchon sobre el porqué ser voluntario del CVV, éste respondió: “Porque es una valorización del tiempo. Es un tiempo cualitativo de excelente nivel, no olvidando nunca que la relación de ayuda es un proceso de doble sentido. Yo no puedo decir: “yo ayudo”, pero sí puedo decir: “nosotros nos ayudamos”. En ese proceso de dos, el crecimiento es mutuo. Y eso no tiene precio”.

 Empezar a trabajar a favor del prójimo tan intensamente, a los 20 años de edad, merece mucho respeto.




terça-feira, 26 de dezembro de 2017

Espiritismo e Política - por Ciro Pirondi

espiritismo e política

Quais motivos nos levam a pensar ser possível influir na dimensão pública das leis e instituições da sociedade ?

Bem, provavelmente  por reconhecermos a beleza e a dimensão itinerante e permanente da vida, como a possibilidade mais oportuna de construirmos uma sociedade mais justa e fraterna. No entanto, ainda não encontramos ao longo de quase dois séculos a forma mais adequada de gestão da tese reeencarnacionista participar de maneira objetiva do cotidiano dos povos.

Me aventuro a pensar que as razões históricas do fato estejam na equivocada e injusta visão hindu das vidas sucessivas. Nas reflexões místicas e oníricas da espiritualidade chinesa. No sincretismo mágico dos deuses africanos, e mais recentemente no cientificismo primário do século XIX, mixado com o cristianismo e sua moral punitiva e salvacionista, assumida pelo espiritismo.

Entender estas causas no entanto não nos basta.

Criticar suas ações não ilumina o futuro.

Em uma sociedade com tantas carências materiais e espirituais, somente faz diferença o fazer. E o fazer nunca está desconectado do pensar e o pensar do sentir.

Em todas as dimensões humanas vejo ações nesta direção. Grupos humanitários nas áreas da saúde, dos direitos humanos, da arquitetura e das artes. Na dedicação missionária de cientistas solitários décadas em seus laboratórios tentando novas fórmulas para amenizar as dores da alma e do corpo. Juristas refletindo sobre novas leis mais humanas e justas. Médicos sem fronteiras. Anônimos dedicados ao trabalho voluntário.

Campos de refugiados, quase 50 milhões em todo mundo, inquietando nossas consciências na busca de soluções.

Músicos e religiosos. Ateus e místicos a todos nos incomoda a miséria, a carência extrema.
Talvez esteja nestas urgências o caminho para influirmos nas leis e instituições primeiramente por meio dos conceitos, que sejam de permanência comuns a todos como solidariedade, gratidão, temperança, generosidade,  não mais como gestos salvacionistas ou de condição elevada espiritualmente, mas como um gesto da inteligência refletido em ações objetivas no cotidiano de tal maneira seja a qualidade

do nosso fazer a diferença que se fará notar. Provavelmente aí está nossa oportunidade de esclarecermos quais conceitos possuimos para agirmos assim.

É uma estratégia diferente do assistencialismo caritativo, que nos tem identificado como Movimento.
É uma ação política, social e efetiva, não restrita aos Centros, mas coletiva, multidisciplinar. Nos aproximaria dos sociólogos, dos ativistas sociais, dos pedagogos, enfim de todos que velam pela alegria, paz e justiça do mundo. 
                                  
Intuo ser este um caminho possível, mais leve, menos rancoroso. Fazemos muito já com a libertação do pensamento espírita dos vínculos religiosos, do pensamento mágico.

Temos agora de alçar um novo vôo , precisamos ser mais vela e menos âncora.

Deixemos os bons ventos nos levarem , tenhamos confiança e esperança no Universo.


Ciro Pirondi

segunda-feira, 25 de dezembro de 2017

A História e o Espiritismo livre-pensador - por Roberto Rufo

A História e o Espiritismo livre-pensador  - por Roberto Rufo


" A diferença entre o capitalismo e o comunismo, é que o capitalismo é a exploração do homem pelo homem e o comunismo é o contrário " ( Millôr Fernandes )

" No casamento, cada pessoa deve realizar a função que lhe compete. O homem deve ganhar dinheiro, a mulher deve economizar " ( Martinho Lutero )

 Afinal o que seria um Espiritismo livre-pensador na prática?  Antes de tentar responder a essa pergunta gostaria de relembrar dois acontecimentos históricos importantes que tiveram suas datas simbólicas ocorridas em Outubro/2017.  Em 31.10.2017 celebrou-se os 500 anos da Reforma Protestante. Em 31.10.1517 Martinho Lutero pregou na porta da igreja de Wittemberg na Alemanha as 95 teses que revolucionaram o cristianismo, a igreja e a política. Lutero tornou-se referência para os anseios de reforma que ecoavam na Europa. Ele recebeu proteção de autoridades simpáticas à causa.
Um jovem aristocrata de 23 anos, Albrecht de Brandenburg, havia sido sagrado arcebispo. Para arcar com os custos devidos ao Vaticano, ele recebeu do papa a autorização para vender indulgências, uma espécie de créditos adquiridos pelos fiéis para aplacar dívidas de pecados já cometidos e por cometer. A ideia alastrou-se.
Mas a Reforma Protestante não foi apenas um marco religioso, foi também um movimento que mudou os cenários político, econômico e cultural naquele período. Mas ilude-se quem pensa que Lutero foi um liberal em matéria religiosa ou no comportamento moral. Vivia sob um dilema: em que consiste a justiça de Deus? Resposta: a justiça de Deus se revela nos textos sagrados e só é acessível pelos caminhos da fé. O controle absoluto pelos livros sagrados intensificou-se. Quinhentos anos depois o pastor reverendo Milton Ribeiro da Igreja Presbiteriana ( Doutor em Educação pela USP, Mestre em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, de onde já foi vice-reitor emitiu as seguintes opiniões em entrevista ao jornal A Tribuna de Santos:

1ª -  A igreja presbiteriana não aceita a união homoafetiva. A razão é simples. Os textos sagrados da Bíblia falam o contrário.
2ª -  Não aceitamos pastoras pela mesma razão.
Lutero, com certeza, assinaria essas assertivas há 500 anos atrás. A abertura a novas ideias é praticamente nula. O imobilismo uma certeza.

O mês de Outurbo marcou também os 100 anos da Revolução Bolchevique que levou ao surgimento da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas ( URSS ) que trouxe inúmeros progressos a uma sociedade semi feudal russa. Alguns historiadores citam o surgimento do primeiro sistema universal de saúde, a participação da mulher no mercado de trabalho, a transformação educacional e a planificação da economia. No entanto, ainda segundo esses historiadores, o sistema de partido único criou um paradigma. O modelo que queria a busca da utopia na terra ( a sociedade sem classes ) queria também carta branca para decidir qual tipo de comportamento era o ideal para a sociedade. Transformou-se numa das mais sanguinárias experiências sociais da História da humanidade. Em 1.973 Alexander Soljenitsyn, Prêmio Nobel de Literatura, lançou o livro Arquipélago Gulag. Físico e matemático russo, Soljenitsyn passou 11 anos aprisionado em campos de trabalhos forçados na Sibéria sob a acusação de nas suas correspondências fazer críticas  ao ditador Stalin. No livro Arquipélago Gulag ele enumera dez traços ou comportamentos dos presos nos campos de " reeducação " na Sibéria. 

  1º  - O medo constante;   2º - Servidão e subjugação;   3º - Dissimulação e desconfiança;
  4º - Ignorância universal;   5º - O medo de ser delatado;   6º - A traição como forma de existência;   7º - Degradação moral;   8º - A mentira como parte de sua natureza;   9º -  Crueldade; 10º  -Psicologia de escravos.

Quem já leu o livro sabe as imagens chocantes e asustadoras relatadas da vida dos prisioneiros nos campos de concentração na Sibéria. Quarenta e quatro anos depois da primeira edição do livro ainda existem adultos bem formados que se dizem stalinistas e  defensores ferrenhos do total controle dos comportamentos humanos  pelo estado. 

Dessa forma fica muito difícil uma sociedade desse tipo estar aberta às evoluções do comportamento. O imobilismo estabeleceu-se.

Por sua vez o Espiritismo foi pensado como um modelo aberto às ideias progressistas, mesmo porque Allan Kardec aventou essa possibilidade de transformação doutrinária diante do contraditório dos fatos. Leiam-se sua declaração:
" Caminhando de par com o progresso, o Espiritismo jamais será ultrapassado, porque, se novas descobertas lhe demonstrarem estar em erro acerca de um ponto qualquer, ele se modificará nesse ponto. Se uma verdade nova se revelar, ele a aceitará " ( A Gênese, capítulo I, Item 55 ).

Na edição de janeiro de 1867, da Revista Espírita, Kardec ainda esclareceu que essa natureza contingente do conhecimento espírita deve ser garantida pelo exercício do livre-pensar de seus adeptos:
“Toda crença eclética pertence ao livre pensamento; todo homem que não se guia na fé cega é, por isto mesmo, livre-pensador; a esse título, os Espíritas são também livres-pensadores”.
Em resumo, o exercício do livre pensar espírita torna-se condição essencial para que o aspecto progressivo do Espiritismo seja mantido. Dependerá sempre, é claro, da utilização de critérios racionais que evitem o imobilismo. É um fator de sobrevivência doutrinária. Finalizemos com Obras Póstumas, II dos Cismas, cap. XXXVII:


" O princípio progressivo, que a doutrina espírita inscreve no seu código, será salvaguarda da sua perenidade e a sua unidade se manterá, exatamente porque ela não se assenta no princípio da imobilidade ".

domingo, 3 de dezembro de 2017

Irmãs Fox: Uma Tragédia Espiritualista Marcelo C. Regis

Irmãs Fox: Uma Tragédia Espiritualista Marcelo C. Regis

Os fenômenos de Hydesville são considerados o berço do espiritualismo moderno e são também precursores do Espiritismo. Ao tornar popular a comunicação inteligente com espíritos através de sons e batidas em superfícies de madeiras (rap), os fenômenos atraíram a atenção do público e de muitos cientistas, primeiramente nos EUA e logo na Europa. Não demorou muito para que implicações filosóficas e religiosas fossem construídas a partir dos fenômenos e daí surgissem as várias correntes espiritualistas modernas. Infelizmente a história das irmãs Fox não tem um final feliz, incluindo confissão de fraude, alcoolismo, brigas, culminando com a morte das duas Fox mais famosas – Katherine (Kate) e Margaret (Maggie) – no esquecimento e na pobreza. 

Os casos de supostos médiuns de efeitos físicos pegos em fraude são numerosos, incluindo muitos médiuns estudados por autores que dão ainda hoje a base científica ao Espiritismo. Eusapia Paladino, Leonora Piper, Eva Carriere, D.D. Home, Mme. d'Ésperance são apenas alguns dos mais famosos médiuns estudados por gente como Aksakov, Bozzano, Geley, pegos em algum tipo de fraude durante sessões de efeitos físicos. Normalmente os periódicos espiritas, por motivos óbvios, ignoram esses contraditórios e assumem apenas as opiniões dos cientistas favoráveis a causa espirita ou espiritualista. Penso que precisamos conhecer todos os fatos para que o Espiritismos não seja apenas mais uma crença de fanáticos cegos por suas convicções.

No caso das irmãs Fox, tudo começou no final de Março de 1848. Maggie, então com 14 anos e Kate, com 11 anos, viviam em Hydersville uma pequena comunidade rural no estado de Nova Iorque quando os estranhos ruídos começaram. Elas diziam escutar uma série de pancadas nas paredes e móveis. Foi Kate quem teve a idéia de iniciar alguma comunicação com as batidas, pedindo que a entidade batesse o mesmo número de vezes que ela estalava seus dedos. Começava aí toda uma carreira de comunicações e sessões mediúnicas em que as irmãs Fox seriam protagonistas. A notícia das irmãs que se comunicavam com os mortos rapidamente se espalhou. Entra em cena Leah, irmã 23 anos mais velha que Maggie, que vivia em condições precárias em Rochester, NY após ser abandonada pelo marido. 

Rochester era uma próspera cidade americana e também efervescente com movimentos religiosos como Mormonismo e Milenarismo (precursor do Adventistas do Sétimo Dia). As sessões das irmãs Fox tornaram-se a coqueluche da cidade, lotando teatros em sessões pagas. Com Leah gerenciando as irmãs, elas logo chegaram a Nova Iorque, onde conduziam três sessões diárias cobrando um dólar de ingresso. Nessa época Leah também desenvolveu habilidades mediúnicas, apesar de menos impressionantes que suas irmãs menores. Assim, com Leah garantindo as sessões em Nova Iorque, Maggie e Kate levaram suas sessões para diversas cidades americanas, num tour que incluiu Cleveland, Cincinnati, St. Louis, Washington, DC entre outras cidades. 

Essa extensa, extenuante e lucrativa rotina continuou até 1853, quando Maggie apaixona-se pelo explorador Elisha Kent Kane, que a convence a abandonar suas atividades mediúnicas. Os dois se casam, mas Elisha falece em 1857 deixando Maggie em situação financeira, mental e emocional difícil. Maggie retoma suas atividades mediúnicas e começa a beber. Em 1871 Kate, que nunca abandonou sua carreira como médium, viaja para a Inglaterra sob o patrocínio de um banqueiro americano. Na Inglaterra Kate, agora realizando fenômenos mais extraordinários como escrita direta e sem cobrar por suas sessões, submetesse a sessões com renomados espiritualistas britânicos. Porém a fama cobra seu preço e por essa época Kate se torna alcoólatra. Em 1872 Kate casa-se com H.D. Jencken advogado e espiritualista, porém Jencken falece em 1881 deixando Kate com dois filhos pequenos. Em 1885 o espiritualismo já se encontrava em declínio e sob ataques, investigações e alegações de fraude. A tragédia começa a abater as irmãs. Maggie chamada perante um comitê de investigação não consegue provar suas habilidades mediúnicas. Kate retorna a Nova Iorque e é presa por alcoolismo e vadiagem. Ato continuo, perde a guarda de seus dois filhos.

Em outubro de 1888, Maggie Fox concede entrevista exclusiva ao The New York World. O jornal publica sua confissão assinada. Na mesma Maggie denuncia o espiritualismo e suas sessões mediúnicas como fraude. Ela culpa sua irmã Leah por incentivar a fraude em troca dos benefícios financeiros e da exploração das irmãs mais jovens. Pela entrevista Maggie recebe US$1.500. Na mesma noite, Maggie confirma sua confissão em uma sessão no New York Academy of Music. Com Kate na platéia, Maggie explica como conseguia realizar as batidas através do controle dos músculos e juntas de suas pernas, dedos dos pés, joelhos e calcanhares. Na sessão Maggie demonstra as famosas batidas utilizando seu pé direito e um banco de madeira. Posteriormente Kate, que durante a audiência se manteve calada,  pronunciasse contrariamente a confissão da irmã e continua com suas atividades mediúnicas. Em 1891 Maggie retratasse da confissão, novamente atribuindo o ódio e ressentimento a Leah como motivação da mesma. Infelizmente a credibilidade de ambas já estava totalmente arruinada.

Kate vem a falecer por conseqüência do alcoolismo em julho de 1892 com apenas 56 anos. Maggie falace pobre e alcoólatra em março de 1893, com 59 anos.

Essa história digna dos folhetins e novelas brasileiras, demonstra que os Espiritas devem estar atentos aos aspectos científicos e guardar sempre algum ceticismo quanto aos fenômenos mediúnicos. Também convém manter a mediunidade e interesses econômicos totalmente separados conforme nos ensinou Allan Kardec. Os fenômenos mediúnicos parecem ser muito mais raros do que gostaríamos e os casos de fraude explícita muitas vezes mascaram fenômenos reais, afastando a comunidade científica do estudo dos mesmos. Hoje em dia são raríssimas as pesquisas nesse campo o que impede e atrasa qualquer avanço nas ciências do Espirito.

Rational Wiki, http://rationalwiki.org/wiki/Spiritualism#Fox_Sisters, Wikepedia, Fox Sisters
Paranormal Encyclopedia. com, Signed Confession of Margaret Fox Kane, October 1888


Marcelo Coimbra Régis é Engenheiro e reside em Cincinaty, Estados Unidos